Como instalar dobradiças de móveis?

Contente
  1. Ferramentas e materiais
  2. Fazendo a marcação
  3. Nós perfuramos um buraco
  4. Instalando o loop
  5. Ajustamento

Freqüentemente, depois de comprar móveis novos no processo de montagem, surge a questão de como pendurar as dobradiças nas portas dos armários. À primeira vista, essa tarefa é simples, mas o quão confortável será para usar o móvel depende de como concluí-lo. Além da conveniência, o posicionamento correto das dobradiças também determina a aparência da fachada do móvel - como exatamente as portas do armário se encaixarão. Para não se enganar ao instalar ferragens, você precisa conhecer algumas das sutilezas associadas à instalação de dobradiças de móveis.

Ferramentas e materiais

É impossível montar um gabinete sem instalar vários tipos de dobradiças em suas portas. Na maioria das vezes, durante a montagem, uma dobradiça de mobília do tipo suspensa é instalada. Este é o desenho mais simples de ferragens, para além do qual também existem tipos semiconvertidos, dobradiças de canto e internas, opções com fecho, bem como mecanismos de mola.

A dobradiça superior de quatro dobradiças mais comum, seu tamanho varia, mas geralmente os acessórios são usados ​​para móveis com um diâmetro de copo de 35 mm.

A dobradiça consiste em 3 partes: um copo, uma tira de montagem e uma alavanca de ombro. O copo da dobradiça é fixado em um recesso especial feito na parte lateral da porta, enquanto a faixa de montagem é fixada na própria estrutura do gabinete. O braço do ombro é a peça de conexão que une o copo e a placa de montagem.

Para montar o gabinete e instalar as dobradiças da mobília, você precisará estocar os seguintes tipos de ferramentas manuais:

  • Chave de fenda Phillips ou bit de chave de fenda;
  • Chave de fenda;
  • um conjunto de ferragens para móveis;
  • Régua e lápis;
  • cortadora para marcenaria com diâmetro de 35 mm;
  • nível de construção.

Você precisará fixar a dobradiça do móvel usando parafusos especiais, que devem ser aparafusados ​​nos orifícios marcados para instalar o copo da dobradiça e sua prancha. Um parafuso de ajuste especial embutido ajudará a ajustá-lo após a instalação. Se você contar quantos pontos de fixação existem na dobradiça do móvel, o resultado será pelo menos 6 fechos, cada um dos quais deve ser instalado corretamente e em seu lugar.

Fazendo a marcação

Antes de iniciar a instalação das dobradiças do móvel, é necessário realizar a marcação. Esta etapa é muito importante, pois o resultado de todo o trabalho depende, entre outras coisas, dele. Uma dobradiça instalada em uma porta de gabinete com dobradiças não funcionará corretamente se for aparafusada com viés. Em alguns casos, os erros de instalação não podem ser corrigidos.

Para marcar os pontos de fixação da dobradiça, você precisa pegar uma régua e um lápis.

A ordem da marcação é a seguinte:

  • em primeiro lugar, você precisa determinar o número de dobradiças necessárias - depende do peso da porta, geralmente é suficiente colocar 2 dobradiças, mas se a porta for pesada, o número de fechos pode ser 3, 4 ou 5 ;
  • o mecanismo de dobradiça não é recomendado para ser colocado muito próximo à borda da fachada da porta, o recuo deve ser de pelo menos 2,2 cm;
  • a distância entre as dobradiças não deve ser superior a 50 cm; na instalação de portas pesadas, este tamanho pode ser reduzido;
  • tanto do rebordo superior da fachada da porta, como do inferior, é necessário medir 12 cm;
  • na marcação, é necessário levar em consideração a localização das prateleiras - a marcação é feita de forma que a dobradiça não fique no mesmo plano da prateleira, pois isso interferirá no fechamento hermético da porta.

    Depois de medidos os recuos, é necessário fixar a dobradiça na porta e marcar os locais de colocação dos parafusos. No final do processo de marcação, todas as distâncias devem ser medidas novamente - você precisa ter certeza de que estão corretas.

    Nós perfuramos um buraco

    O próximo passo na instalação das dobradiças de móveis é preparar os orifícios para aparafusar os parafusos. Os furos são feitos com furadeira elétrica e com furadeira pequena e fina de acordo com as marcações feitas. Além disso, para instalar o copo da dobradiça, você precisará usar um cortador especial - com o auxílio dele será necessário fazer um furo redondo na folha da porta com uma profundidade igual à profundidade do copo da dobradiça. A fresa deve ser escolhida projetada para carpintaria - caso contrário, traços de deformação podem aparecer no lado externo da fachada e lascas de material podem aparecer no plano interno.

    Para fazer um furo, o cortador deve ser bem afiado - somente neste caso, você pode ter certeza de que não danificará o material da porta. Para funcionar, você precisará fixar o cortador no mandril de uma furadeira elétrica. A ferramenta é levada até as marcações na folha da porta, colocada em posição estritamente perpendicular, em seguida, o processo de perfuração é executado em baixas rotações de alta velocidade da ferramenta elétrica. A profundidade do furo não é superior a 12-13 mm. É necessário monitorar constantemente o processo da ferramenta, sem aumentar a velocidade de rotação.

    Se você não seguir essa regra, lascas podem se formar na tela e o cortador pode passar direto pela porta do móvel.

    O uso de uma tupia requer alguma experiência, portanto, se esta é a primeira vez que usa uma ferramenta desse tipo, você deve primeiro tentar a sua mão em um pedaço de madeira áspera. Somente depois de entender as especificidades do processo, você pode prosseguir com a perfuração da fachada do móvel.

    Para fazer corretamente os furos de fixação dos parafusos dos móveis, deve-se seguir as recomendações dos especialistas:

    • ao fazer furos para fixação de dobradiças de móveis, deve-se lembrar que nenhum deles pode ultrapassar 13 mm de profundidade;
    • o diâmetro dos furos deve corresponder ao tamanho dos fechos das dobradiças;
    • os trabalhos de perfuração de furos devem ser realizados com cuidado e apenas em baixas velocidades de uma furadeira elétrica, monitorando constantemente o processo;
    • tendo completado o primeiro buraco, você precisa prosseguir para o segundo e depois para o próximo - continue desta forma até que todos estejam concluídos.

    A velocidade de perfuração também depende da densidade do material.

    Por exemplo, se as portas dos móveis são de pinho ou bétula, o processo de furação é fácil e rápido, enquanto freixo, carvalho ou nogueira é bastante difícil de perfurar devido à alta densidade da madeira. Durante o trabalho, é necessário garantir que a broca esteja sempre em ângulo reto com a superfície de trabalho - se você estiver perfurando madeira densa, a ferramenta pode facilmente desviar-se do caminho de perfuração especificado para ela.

    Instalando o loop

    Durante a montagem do móvel, é preferível instalar primeiro as dobradiças de fixação nas portas e, em seguida, proceder à sua instalação no móvel. Isso é explicado pelo fato de que a porta é a conexão mais móvel, e será adequado se você iniciar o trabalho de instalação a partir deste elemento. Com este método, você facilitará muito o processo de montagem se decidir aparafusar a porta do gabinete com suas próprias mãos. Neste caso, a porta deve ser montada de forma que durante o funcionamento fique aberta 45 graus.

    Em primeiro lugar, é instalado um copo de dobradiça em um orifício redondo e, em seguida, é necessário ajustar a posição da dobradiça em relação à fachada. As portas com dobradiças devem se encaixar perfeitamente na fachada, mas se nenhum ajuste for feito durante a instalação, a porta começará a abrir ou sua colocação ficará irregular. A próxima etapa, quando o copo for instalado, precisará consertar a porta do armário:

    • os orifícios são marcados para a montagem da placa de montagem;
    • a placa de montagem é fixada no lugar com parafusos de mobília;
    • prenda a porta ao plano do gabinete e conecte a dobradiça;
    • fixe todos os parafusos, aperte-os com uma chave de fenda;
    • ajuste a porta com o parafuso de ajuste e a chave de fenda.

    Para facilitar a instalação das portas, é melhor colocar o gabinete em uma superfície horizontal plana.

    Esta disposição facilita o encaixe e o ajuste das ferragens dos móveis.

    Ajustamento

    O processo de ajuste das dobradiças dos móveis é a etapa final. É realizado em várias direções.

    • Correção da instalação das dobradiças em relação à profundidade - este ajuste ajudará a puxar a porta ao corpo do armário, tanto quanto possível. Para tal, encontra-se na dobradiça um orifício de forma oval - com a ajuda da torção, a pressão da porta sobre o armário pode ser reforçada ou, pelo contrário, enfraquecida.
    • Correção de loops na direção vertical. Com sua ajuda, você pode mover a porta em relação à estrutura do gabinete para cima ou para baixo, alinhando suas posições em relação à outra.
    • Correção de loops em uma posição horizontal. Com este ajuste, a porta pode se mover livremente ao abrir ou fechar. O objetivo principal do ajuste é eliminar as lacunas entre a porta e o armário, caso o móvel seja instalado em piso irregular.

      O procedimento para ajustar as dobradiças de móveis em um produto montado é uma tarefa bastante trabalhosa. Durante a sua execução, será necessário apertar e desapertar os mesmos parafusos várias vezes para se ter uma ideia de como a porta se move em relação ao plano do gabinete. O procedimento de correção deve ser realizado até que as folhas da porta estejam perfeitamente alinhadas entre si e com o gabinete. Os especialistas recomendam fazer esse processo com uma chave de fenda Phillips. Nesse caso, é impraticável o uso de uma chave de fenda, pois durante as repetidas manipulações a cabeça do parafuso pode ser arrancada ou apagada. Uma vez feito o ajuste, as portas do armário abrem e fecham sem obstáculos.

      Como instalar dobradiças de móveis, veja abaixo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário