Colchões de molas
É difícil imaginar uma pessoa moderna que não se importe com o que dormir. O ritmo diário é exaustivo, por isso pretende relaxar ao máximo: num colchão plano com conforto e benefícios para a saúde.
Com o advento de novas matérias-primas, os projetistas de estruturas de molas têm que trabalhar mais, oferecendo uma visão completamente diferente dos colchões de molas à atenção do comprador. Hoje, essas esteiras são radicalmente diferentes de suas contrapartes soviéticas, o que explica sua popularidade.
Vantagens e desvantagens
Os colchões de molas são a principal linha de colchões de todas as marcas de colchões de dormir modernos. Além disso, hoje em dia tais produtos não se destinam apenas à cama: fazem um excelente trabalho ao organizar uma zona de dormir no chão, sofá, podem ser colocados num sofá ou numa cadeira dobrável. São produtos de estrutura com núcleo metálico e um aditivo especial para manter a forma desejada.
Devido à presença de uma estrutura metálica e das próprias molas, esses colchões são inconvenientes para o transporte. Eles não podem ser usados como modelos dobráveis ou armazenados enrolados em um rolo: eles precisam de uma base sólida, portanto, são inicialmente colocados sobre uma superfície rígida (por exemplo, em uma cama com estrutura de madeira).
Os colchões de molas são versáteis e apresentam várias vantagens. Elas:
- confiável e prático, projetado para operação de longo prazo;
- eles se distinguem por uma superfície de cama conveniente e confortável;
- com o acondicionamento correto e o tamanho correto das molas, têm efeito ortopédico, proporcionando suporte anatômico para o corpo em qualquer posição (deitada de lado, costas, abdômen);
- em alguns modelos, eles reduzem a dor na coluna, parte inferior das costas, ombros, pernas;
- ter uma ampla seleção de modelos com expectativa de diferentes alturas, peso do usuário e número de berços;
- adequado para camas (sofás) com e sem restrições;
- vêm em tamanhos e formas padrão ou personalizados (retangular, oval, quadrado e redondo);
- dependendo do modelo e dos componentes, eles podem ter um efeito adicional e diferentes graus de rigidez do bloco;
- contêm um preenchimento hipoalergênico que não emite toxinas e não causa alergias (relevante para usuários com pele particularmente sensível e irritante);
- são feitas a granel ou sob encomenda, atendendo às preferências individuais do cliente;
- com base no volume e custo dos materiais constituintes, diferem em preços diferentes, permitindo ao comprador escolher a opção mais adequada sem sacrificar o seu gosto e carteira.
Hoje, o projeto desses blocos está sendo desenvolvido com a possibilidade de pequenos reparos, o que economiza orçamento e substitui peças quebradas.
Infelizmente, os colchões de molas também têm desvantagens, e a razão para isso são as próprias molas. Tais tapetes:
- sensível a cargas agudas, que são acompanhadas pelo alongamento dos elementos de aço;
- devido ao metal, acumulam eletricidade estática, exercendo efeito magnético no corpo do usuário;
- com o uso intensivo, podem falhar, quebrar, cair (enfraquecimento ou quebra das molas com ruptura do tecido do estofamento);
- completamente inadequados como colchões infantis para bebés e crianças em idade escolar;
- inseguro, pois uma quebra brusca da mola pode ferir o corpo do usuário;
- durante a operação, eles podem fazer um rangido desagradável;
- têm alto custo em construções ortopédicas com efeito adicional.
Tipos e dispositivo
Prestando atenção à massa de variedades que as marcas comercializam à venda, é difícil não se confundir. Se precisar comprar, é importante conhecer o básico da estrutura, os tipos de colchões de molas: isso vai simplificar a compra e permitir que você compre exatamente o que precisa.
Estrutura interna da malha. Apesar da aparente dificuldade de reconhecer a estrutura do bloco, na verdade, existem apenas dois tipos deles:
- dependente, em que as molas são conectadas entre si;
- independente, não tendo uma conexão metálica de molas.
A base de cada estrutura é uma malha de metal com elementos verticais de aço retorcido localizados próximos uns dos outros. A diferença entre os dois tipos não é tão grande, porém, é essa diferença que altera as propriedades do bloco.
Molas dependentes
Em um colchão de molas internas do tipo dependente, cada mola tem uma conexão com as que a rodeiam, sem contar a conexão na borda superior e inferior da rede. Este sistema é denominado "Bonnel". Quando carregadas, as molas de trabalho se dobram sozinhas e puxam aquelas com as quais estão conectadas. Portanto, o usuário nota algum desconforto, pois tem que cair em um buraco, sempre pronto para se deslocar para qualquer ponto do bloco (formação de onda). A base treliça da cama é o limitador para esticar as molas. Regra geral, é feito de lamelas de bétula ou pinho (vigas de madeira colocadas ao longo do comprimento e à mesma distância umas das outras).
Colchões desse tipo hoje usam espirais de arame cônico e bicônico no centro. Isso torna possível aliviar um pouco o peso de todo o tapete, reduzir o consumo de material metálico e, o mais importante, eliminar o atrito das molas entre si. Os colchões Bonnel com molas de areia são duráveis, têm resistido ao teste do tempo e têm uma longa vida útil. Devido ao aumento da espessura do fio da própria conexão dos elementos de aço, durante a operação, as molas individuais ficam menos sobrecarregadas, de modo que não falham por muito tempo.
Bloco independente (bolso)
Em um bloco de molas de tipo independente, cada mola, não importa quantas sejam, é acondicionada em uma caixa individual de tecido respirável, de forma que não tem conexão com as próximas. Para que a malha seja sólida, todas as molas com um pacote micro são conectadas. Devido a esta característica, sob carga, apenas as molas que estão sob pressão são incluídas na obra. Comprando esse tipo de colchão, você pode ter certeza de que não haverá fossa sob qualquer carga. Além disso, a posição da coluna, ao contrário dos modelos do tipo dependente, estará sempre correta.
Devido à operação autônoma de cada mola em uma carga pontual, elas falham com mais frequência. Com o uso intensivo e prolongado, o fio é capaz de rasgar a capa de tecido, o que prejudica todo o colchão (a estrutura do enchimento adicional fica destruída).
Para informações sobre a diferença entre molas dependentes e independentes, veja o próximo vídeo.
Com bloco de mola reforçado
Um dos projetos aprimorados são os modelos com molas duplas independentes. Nos colchões tipo bolso, um elemento de menor diâmetro é inserido em uma grande mola vertical. Na pressão normal calculada, apenas as molas externas funcionam. Se for necessário suporte adicional, os segundos elementos serão incluídos. Esse bloco é o mais durável: complementado por um acolchoamento especial, é um sério concorrente dos modelos sem mola.
Normalmente, o fio de alta qualidade é usado na produção e é geralmente aceito que quanto mais na rede, mais confiável é o colchão. No entanto, poucas pessoas sabem que apenas o número de molas não é suficiente para determinar a qualidade e durabilidade de um bloco. Para comprar o que você precisa, você deve conhecer seus recursos.Assim, é mais fácil entender o discurso do vendedor, apoiado por uma terminologia às vezes estranha. E se ele fala em molas, é importante entender o nome e as características práticas: a vida útil e a sua própria saúde dependem disso.
Hoje, na produção de colchões de molas, são utilizadas molas de diversos formatos. Cada categoria tem seus próprios prós e contras:
- "Ampulheta". Uma espiral encaixada capaz de ajustar a superfície do bloco aos contornos do corpo do usuário, não possui ponto de apoio ortopédico para a coluna devido ao grande diâmetro da mola na superfície do bloco.
- "Graça". Essas molas não são resistentes à deformação lateral e, sob pressão, não podem cair uniformemente. Quando a pressão é criada no bloco, as áreas com grande diâmetro reagem. Quando a carga aumenta, as áreas centrais das molas são incluídas na obra. Esses elementos são usados em blocos de classe econômica. Não são projetados para usuários com excesso de corpo e são contra-indicados na compra de colchões infantis.
- Padrão. As molas cilíndricas são a base da maioria dos modelos baseados em molas, preenchendo a linha de colchões econômicos, padrão e premium. Externamente, tais elementos se parecem com um cilindro, com bobinas estreitadas nas bordas. Este recurso permite o ajuste fino da unidade ao corpo humano. No entanto, só isso não é suficiente: o tamanho da mola deve ser pequeno. Essas molas toleram facilmente a deformação lateral, embora possam criar atrito entre si. Para que tenham um efeito ortopédico, seu diâmetro deve ser pequeno. Além disso, vale lembrar: quanto mais grosso o fio e quanto mais bobinas as molas tiverem, melhor será a qualidade do colchão.
Todas as variedades existentes do bloco de primavera são macias. Claro, nas réguas você não pode encontrar modelos com um tipo de superfície particularmente dura, como nas contrapartes sem mola. Em qualquer caso, mesmo quando complementadas com material sólido, as molas esticarão quando carregadas.
De acordo com o grau de rigidez, os colchões de molas são:
- suave - opções clássicas de classe econômica que não têm efeito adicional;
- moderadamente severo - produtos para o círculo principal de compradores com efeito adicional;
- difícil - análogos de colchões ortopédicos sem molas com suporte ortopédico para o corpo do usuário.
Cada grau de rigidez é projetado para um determinado peso, saúde e idade de uma pessoa. Dos modelos únicos em regime de mola, dignos de atenção, pode-se destacar:
- estruturas de dupla face com vários graus de rigidez superficial;
- modelos frente e verso com assimetria (diferentes pressões das duas metades do bloco, tapetes para duas);
- produtos dupla-face com termorregulação (versão "inverno-verão", quente por um lado e refrescante por outro);
- modelos com zonas de rigidez destacadas.
Preenchimento e estofamento
Nenhum bloco de mola pode ser feito sem adicionar um enchimento especial e uma tampa especial. Freqüentemente, o enchimento determina as melhores qualidades do bloco, porque a malha de metal em si não é um bloco completo. Não dá para prescindir de um protetor de colchão: ele garante a integridade da estrutura, cobrindo todos os detalhes do bloco.
Na produção de colchões de molas, as empresas utilizam um tipo diferente de enchimento, utilizando os melhores tipos de enchimento com densidade ótima.
Os enchimentos de nível mais alto com excelentes propriedades práticas e resistentes ao desgaste incluem:
- látex natural - um material elástico, denso e elástico de origem natural da seiva da hevea, perfurado com orifícios de diferentes profundidades e diâmetros (suporte multinível da coluna em cada seção do bloco);
- látex artificial - enchimento de espuma de poliuretano (PPU) da classe HR com impregnação insignificante de látex, rígido e sem cavidades internas (uma alternativa econômica ao látex natural);
- Coira - um material ortopédico único, a fibra de coco, produzida a partir do pericarpo de um coco;
- memorix - um material viscoelástico com propriedades anatômicas e capaz de se adaptar aos contornos do corpo quando aquecido;
- struttofiber e hollofiber - materiais de enchimento volumosos que permitem variar o grau de rigidez são utilizados como camada adicional;
- spandbond - material higroscópico de alta densidade, utilizado para proteger a superfície externa do bloco e distribuir uniformemente a carga entre as camadas;
- feltro, lã de ovelha e camelo - camadas naturais adicionais que conferem ao bloco o efeito de regulação do calor desejado.
Como estofamento, a empresa utiliza tecidos naturais de textura densa (chita, teca, jacquard, policotão). Graças à textura antiderrapante do material, a roupa de cama não se acumula, formando dobras. A textura do tecido pode ser lisa ou gofrada.
Dimensões e peso
As dimensões dos colchões de molas estão sujeitas aos parâmetros das camas. Existem vários padrões para linhas de tamanho:
- bebê, com parâmetros 80x160, 60x120, 70x120, 80x120, 80x130, 90x120, 90x140, 100x130 cm;
- camas de solteiro, cujo comprimento e largura são 180x80, 70x190, 80x190, 90x190, 190x110, 80x200, 90x200, 120x200, 220x90 cm;
- um e meio dormindo, com dimensões 140x190, 140x200, 160x200 cm;
- Duplo - 180x200, 190x200, 200x200, 210x200, 210x220 cm.
A altura das esteiras também é diferente. Os modelos de mola com uma pequena camada têm uma altura padrão de 12 - 18 cm. Os modelos com várias camadas de diferentes cargas são mais exuberantes: atingem uma altura de 24 cm ou mais. O peso dos blocos de mola depende da estrutura do tapete. Em média, varia de 10 a 13 kg (em modelos finos) e até 21 kg (em sopro composto).
Cores
A cor do colchão depende dos tecidos selecionados. Na maioria dos casos, as empresas embalam o bloco em tecidos brancos naturais. No entanto, esse tipo de colchão é impraticável, por isso os compradores procuram opções mais aceitáveis: mesmo cobrindo a superfície do colchão com roupa de cama, com o tempo ele fica amarelo, forma manchas e fica desarrumado. Percebendo isso, as empresas vestem designs em caixas de bege, cinza claro e creme. Estes são tons principalmente monocromáticos e discretos. Entre as linhas, você encontra modelos em tons de azul claro e rosa claro.
A gama de colchões de molas para crianças é mais resistente. Essas capas se distinguem por cores ricas: azul, rosa, verde claro, laranja, verde.
Quantas fontes deve haver?
O número de molas é um tópico especial. Os fabricantes indicam dados diferentes: de 500 a 2000 unidades. por metro quadrado.
É importante considerar aqui: quanto mais molas o bloco acomoda, menor seu diâmetro e maior rigidez.
Em média, se a estrutura do bloco for esparsa, o número de molas é de 200 a 256 unidades. por 1 sq. m. Existem modelos mais fracos: 100 - 150 molas por m². m. Esse bloco não pode ser considerado bom e durável. Pode ser adequado para usuários com peso de até 60 kg, embora tal produto não possa ser considerado confiável.
O número padrão de molas varia de 420 a 500 unidades. por sq. m. Esses projetos constituem a linha principal de blocos de mola. Em alguns modelos, o número de elementos varia de 625 a 1000 peças. A superfície desses produtos é bastante dura. Esses designs são bons para usuários com peso superior a 90 kg. No entanto, eles não são adequados para usuários pesados com mais de 140 kg, pois o peso pesado pressiona rapidamente qualquer mola.
Tempo de vida
Em média, um colchão de molas é projetado para 10-15 anos. O indicador de cada modelo é diferente, pois depende dos componentes e da estrutura do bloco. Via de regra, os colchões com efeito ortopédico são duráveis. Com uso e cuidado adequados, podem durar mais de 15 a 20 anos. Os modelos do tipo dependente têm uma vida útil mais curta: 8 a 12 anos. Se você não pular, vire periodicamente o produto para o outro lado, use a esteira de acordo com o peso de carga, o produto honestamente “resolverá” o tempo alocado.
Como escolher?
Antes de comprar, você precisa se familiarizar com algumas recomendações que ajudarão a facilitar a escolha:
- Em primeiro lugar, deve consultar um médico, saber a sua opinião sobre os benefícios e a conformidade de tal bloqueio com os indicadores médicos de uma determinada pessoa.
- Nunca deve levar um colchão "na hora": a escolha deve ser minuciosa e bem pensada. É necessário percorrer as informações de vários modelos caso a escolha na loja seja limitada.
- Um bloco de poliuretano baseado em molas dependentes de maciez dupla face não deve ser considerado: dia após dia, tal colchão irá deformar a postura, forçando o corpo a assumir posturas não naturais. Não se deve tentar economizar desta forma: tendo ganho dinheiro, perder-se-á a saúde, o que provocará dores de cabeça regulares, sensação de fadiga crónica, cãibras, dores na região lombar e na cintura escapular.
- O bloco de mola de um tipo independente é digno de consideração, entretanto, levando em consideração algumas nuances. Não faz sentido pegar um modelo com um número mínimo de molas: não há encosto desejado nesse bloco, mesmo que seja equipado com fibra de coco ou látex.
- Se quiser escolher um produto prático e de alta qualidade, deve-se atentar para os modelos "Micropack" e "Multipack" com aditivo elástico feito de várias camadas de diferentes materiais ortopédicos.
- É ótimo se você conseguir um bloco com molas duplas: este projeto é especialmente relevante para um colchão de casal ou espaçoso. Neste caso, é levado em consideração o descanso e o peso de cada parceiro, excluindo-se o deslocamento de uma pessoa com um peso inferior para outra superior. Dependendo do peso dos usuários, esse bloco cria uma pressão uniforme em ambas as metades do colchão com o uso de molas menores sob uma carga especial.
- É indicado para crianças? Não importa como as marcas possam provar o contrário, esses modelos não se destinam a crianças, especialmente bebês. Ao comprar um colchão de molas para uma criança de 3 anos, você não pode contar com as excelentes propriedades ortopédicas do tapete. Em comparação com as contrapartes sem mola, o efeito ortopédico de tais modelos é menos pronunciado. É o suficiente para adultos, mas não o suficiente para bebês e recém-nascidos, cuja coluna ainda não apresenta as curvas necessárias. Qualquer discrepância na rigidez, tamanho da mola ou acolchoamento inadequado pode afetar a postura.
Assista ao vídeo a seguir para ajudá-lo a fazer a escolha certa ao escolher um colchão inflável.
O que afeta a qualidade?
Os principais pontos que afetam a qualidade de um colchão de molas incluem:
- a densidade das molas (número e diâmetro);
- espessura do fio de aço (no mínimo 2 mm);
- embalagem densa de alta qualidade;
- tecido natural da capa;
- estrutura de metal durável;
- cola selecionada corretamente na quantidade certa;
- execução consciente.
Como substituir o bloco de molas e apertar em demasia o colchão?
Consertar um bloco de mola é uma atividade que todo proprietário de casa pode realizar. Se as molas estiverem danificadas, elas podem ser substituídas. Para isso, é necessário desmontar o colchão, após retirar a capa, e a seguir os tecidos internos que cobrem o próprio aparelho. Os elementos quebrados são desenroscados com um alicate, após o que são substituídos por novos adquiridos em loja especializada.
Quanto à tampa, geralmente não pode ser restaurada.
Existem duas soluções aqui:
- corte em partes separadas, corte um novo para eles, costure e coloque no bloco;
- utilizar os serviços das lojas através da compra de embalagens pré-fabricadas no tamanho pretendido (encomenda no site do vendedor).
É importante lembrar que a cobertura é preferível a uma planta removível: ela pode ser trocada no futuro ou lavada se ficar suja.
Classificação dos melhores fabricantes
Para entender como são os colchões de molas modernos, você deve dar uma olhada mais de perto nos produtos de empresas que foram testadas pelo tempo e por usuários reais:
- Askona - uma ampla gama de modelos para diferentes pesos e idades, modelos com garantia e capa de inverno sintética removível;
- Cônsul - as construções realizadas de acordo com as novas tecnologias, tendo em conta a idade e os indicadores médicos, equipadas com uma capa respirável natural com inserções 3D, têm uma garantia superior a 20 anos;
- Ormatek - opções com efeito ortopédico, bom suporte de coluna para adultos, modelos medianamente rígidos bilaterais com molas;
- "Promtex Orient" - desenhos para diferentes faixas etárias com peso máximo admissível de até 150 kg, vestidos com capa removível, modelos universais e profiláticos para usuários jovens e idosos com cuidado para reduzir a pressão sobre os músculos do corpo;
- Dreamline - esteiras de mola de alta qualidade com indicadores de alta resistência e durabilidade, possuem uma dureza superficial média.
Avaliações
Colchões internos são um assunto controverso. Segundo os compradores, esses produtos devem ser adquiridos se a pessoa estiver com saúde total. Para as crianças, os pais cuidadores tendem a escolher contrapartes sem mola, levando em consideração os benefícios desta última e o efeito ortopédico mais pronunciado.
Em geral, os usuários estão satisfeitos com suas compras. A partir de uma grande seleção de modelos, eles destacam colchões de molas de dois lados do tipo independente "Multipacket" com molas duplas e termorregulação. Esses tapetes são confortáveis, confortáveis, são quentes, não aquecem demais o corpo, criam uma atmosfera acolhedora - os compradores escrevem nas avaliações.
O comentário foi enviado com sucesso.