Como são os móveis de videira e como cuidar deles?
Móveis feitos de materiais naturais sempre foram muito valorizados. Claro, a palmeira pertence à madeira: madeira maciça ou folheado. Mas os amantes de soluções originais ficam felizes em adquirir móveis da videira. Móveis de vime trazem um toque oriental, exótico e chique colonial ou mediterrâneo relaxado ao interior.
Que material é esse?
A arte de fazer móveis de vime veio de países do Sudeste Asiático. O cipó do rattan tropical é a matéria-prima ideal para esse artesanato. Na era da colonização asiática, o trabalho de vime foi trazido para a Europa.
Poltronas, estantes de livros e fones de ouvido abertos eram especialmente populares na Inglaterra vitoriana.
Uma rara casa aristocrática dispensava esses itens internos e externos. A resposta russa ao material estrangeiro foi a videira de salgueiro.
As vantagens e desvantagens dos móveis de videira devem-se às características das matérias-primas, em primeiro lugar, os ramos de salgueiro, embora também possam ser utilizadas outras espécies: avelã, freixo, choupo. E existem várias variedades de salgueiro adequadas para esse tipo de trabalho:
- salgueiro;
- rakita;
- salgueiro azevinho;
- tagalnik;
- corou.
Os arbustos de salgueiro para a tecelagem industrial da vinha crescem em viveiros, devido ao cultivo cultural, os seus rebentos não se ramificam muito e têm uma flexibilidade acrescida.
Etapas tecnológicas de preparação das hastes:
- corte - realizado manualmente, com podador ou faca afiada, do final do outono ao início da primavera, quando começa o fluxo de seiva;
- classificação - as hastes são selecionadas por diâmetro e comprimento;
- fervura ou vaporização - as hastes são imersas em água fervente ou passadas por vapor em uma câmara especial;
- lixamento - a limpeza da casca é realizada com "quebra-pinças" especiais de várias configurações;
- branqueamento - fumigação com vapor de enxofre ou solução de ácido sulfúrico com cal apagada;
- secagem - pelo menos 20 horas em secador com temperatura de 70 ° C ou vários dias sob o sol.
Vantagens e desvantagens
Móveis feitos de videiras de alta qualidade, colhidas adequadamente, têm uma bela aparência e propriedades notáveis:
- elasticidade, fragilidade;
- resistência devido à alta densidade e uniformidade das fibras;
- boa resistência à umidade;
- Amizade ambiental;
- leveza e mobilidade são uma das principais vantagens em relação aos móveis de madeira maciça;
- facilidade de atendimento;
- aparência original;
- combinação harmoniosa com metal, vidro, madeira;
- preço acessível.
Contras de móveis de vime:
- tendência a secar sob a luz solar direta;
- intolerância às mudanças de temperatura, deformação delas;
- a videira tem medo de chuva e neve;
- os ramos das vinhas de salgueiro são muito mais curtos do que a videira de vime e têm diâmetros irregulares, por isso é necessário usar pequenos pedaços;
- o peso excessivo e as cargas mecânicas desses móveis são contra-indicados;
- modelos baratos de baixa qualidade apresentam um rangido;
- se a moldura estiver rachada ou a tecelagem dispersa, o reparo e a restauração do produto serão bastante caros ou até mesmo impossíveis.
Que tipo de mobília existe?
O mobiliário em videira divide-se em mobiliário de exterior (rústico, jardim, para cafés de verão) e o destinado ao mobiliário de interior.
O estilo europeu é caracterizado pelo uso de videiras em combinação com outras texturas e materiais, enquanto a abordagem asiática implica itens totalmente em vime.
De acordo com o método de fabricação, os móveis de uma videira podem ser:
- moldura - com base rígida e durável de madeira ou metal;
- frameless - os reforçadores são feitos de hastes grossas de 2-3 anos e cortes.
Por aplicação, móveis semelhantes são agrupados em categorias.
- Para descanso e sono, são utilizados sofás, sofás, bancos, espreguiçadeiras, espreguiçadeiras, poltronas (ordinárias, suspensas e de balanço). Bem como camas grandes e berços.
- Para guardar coisas: baús, cômodas, armários, guarda-roupas, whatnots, prateleiras.
- Grupos de jantar: mesas, cadeiras, bancos. Mesmo uma coisa tão específica - uma cadeira alta para crianças - pode ser feita de uma videira.
- Mobiliário adicional: mesas de centro, pufes, biombos, candeeiros de pé, candeeiros de mesa e abajures, suportes de flores, camas para cães e gatos, caixas e cestos interiores.
Móveis feitos de videira natural sem pintura têm uma cor dourada especial - de tons claros a castanhos espessos. A coloração e o ataque químico são usados para suavizar o tom irregular das hastes ou para maior decoratividade. São usados corantes naturais e sintéticos. O verniz aplicado no produto dá uma superfície brilhante.
Tipos de tecelagem
Várias técnicas são usadas para tecer móveis, graças às quais são obtidos itens duráveis e bonitos.
A técnica é escolhida em função da finalidade do móvel e das cargas de peso esperadas. Na maioria das vezes, o produto combina vários métodos de tecelagem.
Estes são os seguintes tipos:
- sólido simples;
- camada por camada;
- tecelagem em filas;
- quadrado ou tabuleiro de xadrez;
- Espinha de peixe;
- corda (para frente e para trás).
A tecelagem em malha aberta com células abertas confere um efeito decorativo especial ao produto. Pode ser simples ou complexo, em forma de diamante, circular, treliça.
A videira de salgueiro de plástico é um dos materiais mais adequados para iniciantes na área de tecelagem de móveis. Esta atividade pode se tornar um passatempo favorito que traz uma boa renda. Você pode dominá-lo graças aos esquemas disponíveis na Internet.
Dicas de Seleção
Ao escolher o mobiliário da videira, você deve prestar atenção às seguintes nuances:
- Se o produto for feito de hastes finas e não arredondadas, ele terá um custo baixo, mas também não durará muito. Essas hastes são mais utilizadas para cercas de vime e cestos.
- Móveis mais duráveis e caros são feitos de hastes bastante grossas e lixadas com uma trança forte.
- A matéria-prima ideal é uma videira fervida, flexível e protegida por este método de processamento dos efeitos de microrganismos nocivos.
Na hora de comprar, é preciso verificar a estabilidade do móvel, a ausência de distorções. As portas dos armários devem ser fáceis de abrir, as gavetas devem ser simples e fáceis de remover.
A solução ideal para uso externo pode ser móveis feitos de material artificial. Um desenvolvimento moderno é uma videira de polímero (por exemplo, da DeckWood).
Este material, com sua textura, forma e flexibilidade, imita completamente um produto natural, e até o supera nos seguintes parâmetros:
- completamente resistente à umidade;
- resistente ao estresse mecânico;
- não sujeito à decomposição e ressecamento;
- Resistente aos raios ultravioleta;
- resiste a temperaturas de -50 a + 70 ° С;
- pintado em produção, não requer envernizamento e impregnação;
- durável.
As nuances do cuidado
Cuidar de móveis de vime natural não é muito difícil:
- A sujeira é facilmente removida com um pano ligeiramente úmido.
- Para melhorar o aspecto e criar uma película protetora, recomenda-se o uso regular de polidores de cera (da Pronto, Mebelux, etc.).
- Vinhas empoeiradas e assentos acolchoados removíveis podem ser aspirados.
- A mobília de uma varanda campestre deve certamente ser retirada de baixo do telhado ou coberta com uma película de chuva e, se ainda estiver úmida, secar naturalmente.
- Pode-se tentar salvar uma videira que secou ao sol cobrindo-a com um pano úmido. No inverno, mova os móveis para uma sala quente.
- Tampos de mesa de vime devem ser protegidos de manchas de café, chá e vinho. Manchas frescas são removidas rapidamente com suco de limão ou bicarbonato de sódio.Os defeitos antigos são lixados e reenvernizados.
- Não coloque pratos quentes diretamente sobre as bases para copos de videira.
O comentário foi enviado com sucesso.