Tudo sobre escória de alto-forno

Contente
  1. O que é isso?
  2. Composição e características
  3. Diferenças da escória de siderurgia
  4. Tecnologia de produção
  5. Visualizações
  6. Âmbito de aplicação

É muito importante que os consumidores descubram o que é - escória de alto-forno. A correta caracterização em profundidade não pode se limitar ao conhecimento da densidade da escória granular, com suas diferenças em relação à siderurgia, com peso de 1 m3 e composição química. É imperativo descobrir qual é o uso de telas de trituração e quais são os tipos específicos de tais produtos.

O que é isso?

O nome "escória de alto-forno" refere-se a um tipo específico de massa de pedra artificial. Eles aparecem como um subproduto da produção de fundição de metal de alto-forno - daí o nome comum. A rocha residual é fundida com os fluxos contidos na carga e é assim que os produtos de escória aparecem.

Se o processo de alto-forno for realizado estritamente de acordo com a tecnologia, a escória fica com a aparência de um produto leve (cinza claro, com amarelo, esverdeado e algumas outras notas). Se o fabricante violar a tecnologia estabelecida, surge outra cor - o preto, indica alta concentração de ferro nos produtos fabricados.

A textura da massa de escória também difere dentro de limites amplos. Opções conhecidas:

  • semelhante a uma pedra;
  • semelhante a vidro;
  • semelhante à porcelana.

Composição e características

Visto que mesmo em uma empresa que recebe matérias-primas de um círculo estável de fornecedores, as nuances tecnológicas podem mudar, é natural que em casos diferentes as propriedades e a composição da escória também sejam significativamente diferentes. Muitas vezes você pode ler que este produto é quimicamente próximo ao cimento. E esta afirmação não é sem fundamento. No entanto, há um pouco menos de óxido de cálcio na massa de escória, mas há claramente mais dióxido de silício, óxido de alumínio e outros compostos semelhantes.

Deve-se notar que os óxidos geralmente não estão presentes na forma pura, mas como parte de outros compostos. Além disso, como o processo tecnológico implica um resfriamento acentuado da massa processada, a composição química da escória inclui o vidro de aluminossilicato. Tem uma capacidade impressionante de reagir com outras substâncias. Um tópico importante separado é a gravidade específica de 1 m3 de escória de alto-forno, que também é a densidade aparente, de fato (às vezes esses conceitos são diluídos, mas ainda permanecem intimamente interconectados por razões óbvias). Este número pode variar de 800 a 3200 kg, dependendo da matéria-prima, métodos de processamento e outras sutilezas tecnológicas.

Na prática, entretanto, a maioria das escórias pesa não menos que 2,5 e não mais que 3,6 g por 1 cm3. Às vezes, é ainda mais leve do que o metal fundido. Não é à toa - caso contrário, teria sido impossível separar de forma clara e competente a massa de escória do produto principal das plantas metalúrgicas. Até mesmo o GOST 3476 especial, adotado em 1974, se aplica à escória de alto-forno.

Nota: Esta norma não cobre produtos derivados de ferroligas e minérios de magnetita de qualquer origem.

O padrão normaliza:

  • o conteúdo de óxido de alumínio e algumas outras substâncias;
  • a proporção de fragmentos que não sofreram granulação completa;
  • tamanho nominal de um lote padrão (500 toneladas);
  • requisitos para testar amostras retiradas de cada lote entregue separadamente;
  • procedimento de reteste para indicadores questionáveis ​​ou ambíguos;
  • requisitos para armazenamento e movimentação de produtos acabados.

O nível padronizado de condutividade térmica da escória de alto forno é considerado igual a 0,21 W / (mC). Este é um indicador bastante decente, e ainda pior do que o da lã mineral. Portanto, esse isolamento terá que ser colocado em uma camada mais espessa. Nas características do lote de mercadorias entregues, deve ser indicado um parâmetro como a flacidez. Quanto maior a proporção de grãos lisos, menor a "adesão" entre eles e também mais difícil é preparar uma solução e manter a massa unida.

É útil observar, Infelizmente, a compatibilidade ambiental da escória de alto-forno é altamente questionável. Seu uso em contato direto com o meio ambiente, por exemplo, na construção de estradas, acarreta sérios riscos, antes de mais nada, contribui para a disseminação de metais pesados. Mas se excluirmos a erosão da massa pelo solo, derretimento da água e precipitação, então o problema está amplamente resolvido. Portanto, definitivamente não vale a pena desistir do uso de produtos de escória - em qualquer caso, é melhor do que jogá-la fora diretamente. No entanto, deve-se estar atento às condições de uso.

Diferenças da escória de siderurgia

A principal especificidade é que tal produto é obtido por meio de uma tecnologia completamente diferente. E, portanto, sua composição química e, portanto, é claro, suas propriedades são muito diferentes. Resíduos da fundição de aço são mais densos e obviamente não adequados como um simples enchimento mineral ou isolamento. mas às vezes é usado como lastro na construção de estradas ou como um agregado para misturas de asfalto.

Os experimentos estão dando resultados promissores, mas ainda assim a escória de alto forno clássica continua sendo um produto mais conveniente e atraente.

Tecnologia de produção

A produção de escória está associada à fundição em um forno especial, por exemplo, ferro-gusa. A substância de que precisamos sai da unidade de alto-forno, sendo aquecida a pelo menos 1500 graus. Portanto, para poder trabalhar com ela, é necessário resfriar a escória. Seria muito longo esperar que isso acontecesse naturalmente. Portanto, eles praticam:

  • inchaço (ou não, abastecimento de água fria);
  • soprando com jatos de ar;
  • trituração ou trituração em equipamento especial.

Deve-se observar que o método de processamento afeta diretamente a composição e as características do produto acabado. Todos os granuladores sabem disso e, portanto, levam em consideração o momento em que uma determinada tarefa é colocada. Por exemplo, com resfriamento a ar, silicatos e aluminossilicatos prevalecerão na escória. Em alguns casos, a escória também é triturada mecanicamente - este procedimento é usado enquanto ainda está líquida ou após solidificação parcial. As peças grandes são processadas em pequenos grãos de forma a melhorar o desempenho do trabalho e a qualidade do produto acabado.

Claro, ninguém produz escória de alto-forno propositalmente. Ressalte-se novamente que este é sempre apenas um subproduto da produção metalúrgica.

A produção de grânulos pode ser realizada por vários métodos, utilizando dispositivos específicos. Sistemas para granulação úmida e semi-seca são conhecidos. No método úmido, a escória é carregada em poças de concreto armado preenchidas com água.

É comum dividir os pools em vários setores. Esta abordagem garante a continuidade do processo de produção. Assim que a matéria-prima aquecida é despejada em uma parte, a outra está pronta para descarregar a escória resfriada. Nas empresas modernas, o descarregamento é feito por guindastes. A quantidade de água residual depende da porosidade, e a própria porosidade é determinada pelas características do processo de resfriamento.

Para fazer uma escória semisseca, costumam recorrer à trituração mecânica. Um efeito semelhante é obtido jogando no ar escória resfriada, mas ainda não completamente solidificada. Como resultado, o material é mais denso e pesado do que o material granulado úmido. O teor de umidade do produto acabado será de 5 a 10%. Quanto mais alta for a temperatura de fusão, mais leve será o produto acabado.

Visualizações

A escória de alto forno metalúrgica é obtida pela fundição do ferro-gusa. Dependendo da fração e da densidade aparente, tal produto é considerado um produto poroso ou denso. Pedra britada com densidade aparente específica abaixo de 1000 kg por 1 m3 e areia com densidade aparente específica abaixo de 1200 kg por 1 m2 são considerados porosos.

Um papel importante é desempenhado pelo chamado módulo de basicidade, que determina a natureza alcalina ou ácida da substância.

Durante o processo de resfriamento, uma substância pode:

  • mantenha amorfo;
  • cristalizar;
  • sofrer cristalização parcial.

A escória moída é produzida a partir de graus granulares por moagem adicional. Dependendo do alvo, um aditivo hidrofóbico pode ser adicionado lá. Normalmente, o produto atende às especificações de 2013. A escória de despejo é gerada como resíduo. Seu valor direto para a produção metalúrgica não é alto, entretanto, tecnologias para o beneficiamento da massa de despejo já estão surgindo.

Âmbito de aplicação

A escória de alto-forno é amplamente utilizada. Seu principal campo de aplicação é a produção de materiais de construção. Até o momento, essa área se desenvolve de forma desigual nas diferentes regiões do país. No entanto, a redução na distância do transporte de materiais de construção para os canteiros de obras só pode ser bem-vinda. No exterior, não só a escória de alto-forno, mas também a escória de siderurgia é usada na construção de estradas, mas isso já é um assunto para uma conversa separada.

Um produto simples de aiveca é capaz de endurecer rapidamente, o que o torna análogo ao cimento. O uso de tal massa para despejar superfícies de estradas está se expandindo gradualmente. Além disso, em muitos lugares, eles procuram fortalecer as almofadas de suporte das fundações. Existem desenvolvimentos no uso de telas de britagem como o principal componente do concreto. Já existem várias publicações nas quais essa experiência é incentivada.

A escória triturada é produzida pela trituração da escória de despejo e pela passagem por peneiras. A aplicação específica é influenciada principalmente pela fração do material. O uso de um produto como:

  • enchimento de misturas de concreto duráveis;
  • almofadas de lastro em trilhos;
  • meios de reforço das encostas;
  • cais e material de cais;
  • meios de organização de sites.

A escória granular é usada para obter blocos de concreto. Também é necessário para isolamento térmico. Às vezes, a escória de alto-forno é usada para drenagem: nessa capacidade ela se degrada rapidamente, vira areia, mas ainda funciona bem. A massa granular também pode ser usada para jato de areia.

Essa aplicação é muito comum e o produto necessário é oferecido por muitos dos principais fabricantes.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário