Tudo o que você precisa saber sobre placas de lã mineral

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Características principais
  3. Visão geral dos tipos por tipo de algodão
  4. Marcando
  5. Fabricantes populares
  6. Nuances de escolha
  7. Formulários

Lajes de lã mineral - material isolante térmico, que é utilizado para isolar vários edifícios, edifícios privados e de vários andares, estruturas industriais. Graças ao uso de um isolador, é possível não apenas criar condições internas confortáveis, mas também proteger o edifício de forma confiável contra o desgaste rápido. Antes de comprar lã mineral, recomenda-se que se familiarize com as suas características técnicas, variedades e marcações.

Peculiaridades

Os aquecedores de placas de lã mineral são macios, semi-macios, duros, com maior rigidez ou duros. Todos esses tipos possuem uma base fibrosa, o que confere ao material boas propriedades de isolamento térmico e acústico.

O isolante térmico tem muitas outras vantagens, por isso é amplamente utilizado em todas as áreas de construção. Suas vantagens incluem:

  • durabilidade - a vida útil dos painéis de lã mineral, desde que corretamente instalados, é de cerca de 50 anos;

  • indicadores de aumento de força (dependem diretamente da rigidez da placa);

  • resistência biológica - fungos e bolores não se formam na superfície do isolador, mesmo operando em ambiente úmido;

  • pouco atraente para insetos, roedores e outras pragas;

  • resistência ao fogo;

  • sem deformação sob cargas;

  • a ausência de pontes frias devido à preservação das dimensões originais pelo material (não encolhem);

  • fácil instalação das telhas, devido ao seu baixo peso por 1 / m2, corte conveniente com faca de construção ou serra;

  • uma pequena massa de isolante térmico.

As placas de lã mineral têm algumas desvantagens, que os fabricantes de isoladores estão tentando neutralizar. A principal desvantagem é a diminuição da qualidade do material de construção ao molhar. Umedecer a lã mineral leva a um aumento significativo da condutividade térmica.

Para melhorar a resistência à umidade do isolador de calor, alguns fabricantes o tratam com substâncias hidrofóbicas especializadas.

Outra desvantagem é a formação abundante de poeira ao cortar ou serrar fibra de vidro, devido à qual os trabalhadores recomendar o uso de equipamento de proteção individual - óculos, respiradores e macacões. As miniplacas não são ecologicamente corretas. Em sua produção, substâncias à base de formaldeído são usadas para aumentar a resistência à umidade - elas são liberadas no meio ambiente e têm um impacto negativo na saúde humana.

Características principais

A lã mineral em mosaico é fabricada de acordo com GOST 9573-2012. É caracterizado por certos parâmetros técnicos.

  1. Coeficiente de condutividade térmica de 0,041 a 0,045 W / (m * K). A proteção confiável contra vazamento térmico é obtida devido à estrutura fibrosa do material.

  2. Densidade. Os fabricantes oferecem várias miniplacas. Eles são leves com uma densidade média de 10-35 kg / m3, elásticos (35-120 kg / m3) e rígidos (120-180 kg / m3).

  3. Permeabilidade ao vapor de água. O isolamento de fibra mineral tem uma alta permeabilidade ao vapor - seu valor é 0,48 g / (m * h * hPa). Na instalação do isolador, é importante prever a saída do vapor para o exterior para que não se acumule nas esteiras.

  4. Inflamabilidade. As placas feitas de fibras de lã mineral não são combustíveis - esses materiais são classificados na classe G1.Dependendo do tipo, eles podem operar em temperaturas de 300 a 650 graus. Quando aquecido, o isolador não emite substâncias tóxicas ao meio ambiente. Quando inflamado, o isolador arde, enquanto praticamente nenhuma fumaça é formada durante a combustão.

  5. O tamanho da lã mineral. As lajes padrão têm 1000 mm de comprimento e 500 mm de largura. A espessura do isolamento pode ser diferente - é selecionada levando-se em consideração as condições de operação. Os isoladores populares estão disponíveis em espessuras de 50 mm, 100 mm e 150 mm.

Marcas diferentes têm pesos diferentes. Basicamente, a massa de 1 laje é de 37 a 45 kg.

Visão geral dos tipos por tipo de algodão

Para a produção de fibras minerais, o vidro, a pedra ou a escória são utilizados como componente principal. Dependendo das substâncias utilizadas, o isolamento é dividido em pedra, escória ou lã de vidro. Externamente, esses tipos de isolantes são semelhantes, mas possuem diferentes tecnologias de produção e diferentes propriedades físicas.

Lã de vidro

Este é o tipo de isolamento mais orçamentário. Para sua produção são utilizados:

  • dolomita ou farinha de calcário;

  • cullet;

  • bórax;

  • areia;

  • ligante sintético;

  • soda.

A estrutura do material é fibrosa. O comprimento de suas fibras varia de 15 a 40 mm e a largura de 5 a 15 mícrons.

Lã de vidro - o tipo de isolamento mais macio do grupo de isoladores térmicos de lã mineral. Recomenda-se usá-lo onde nenhuma tensão mecânica seja exercida sobre o material. Além disso, a fibra de vidro é a mais espinhosa. Ao trabalhar com ele, forma-se pó, que consiste nos menores fragmentos de vidro. Quando atinge a pele, os olhos e os órgãos respiratórios, bem como as mucosas, causa forte irritação.

Para evitar consequências graves para a saúde, o equipamento de proteção individual não deve ser negligenciado durante o trabalho.

Pedra

Essas placas de lã mineral também são chamadas de basalto. Ao contrário de outros tipos de aquecedores, os de pedra são feitos de vários formatos, densidade e resistência ao estresse mecânico. Eles estão entre os materiais mais ecológicos.

A lã de basalto pode ser de alta ou baixa densidade. No primeiro caso, os produtos têm maior rigidez, no segundo - flexibilidade. Materiais de baixa densidade são recomendados para a construção de estruturas baixas e materiais de alta densidade para o isolamento de edifícios de apartamentos.

A lã basalto, em contraste com a lã de vidro, tem grande peso, elasticidade e resistência a chamas abertas. Possui estrutura fibrosa. O comprimento de suas fibras não é inferior a 16 mm e a espessura não excede 12 mícrons. A principal desvantagem de tais placas é a alta permeabilidade ao vapor, razão pela qual, ao instalar o isolamento, é necessário fornecer proteção adicional do isolador da umidade.

Alguns fabricantes produzem placas hidrofobizadas - esse isolamento é fornecido com um revestimento protetor. Para conferir maior densidade, os produtos são costurados com fios de vidro.

Escória

Para sua produção é utilizada escória de alto-forno, que é uma massa vítrea. Este é um produto residual formado durante a fusão do ferro fundido em dispositivos especiais em plantas industriais. O isolamento é obtido puxando fibras em equipamentos especiais. Seu comprimento é de 16 mm e sua largura varia de 5 a 13 mícrons.

Ao contrário de outros tipos de placas de escória de lã mineral, a escória tem a menor resistência ao fogo. Quando exposto a temperaturas acima de 300 graus, o material é sinterizado e perde sua performance. Além disso, o isolador à base de escória tem baixa resistência à umidade. Devido aos altos níveis de higroscopicidade, ao instalar o isolamento, é necessário cuidar da camada impermeabilizante.

Recomenda-se a utilização de lajes de escória apenas para isolamento interno de instalações.

Marcando

Na embalagem do isolador térmico, os fabricantes indicam informações que permitem conhecer as dimensões da laje, data de fabricação, resistência ao fogo, variedade e espessura da camada de revestimento. E também dão informações sobre a densidade do material.

As placas são marcadas com uma designação alfanumérica:

  • P-75 - lajes leves com densidade de 75 kg / m3, destinadas ao isolamento térmico de estruturas horizontais;

  • O P-125 é um isolante semirrígido com densidade 125 kg / m3, recomendado para isolamento de tetos e pisos de edifícios;

  • ПЖ-140 - laje rígida com densidade de 140 kg / m3, utilizada para isolamento acústico e térmico de paredes e estruturas de cobertura;

  • ППЖ-200 é uma placa de maior rigidez, capaz de suportar uma carga de 200 kg / m3.

As lajes maciças são marcadas com as marcações PT-220, PT-250 e PT-300.

Fabricantes populares

No mercado, os aquecedores de ladrilhos são representados por produtos da produção nacional e estrangeira.

Os isoladores térmicos de várias marcas ganharam popularidade em termos de relação preço e qualidade.

  1. Está acabado... Sob esta marca, são produzidos tipos de isolamento de azulejos com diversos tamanhos e características técnicas. O catálogo contém aquecedores universais, de fachada, de cobertura e de piso.

  2. Knauf... O fabricante oferece isoladores de alta qualidade para isolamento de telhado e isolamento de parede. Ele fabrica placas minerais à base de basalto e fibra de vidro. Os produtos Knauf podem ser usados ​​para melhorar o isolamento acústico de uma sala.

  3. lã de rocha... Tanto as placas universais quanto os aquecedores especializados são produzidos sob esta marca. O fabricante oferece isoladores de calor hidrofobizados, produtos de duas camadas com uma superfície lisa e rugosa, folhas rígidas e soluções de folha bio-resistentes.

  4. Technonikol... A empresa produz isolantes cerâmicos para uso doméstico e profissional. A marca produz lã mineral macia, semi-macia e dura com azulejos.

  5. "Termopol". O fabricante oferece placas rígidas feitas de rochas basálticas com repelentes de água. Os materiais isolantes “Termopol” destinam-se à utilização na construção civil e industrial.

As miniplacas desses fabricantes deixam uma impressão positiva nos artesãos domésticos e profissionais. São fáceis de instalar, se ajustam às dimensões exigidas e praticamente não geram poeira.

Nuances de escolha

A compra de lençóis de lã mineral deve ser feita com responsabilidade, pois a eficácia do isolante térmico dependerá da escolha correta.

Para não se enganar, recomenda-se seguir as recomendações de especialistas.

  1. É importante considerar as condições sob as quais o isolador será operado. O material deve ser selecionado estritamente de acordo com as necessidades. Por exemplo, para isolar piso e paredes, não é necessário dar preferência a soluções de fachada - neste caso, a minelite perderá rapidamente suas propriedades operacionais.

  2. É necessário levar em consideração a pressão a que a estrutura será submetida - com grandes cargas de peso, é necessário escolher placas com os indicadores de máxima rigidez. Caso contrário, o isolador selará rapidamente e perderá suas qualidades de isolamento térmico.

  3. Para o isolamento interno da cobertura, é preferível dar preferência a placas com camada de folha metálica.

  4. Ao escolher um aquecedor, você precisa prestar atenção à localização das fibras. As placas com direção vertical das fibras retêm bem a energia térmica e, com direção caótica, são mais duráveis. Os últimos são recomendados para uso onde é necessário suportar cargas pesadas.

Antes de comprar, é necessário verificar os certificados de conformidade das mercadorias para se proteger contra a compra de produtos falsificados.

Formulários

As placas de lã mineral são amplamente utilizadas para melhorar o isolamento térmico e acústico de edifícios para diversos fins.

Eles são usados ​​para isolar:

  • sobreposição;

  • telhados inclinados e horizontais;

  • pisos e tetos;

  • partições interiores;

  • fachadas e muros de moldura.

As miniplacas são usadas ativamente para aquecer e melhorar o isolamento acústico de antigas e novas estruturas de edifícios. Eles ganharam popularidade e a confiança do consumidor devido ao seu custo favorável, ampla variedade e alta eficiência.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário