Tudo sobre móveis paramétricos
Móveis paramétricos têm formas incríveis e perfeitas, como se fossem feitos para filmes de ficção científica. Até recentemente, sua criação teria sido impossível. O parametricismo surgiu no início do século 21 como uma direção na arquitetura e no design, contando com a ajuda de novos programas de computador. Em nosso país, este termo se aplica a qualquer forma de projeto computacional. Móveis paramétricos são representados por pequenos objetos arquitetônicos criados pelo método de modelagem tridimensional.
Peculiaridades
Os móveis, como um modelo reduzido de estruturas arquitetônicas urbanas de vanguarda, de repente começaram a ganhar popularidade, mas principalmente entre os consumidores estrangeiros. É usado para decorar jardins e parques, para criar um design de interiores moderno.
O mobiliário é representado por peças bastante funcionais. É verdade que é difícil chamá-los de racionais ou convenientes, mas não podem ser negados na perfeição e na originalidade.
Hoje, a criação de móveis paramétricos a partir de compensados e outros materiais de madeira está associada ao ecodesign. Para isso, economizar um recurso natural é importante, e modelos usando design computacional podem ser coletados praticamente a partir de resíduos da produção de compensados. Eles também atendem a outros requisitos de design ecológico: são naturais, lacônicos, leves, usam os materiais mais simples para criá-los e têm uma ótima aparência ao mesmo tempo.
Esses móveis são criados a partir de muitos elementos de madeira compensada recortados, presos entre si com fios de aço ou hastes finas e fortes. Como resultado, o produto torna-se como um bolo folhado. Tais modelos pertencem ao movimento de vanguarda, lembram objetos de arte com formas geométricas irregulares e fluidas suavemente. Cada peça de mobiliário tem seu próprio visual exclusivo, que pode remotamente se assemelhar a animais ou ser completamente abstrato.
As modernas tecnologias de informática permitem calcular e visualizar o futuro objeto de arte no monitor rodeado pelo interior, no qual se planeja sua posterior integração.
A estrutura montada é bastante estável, funcional, ergonômica, forte e durável. Qualquer uma de suas peças pode ser facilmente substituída em caso de avaria.
Móveis paramétricos têm uma ampla gama de aplicações:
- ruas, jardins e parques;
- escritórios, parques infantis;
- casas e apartamentos particulares;
- restaurantes, centros comerciais;
- clubes e salas de concerto.
A beleza incomum dos objetos de arte fascina e atrai. Mas eles também têm lados negativos:
- nem todo interior é capaz de aceitar móveis de vanguarda;
- para criá-lo são necessárias máquinas CNC, o que significa que o trabalho não pode ser feito em privado;
- o custo de cada modelo é bastante alto.
Materiais (editar)
Para criar móveis paramétricos, os designers usam vários tipos de materiais: madeira, MDF, aglomerado laminado, metal, plexiglass, plástico, couro. Mas a opção mais popular é invariavelmente o contraplacado. É leve, ecológico e natural. É feito de bétula, pinheiro, abeto e muitos outros tipos de árvores.
Veja quais looks podem ser criados com um material simples e discreto.
- Aglomerado laminado não difere em particular resistência, estruturas leves são feitas dele. Para modelos incomuns, placas de fração finamente dispersa (MDF) são usadas com mais frequência.
- Móveis fabulosamente bonitos podem resultar de madeira sólida ou toras parcialmente processadas... Ele combina formas geométricas incomuns com a energia natural quente da madeira.
- A madeira está em perfeita harmonia com outros materiais. Conjuntos de placas de madeira combinados com móveis de couro parecem irresistíveis.
Esses modelos impressionam e ficam na memória por muito tempo.
- Continuando o tema de móveis de couro em um estilo paramétrico, sugerimos avaliar cadeiras de escritório apresentáveis sobre uma base de madeira e uma chaise longue macia e aconchegante feita de uma abundância de almofadas de couro.
- Móveis escultóricos de vanguarda feito de pedra artificial à base de resinas acrílicas e poliéster parece fantástico.
- Os designers costumam escolher criar seus incríveis objetos paramétricos metalusando-o na forma de varetas, fios ou mesmo moedas.
- Para o arranjo de interiores claros e arejados com curvas suaves e onduladas, é usado acrílico... Às vezes, uma base de metal ou plástico é usada, o que funciona bem com superfícies transparentes.
Tecnologia de manufatura
Existem vários programas de computador usados para projetar móveis computacionalmente. Os designers constroem virtualmente a futura estrutura, calculando suas dimensões e determinando sua aparência.
Graças à informática e à programação de máquinas CNC, leva de cinco a vinte dias para criar um modelo de mobiliário de design.
Todo o fluxo de trabalho pode ser dividido em quatro estágios.
- Em primeiro lugar, é elaborado um projeto de design, em que são estimados os volumes da futura estrutura e a sua localização no espaço. A perspectiva envolvente e a integração harmoniosa do modelo no interior existente ou na área do parque (jardim) são consideradas. Com a ajuda de um programa especial, é criado um desenho tridimensional não só para o produto, mas também para os objetos circundantes, o que permite ao designer corrigir com precisão as dimensões e linhas dos futuros móveis. Se o modelo for complexo, seu mock-up é preliminarmente feito em escala reduzida multi-escala.
- Na segunda fase, os designers criam desenhos e diagramas, calculam tudo nos mínimos detalhes: a carga que se aproxima, o desenho dos elementos e sua quantidade, a espessura e as dimensões do compensado, a localização de cada peça. A composição dos fixadores, seu número e local de fixação na estrutura também são levados em consideração. Os materiais de pintura são calculados. Com a ajuda da tecnologia de computador, ocorre um trabalho rápido e preciso em um projeto de design.
- Na terceira etapa, as obras seguem diretamente para a fabricação das peças. Com a ajuda de tecnologias especiais, as informações são transmitidas às máquinas CNC das oficinas, que são reprogramadas para o corte de espaços em branco de futuros móveis. Os elementos são cortados de acordo com um determinado esquema, sendo imediatamente polidos e tratados com impregnações protetoras. Camadas de verniz são aplicadas a cada detalhe. Se o mobiliário se destina à colocação em edifício, bastam duas ou três camadas de proteção, para o exterior este número é duplicado. As peças preparadas são agrupadas (de acordo com marcações digitais) para a próxima montagem da estrutura.
- Na última etapa, a estrutura é montada para verificar sua confiabilidade, praticidade e qualidade. Os pregos, hastes, agulhas de tricô e outros fechos devem ser resistentes e localizados nos locais indicados nos desenhos. Cada detalhe deve ocupar um lugar estritamente designado. Para montar um modelo, você pode precisar de 5 a 50 fixadores. Se o produto passar no teste, ele é desmontado novamente para transporte. A montagem final ocorre em um destino permanente.
O software agiliza e facilita significativamente o projeto de móveis, diminui o tempo de elaboração de desenhos, orçamentos e elaboração de documentação contábil. Para modelagem gráfica e cálculos independentes, você pode usar qualquer um dos muitos programas, por exemplo, o seguinte:
- "BAZIS-Mebelshchik";
- "Bulk - uma empresa de móveis";
- Pro100 - simples e direto;
- Software de design de móveis WOODY;
- "Astra Furniture Designer";
- KitchenDraw é um programa projetado para projetar móveis de cozinha.
Belos exemplos
O vôo da imaginação dos designers, a suavidade das linhas e a precisão da computação gráfica tornam os móveis invulgarmente bonitos e misteriosos. Olhando para essas obras-primas, nunca ocorre a ninguém que a maioria delas é feita de madeira compensada comum.
- O banco conectado à mesa é projetado para uma grande varanda com janelas panorâmicas. O material natural de construção está em perfeita harmonia com a paisagem florestal por trás do vidro.
- Sofá de madeira com aplicações de couro criado para um restaurante.
- Um belo objeto de arte colorida feito a partir dos restos de uma produção de móveis.
- Uma cadeira paramétrica incomum que parece um inseto estranho com uma antena enorme.
- O conjunto de móveis vanguardistas traz aconchego ao austero interior urbano.
- A área de trabalho está equipada com uma mesa espetacular e as mesmas estantes escondidas incomuns.
- Mesas de centro incríveis criadas por detalhes que se cruzam.
Móveis paramétricos não são adequados para todos os ambientes, mas o design urbano moderno pode contar com isso.
Para informações sobre como ocorre a fabricação e montagem de uma cadeira paramétrica, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.