Tudo sobre placas OSB para decoração de interiores

Contente
  1. Posso usá-lo?
  2. Visão geral da espécie
  3. Como escolher?
  4. Recursos de instalação

Os materiais em folha têm grande procura, não só durante a construção, mas também para a decoração de interiores. Hoje, um dos representantes desses produtos são as placas OSB, que despertam o interesse do consumidor por uma série de razões objetivas. Existem diversas variedades deste material no mercado, portanto, primeiro você deve se familiarizar com suas características e métodos de instalação.

Posso usá-lo?

O strand board orientado é oferecido na forma de painéis, a principal matéria-prima para a sua fabricação são aparas prensadas de vários tipos de madeira.

A principal vantagem do material é sua alta resistência e densidade, pois é composto por várias camadas. No interior do produto existe uma folha, com elementos dispostos transversalmente, e uma versão longitudinal nas camadas superior e inferior.

A prensagem ocorre sob a influência de pressão e alta temperatura, resinas impermeáveis ​​e parafinas são adicionadas à composição. Os últimos ingredientes são suspeitos de muitos, pois se acredita serem prejudiciais.

A questão de saber se é possível usar as lajes como decoração de interiores pode ser respondida da seguinte forma. O OSB é oferecido em diferentes versões, a marcação indica a quantidade de substâncias sintéticas que podem ser liberadas sob a influência da temperatura. Portanto, primeiro você precisa considerar a qual classe o painel pertence. Alguns dos seus tipos não são perigosos para o ambiente e nem para a vida humana, pelo que podem ser instalados em interiores como decoração.

No entanto, o OSB também é procurado em trabalhos externos, portanto, é freqüentemente usado fora de casa. O revestimento de tetos e paredes pode ser feito por meio de placas com determinadas marcações, que podem ser encontradas com mais detalhes a seguir. É interessante notar que o OSB também é adequado para a construção de divisórias para zonear o espaço. As folhas são duráveis, mas ao mesmo tempo leves o suficiente para transporte e instalação. As placas podem ser instaladas em uma moldura de madeira ou usando um perfil de metal.

Visão geral da espécie

Existe no mercado uma grande variedade de placas que possuem marcações próprias e são solicitadas para a disposição de vários locais. Chamamos a sua atenção para as principais características das diferentes classes deste material.

As lajes mais "delicadas" são as OSB 1, que podem ser utilizadas como revestimento apenas em ambientes secos, onde não há o menor sinal de umidade.

A resina é usada como agente de ligação de chip... Esse material é oferecido a um preço acessível, mas deve-se ter em mente que não será capaz de suportar uma carga significativa, portanto, tais qualidades afetam sua baixa popularidade. Além disso, placas com esta marcação não são tão fáceis de encontrar em lojas de ferragens, por isso a procura pode demorar algum tempo.

A próxima classe de painéis é designada OSB 2. A resina também atua como um aglutinante. Este material possui alta resistência ao estresse, razão pela qual é freqüentemente utilizado como blockboard. O âmbito de aplicação das placas é o interior de uma sala com baixo índice de umidade. Você encontra no mercado um material com revestimento protetor, para que possa ser usado também no banheiro.

Freqüentemente, essas placas são usadas em empresas de fabricação de móveis e os painéis também são adequados para revestimento interno.O produto é oferecido em diversos tamanhos, considerados ótimos na construção. As lajes finas funcionam como revestimento de parede, enquanto os painéis de 15 mm de espessura são usados ​​para a fabricação de móveis e artigos de interior.

As placas marcadas com OSB 3 são produzidas com a adição de dois tipos de resina. Um adesivo orgânico é usado para a camada intermediária, que se mistura com as aparas, e as laterais externas incluem resinas orgânicas. O material é um excelente indicador de durabilidade em ambiente úmido e, além disso, suporta cargas. Os painéis são frequentemente usados ​​não apenas no interior, mas também no exterior para revestimento de fachadas. O produto é adequado para a fabricação de estruturas de suporte de carga devido à sua alta resistência.

São muitas as áreas de aplicação desta laje, podendo servir como revestimento de pavimentos, divisórias e decoração de paredes interiores. O material de 22 mm é frequentemente usado para revestimento de telhados e está disponível em tamanhos grandes e é durável.

Uma das opções mais duráveis ​​e fortes são as placas OSB 4. Eles lidam facilmente com alta umidade e cargas pesadas. Deve-se ressaltar que este tipo de material é considerado universal. A única desvantagem dos painéis é seu alto custo, mas isso é insignificante com todas as suas excelentes características de desempenho. Essas placas podem ser usadas tanto em ambientes internos quanto externos, pois não têm medo de condições adversas. O uso de painéis OSB é bastante extenso, por isso o material é muito procurado.

Como escolher?

O OSB é frequentemente escolhido para realizar reparos rápidos e equipar uma sala para viver, sem ter que gastar grandes somas em materiais de construção. A qualidade dos painéis é de alto nível, com o qual não podemos deixar de concordar... Além disso, eles podem ser usados ​​para fazer estruturas arquitetônicas e criar móveis embutidos. Este produto tem amplas oportunidades, por isso é bastante popular. Mas primeiro você precisa descobrir o que procurar ao escolher os painéis, como escolher o material certo.

Hoje, o mercado oferece chapas de fabricantes estrangeiros e nacionais. Uma grande vantagem é a ampla gama de parâmetros do material em folha. As dimensões dos painéis não são padronizadas, portanto, diferem dependendo das capacidades do fabricante e das necessidades do consumidor. Por exemplo, os fabricantes americanos produzem OSB com um tamanho de 2440x1220 mm, o que é típico. Este material é mais adequado como revestimento de piso.

O tamanho deve ser selecionado dependendo da finalidade da aplicação do material. A espessura também é uma característica importante, pois as placas são oferecidas na faixa de 6 a 40 mm.

Quando se trata de revestimento de paredes, os painéis de 6 a 9 mm são a melhor escolha, mas quando for necessário fazer divisórias, é melhor escolher um material com espessura de 12 mm. Quanto à nocividade, como mencionado acima, é preciso prestar atenção na quantidade de aglutinante. É necessário decorar o interior do ambiente com um material seguro e durável que durará muito tempo.

Recursos de instalação

Depois de comprar placas OSB, você precisa entender as regras de instalação se decidir fazer o trabalho sozinho, sem ajuda externa. Uma vez que os painéis são de um material fácil de processar, eles podem ser simplesmente cortados para se adequar aos parâmetros de que você precisa. Primeiro você precisa fazer as medições, muitas lojas podem oferecer um serviço de corte de materiais de construção. Mas se você pode fazer isso sozinho, então você precisa de uma serra manual ou de mesa, as placas são fáceis de cortar com essa ferramenta.

Parafusos ou pregos especiais devem ser usados ​​como elementos de ligação dos painéis.

Quanto à frequência de colocação, considera-se padrão 30 cm no meio e 15 cm no perímetro da folha. Alguns artesãos fixam as folhas com cola, mas esta solução não é adequada para todos. Na instalação, deve-se ter em mente que o material pode se expandir com o tempo, por isso é importante deixar espaços entre as folhas, que são preenchidas com adesivo elástico próprio para trabalhar madeira.

Piso

O primeiro passo é decidir onde será instalado o piso, que tipo de ambiente e suas condições. Isso será necessário para escolher a espessura e o tamanho ideais das folhas. Se estamos a falar de arranjar um apartamento, pode levar com segurança placas da classe OSB 2, OSB 3 é mais adequado para colocar nos primeiros pisos e OSB 4 para a cave.Para garantir o máximo encaixe, recomenda-se estocar em produtos ranhurados.

Muitas pessoas se perguntam, é realmente possível usar essas folhas para o chão?

Neste caso, é permitido o assentamento sobre engradado, toras ou base de concreto. A laje interna é freqüentemente usada em conjunto com linóleo, laje decorativa e carpete.

Quanto à impermeabilização das costuras, a principal dificuldade reside justamente nesta, uma vez que se formam fendas entre as folhas. Para se livrar deste incômodo, os artesãos usam o gesso elástico, graças ao qual é possível restaurar a estrutura do revestimento mesmo quando o material mudou de tamanho.

Paredes

Esse processo praticamente não difere do anterior. O primeiro passo é construir uma moldura feita de vigas de madeira ou um perfil de metal. Se você precisa de um esquema para um dispositivo de torneamento, primeiro faça uma marcação, este será sempre o primeiro passo. Claro, você deve se certificar de que as paredes, como o piso, tenham uma superfície plana, se não for o caso, é necessário eliminar os defeitos. Desenhe uma linha ao longo da parede e, em seguida, fixe o perfil com buchas ou parafusos auto-roscantes.

A seguir, são instalados os perfis verticais nas guias e fixados com ganchos metálicos e os horizontais com parafusos auto-roscantes.

Para dar rigidez à caixa, as estantes devem ser reforçadas com perfis transversais. Se as alturas do teto forem padrão, dois elementos por vão serão suficientes.

Recomenda-se a realização de impermeabilizações para evitar a deformação dos painéis OSB, que podem alterar suas propriedades sob a influência da umidade. Isso deve ser feito no caso de estar de frente para uma varanda, banheiro, cozinha, etc.

Teto

Fixar o OSB no teto não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista. A melhor opção de instalação seria um suporte sem moldura. Para apartamentos na cidade, este método de instalação é o mais adequado. No entanto, aqui também é importante certificar-se de que não haja saliências e saliências no teto, caso contrário, esses defeitos se tornarão mais perceptíveis após o acabamento. Nas casas de campo, o forro é muitas vezes de madeira, portanto, após verificar a superfície com um nível, é necessário cortar todas as saliências e reparar as fissuras. Os especialistas recomendam revestir a área com isolamento de folha, após o qual você pode começar a marcar a área para as dimensões das folhas.

Fixe sempre a primeira laje no centro ou comece por um dos cantos. Os pregos são cravados transversalmente com uma distância de 30 cm. Se notar um enviesamento e as juntas não coincidirem, será necessário usar um quebra-cabeças para cortar parte da chapa.

Para instalar painéis OSB em um teto de concreto, você precisará usar um perfurador para fazer orifícios. Em seguida, é necessário perfurar as próprias placas para que seus furos coincidam com os que já estão no teto. Use pregos para fazer a bainha. Qualquer sala revestida com painéis OSB ficará limpa e bonita. Ressalta-se que após a instalação das telhas no piso, paredes ou teto, será necessário realizar trabalhos de acabamento para tornar a superfície apresentável.

Como fazer um forro com lajes OSB, veja o vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário