Colchão anti-escaras

Contente
  1. O que é isso?
  2. Tipos e descrição
  3. Excipientes
  4. Prós, contras e contra-indicações
  5. Dimensões (editar)
  6. Quanto isso pesa?
  7. Princípio da Operação
  8. Como usar: instruções de uso
  9. Avaliação de fabricantes
  10. Avaliações
  11. Qual é melhor escolher?
  12. Como desinflar corretamente?
  13. Como cuidar de um colchão anti-decúbito?

Muitas pessoas se perguntam qual é a peculiaridade do colchão anti-decúbito, como ele difere de todos os outros. Porém, ao escolher, você precisa pensar sobre que tipo de amostra você precisa: infantil, ortopédica ou outra.

O que é isso?

Cuidar de pacientes acamados não é uma tarefa fácil. Muitos pacientes estão acima do peso, o que dificulta ainda mais o atendimento, pois não é possível virar uma pessoa sozinha. Via de regra, as pessoas acamadas logo começam a sofrer de uma nova doença - escaras.

As úlceras de pressão se formam como resultado da necrose do tecido. Essas feridas no corpo causam uma dor insuportável a uma pessoa que já está sofrendo. Acontece que é mais fácil recorrer à prevenção das úlceras por pressão do que tratá-las, tanto mais que, muitas vezes, só é possível por meio de intervenção cirúrgica. É aqui que o colchão anti-decúbito vem em seu socorro.

Os complexos anti-decúbito são, de longe, o melhor agente profilático, permitindo, a longo prazo, evitar a formação de escaras.

Eles também são adequados para melhorar a condição de pessoas que já sofrem de uma doença tão desagradável. Os sistemas anti-decúbito proporcionam um efeito de massagem que estimula a circulação sanguínea não só na pele, mas também nos tecidos profundos.

Diferentes tipos de sistemas podem ser selecionados para diferentes pacientes: completamente acamados, com mobilidade parcial, com lesões na coluna e na medula óssea. Os modelos anti-decúbito são feitos não só para camas, mas também para sofás e até poltronas.

Antes de escolher o sistema de interesse, é necessário consultar o seu médico. Um colchão anti-decúbito mal ajustado pode piorar a posição do paciente.

Tipos e descrição

Existem muitos tipos de colchões anti-decúbito. Em primeiro lugar, eles são divididos em estáticos e dinâmicos.

  • Colchão estático mais parecido com um ortopédico comum, pois permite que você fixe firmemente a posição do corpo do paciente. Essas amostras são adequadas apenas para pessoas com mobilidade preservada, bem como para reabilitação de lesões na coluna vertebral. Observe que se a medula óssea estiver danificada, apenas um colchão estático sem compressor pode ser usado.
  • Modelos dinâmicos são feitos em duas variações. A versão celular é adequada para quem tem mobilidade parcial. Existem limitações significativas nos indicadores de saúde. Em primeiro lugar, o paciente não deve pesar mais de 120 kg. Em segundo lugar, se as escaras já estiverem presentes, sua gravidade não deve exceder 2 graus.
    1. A variante celular é uma construção composta de uma pluralidade de câmaras de ar. Eles costumam ficar confusos.
    2. Um colchão tubular é adequado para pessoas obesas e completamente imóveis. O grau das úlceras de pressão pode ser o mais alto - o quarto.
  • Colchão balão são comumente projetados com uma abertura de navio para facilitar o trabalho do cuidador e fornecer um nível tolerável de higiene.

Cada uma dessas opções é geralmente equipada com perfuração a laser, que fornece ventilação suficiente para a área de dormir. Existem também colchões ventilados: eles também resfriam o corpo do paciente.

Essas amostras são mais adequadas para pessoas que sofrem de aumento da transpiração.

Os sistemas dinâmicos clássicos são equipados com compressores. Modelos mais caros vêm completos com uma unidade de controle colocada na lateral do paciente.

  • A unidade de controle permite alternar os modos de operação do colchão.
  • O compressor pode operar a partir da rede elétrica ou funcionar como uma construção independente.
  • Os modelos de rede são equipados com fusíveis especiais de proteção contra curto-circuito, enquanto os modelos autônomos não precisam de fonte de alimentação adicional. Eles custam uma ordem de magnitude a mais.

Separadamente, existe um colchão infantil, que difere de um modelo semelhante para adultos apenas no tamanho e na cobertura. Deve ser hipoalergênico e macio, o uso de tecidos naturais é incentivado.

Os modelos de silicone macio são adequados para a mesa de operação. Eles não são adequados para uso a longo prazo, no entanto, o paciente se sentirá mais confortável em tal substrato.

Excipientes

Nesta seção, será considerado o enchimento de modelos estáticos, visto que para sistemas dinâmicos o enchimento é o ar bombeado para dentro pelo compressor.

Vários materiais são usados ​​como enchimento de colchões estáticos: cloreto de polivinila, espuma de borracha (espuma de poliuretano) e gel.

  • Cloreto de polivinila barato, mas tem uma desvantagem importante. Os colchões de PVC praticamente não são ventilados, fazendo com que o paciente deitado sue muito. No entanto, os sistemas de PVC são fáceis de limpar, secam rapidamente e não absorvem odores desagradáveis.
  • Poliuretano O colchão (de espuma) é muito melhor ventilado do que o seu homólogo barato. Ele limpa muito bem e não absorve odores estranhos, mas esses modelos não podem ser lavados com água pura. É aconselhável não molhar a base e limpá-la com toalhetes ligeiramente húmidos.
  • Espuma de poliuretano O colchão funcional é adequado para pessoas grandes reclinadas com lesões na coluna vertebral. É imprescindível escolher os modelos mais suaves que permitem afogar o corpo dentro deles, por assim dizer. As nádegas, omoplatas e outras partes salientes serão encaixadas no colchão e a parte inferior das costas terá um nível de apoio suficiente.
  • Gel colchões são uma opção intermediária entre os modelos estáticos e dinâmicos. Devido à oscilação do gel no interior, a massagem corporal é realizada não só da esquerda para a direita, mas também de baixo para cima. Esses modelos não são adequados para pessoas com escaras pré-existentes, bem como para aqueles que estão constantemente acamados. Os colchões de gel são uma boa alternativa aos complexos celulares.

Prós, contras e contra-indicações

Existem muitas vantagens em usar colchões anti-decúbito. O primeiro e mais importante deles é a prevenção das úlceras de pressão e a melhoria do estado dos pacientes que já as sofrem. A massagem criada pelos sistemas anti-decúbito estimula os tecidos, evitando que o sangue fique estagnado neles.

O sistema anti-decúbito é colocado diretamente no colchão principal.

É importante seguir as regras de seleção, que são bastante simples.

  • A construção anti-decúbito não deve ser maior ou menor que a principal. É necessário selecionar um modelo que corresponda exatamente ao tamanho.
  • Os sistemas são geralmente equipados com compressores quase silenciosos, no entanto, preste atenção para que o ruído que eles produzem não exceda 10 dB.

Assim, a facilidade de escolha é outra vantagem significativa.

Condições necessárias - consulta com o médico assistente, bem como familiarização com a lista de contra-indicações.

As desvantagens incluem a impossibilidade de utilização de espécime anti-decúbito como alternativa ao usual. No caso de sistemas dinâmicos, eles são colocados em um colchão ortopédico regular, o que é tanto um ponto positivo quanto negativo.

Nem todo kit anti-decúbito pode ser usado nos casos em que o paciente sofreu uma lesão no sistema musculoesquelético.Uma fratura de quadril, uma lesão espinhal grave (especialmente uma que afetou a parte de trás do cérebro) requer uma fixação rígida do corpo sem qualquer efeito de massagem: só vai piorar a condição.

Ao escolher um colchão para pacientes com câncer, é melhor se concentrar nos sistemas celulares. Via de regra, esses pacientes não estão completamente imobilizados e costumam sofrer de distrofia. A massagem irá ajudá-los a se sentirem melhor. É importante garantir que o compressor não faça barulho, pois os sistemas dinâmicos não são desligados durante o sono. Pacientes com câncer dormem levemente, o compressor não deve interferir com eles.

Dimensões (editar)

O comprimento e principalmente a largura dos colchões anti-decúbito variam consideravelmente, mas esses parâmetros geralmente correspondem aos parâmetros típicos dos colchões convencionais.

O colchão mais comum é para pequenas camas de solteiro medindo 800 x 1900 mm, uma vez que as pessoas que sofrem de imobilidade raramente são colocadas em cascos duplos.

Existem colchões com largura de 70, 80 cm. Desenhos de setenta centímetros são mais voltados para crianças do que para adultos, já que poucas pessoas se sentirão à vontade em uma cama de 70 centímetros. Em comprimento, esses colchões são geralmente feitos de 190 cm ou 200 cm. Este parâmetro depende das dimensões do colchão ou cama principal.

Preste atenção na relação entre a cama e o colchão anti-decúbito. Escolher um modelo muito grande, que ficará pendurado nas laterais, apresenta algumas dificuldades, principalmente se o paciente estiver acima do peso.

As torções impedirão que o ar circule dentro do colchão, fazendo com que o compressor sobrecarregue constantemente e possivelmente quebre. Além disso, a pressão em tal tela é distribuída de forma desigual, de modo que o efeito anti-decúbito é reduzido a zero.

Este não é o caso de sistemas que são muito pequenos. O conforto do paciente deve estar em primeiro lugar, e deitado em um colchão que não corresponda às dimensões da cama pode causar desconforto significativo.

Outra pedra angular é que os sistemas pequenos escorregam e não podem ser fixados com alfinetes ou outros objetos pontiagudos - há uma chance de perfurar cavidades.

Quanto isso pesa?

O peso do colchão depende diretamente do modelo escolhido. Assim, as estruturas celulares podem pesar até 3 quilos, tubulares - até 5. Os colchões estáticos pesam muito mais, basicamente seu peso é o mesmo dos modelos ortopédicos comuns.

O compressor também tem seu peso. Via de regra, ele é o mais difícil, e você precisa considerar cuidadosamente como organizá-lo da melhor maneira.

Ganchos comuns nas paredes podem não se sustentar, então muitas pessoas recorrem a esta técnica: eles penduram o compressor diretamente na lateral da cama. Uma tal disposição deste objeto maciço é muito conveniente, uma vez que um paciente parcialmente móvel será capaz de alternar de forma independente os modos de fornecimento de ar, se o colchão estiver equipado com tal.

Também é importante pensar no peso do próprio paciente. Quanto mais cheio o paciente, mais refinado (e, portanto, mais pesado) ele precisará de um colchão. Os modelos tubulares devem ser equipados com perfuração e fluxo de ar adicionais. Cada uma dessas opções aumenta o peso e o custo do colchão.

Os modelos estáticos e dinâmicos têm princípios operacionais diferentes. Embora os modelos estáticos possam ser instalados de forma simples e imediata, sem preparação prévia, o paciente é colocado, as opções dinâmicas exigem uma abordagem mais séria.

Princípio da Operação

Os colchões estáticos pouco diferem em seu princípio de funcionamento dos modelos ortopédicos, porém, possuem uma estrutura diferente, suportando todo o corpo de uma vez e não permitindo que nenhum ponto individual receba todo o impacto.

Em sistemas dinâmicos, o ar é fornecido alternadamente para uma ou outra câmara. Normalmente, as câmaras são preenchidas em um padrão xadrez.O ciclo de troca de células ou balões cheios não excede 10 minutos, e uma mudança tão rápida não permite que o sangue estagnasse nos tecidos da pele. Além disso, a alteração das células permite massagear os músculos e órgãos internos, melhorando o estado geral do paciente.

O compressor pode ser conectado à rede elétrica e esses modelos são mais solicitados do que os independentes. A necessidade de colocar o compressor próximo à saída impõe certas restrições à colocação da própria cama com o colchão. Os tubos do compressor devem estar localizados nos pés e não devem se cruzar e se entrelaçar. O compressor sopra ar no colchão através dos tubos.

Os complexos de gel não precisam ser conectados à rede elétrica, eles se movem sozinhos sob o corpo de um paciente acamado. Neste caso, o efeito da massagem não é tão pronunciado, mas isso não significa que seja pior. O relaxamento de corpo inteiro ocorre em colchões de gel. Em alguns casos, eles podem ser usados ​​por uma pessoa saudável que deseja apenas obter um efeito de massagem durante o sono.

Como usar: instruções de uso

Cada modelo específico tem suas próprias condições de operação, no entanto existe um conjunto de características básicas inerentes a todos os colchões dinâmicos.

  • Não infle o colchão após colocar o paciente nele. Isso se deve ao fato de que é muito mais fácil para o compressor lidar com a inflação da estrutura sem carga e, no futuro, simplesmente manter o nível de pressão necessário.
  • Não prenda o colchão anti-decúbito, bem como o lençol sobre ele, com alfinetes.
  • Todos os tubos e compressores devem ser colocados aos pés da cama. Tome cuidado para que os tubos não fiquem entrelaçados ou colocados sob o colchão.
  • É comum colocar fraldas absorventes em cima do colchão anti-decúbito. Eles servem como uma substituição transitável para um compartimento de navio, mas não o suficiente. Além disso, por um lado, as fraldas higroscópicas possuem uma tampa totalmente vedada, o que contribui para o efeito estufa. É extremamente importante comprar imediatamente um colchão, levando em consideração que o paciente não está caminhando.
  • Ao ajustar o nível de pressão, use um teste simples. Depois que o colchão estiver inflado e o paciente colocado, tente deslizar o dedo entre o colchão anti-decúbito e um colchão normal. Se o dedo passar com muita facilidade, as células estão bem infladas e você precisa esvaziar um pouco o colchão. Se o dedo praticamente não passar, é preciso aumentar a pressão no colchão.

Avaliação de fabricantes

Hoje, os modelos da Europa são os mais confiáveis.

  • Em grande honra - Colchões anti-decúbito alemães... Empresas como Titan Deutschland Gmbh, Belberg e outras se estabeleceram bem no mercado. Suas amostras são de excelente qualidade e preços acessíveis, enquanto o sortimento é constantemente atualizado.
  • China e Taiwan oferecem amostras bastante decentes, mas você não deve comprar modelos complicados desses fabricantes. É melhor recorrer à compra de colchões chineses se precisar de uma opção por um curto período, por exemplo, seis meses de reabilitação após uma lesão. Infelizmente, o período de garantia oferecido pela China é bastante curto - apenas 1 ano. Após o término do serviço de garantia, os colchões falham, como mostra a prática.
  • Compre colchão polonês É quase o mesmo que comprar alemão. Em termos de qualidade, eles são quase equivalentes entre si. A principal diferença está no preço do produto: a Polónia fornece colchões a um preço superior, mas em alguns casos estão equipados com raras opções adicionais, como um revestimento especial. A mais conhecida é a marca Armed, que está há várias décadas no mercado de produtos médicos.
  • Fabricantes da Rússia também fornecem produtos de alta qualidade, mas o preço permanece uma ordem de magnitude superior ao de outros representantes.Isso se deve ao fato dos modelos russos serem totalmente equipados para garantir o conforto do paciente acamado. São feitos de materiais duráveis ​​e os próprios colchões oferecem uma longa garantia.

Avaliações

Muitos compradores compartilham sua experiência de compra de colchões anti-decúbito. A maioria adquire tais designs para parentes acamados, e a razão é simples: cuidar de um paciente imobilizado é extremamente difícil. Quase todas as avaliações falam a favor da compra de um colchão anti-decúbito por vários motivos.

  1. Em primeiro lugar, um paciente acamado não é fácil de cuidar, pois precisa ser revirado pelo menos a cada 1-2 horas. Com colchões anti-decúbito, tudo fica muito mais fácil: agora uma pessoa precisa ser virada a cada 3-4 dias. Isso torna o trabalho do cuidador muito mais fácil.
  2. Outra diferença entre os complexos especializados é que os colchões anti-decúbito são equipados com reentrâncias para as pernas e compartimento para o navio. Muitos compradores notaram que a disponibilidade dessas opções tornou sua vida ainda mais fácil e o paciente começou a se sentir muito mais confortável.
  3. Outra coisa que tem sido notada pelas pessoas é que os colchões anti-feridas garantem um efeito de massagem, evitando parcialmente a perda muscular total. Como resultado, a dor no corpo do paciente se torna menos pronunciada e seu sofrimento diminui.

Em geral, recomenda-se a compra deste tipo de colchão, porém, preste atenção ao fato de que o compressor não faz barulho: não é possível desligar o produto à noite, sendo importante cuidar para que não faça. interferir no sono do paciente.

Qual é melhor escolher?

A escolha de um determinado modelo depende inteiramente do efeito desejado a ser alcançado. Se uma pessoa está imobilizada apenas não completamente e retém pelo menos uma capacidade parcial de se mover, uma amostra de célula será a melhor escolha. Não é necessário escolher um design complexo, você pode se limitar a 1-2 modos de suprimento de ar.

Na presença de escaras severas, de grande peso ou de completa imobilidade, é preferível dar preferência aos colchões balão. Eles são melhores do que os celulares para lidar com a função de massagear os tecidos sob alta pressão do corpo.

A priori, vale a pena procurar um colchão que garanta uma boa ventilação. É importante estar atento ao preenchimento e à presença de perfurações.

Se o paciente sofre de aumento da sudorese e também é obeso, é melhor procurar um modelo com fluxo de ar adicional. Isso tornará a permanência da pessoa na cama mais confortável.

Em caso de lesões graves na coluna vertebral, você não deve escolher um colchão dinâmico, você precisa se concentrar apenas em um estático. Durante a recuperação, a fixação completa do paciente é importante, mas escaras podem ocorrer rapidamente. Para evitar que isso aconteça, a pressão do corpo na superfície deve ser distribuída uniformemente, sem muita pressão em certas áreas.

Como desinflar corretamente?

O colchão anti-decúbito esvazia lentamente, esteja preparado para isso. Muitos reclamam que, quando tentam soprá-lo por conta própria, o ar é destilado de uma célula para outra, sendo impossível "expulsá-lo" completamente da tela.

No entanto, existe alguns truques para tornar este procedimento o mais confortável possível.

  • Primeiro você precisa desconectar o compressor da rede elétrica ou desligar a amostra autônoma. Quando o compressor está funcionando, o colchão não esvazia.
  • Em seguida, desconecte o compressor junto com os tubos do colchão. Não retire o colchão da cama.
  • Gradualmente, comece a alisar o colchão com as mãos. Não se apresse nem pressione com muita força. Gradualmente, o ar sairá completamente.
  • Quando as células estão quase vazias, você pode gradualmente dobrar o colchão em um pacote compacto da cabeceira da cama até as pernas. Assim, finalmente conseguirá livrar-se do ar das cavidades, ao mesmo tempo que evita que “vagueie” dentro do colchão de cela em cela.
  • Guarde o colchão dobrado.

Como podem ver, não há dificuldade em desinsuflar um colchão anti-decúbito, só é importante ter paciência e seguir as instruções fornecidas.

Não bata nele nem tente "expulsar" o ar, pisoteando o complexo com os pés, não adianta.

Como cuidar de um colchão anti-decúbito?

As regras de limpeza diferem para diferentes tipos de colchões, no entanto algumas recomendações típicas ainda podem ser fornecidas.

  • Não use substâncias ou materiais abrasivos como esponjas duras ou escovas de ferro para limpar colchões. Tudo isso pode danificar a camada protetora do revestimento do modelo.
  • O colchão só deve ser limpo quando estiver insuflado. Certifique-se de que a amostra seja resiliente o suficiente para tornar o processo de limpeza muito mais fácil.
  • Após a limpeza geral, o colchão deve ser secado em ambiente protegido da luz solar. Não exponha o colchão à exposição direta ao sol.
  • Os colchões não devem ser engomados mesmo depois de esvaziados. Se for necessário desinfetá-los, são usados ​​quartzos e sprays anti-sépticos especiais.
  • Armazene os kits anti-decúbito em uma forma enrolada e vazia.

Para facilitar ao máximo a manutenção, recomenda-se efetuar limpezas preventivas regulares uma vez por semana.

Você aprenderá mais informações sobre colchões de escaras no vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário