Escolhendo móveis de estilo rococó

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Materiais e cores
  3. Como escolher?
  4. Exemplos no interior

Rococó é um estilo único e misterioso, que atingiu seu pico de popularidade durante o apogeu da aristocracia francesa em meados do século XVIII. Na verdade, isso é muito mais do que uma direção de design - é, antes de tudo, o modo de pensar e o estilo de vida da sociedade laica da França, um produto de sua cultura e, antes de tudo, da corte real.

Este estilo luxuoso ainda pode ser encontrado no interior de muitos europeus pertencentes às classes sociais dominantes.

Peculiaridades

A definição de rococó origina-se do francês rocaille - "fragmentos de concha". O estilo recebeu um nome incomum devido à decoração intrincada, que lembra os padrões de conchas e pedras do mar. A tendência teve origem no século XV, durante o reinado do "rei do sol" Luís XIV, e após 3 séculos, no século XVIII, passou a prevalecer. Foi nessa época que a França floresceu.

Nessa época, o país enriqueceu, ocupou o lugar de ditador de tendências e passou a ditar a vida cultural e artística dos países do Velho Mundo. Em pouco tempo, o Rococó conquistou outros países europeus, afetando em maior medida a Áustria, Alemanha, Inglaterra e Itália. Na Rússia, a direção se desenvolveu sob a influência de mestres franceses, austríacos e alemães de renome mundial - Tokke, Falcone, Roslin.

As características distintivas do mobiliário Rococó incluem:

  • intimidade;
  • o uso de tramas mitológicas e pastorais;
  • douramento;
  • tons pastel;
  • enfeites;
  • usando detalhes como uma técnica artística básica.

Inicialmente, essa direção foi uma espécie de homenagem às mulheres, suas preocupações, experiências e conforto. É por isso que o mobiliário foi criado principalmente para sua conveniência. Isso é especialmente perceptível em produtos de lazer projetados para proprietários de penteados bastante altos.

Todos os móveis têm um aspecto luxuoso, distinguem-se pela presença de pequenos detalhes, talha, douramento, linhas suaves, presença de detalhes côncavos e convexos, pernas curvas. Rococó é um estilo lindo, sofisticado e luxuoso.

O custo desses móveis é muito alto, então até hoje você só pode encontrá-los nas casas mais ricas do mundo.

Materiais e cores

Para a fabricação de móveis em estilo rococó, são utilizados apenas os mais valiosos tipos de madeira de tons claros, mais frequentemente exóticos, como pau-rosa e amaranto. Maçã, bordo, nogueira, pêra e limão cultivados em sua terra natal são usados ​​com menos frequência.

Os artesãos franceses nunca pintam ou queimam madeira, preferindo tons naturais. Os tecidos mais requintados são usados ​​para decorar móveis estofados: cetim, veludo e seda. Eles podem diferir entre si tanto em seus parâmetros de força quanto no tipo de padrão.

Rococó é um estilo bastante calmo em termos de cores. Os designers fazem móveis em tons pastel e suas combinações. Os mais populares são:

  • branco e roxo;
  • branco e ouro;
  • ouro e bege;
  • rosa claro e verde claro.

O uso de cores vivas é permitido apenas como um acento, porém, neste caso, as cores devem ser desbotadas e atenuadas.

Como escolher?

A mobília rococó é escolhida com base na finalidade funcional da sala. Por exemplo, o interior do quarto deve ter uma cama luxuosa e ampla, decorada com ornamentos florais e rocailles. No kit, você precisa pegar uma penteadeira forrada em delicado cetim, sofás leves canapés e poltronas. Os espelhos em pesadas armações retorcidas ficarão harmoniosos nas paredes.

Ao decorar sua casa, lembre-se que o esquema de cores deve ser monótono, são permitidos no máximo 2 tons na decoração dos quartos. O uso de combinações contrastantes não é recomendado. Os móveis rococó devem ser feitos de madeira natural sólida de variedades valiosas. Produtos feitos de materiais folheados, aglomerados e outras imitações deste estilo são inaceitáveis. O estofamento macio deve ser feito de tecido denso de alta qualidade, ter um esquema de cores discreto com motivos florais.

Exemplos no interior

É hora de conhecer as amostras clássicas de móveis rococó.

  • Secretaire. Criado especificamente para o belo sexo. Distingue-se por um meio-fio com recortes arredondados e patas em forma de cabriole - na parte inferior assumem a forma de pata ou casco de animal, decoradas com bolas e losangos. Este tipo de mobiliário é caracterizado pela presença de uma curvatura côncava na parte inferior e uma convexa na parte superior.
  • Cômoda. Durante seu apogeu, o Rococó foi a peça de mobiliário mais moderna. Sua forma foi originalmente emprestada da cultura oriental, mas se distinguia por sua maior plasticidade e curvatura. A tampa de mármore tem bordas onduladas e as laterais parecem ligeiramente salientes.
  • Mesinha. Um dos principais componentes do design rococó é a mesa, incluindo o console. Este móvel não só cria uma atmosfera especial no interior, mas também se torna um local para guardar cosméticos, joias, chaves, lembranças, chapéus, guarda-chuvas e outras coisinhas.
  • O escritório. Os amantes de móveis antigos são muito procurados. É um objeto alto com acabamento assimétrico.
  • Claro, atenção especial foi dada ao local de descanso. Os assentos dos sofás rococó têm formas confortáveis. Sofás que se parecem com 3 poltronas conectadas entre si são especialmente comuns.
  • Na era de Luís XV, uma chaise longue tornou-se comum. Era feito com estofamento macio, apoios de braços giratórios confortáveis, pernas curvas e costas arredondadas. Os modelos em forma de par de poltronas voltadas uma para a outra foram os mais procurados.

No próximo vídeo, você encontrará mais informações sobre o estilo Rococó em design de interiores.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário