Colchão celular anti-decúbito

Contente
  1. Características e uso
  2. Modelos de produtos especiais
  3. Variedades
  4. Como escolher o melhor modelo?
  5. Vantagens e desvantagens
  6. Como usar corretamente?
  7. Costumização

Pacientes acamados requerem cuidados especiais. A cama deve ser confortável para evitar sensações desagradáveis. A pessoa tem movimentos limitados, então escaras podem aparecer. Para eliminar este problema, é necessário adquirir um colchão celular anti-decúbito especial.

Características e uso

Para evitar a formação de escaras, é necessário realizar algumas ações:

  • Faça uma massagem especial e esfregue todos os músculos - para melhorar a circulação sanguínea.
  • Aplique pomadas e cremes contra escaras e assaduras.
  • Compre um colchão anti-decúbito.
  • Limpe e seque constantemente a pele do paciente (após realizar os procedimentos de higiene).

Colchões ortopédicos caros não podem resolver esse problema, um modelo anti-decúbito deve ser usado. Para doenças graves, o repouso na cama é necessário.

Se você deitar constantemente sobre uma superfície macia e plana, o paciente experimentará necrose de algumas áreas da pele. Estas são escaras. Para prevenir sua ocorrência, eles criaram um colchão anti-decúbito - produto que distribui de maneira uniforme a carga por todas as partes do corpo do paciente.

Com forte pressão constante no tecido da pele, o processo de troca nas células da pele é interrompido. Os vasos sanguíneos capilares são muito elásticos e deformados sob forte pressão constante. Existe uma violação do fluxo sanguíneo em certas partes do corpo humano.

Locais mais sujeitos a úlceras de pressão: nádegas; nuca e omoplatas.

Muitas pessoas pensam o seguinte: se você vira constantemente um paciente que está acamado, você pode evitar esses problemas. No entanto, esse método tem várias desvantagens:

  • Um adulto pesa muito, é difícil virá-lo regularmente.
  • Se o paciente é constantemente virado, a pele está danificada.
  • Quando o encosto de cabeça é levantado, o corpo desliza para baixo e a pele é danificada.

A opção mais rentável, útil e segura é adquirir um colchão anti-decúbito.

Modelos de produtos especiais

Hoje existem muitos modelos de colchões anti-decúbito. Para fazer uma escolha, é preciso ouvir o conselho do médico assistente - ele será orientado pelo tipo de doença e pelo peso do paciente.

Os fabricantes criaram modelos estáticos com compressor. A superfície do produto não possui uma estrutura integral, ela consiste em muitas pequenas células. Esse modelo preserva perfeitamente a forma anatômica de uma pessoa e distribui a carga em cada parte do corpo. O colchão celular anti-decúbito é perfeito para pacientes que se movem um pouco.

Também há colchão dinâmico... Por design, esse modelo é muito diferente dos produtos ortopédicos simples. É equipado com um compressor que pode regular a pressão em peças individuais do produto. O modelo dinâmico anti-decúbito é adequado para pacientes imóveis.

Variedades

O colchão tubular (ou modelo celular) é criado em várias versões, mas o design é o mesmo. A superfície não é sólida, consiste em vários segmentos. Existe um compressor que regula a pressão. Devido a isso, uma pressão variável é alcançada em partes individuais do corpo, o que evita a formação de úlceras de pressão no paciente.

A principal diferença entre esses modelos está na forma e no número de segmentos.

Os modelos em favo de mel são feitos de células organizadas em ordem, lembrando um favo de mel.A tampa superior é confeccionada em tecido natural, é fácil de limpar e não causa reações alérgicas em uma pessoa que fique muito tempo nessa superfície. Está equipado com compressor e fonte de alimentação.

Os colchões anti-decúbito celular Trives 2500 são diferentes:

  1. Produtos perfurados, feito por laser. Este modelo possui orifícios de ventilação para ventilar a pele humana.
  2. O modelo é feito de células separadas, unidos uns com os outros. Mesmo com um leve movimento de uma pessoa, o ar é distribuído por todos os setores. Esses produtos são adequados para pacientes acamados que podem se mover um pouco. A desvantagem de tais colchões é a categoria de peso - não mais do que 100 kg.

Como escolher o melhor modelo?

Para escolher o modelo anti-decúbito correto, é preciso levar em consideração o peso do paciente e a gravidade da doença, e também vale a pena dar uma olhada mais de perto nas escaras já presentes nos tecidos moles do paciente. Todos esses fatores influenciam a seleção de um produto adequado.

Não compre a primeira coisa que chamar sua atenção. Primeiro, você deve medir a cama, pois o produto errado não terá o efeito desejado. Não livrará o paciente do aparecimento de escaras. Preste atenção aos comentários das pessoas também.

Na maioria das vezes, o enchimento dos colchões celulares anti-decúbito é a espuma de poliuretano, e o tecido superior é feito com perfurações para combater a transpiração. O material deve ser fácil de limpar e lavar bem.

Colchão dinâmico anti-escaras Trives São células que proporcionam bom desempenho ortopédico. Este modelo é muito eficaz, a carga é distribuída uniformemente.

Este colchão de favo de mel é inflado com um compressor automático que pode funcionar 24 horas por dia. Os ritmos de pressão nas diferentes partes do colchão são regulados aproximadamente uma vez a cada 6 minutos.

O modelo é feito de materiais naturais e seguros, são hipoalergênicos. O produto possui perfuração a laser, é capaz de manter o nível de umidade da pele - para proteção contra úlceras de pressão.

Vantagens e desvantagens

As principais vantagens são as seguintes:

  • excelente efeito de massagem;
  • escaras graves são tratadas;
  • os produtos são projetados para profilaxia, para prevenir escaras.

Uma desvantagem significativa é a limitação da carga no colchão. O peso de um paciente na cama não deve exceder 100 kg.

Colchão anti-escaras "Barry Serio" considerado um excelente modelo em PVC e com uma variedade de pentes insuflados por compressor. A sequência desse processamento é predeterminada e tem um certo ritmo. O modo de operação é definido por um controle remoto especial fornecido com o colchão. A principal vantagem desse modelo é o preço acessível.

Como usar corretamente?

Usar o modelo de favo de mel do soprador é bastante simples. As instruções de uso são fornecidas com o produto selecionado. É necessário colocar o produto não na cama, mas em um colchão simples.

A parte inferior do modelo em favo de mel difere da parte superior. Existem tubos sob seus pés que fornecem ar. O compressor deve ser suspenso na cama, não deve deitar no chão e atrapalhar.

Quando o colchão estiver na cama, a tubulação deve ser verificada. Eles devem estar soltos, não torcidos. Em cima você precisa colocar um lençol e colocar o paciente. O compressor é alimentado por uma fonte de alimentação de 220 V. O fio elétrico deve estar intacto.

Costumização

A pressão no produto deve ser ajustada em função do peso do doente. Com a ajuda do regulador, localizado no painel de instrumentos, a pressão é ajustada. Ao configurar, a pessoa deve estar na cama.

A pressão é testada no ponto de carga máxima, onde estão localizadas as nádegas da pessoa. Passe os dedos entre o colchão liso e o produto de malha. Sob pressão operacional normal, os dedos passam facilmente; sob carga leve, os dedos não passam. Ajuste o compressor.

O colchão celular anti-decúbito deve ser limpo periodicamente com esponja ou pano úmido. É proibido o uso de produtos químicos e alcoólicos fortes. Você precisa limpar o colchão inflado. Não há necessidade de cuidar do compressor, basta limpar uma pequena camada de poeira uma vez por semana.

Os modelos celulares são mantidos de forma desinflada, escondidos dos raios solares. Se for remover o colchão, é necessário limpá-lo de cabelos, poeira e outros contaminantes.

Resumindo, podemos concluir que o colchão anti-decúbito é necessário para a pessoa acamada. Pacientes acamados têm seus movimentos limitados devido à doença. O produto celular é capaz de prevenir o aparecimento de úlceras de pressão em várias áreas da pele.

Com movimentos limitados, há pressão em diferentes partes do corpo do paciente. Com a ajuda de um modelo celular, a pressão no corpo humano é distribuída uniformemente por toda a superfície.

Os fabricantes modernos oferecem dois tipos de colchões especiais - estáticos e dinâmicos. Os últimos incluem modelos celulares e tubulares. A escolha de um determinado produto depende da gravidade da doença da pessoa e da orientação do médico assistente. Claro, para escolher o produto mais adequado, você deve levar em conta uma variedade de nuances. A escolha deve ser levada o mais seriamente possível.

Você pode aprender a escolher um colchão celular anti-decúbito no vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário