Tudo sobre molduras de móveis

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Nuances de instalação
  4. Exemplos de uso para decoração

Pessoas que sabem tudo sobre molduras de móveis expandem significativamente suas possibilidades de design. Molduras decorativas autoadesivas, de metal e outras molduras para móveis estão agora amplamente representadas no mercado. Independentemente do tipo, vale a pena lidar com os meandros da instalação e do uso para as necessidades decorativas.

Peculiaridades

Se nos voltarmos para os dicionários, aí a moldagem para móveis é definida como uma sobreposição decorativa (decorativa) de forma alongada. Esses produtos são feitos de materiais completamente diferentes, o que afeta significativamente suas propriedades. Na maioria das vezes, a moldagem de móveis tem um comprimento de pelo menos 2 m, mas isso depende de uma série de nuances e pode ser facilmente alterado a pedido do cliente. A largura também varia - de 1 a 10 cm, e a pedido pode ser completamente diferente.

Essas construções não podem ser chamadas de uma nova invenção - são conhecidas há vários séculos. No entanto, o uso de materiais e estruturas modernas melhorou significativamente os produtos e deu-lhes novas oportunidades, antes inacessíveis. Agora, o uso de elementos de moldagem está no auge de sua popularidade. Os designers estão trabalhando ativamente em novas soluções e opções, os tecnólogos também as acompanham. Portanto, é muito importante se familiarizar com os tipos de estruturas mais comuns.

Variedades

A moldagem decorativa autoadesiva é construtivamente uma tira flexível. A largura e a configuração dos perfis podem variar significativamente. As pranchas são lisas e gofradas. Com peças aéreas:

  • a destruição mecânica da superfície é evitada;

  • os móveis ficam mais bonitos;

  • segurar tecidos de estofamento de forma mais confiável;

  • chips, arranhões e outros desvios da norma são cobertos com sucesso.

A moldagem em metal duro é um verdadeiro clássico na indústria moveleira. Esses produtos são garantidos para decorar fachadas em um estilo clássico e qualquer outro estilo festivo. Com um design adequado, pode até encaixar no estilo barroco. Produtos rígidos também servirão como excelentes ferramentas de correção.

Com a ajuda deles, é fácil diferenciar visualmente os elementos por cor.

A moldagem de madeira também é bastante comum. No entanto, essa solução tem desvantagens significativas. Mesmo os produtos de madeira sólida podem ser suscetíveis à umidade e mofo. Medidas de proteção especiais atenuam um pouco esse problema, mas aumentam o custo e complicam a produção. Para a fabricação de estruturas, são utilizadas principalmente madeiras de lei, tais como:

  • Cereja;

  • porca;

  • Carvalho;

  • cedro;

  • pinho (o material mais orçamentário).

Em alguns casos, é usada moldagem de latão. É importante considerar que estruturas semelhantes também são feitas com esse material para paredes e revestimentos cerâmicos. Os modelos estão disponíveis em uma ampla variedade de larguras. A superfície é mate ou polida. No final das contas, o produto de alumínio não se mostra pior, e até melhor, pelo menos do ponto de vista estético.

Quando se fala em moldagem de estofados, eles geralmente se referem a estruturas metálicas decorativas de vários tipos e cores. Na superfície de uma placa relativamente estreita, você pode ver como se os pregos fossem enfiados dentro dela. No entanto, eles são apenas uma imitação inteligente.

As opções de plástico para acessórios de móveis também são bastante difundidas. A produção de tais produtos tem um custo relativamente baixo e é tecnologicamente relativamente simples.

Fixar uma estrutura de plástico a um substrato pronto não será difícil, mesmo para aqueles que são pouco versados ​​em tecnologia e artesanato. As possibilidades de design personalizado, mais uma vez, provam ser bastante impressionantes. Especialmente dignas de nota são as molduras das unhas. Este é o nome de um produto de decoração para móveis estofados, que permite dar-lhe um estilo moderno, clássico ou qualquer outro. Não é à toa que a fita adesiva é produzida ou comprada em muitas fábricas de móveis - ela provou repetidamente suas vantagens. Com a ajuda dele, os móveis ganham um visual mais harmonioso.

Quando eles falam sobre moldagem de ouro, então, é claro, estamos falando sobre a cor dourada da estrutura, e não sobre o material. Essa joia parece realmente elegante e sofisticada. Da mesma forma, a moldura cromada tem uma cor cromada típica. Uma tira de fita adesiva está localizada sob a camada de metal. Este projeto protege de forma confiável o substrato de pequenas deformações.

A orla em forma de T, novamente, é ativamente usada na fabricação de móveis modernos. Ao contrário de um produto em forma de U suspenso, geralmente é um elemento de encaixe baseado em PVC. A superfície pode ser texturizada, brilhante, fosca ou reflexiva. A fixação revelou-se bastante forte.

As pontas da laje serão cobertas, o que é muito importante se houver imperfeições visuais. O único problema é que você precisa fresar a ranhura.

As molduras para móveis de cozinha devem ser tão esteticamente agradáveis ​​quanto em outras salas. Mas uma característica importante é o uso de tipos exclusivos de decoração. Assim, o modelo "coroa" é utilizado com um espaço vazio significativo entre os gabinetes e os tetos. Existem outros tipos específicos que resolvem um problema específico. Será necessária resistência a esforços mecânicos e respingos, ao contato com gorduras.

Os modelos de MDF não incluem fenol ou epóxi. Este material é totalmente seguro para humanos e animais de estimação. O produto pode ser acoplado, ou feito em ranhura, em um quarto. A largura e o comprimento são geralmente de 3 e 275 cm, respectivamente. No entanto, produtos de tamanhos diferentes também são feitos sob encomenda. As molduras às vezes são usadas para vidro em portas de armários e mesinhas de cabeceira.

Nuances de instalação

A maneira mais fácil de colocar um item decorativo em uma caixa de móvel é usar cola. O gel especial à base de poliuretano simplesmente não deixa resíduos. Os produtos autoadesivos não precisam de fixadores adicionais. Basta retirar o filme em etapas e fixar com cuidado a estrutura no local desejado. Grandes áreas são fixadas com pregos ou grampos de móveis finos; a mesma abordagem é usada para móveis estofados.

As tiras especiais são feitas na forma de uma fita macia obtida de chapéus decorativos de unhas. Eles permitem fixar a orla do tecido e decorar as costuras, os contornos da cortina. Se você tiver que decorar móveis antigos de gabinete com molduras, precisa pensar bem sobre o procedimento e se preparar. O método de trabalho é o seguinte:

  • remova as portas e solte-as dos encaixes;

  • limpam todos os vestígios de tinta e verniz, aquecendo-os com um secador de cabelo de construção e raspando-os com uma faca;

  • a massa é aplicada;

  • nivelar e polir a superfície;

  • saturar móveis de madeira com óleo de linhaça;

  • se necessário, use misturas hidrofóbicas;

  • esquematize todos os elementos;

  • trace-os com um lápis;

  • cola a moldura do canto;

  • unir suas partes com nós intermediários (pacotes).

Esses produtos também são adequados para a decoração de móveis estofados. Poltronas e sofás devem ser desmontados previamente. A remoção do estofamento é opcional. Mas o corte do novo tecido deve ser feito com muito cuidado. Após a finalização da moldagem, os pontos de fixação são fechados.

Exemplos de uso para decoração

Será muito fácil e agradável decorar móveis com molduras de canto ou roseta. Mas na graça eles são visivelmente inferiores aos cachos dourados. Esses podem assumir uma forma visual muito original.

Solução alternativa - molduras vermelho-escuras (na cor da parte principal do móvel) como moldura para a área amarela clara.

Você também pode considerar a elegante poltrona vermelha com molduras.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário