Variedades de dobradiças de móveis e sua finalidade

Variedades de dobradiças de móveis e sua finalidade
  1. O que é isso?
  2. Visão geral da espécie
  3. Materiais e design
  4. Dimensões (editar)
  5. Como escolher?
  6. Como consertar e ajustar?

As dobradiças de móveis são um dos elementos mais importantes das ferragens, uma vez que deles dependem em grande medida a praticidade e a durabilidade dos módulos de móveis e sua estética. A escolha desses produtos deve receber atenção especial, pois os fabricantes produzem diferentes tipos de loops e cada modelo tem sua finalidade. Em nossa análise, tentaremos falar sobre os tipos mais comuns de dobradiças, características de sua estrutura, finalidade e daremos conselhos sobre a seleção e instalação.

O que é isso?

As dobradiças de móveis são um dispositivo que fixa o caixilho da estrutura da porta à fachada do bloco de móveis. Diferentes tipos de dobradiças podem servir para uma ampla variedade de funções - existem modelos simples, cujas tarefas se reduzem à manutenção da abertura, e existem modelos com fecho, são necessários para um fecho suave e sem batidas fortes. Hoje em dia, ao instalar portas, os produtos com quatro dobradiças são os mais comuns. Caracterizam-se pela facilidade de instalação, durabilidade e praticidade, podendo servir por muito tempo mesmo com uso intensivo.

O design de qualquer laço pressupõe a presença de uma concha, alça e também um ombro. A dobradiça é fixada diretamente no caixilho por meio de um copo e, com o auxílio de uma tira, é fixada na estrutura do móvel. Na maioria dos casos, parafusos auto-roscantes ou parafusos são usados ​​para a instalação. O ombro é preso entre a alça e o copo, respectivamente, desempenhando o papel de um elo. Todas as peças estruturais são conectadas usando um mecanismo de quatro dobradiças.

Visão geral da espécie

As ferragens das portas podem ter diferentes características de design, dependendo da opção de fixação do caixilho e das características de design do próprio produto. À venda você pode encontrar dobradiças escondidas, escondidas, bem como encaixes e dobradiças iguais. Os produtos são finais, reforçados ou decorativos. Os compradores são oferecidos dobradiças para painéis falsos, para módulos dobráveis, produtos com e sem molas, bem como transformadores. Para escolher o modelo ideal, você precisa se familiarizar com os principais parâmetros técnicos e operacionais de cada tipo.

Já agora, a porta está fixa e o dispositivo

Vamos dar uma olhada nas principais variedades.

  • Aérea e semi-suspensa. As dobradiças desse tipo são mecanismos de quatro pivôs que se espalharam entre os usuários. Geralmente são montados em armários com portas giratórias. A alta resistência tornou-se um traço característico, por isso os dispositivos são facilmente montados tanto nas portas de estruturas compactas quanto nas portas de blocos volumétricos de móveis. Graças às dobradiças bem escolhidas, os caixilhos abrem em ângulo recto, esta solução evita que o caixilho se incline e ajuda a mantê-los na mesma posição. É visualmente difícil notar a diferença entre dobradiças suspensas e semi-overlay, mas elas estão disponíveis. Se você olhar mais de perto, notará que o ombro da estrutura superior tem uma curvatura bastante impressionante - uma característica semelhante permite que as venezianas abertas obscureçam apenas metade da extremidade da fachada da parede. Se estamos falando de dobradiças suspensas, então aqui a extremidade permanece completamente fechada.

É por isso que os mecanismos semi-suspensos geralmente são usados ​​exclusivamente em armários com três portas.

  • Membros da realeza. Essas dobradiças se parecem visualmente com placas de metal.Eles estão ligados um ao outro por dobradiças. Via de regra, eles são fixados de forma que uma das bordas do caixilho fique totalmente coberta. Em uma inspeção visual, elas às vezes podem parecer pouco práticas, mas as dobradiças do piano são capazes de segurar com firmeza até mesmo a placa mais volumosa. Não é por acaso que eles receberam esse nome devido ao fato de que costumam consertar uma enorme tampa de piano. Esses produtos são frequentemente chamados de produtos inversos, pois causam a maior abertura da porta. As dobradiças deste tipo são fixadas tanto na extremidade da parede quanto por dentro.

Esses mecanismos foram amplamente difundidos durante a era soviética e são extremamente raros em produtos modernos.

  • Cartão. Seu design é muito semelhante ao das dobradiças de piano, mas são mais práticas, porque essas dobradiças geralmente não são colocadas ao longo de todo o comprimento do caixilho, mas apenas em várias áreas. As dobradiças de cartão são muito exigidas para a instalação de portas de entrada, raramente são encontradas em móveis, apenas em estruturas volumosas de madeira maciça com portas pesadas.

Hoje em dia, as dobradiças de cartão podem ser vistas, talvez, exclusivamente em móveis de estilo antigo, em mesas de cabeceira pesadas e todos os tipos de baús antigos.

  • Interno. O uso de tais dobradiças só faz sentido quando é necessário afundar a folha na folha do armário. Neste caso, o ângulo de abertura da porta aberta não excede 90 graus.

Esses designs são colocados em estojos de lápis ou em portas pesadas.

  • Canto. Essas dobradiças estão disponíveis em duas versões:
    • cartão - proporciona abertura máxima das portas; o ângulo de abertura pode ser de 15, 60, 135, 165 e 270 graus, muitas vezes têm um ângulo de abertura negativo, por isso raramente são usados ​​para móveis;
    • móveis - são amplamente utilizados em guarda-roupas de vestiários e conjuntos de cozinha compactos.
  • Secretarium. Combina dobradiças de cartão e superiores. A principal diferença de todos os outros modelos semelhantes é o tamanho compacto. Essas dobradiças são ideais para folhas oscilantes horizontais.

As dobradiças secretas não se prendem apenas às superfícies, elas cortam diretamente na estrutura.

  • Mezanino. Esses projetos também são necessários para módulos com abertura horizontal. No entanto, eles têm pequenas diferenças em relação ao tipo anterior. Em particular, aqui o mecanismo implica a presença de um fecho e de uma alavanca, para que tal porta possa ser aberta sem quaisquer dificuldades.
  • Adit. São ideais numa situação em que é necessário fixar uma faixa com fachada cega.

Eles fornecem a abertura máxima do caixilho.

  • Lombard. Parecem mezaninos, a única diferença é que se chocam contra o bloqueio da porta pelo mecanismo de chopik.
  • Pêndulo. Essas dobradiças permitem abrir o caixilho em até 180 graus. Estruturalmente, eles são um pouco como dobradiças de cartão, mas com a diferença de que apenas alguns mecanismos de dobradiças são fornecidos neles. Eles são fixados uns aos outros com uma placa, de modo que a porta pode se abrir em qualquer direção sem obstáculos.

Essas dobradiças não são comuns e são muito raras em móveis domésticos.

  • Calcanear. Eles são uma das variedades de loops de pêndulo. Eles são montados na parte superior, inferior e nos cantos da faixa. Normalmente, esses elementos são encontrados em frentes de vidro, bem como em portas finas de armários de cozinha.
  • Carrossel. As dobradiças dobráveis ​​são popularmente conhecidas como crocodilos. O nome é explicado por sua aparência fora do padrão, que lembra a boca aberta de um réptil. O modelo é ideal para uso em qualquer porta sanfonada, principalmente instalada em conjuntos de cozinha.

Uma característica distintiva deste projeto é que uma folha da porta abre sem se sobrepor à outra.

Por método de instalação

Vale destacar vários tipos.

  • Slide-on. Estruturalmente, esse loop parece um dispositivo dobrável. A tira pode ser fixada à porta separadamente dos elementos principais da dobradiça e, em seguida, a alavanca pode ser fixada a ela com parafusos. Se necessário, o usuário pode controlar sua localização em relação ao nível da barra.
  • Key-hol. Este laço se assemelha visualmente à opção acima descrita, mas com a diferença de que na zona de fixação se assemelha a um pequeno buraco de fechadura em sua aparência. Isso permite que um parafuso pré-aparafusado seja puxado para a alavanca.
  • Grampear. O modelo original, no qual uma trava é fornecida para engatar a alavanca com a barra.

Cru

Existem alguns outros tipos de acessórios que são produzidos com muito menos frequência. No entanto, às vezes eles vêm com móveis, portanto, você deve ter um conhecimento básico de seu desempenho.

  • Estrutura. Estas dobradiças são indispensáveis ​​principalmente para fachadas de vidro com moldura de madeira.
  • Com método de fixação suspenso. Via de regra, para fixar as dobradiças de quatro dobradiças, é necessário fazer uma reentrância por meio de fresadoras diretamente no conjunto de móveis. Se, por um motivo ou outro, não for possível fazer isso, você pode comprar dobradiças com fechos suspensos. Sua única desvantagem é a impossibilidade de ajustar a faixa sem desmontar o mecanismo.
  • Para óculos. Este grupo inclui todos os tipos de dobradiças usadas para prender caixilhos com um espelho ou superfície de vidro. Eles são aéreos e internos.
  • Alfinete. Visualmente semelhantes às dobradiças de cartão do tipo padrão. No entanto, em vez de placas, pinos especiais são usados ​​aqui.

Materiais e design

As dobradiças dos móveis são feitas de vários metais. O principal requisito para os materiais é sua capacidade de manter sua forma por um longo tempo e não se deformar, mesmo sob as cargas de peso mais fortes. O metal deve ser resistente ao uso de longo prazo. Os modelos mais utilizados são de aço inoxidável e latão. Eles são caracterizados por uma longa vida útil e são quase impossíveis de quebrar. Além do mais, esses metais não estão sujeitos a ferrugem e deformação. O aço convencional é usado com um pouco menos de frequência, pois oxida quando exposto à umidade. Esses modelos são mais baratos, mas têm aplicação limitada, em particular, não são recomendados para serem instalados em complexos localizados na rua ou em salas com alto nível de umidade (cozinha, banheiro, sauna).

Dimensões (editar)

Existem os seguintes tamanhos típicos de dobradiças de móveis com quatro dobradiças:

  • típico - o diâmetro é 35 mm;
  • com um copo de 12-14 mm de profundidade;
  • distância do copo até a borda da fachada - 17–20 mm;
  • a distância do centro da taça ao bordo inferior / superior da fachada está dentro de 100 mm;
  • a distância do copo à válvula está entre 4–5 mm;
  • a distância entre os furos de fixação é de 45 mm e 52 mm;
  • distância do furo de montagem à parede do módulo móvel - 37 mm;
  • largura - de 60 a 75 mm;
  • comprimento do produto - até 120 mm.

Como escolher?

Os acessórios para móveis corretamente selecionados irão garantir a utilização a longo prazo do módulo do móvel, por isso deve estar atento não só ao preço do produto, mas também às suas características funcionais, nomeadamente:

  • certifique-se de especificar o método de abertura do caixilho e suas dimensões; portanto, pequenas fachadas precisam de galpões compactos e vice-versa;
  • antes de adquirir o produto, deve-se examinar cuidadosamente o loop proposto, não é permitida a presença de trincas, amassados, lascas e outros defeitos;
  • os móveis para móveis estão sujeitos a certificação obrigatória em nosso país, portanto solicite documentos que comprovem o cumprimento das normas sanitárias e técnicas; vendedores confiáveis ​​devem tê-los sempre em estoque;
  • escolha apenas lojas especializadas que ofereçam produtos originais aos clientes; gerentes de vendas qualificados irão ajudá-lo a escolher o modelo de estilo ideal e fornecer todas as informações necessárias sobre os recursos de instalação e manutenção de dispositivos;
  • verifique se o kit inclui fechos - as dobradiças dos móveis modernos estão disponíveis em duas versões - com fechos ou não; a ação deste dispositivo é comparável a um amortecedor, proporciona o fechamento mais silencioso e suave das portas, evita que a porta bata na coronha; a vantagem indiscutível dos modelos com tal acréscimo é o aumento da resistência aos esforços mecânicos, a proteção contra vazamento de óleo, bem como o aumento da vida útil do móvel; dobradiças com fecho pertencem à categoria de ajustáveis, respectivamente, proporcionam o melhor ajuste das superfícies entre si;
  • medir o diâmetro - para fachadas grossas, é melhor dar preferência a modelos em que este parâmetro corresponda a 45 mm, e as dobradiças de mola do curso de retorno seriam uma boa solução; para mini-acessórios de ajuste fino.

Como consertar e ajustar?

Para instalar a dobradiça de móveis, você precisará das seguintes ferramentas:

  • régua com lápis;
  • furar;
  • Chave de fenda;
  • nível;
  • cortador;
  • Chave de fenda;
  • parafusos.

A sequência de trabalho inclui várias etapas.

  1. Markup. A localização da dobradiça é indicada, é necessário recuar da borda da fachada em 10-15 cm, a distância entre as copas neste caso deve ser de no mínimo 50 cm.
  2. Formação de orifícios. A broca forma orifícios perfeitos para os orifícios de acordo com a marcação. Para facilidade de execução, você pode colocar a porta em uma superfície horizontal sólida.
  3. Instalação. O orifício preparado é colocado no laço sem ajustar sua localização em relação aos parâmetros de altura da fachada do móvel. Além disso, as áreas para parafusos auto-roscantes são marcadas, a cobertura é aparafusada.
  4. Instalação da porta. Primeiro, a marcação é realizada, todos os sites são corrigidos, a fachada é suspensa. Em seguida, as duas partes do loop devem ser conectadas juntas. Isso geralmente é feito com parafusos auto-roscantes, torcendo-os, é necessário ajustar a posição da dobradiça em relação ao gabinete.
  5. Correção de fixação. Após a conclusão da instalação da fachada, é necessário ajustar as dobradiças em todas as três direções - horizontal, vertical, bem como em relação à profundidade de instalação.

Você pode aprender como instalar dobradiças de móveis de forma fácil e rápida no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário