O que são móveis vintage e quais são suas características?
Móveis vintage - estilo, espírito da época e a oportunidade de criar não apenas um interior, mas uma atmosfera. E é possível que ela se torne a dona da casa. Os móveis antigos da casa são tanto a elegância do estilo de vida das gerações anteriores, quanto a história da família, e até mesmo o ritmo de vida. Os psicólogos dizem que muitas pessoas escolhem deliberadamente móveis antigos para desacelerar, para trazer a lentidão de volta às suas vidas.
Peculiaridades
Para algumas pessoas, móveis antigos são apenas luxo, antiguidades e compra cara. É claro que, ao comprar um armário ou secretária do século 19 ou da primeira metade do século 20, você terá que pagar uma quantia impressionante por isso. Mas até as paredes da produção da RDA são hoje consideradas móveis vintage, adequados para reconstrução e reflexão em um interior moderno.
Os mais procurados hoje são os móveis pertencentes aos anos 20-30 do século passado. Foi há muito tempo, mas ainda não muito, de modo que aquela mobília não poderia se dar bem em um apartamento moderno.
Se o móvel tiver menos de 50 anos é classificado como "retro", se tiver mais de 100 anos são antiguidades.
As principais características dos móveis vintage:
- materiais naturais - e a importância deste momento dificilmente pode ser superestimada;
- a paleta de cores é composta por tons naturais, escuros ou claros, cores suaves;
- a decoração é mais comumente entalhada em madeira, cobre entalhado e onlays de latão.
Freqüentemente, móveis vintage significam móveis antigos, em um estilo retro, mas isso não é a mesma coisa de forma alguma. O estilo e o envelhecimento artificial são uma réplica, não uma fonte. E essa solução pode ser ótima para decorar e transformar o interior.
Onde é usado?
Os móveis vintage hoje são usados em estilos de interiores como escandinavo, clássico, industrial e loft, boho, eclético, fusão e, claro, chique gasto. É apropriado tanto no estilo provençal como no estilo rústico. Não precisa ser apenas um móvel antigo: precisa ser adaptado ao interior existente.
Pure vintage é uma raridade. Normalmente, uma peça de mobiliário vintage é incluída no quadro geral. Às vezes, ele o subjuga a si mesmo, torna-se um sotaque no conjunto interior.
E esta é uma boa decisão se móveis familiares ou algum item realmente raro e interessante merecem ser trazidos à tona na casa.
Móveis vintage podem ser encontrados em quartos diferentes.
- A sala de estar é a parte central do apartamento É a área mais importante para móveis vintage. Aqui ela estará no epicentro das atenções, e aqui ela pode se tornar um objeto formador de estilo.
- Quarto. Muitas vezes, há um lugar aqui para uma cômoda vintage ou, mais frequentemente, para um espelho antigo.
- Cozinha. E aqui, em vez de uma unidade de cozinha padrão, pode haver um aparador, um armário.
- Banheiro. Lá, restauradores qualificados, em vez de um armário de pia, instalarão qualquer estrutura que pareça criativa.
- Corredor. Às vezes, este é o melhor lugar para uma cômoda, espelho antigo ou console.
Sofás e camas, poltronas, mesas, guarda-roupas e baús se encaixam bem no espaço, que se baseia na ideia clássica da casa, nas soluções composicionais corretas, consoantes com tais móveis e decoração.
Tipos de móveis
Muitas pessoas hoje criam interiores únicos peça por peça, com muito cuidado e grande entusiasmo - falam sobre isso "com a sua própria cara". Eles não têm coleções prontas, séries, onde tudo foi originalmente feito para ficar em um só espaço. Mas quanto mais interessante fica a sala, e nessa individualidade também podem ser combinados objetos de diferentes anos de liberação.
Cómodas
Talvez este seja o elemento mais popular do design de interiores vintage. Na verdade, desempenha apenas um papel decorativo, enquanto as gavetas podem ser locais de armazenamento. Mas o principal é a aparência, o que é lá em cima, onde fica esse móvel na casa. Na maioria das vezes, molduras de fotos, vasos, castiçais, caixões são colocados nele - a decoração que você deseja mostrar ao convidado.
Normalmente, as cômodas vintage não são muito altas, mas enormes, muitas vezes criam uma sensação de mobília "gordinha". Este móvel tem pernas curtas. Para ser mais convincente, até mesmo uma cômoda velha está tentando envelhecer ainda mais. É um móvel versátil que pode se tornar o centro de qualquer composição: no corredor, na sala, no quarto.
Cadeiras
São peças de mobiliário de madeira com pernas compridas. Podem ser com assento macio, que na maioria das vezes necessita de uma substituição completa do estofamento, mas só podem ser de madeira sem inclusões têxteis. Hoje, felizmente, os requisitos de design são fiéis e não é necessário ter cadeiras de apenas um fone de ouvido.
Pelo contrário, o ecletismo na cozinha ou em outra mesa grande é bem-vindo: tanto na cor quanto na forma. Mas coletar cadeiras de diferentes coleções ainda é mais fácil.
Baús
Anteriormente, as coisas eram armazenadas neles, e o baú era uma peça funcional de mobília em primeiro lugar. Hoje, o baú é mais um luxo. O que não nega o fato de que você realmente pode armazenar qualquer coisa nele. As agulhas armazenam ali o material e as ferramentas com que trabalham. Os fashionistas coletam cuidadosamente os elementos especiais de seu guarda-roupa ali. É conveniente guardar a roupa de cama e as toalhas no baú.
Os baús podem ser tão grandes e altos que funcionam como uma mesa. Por exemplo, o baú fica ao lado do sofá em vez da mesa de centro. É conveniente içar um laptop e trabalhar nele sentado no mesmo sofá. Também é muito interessante transformar o baú - por exemplo, pintando. E então um elemento muito brilhante e original aparece no interior.
Um exemplo simples: temos uma sala de estar branca, como um vazio padrão para um estilo scandi. E o branco deve ser diluído com traços brilhantes, mas apropriados. E se você assumir o papel de um artista folclorista e pintar o peito com enfeites no estilo das pinturas tradicionais, você obtém uma coisa muito colorida. E ela se sentirá confiante contra um fundo branco neutro e limpo.
Secretária
Este é o achado mais valioso para um interior vintage. Os documentos e papéis ficam aí guardados, por isso, se houver um escritório na casa, a secretaria caberá perfeitamente no seu espaço. A secretária tem uma parte dobrável que se transforma em bancada.
Usualmente, esses móveis não precisam de restauração global. Dobradiças, acessórios podem mudar, menos freqüentemente puxadores de móveis.
O sentimento de antiguidade não precisa ser escondido, pois neste caso é apenas em benefício do espaço.
Aparadores, armários e armários
Nos últimos dois anos, eles não apenas retornaram aos interiores, mas se tornaram uma das aquisições mais desejadas. Talvez em parte devido ao facto de a cozinha e a sala estarem cada vez mais a ser combinadas, surge neste espaço uma zona de refeições. E aí o aparador ou armário encaixa perfeitamente. E conjuntos de cozinha padrão já se tornaram tão comuns e típicos que você deseja um substituto vintage.
O aparador é parte integrante do interior soviético e hoje eles foram ativamente adquiridos e transformados. Eles repintam ou alteram os acessórios, mas as fachadas permanecem as mesmas. Eles podem substituir o vidro ou colar sobre a parede interna com papel de parede, estofamento com tecido. E no boho, no scandi e no ecletismo, tais alterações parecerão orgânicas.
Camas
Pode ser madeira maciça ou forjada. Essas mesmas camas de ferro com malha metálica da época da URSS, das quais não sabiam se livrar, hoje procuram em sítios especiais e estão comprando ativamente. Muitas vezes repintam, reforçam a estrutura, usam colchões modernos.
Os berços são muito procurados.
Espelhos antigos
Acontece que é com eles que começa a transformação vintage da casa. Estes são modelos maciços, com padrões entalhados intrincados, feitos de ferro forjado. Com o tempo, manchas pretas características se formam no amálgama, mas isso não prejudica nem um pouco o item vintage. Um conjunto interior pode ser feito de tal espelho e outros enfeites (muito possivelmente - moderno, simplesmente feito em estilo antigo).
Mas se a versão retro também está sendo considerada, então a treliça soviética também é interessante na consideração de hoje. Principalmente quando a superfície polida é convertida em pintada.
Sofás e poltronas
Os sofás são geralmente pesados e as poltronas são geralmente grandes. Porque as composições minimalistas de um canto tão macio da casa é um estilo retro, não vintage. Sofás pesados geralmente têm pernas curtas e roliças.
O estofamento perfeito é couro genuíno amassado, tecido pesado com estampa floral e veludo.
Materiais (editar)
Há mais de 50 anos, os móveis eram feitos inteiramente de materiais naturais. E se você recriar móveis antigos hoje, esse princípio não pode ser violado.
Características dos materiais:
- a madeira é a base dos móveis, e tem um aspecto natural com um claro destaque do padrão natural;
- o uso de tinta era possível, mas apenas em uma camada;
- se você está procurando a peça de mobiliário mais luxuosa feita de madeira - estes são nogueira e mogno, bem como bétula da Carélia;
- tecidos naturais eram usados como acabamento têxtil - linho, marrocos, couro, veludo, eles podiam ser decorados com bordados à mão;
- as ferragens para móveis de madeira geralmente eram de cobre ou latão;
- o cristal é um dos marcadores de riqueza, elegância e luxo;
- ferro forjado para criar cabeceiras ornamentadas é uma ótima solução para trazer o elemento vintage principal para o interior adormecido (embora o ferro forjado fosse usado não apenas para camas, mas também para enfeites, espelhos, etc.)
Móveis vintage exigem acessórios - e uma máquina de escrever decorativa ou, por exemplo, um tinteiro pode ficar em uma secretária requintada junto com um laptop moderno.
Exemplos elegantes no interior
Finalmente, exemplos visuais de como o mobiliário vintage se relaciona com os interiores modernos e cria espaços interessantes e atmosféricos.
- Um armário muito bonito, pesado e convincente, e ao lado uma velha máquina de costura transformada em mesa de serviço. Uma opção não só por uma casa, mas por um apartamento com uma combinação de cozinha e áreas de estar.
- O baú vira mesa de centro e mantém o estilo colonial do interior. O produto foi restaurado e concluído, mas a ideia em si é interessante para qualquer modelo de baú.
- Um aparador para uma cozinha espaçosa é uma ótima solução fora do padrão. Muitas donas de casa ficarão surpresas ao ver como essa coisa é espaçosa e prática.
- Mesmo uma cadeira vintage muda a imagem da sala, porque há muitos caçadores desse tipo de mobília.
- E aqui está a secretária - eles vêm em tamanhos diferentes, portanto, são adquiridos não só no escritório, mas também no quarto. E eles criam um canto de trabalho pequeno, mas aconchegante e confortável.
- Um banco de sofá vintage pode se tornar parte do corredor ou da cozinha, na casa - parte da varanda.
- Às vezes, apenas uma cama velha, ou melhor, vintage, pode ser melhor do que uma cama nova. Neste interior, ela é tão parecida com o espaço que é difícil acreditar que esta composição foi feita por um designer moderno.
- E este é um presépio vintage que não só decorou o quarto, mas também se tornou o fio condutor de toda a decoração posterior.
- Uma cadeira de balanço também pode ser vintage - uma peça de mobília injustamente esquecida. Mas, depois de comprado, ele se torna o lugar favorito dos membros da família.
- É assim que pode ser uma espaçosa sala de estar em estilo Scandi, decorada com objetos vintage - uma mesa, cadeiras, um espelho, um armário. E elegante e com o espírito do belo passado e surpreendentemente moderno.
O comentário foi enviado com sucesso.