Escolhendo um colchão

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Fabricantes
  4. Materiais (editar)
  5. Dicas de Seleção
  6. Como fazer isso sozinho?
  7. Avaliações

Escolher o colchão certo é uma tarefa muito difícil, importante, mas, ao mesmo tempo, interessante. Na verdade, nós decidimos como e com o que gastaremos cerca de um terço de nossas vidas. Existem muitas opções agora, no entanto, é preciso muito esforço para realmente encontrar o seu colchão. Sem conhecimento e experiência no mundo dos colchões, é bem possível "afogar-se".

Peculiaridades

O que é confortável para dormir ou descansar é, obviamente, uma questão de hábito e gosto. Ainda há cinco mil anos, antes da invenção dos colchões, as pessoas descansavam em galhos ou peles de animais. Porém, já no Egito Antigo e na Babilônia, ficou claro que esta está longe de ser a melhor ideia para uma recuperação de alta qualidade. Então, os chamados leitos d'água em forma de sacos cheios de água foram inventados lá. Mais tarde, já na Roma Antiga, surgiram os primeiros análogos dos nossos colchões modernos. Muitas vezes consistiam em feno, mas eram relativamente espalhados. No século 19, surgiu a ideia de criar colchões de molas, então o poliéster foi usado em sua produção.

Hoje em dia as tecnologias de fabricação de colchões se tornaram mais perfeitas, e muitos produtos permitem não só um bom descanso, mas também curar doenças de coluna e coluna. Todos podem escolher um modelo que se adapte esteticamente e fisiologicamente. Em alguns casos, as recomendações dos médicos devem ser levadas em consideração, inclusive em termos de possíveis alergias associadas ao material de preenchimento.

Variedades

Existem muitas classificações de colchões. O ponto mais importante é a tecnologia de sua fabricação. Nesta base, todas as esteiras são divididas em dois grupos principais:

  • Colchões de molas. Consistem, respectivamente, em molas: projeto dependente ou independente. No primeiro caso, os produtos, via de regra, não são ortopédicos (não melhoram a circulação sanguínea), porém são os mais baratos e práticos. Os colchões constituídos por molas dependentes surgiram há mais de 100 anos e foram muito difundidos na segunda metade do século XX, inclusive na URSS, porém, com o advento de novos modelos e tecnologias, mesmo apesar do baixo custo, rapidamente perderam popularidade . O design independente das molas geralmente tem propriedades ortopédicas, ao mesmo tempo em que é descomplicado. Entre as desvantagens, esses colchões costumam ter certas restrições de peso, por exemplo, até 90 kg ou até 120 kg, de modo que podem ser danificados se várias pessoas descansarem sobre eles.
  • Colchões sem molas. Geralmente com várias camadas, mas nem sempre. Sua qualidade e propriedades dependem muito dos enchimentos. Como resultado, esses colchões podem causar alergias. No entanto, também existem modelos hipoalergênicos à venda. É muito difícil violar a integridade da estrutura de um tal local de descanso, por outro lado, um colchão sem molas pode ser facilmente espremido. Como regra, a variedade desses colchões é maior do que a dos colchões de molas. Pegue modelos de quase todos os tamanhos. Tanto entre colchões de molas quanto sem molas, os modelos ecológicos e clássicos são os mais encontrados.
  • Conforme mencionado acima, os colchões podem ser ortopédicos e não ortopédicos. Os primeiros têm propriedades medicinais - melhoram o fluxo sanguíneo e a circulação sanguínea, podem promover a recuperação acelerada de doenças da coluna e são eficazes neste aspecto para pessoas que se submeteram a cirurgias.Esclareçamos também que existem, por exemplo, colchões especiais anti-decúbito adequados para pacientes com deficiência que não conseguem sair da cama por conta própria. Eles são celulares e têm propriedades de massagem, eles podem redistribuir a pressão.
  • Na realidade russa, a classificação dos colchões de acordo com o princípio da separação dos lados adequados para dormir também é relevante. A cama pode ser unilateral ou dupla face. A segunda opção, à primeira vista, parece um pouco exótica, pelo menos atípica, mas na realidade é muito eficaz - como regra, os lados diferem nas estações. O lado de verão é o mais fácil e adequado para relaxar em climas quentes; inverno - ao contrário, costuma ser isolado, costuma ter forro de lã e proporciona um descanso confortável na estação fria.

Também estão à venda colchões estabilizadores de calor especiais que podem mantê-lo aquecido. Normalmente, esses modelos são mais caros e, além disso, são frequentemente usados ​​em instituições médicas. Bem como colchões impermeáveis, que, no entanto, também são relevantes para a recreação ao ar livre.

  • Rigidez e forma. O conhecido ditado "Deite suavemente - durma bem" também é muito relevante em relação aos colchões. O fato é que um colchão muito macio, que à primeira vista parece extremamente confortável, não conseguirá descansar bem. Ele se curvará sob o corpo e assumirá sua forma. Conseqüentemente, as partes mais pesadas do corpo, por exemplo, a pélvis, ficarão mais baixas do que a coluna, e a carga aumentará. Como resultado, em vez de restaurar a força, a fadiga após esse descanso só aumentará. Porém, ao adquirir um colchão anatômico, esse risco praticamente não existe - essas características são levadas em consideração no seu design.

Para a maioria dos compradores, os mais relevantes são os modelos de dureza média, cuja resistência do material é suficiente para manter uma posição corporal adequada para o descanso.

No entanto, existem opções:

  • Alta rigidez. Nem sempre são "camas espartanas". Pelo contrário, por incrível que pareça, esses colchões costumam ser bastante macios. O fato é que os modelos combinados costumam ser incluídos nessa categoria, portanto, tome cuidado. O principal enchimento desses produtos proporciona o mais alto grau de dureza, que já vem mencionado no nome, e a camada superficial, composta por um material macio, proporciona uma sensação de conforto. Esclareçamos também que colchões com alto grau de rigidez geralmente não são colchões de molas. Além da dureza relativa, sua característica e vantagem significativa é a durabilidade - eles praticamente não são sujeitos a deformação. Adequado para crianças e adolescentes, cujo corpo ainda está em processo de formação.
  • Dureza média. Adequado para a maioria das pessoas. Eles podem ser com ou sem mola. No primeiro caso, as próprias molas são zoneadas de acordo com o grau de maciez, dependendo das partes do corpo que teoricamente deveriam repousar sobre elas. Esta é uma das poucas desvantagens - mudar frequentemente a posição do corpo nesses colchões é outro desafio.
  • Modelos macios e muito macios. Normalmente látex ou feltro. Eles criam uma agradável sensação de imersão no material, envolvem e, portanto, aquecem melhor. No entanto, eles têm um perfil de aplicativo limitado. Não são indicados para crianças e adolescentes, pois podem dificultar a manutenção da boa circulação sanguínea na constituição infantil ainda não realizada. Ao mesmo tempo, não são adequados para todos os adultos - normalmente os modelos têm restrições de peso rígidas, e muito significativas - por exemplo, até 80 kg ou até 90 kg. Portanto, duas pessoas não cabem em tal colchão. Outra desvantagem é a tendência ao desgaste, eles podem passar rapidamente. Freqüentemente, eles atendem 20-30% do tempo menos do que os modelos rígidos.

Por nomeação

A escolha de um modelo específico de colchão está amplamente relacionada ao local onde ele será usado.Em princípio, em qualquer lugar, o colchão deve proporcionar uma posição confortável para o corpo, porém, em princípio - se você vai usá-lo para dormir ou para descanso diurno. Se o colchão for para dormir e for comprado para cama, inclusive deslizante, os modelos de dureza média são preferíveis. Esse colchão também pode ser colocado no chão, criando assim um lugar de dormir adicional. Para leitos funcionais médicos, os modelos ortopédico e anti-decúbito são relevantes.

Colchões de alta firmeza são recomendados para crianças e adolescentes.

Incluindo bebês. Sobre esse assunto nos fóruns da rede mundial de computadores, você pode encontrar muita polêmica, porém, a maioria dos especialistas concorda que é melhor colocar um colchão de médio ou alto grau de rigidez em um berço ou berço. Isso é especialmente verdadeiro para crianças de até dois ou três anos de idade, cujo esqueleto ainda precisa ser fortalecido e devidamente equilibrado. Modelos de dois lados são interessantes a esse respeito. Por exemplo, até um ano de idade, uma criança dorme ao lado com a maior rigidez permitida. Então, quando seu esqueleto estiver um pouco mais forte, você pode usar o outro lado do colchão. Isso permite que você economize significativamente: na verdade, esse tipo de colchão é uma compra dois em um.

Os modelos rígidos também são adequados para uma concha e para o peitoril de uma janela.

Colchões macios se encaixam bem no interior de um quarto espaçoso e bem iluminado. Com uma abordagem de design competente e a utilização de uma decoração adequada (cortinas romanas onduladas), uma sensação adicional de suavidade irá adicionar aconchego, tornar o ambiente mais inclinado para um bom descanso e um sono profundo. O uso de colchões macios para a sesta não está excluído. Eles podem ser colocados, por exemplo, em sofás que não se destinam a uma noite de sono. Isso permitirá neutralizar uma das principais desvantagens dos produtos leves - a tendência ao estouro e ao desgaste. Nada de ruim vai acontecer com eles depois de algumas horas de descanso durante o dia. Lembre-se, entretanto, de que colchões macios não são adequados para pessoas com sobrepeso - eles vendem muito rapidamente.

Por tamanho e forma

A gama de escolha aqui é muito ampla. Estão à venda mini-modelos e enormes produtos de dois quartos. Os mais populares costumam ser os colchões padrão, de solteiro ou um e meio. Uma cama grande pode ser feita com eles. É preferível combinar os mesmos colchões, do mesmo fabricante e de preferência de formato semelhante, uma vez que muitos produtos têm alturas diferentes. Nas lojas você encontra colchões clássicos, colchões altos e colchões com pernas. Neste último caso, às vezes existe a opção de autocontrole da altura dentro de certos limites.

As esteiras também diferem na forma.

Além dos retangulares usuais, existem os retangulares com bordas arredondadas, bem como os redondos. Este último tende a ser mais caro e caberá na cama apropriada. Eles podem ser usados ​​para construir locais independentes para recreação. Freqüentemente, os colchões vêm com lençóis de tamanhos apropriados. Essas folhas são muito fáceis de usar. Eles se estendem sobre o produto e não escorregam. Além disso, não precisam de ser passados: quando esticadas no colchão e depois de dormir, em vez de enrugarem, podem, pelo contrário, melhorar o seu aspecto. Existem também colchões fora do padrão. Além disso, em caso de autoprodução, a forma e o tamanho dependem inteiramente da imaginação do mestre.

Fabricantes

Os colchões são produzidos em muitos países europeus e em outras partes do mundo: por exemplo, os modelos americanos estão na moda. Produtos de alta qualidade podem ser adquiridos com a etiqueta do fabricante na Rússia e Bielo-Rússia, inclusive no segmento de classe econômica. Cada país fabricante e cada empresa individual possui muitos de seus próprios "chips" e recursos. Os produtos importados costumam ser significativamente mais caros do que os nacionais.

  • Itália. As marcas italianas mais conhecidas são LordFlex, Dormeo, Primavera e outras. No entanto, os mais comuns na Rússia são os colchões Magniflex.Esses são, pode-se dizer, produtos históricos - uma das primeiras importações em massa dessa categoria de produtos para o território da Federação Russa. Os colchões italianos em comparação com várias outras marcas estrangeiras, embora não sejam baratos, são relativamente acessíveis. Especialização - colchões duros, muitas vezes de dupla face, com uma capa quente especial.
  • EUA. Os mais famosos são os colchões Serta premium. Este é indiscutivelmente o melhor produto em seu segmento. No entanto, levando em consideração a desvalorização do rublo em relação ao dólar, seu valor quase dobrou desde 2014, o que levantou a questão da relação qualidade-preço. No entanto, são peças muito bem feitas. Colchões dessa marca específica são fornecidos para muitos hotéis de elite. A variedade é grande. Agora, a empresa está se concentrando no uso de materiais ecológicos. Produtos de outros fabricantes americanos costumam ser apresentados em menor volume no mercado russo. No entanto, muitas vezes você pode encontrar produtos Tempur à venda. Este é, de fato, o nome do material de que são feitos. Ele foi originalmente projetado para astronautas. Em essência, é uma espuma porosa que responde à pressão e ao calor do corpo e cria uma sensação sutil de leveza.
  • Suíça. A produção de colchões suíços, em particular, da Bicoflex (há um século e meio no mercado) está localizada na Rússia. A empresa é conhecida por suas molas especiais e enchimento inteligente. Os primeiros são de plástico e são muito flexíveis, o segundo “lembra” uma posição confortável do corpo e ajusta-se a ela. Além disso, nesses colchões não se pode ter medo da radiação eletromagnética e do "ataque" de várias bactérias - os materiais e as tecnologias mais recentes são os responsáveis ​​por isso. No mercado russo, você também pode encontrar produtos de outra empresa suíça - a Vertex. Não possui uma tradição histórica tão sólida como o Bicoflex, mas opera com sucesso há mais de 50 anos. É famosa pelo seu serviço de entrega, aliado a uma sólida garantia (25 anos). A geografia da empresa está em constante expansão e, para o leste, a empresa entrou recentemente no mercado israelense.
  • Suécia. Os colchões suecos na Rússia são oferecidos principalmente pela Hilding Anders. Está em funcionamento desde 1939. Seus produtos são bastante tecnológicos. Além disso, a empresa possui uma política interessante na área de descontos. No entanto, tenha cuidado: muitos golpistas se aproveitam disso. De uma forma ou de outra, com um pouco de sorte e atenção, você pode comprar uma boa marca por quase metade do preço. No entanto, mesmo esse custo pode ser proibitivo: a empresa atua em um segmento alto. Daí a alta qualidade. Acrescentamos que a empresa produz não só colchões, mas também camas, o que significa que pode adquirir imediatamente um bom conjunto. Os colchões Hastens não são menos famosos. Por quase 70 anos, o período de garantia para eles foi de um quarto de século. Mas os produtos também são caros. Os colchões são preenchidos, incluindo crina de cavalo, penas de gansos, mas ao mesmo tempo hipoalergênicos - os materiais naturais são processados ​​com uma composição especial.
  • Bielo-Rússia. Os preços dos colchões bielorrussos são, via de regra, mais baixos do que os de outros produtos importados da Itália, Suécia, Suíça e EUA. No entanto, o nosso vizinho da união aduaneira não pode orgulhar-se de tradições de produção centenárias. Uma das empresas mais famosas, Berac / Vegas, entrou no mercado apenas em 1997. No entanto, a variedade de colchões bielorrussos no mercado russo é grande - há produtos para crianças e adultos, incluindo linhas muito interessantes e incomuns projetadas no estilo moderno ou no formato "ativo".
  • Rússia. As empresas Ormatek, Consul, Ascona e várias outras têm uma participação significativa no mercado russo de colchões. A escolha de produtos é grande - há colchões de molas e produtos com recheios de classe econômica e premium. Algumas empresas também estão prontas para prestar serviços de descarte de colchões velhos. No entanto, você nem sempre deve ser liderado por marcas.Assim, de acordo com a avaliação dos colchões russos, as líderes nos últimos anos não são as empresas com maior faturamento. Por exemplo, colchões da Atmosfera TM, Lonax TM e Mr. Colchão ". O primeiro deles atende ao comprador médio, o segundo pode interessar a você com uma política de preços flexível, o terceiro, ao contrário, depende de um comprador individual.

Materiais (editar)

Como lembramos, a história de encher colchões começou com feno, no entanto, ao longo dos milênios, ela percorreu um longo caminho e voltou a ser feno. No entanto, agora que há um grande número de enchimentos de colchão diferentes, os têxteis podem surpreender e fazer você pensar seriamente sobre a escolha. Vamos citar alguns dos enchimentos:

  • Espuma de poliuretano. O material mais familiar e familiar para quase todos, mais conhecido pelo nome popular de "borracha de espuma". Esta palavra chegou à URSS da Noruega - este é o nome da empresa que fornecia este material. O material é celular e lembra uma esponja - aliás, esponjas para lavar louça também são feitas com ele. Enchimento macio, confortável e seguro. Além da borracha de espuma de "memória" usual também é usada. É um material caro que se recupera lentamente após a deformação - portanto, se adapta moderadamente ao formato do corpo humano e cria uma sensação adicional de conforto. Observe também que o látex artificial também é feito de espuma de borracha.
  • Látex natural. Consiste em borracha, ou, mais precisamente, em uma mistura especial, da qual é o principal componente. Enchimento flexível que retém bem suas qualidades plásticas. A desvantagem é a ventilação insuficiente. O material é muito denso. Para resolver este problema, são feitos furos passantes em blocos de látex.
  • Cabelo de cavalo. Um material ideal para criar um bom microclima. Ao contrário do látex, é respirável. Todas as outras propriedades também estão no topo, incluindo o preço. Talvez um dos enchimentos mais caros ou mesmo o mais caro.
  • Bambu. O enchimento de bambu em colchões costuma ser combinado com vários aditivos, como o algodão. Ele é, de fato, antinatural. Os colchões contêm a chamada viscose - resultado de uma reação química. Boa permeabilidade ao ar, evita o crescimento de bactérias e fungos. Uma das melhores opções dos padrões.
  • Lã. Os colchões mais comuns são feitos de lã de ovelha. O principal "truque" é que o material absorve bem a umidade. O corpo sempre permanecerá seco. Uma boa opção para recreação ao ar livre ou casas de campo. Na geada, ele pode aquecer e, se você suar sob um cobertor quente, ele vai secar rapidamente. Contras - vida útil não muito longa e alergenicidade.

Outros enchimentos incluem, por exemplo, materiais de casca de trigo sarraceno. Os colchões "históricos" recheados de feno também estão ganhando relevância.

Existem também cargas tecnológicas - geotêxteis ou tecnogel.

Dicas de Seleção

Para escolher o colchão certo, você precisa responder consistentemente a uma série de perguntas para si mesmo. Em primeiro lugar, deve decidir a forma e o tamanho, decidir se o produto se vai comprar para uma cama ou se vai tornar um dormitório independente. Em segundo lugar, é necessário escolher o design, enchimento e rigidez, levando em consideração a carga esperada, doenças nas costas e a presença ou não de alergia a determinados materiais. O próximo passo é determinar a classe de preço do produto: barato, regular ou caro. Lembre-se que é melhor comprar produtos de qualidade de empresas bem estabelecidas, no entanto, nem sempre são apenas Euromarcas com um marketing poderoso.

Depois de tomar uma decisão, é hora de entregar o produto e dormir bem. Não se esqueça do período de garantia.

Alguns colchões têm uma vida útil de até 25 anos.

Você aprenderá mais sobre como escolher o colchão certo no vídeo a seguir.

Como fazer isso sozinho?

É quase impossível fazer um colchão "do zero" com as próprias mãos, mas é perfeitamente possível reconstruir o antigo. Os seguintes componentes básicos serão necessários: linha, enchimento, máquina de costura e equipamento de trabalho padrão. Prepare o enchimento, como espuma de borracha. Alinhe-o com uma forma adequada. Com base em suas medidas, faça um padrão para a capa. É aconselhável começar a trabalhar na tampa com seções transversais. Ao usar enchimentos mais macios, as etapas de trabalho devem ser invertidas.

No caso dos colchões de molas, as coisas são um pouco mais complicadas, mas, no entanto, também são bastante reais. Você pode apertar molas antigas ou usar novas. No segundo caso, as molas precisarão ser fixadas de forma independente ao trilho e pregadas na extremidade da cama e, em seguida, amarradas em várias direções. Observe a uniformidade das fileiras de molas - isso é o principal.

Lembre-se de colocar e consertar o estofamento.

Como escolher o colchão certo, veja o vídeo.

Avaliações

Agora é a hora de passar para recomendações específicas com base nas qualidades de consumo de certos produtos. Vejamos alguns dos comentários de compradores reais.

Assim, o colchão estabilizador de calor de molas YOMNA, de produção russa, que poderá ser adquirido na IKEA, recebeu boas notas. Esta é uma ótima opção de orçamento. A maioria dos compradores concorda que esse colchão é uma compra boa e barata para a casa. Para alguns compradores, esta, à primeira vista, uma solução de orçamento temporário tornou-se um objeto familiar de interior, uma vez que o colchão, segundo eles, não é propenso a empurrar. No entanto, como observam os consumidores, este produto não é adequado para amantes de estruturas de dormir rígidas e muito rígidas.

Outro, um pouco mais caro, porém, também do segmento disponível para a classe média, o modelo Dream Roll Eco da Dream Line recebeu críticas em sua maioria positivas. Lembre-se de que esta empresa produz mais de 15 séries de colchões com materiais ecológicos. Os consumidores gostaram do modelo Dream Roll por suas propriedades anatômicas - o colchão flexiona exatamente onde é conveniente e confortável para o corpo. Dormir sobre ela, de acordo com os compradores, é conveniente e confortável, além de moderadamente macio (você mesmo pode escolher um modelo adequado para rigidez de acordo com suas necessidades). Das características - o colchão é dupla face e deve ser virado de vez em quando de acordo com as instruções. Nesta série da marca são apresentados modelos rígidos e moderadamente rígidos, feitos na base de uma moldura de mola em combinação com fibra de coco.

Entre os colchões duros, destaca-se a marca "HAFSLO", também representada na IKEA. Sua avaliação geral entre os consumidores está perto do máximo. Os clientes em nome da parte traseira expressam sua gratidão ao produto. Entre as vantagens - não há pressão desagradável no corpo, a flexibilidade das molas, a ausência de afundamento - o produto nesse quesito é feito com alta qualidade e suporta com sucesso o peso de dois adultos. Conjunto prático e completo - há, em particular, alças de transporte. Segundo os compradores, esta é uma opção boa e económica para arranjar uma cama para uma casa de campo.

No segmento de colchões infantis, inclusive para recém-nascidos, o Red Castle Cocoonababy é muito popular. Este chamado casulo, para além de um preço moderado, embora não baixo, e das qualidades necessárias - funcionalidade e conforto, também tem a possibilidade de se ajustar ao tamanho. Segundo alguns compradores, as crianças do Castelo Vermelho choram ainda menos e não sofrem com o desconforto. Esse colchão pode ser levado imediatamente para o hospital. Das desvantagens - em algum momento, a criança terá que desmamar este colchão e a alta relação preço-tempo de consumo, uma vez que é útil apenas para crianças muito pequenas. No entanto, pode ser deixado para o futuro. Uma peça de mobiliário atual para famílias numerosas.

É impossível não falar de outra marca popular, os colchões Sontelle.Muitos dos produtos desta marca, em particular, Sontelle Roll Up, são adequados para quem deseja não só um sono bom e profundo, mas também tratar áreas problemáticas das costas ao mesmo tempo. Segundo os consumidores, o colchão cumpre muito bem essa tarefa. Entre as vantagens observadas pelos compradores está também a variabilidade: o produto tem dois lados (os lados diferem no grau de rigidez). Além disso, é adequado para transportar: muitas pessoas usam-no não só em casa, mas também na natureza. O produto é especialmente relevante, de acordo com as avaliações, para pessoas que realizam trabalhos sedentários. São garantidos um bom relaxamento neste colchão.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário