Opções de acabamento para placas OSB em ambientes internos

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Revestimento de parede com verniz
  3. O que mais você pode terminar?

As placas OSB são muito procuradas como decoração de interiores e, frequentemente, de exterior de instalações. Existem vários tipos deste material no mercado. No entanto, a instalação não é uma tarefa final, uma vez que os painéis precisam ser revestidos com algo para dar-lhes uma aparência apresentável. Para isso, são utilizadas diversas opções, cada uma com suas características próprias. Chamamos a sua atenção para os métodos mais comuns de revestimento de paredes no interior de uma sala a partir de painéis OSB.

Peculiaridades

As placas OSB são feitas de cavacos de madeira, que se misturam com adesivos ou resinas, para que tenham uma estrutura natural. É claro que muitas pessoas gostam desse acabamento, mas se você quiser criar um interior interessante, deve considerar outras opções.

Por exemplo, você pode pintar os painéis com tinta para madeira para obter um tom agradável que não extinga a textura amadeirada.

Mas você pode usar tintas especiais, ou decorar as folhas com papel de parede ou até mesmo ladrilhos de cerâmica.

Se você escolher um material de revestimento, deve se lembrar da principal característica das placas OSB - a presença de impregnação de resina, parafina e cera. Esses ingredientes não são combinados com todos os agentes de acabamento. Portanto, a regra principal é uma cartilha, que é realizada na fase inicial de revestimento de paredes, pisos ou tetos de folhas.

Deve-se notar que a madeira serrada é oferecida lixada e não polida. Neste último caso, você terá que usar um aparelho especial ou esmeril com rebolo para tornar a superfície lisa sem um único cavaco. Quanto às formas de decorar a sua casa, poderá descobrir uma variedade de opções que podem chamar a sua atenção.

Revestimento de parede com verniz

Se os painéis OSB já estiverem montados, é necessário verificar a sua integridade e certificar-se de que os pregos ou parafusos não se projetam na superfície. Também é importante remover quaisquer defeitos, reparar fissuras e fendas para obter uniformidade e lisura.

Se você pular esta etapa, logo manchas enferrujadas de pregos aparecerão na superfície do material envernizado, que já parecerá extremamente inacessível.

Portanto, você deve usar um doboinik para não danificar o revestimento da parede. O próximo passo é aplicar o primer na superfície, o que dará aderência ao material, fator importante para o uso de verniz. Após o primeiro revestimento com um primer, é necessário verificar se a superfície ficou fofa, pois muitas vezes nesta fase do processamento, o material em folha pode ficar assim. Mas isso não é problema, se você tiver uma lixa à mão para eliminar a falha, será necessário cobri-la com outra camada de primer.

Existem no mercado duas variantes de vernizes, sendo uma à base de alquídico e a outra à base de acrílico. Portanto, ao escolher um corante, é necessário saber a porcentagem de umidade do ambiente onde será realizado o revestimento. Muitos artesãos recomendam o verniz acrílico, que dará confiabilidade e estética aos painéis OSB. É necessário cobrir em duas ou às vezes três demãos para obter um belo tom.

O que mais você pode terminar?

O acabamento em laca não atrai a todos, pois não esconde a estrutura natural das placas OSB, pelo que se pode explorar opções alternativas muito procuradas e oferecidas numa vasta gama.

Corante

Você pode refinar a partição de painéis OSB com tintas, além disso, este é um dos métodos de acabamento mais fáceis em termos de intensidade de trabalho. As placas têm adesão mínima e, portanto, a composição de coloração não irá aderir bem, então você deve escolher o produto certo para o revestimento. Para prolongar a vida útil de tal acabamento, deve-se seguir as recomendações de especialistas.

Escolha um primer com alta taxa de adesão, muitas vezes na embalagem é indicado que se destina a OSB. Este material é oferecido na cor branca, mas se desejar, pode-se adicionar qualquer pigmento para atingir a tonalidade desejada.

Existem diferentes tipos de tintas no mercado que podem ser utilizadas neste caso. Primeiro você precisa se familiarizar com suas características para escolher a opção que se adapta a certas condições. A principal tarefa é uma boa adesão à superfície da placa OSB.

Você pode começar com tintas acrílicas dispersas, que contêm poliarilatos e copolímeros. Graças a esses ingredientes, o revestimento formará uma película protetora contra a umidade. Com esta ferramenta, você pode cobrir as instalações não só por dentro, mas também por fora. A composição é ecológica, aliás, a madeira não terá medo da umidade e você não precisará gastar muito dinheiro com o material por causa do preço democrático.

A camada decorativa é criada por tintas de poliuretano, frequentemente utilizadas por artesãos durante a construção e acabamento. O material possui boa resistência a fatores negativos e excelente elasticidade, podendo este acabamento ser limpo com detergentes. Além disso, a composição não é tóxica e é adequada para revestimento de interiores.

Se você precisa de algo mais estável, pode considerar os corantes alquídicos, que, quando secos, criam uma superfície de filme. Esses fundos também não são prejudiciais, ao mesmo tempo que protegem perfeitamente o material dos efeitos da umidade e da radiação ultravioleta. Após a aplicação, a tinta seca rapidamente e não desbota, porém, durante o próprio revestimento, é necessário ventilar bem o ambiente devido ao odor pungente.

As tintas à base de óleo são mais espessas, logo formam uma camada espessa na superfície dos painéis. Esse material de acabamento é usado nas extremidades das folhas para protegê-las da umidade. Deve-se destacar que a tinta possui um aroma específico que permanecerá por muito tempo após a aplicação. Além disso, levará mais tempo para secar, o que deve ser levado em consideração.

Existe uma grande procura de tintas universais que possam ser utilizadas para cobrir diferentes tipos de madeira. Mas você pode escolher uma tinta criada especialmente para o acabamento de painéis OSB, como pode ser um primer, que tem muitas vantagens. Em particular, a capacidade de criar proteção confiável contra fatores externos. A composição contém substâncias que aumentam a adesão à superfície das placas OSB. A principal vantagem é a permeabilidade e elasticidade ao vapor.... Devido à densidade do material, a cor natural dos painéis não transparece. Assim, com a ajuda das telhas OSB, você pode embainhar um ambiente, e usar tintas para fazer um acabamento, decorar qualquer superfície, criando um design único para o ambiente.

Se você quiser preservar a textura das placas, é melhor usar uma ferramenta de esmeril de grão pequeno para a limpeza. TIsso irá preparar a superfície para os agentes de união. No entanto, tudo depende de quão lisa você deseja que a laje seja. Em seguida, você precisa se certificar de que as tampas dos parafusos autoatarraxantes estão rebaixadas, elas não devem ficar salientes. As lacunas entre os painéis devem ser fechadas com massa, alguns artesãos escolhem uma fita elástica.

Às vezes, o priming é feito com verniz, que é diluído com aguarrás. Ao pintar uma grande área, é recomendável usar um rolo de pintura para acelerar o processo. Mas existem outros métodos de acabamento para que as lajes se alterem além do reconhecimento e as juntas nem sejam perceptíveis.Tal superfície parecerá tão esteticamente agradável e apresentável quanto possível.

Papel de parede

Esta opção também atrai muitos, portanto, as placas OSB são usadas para obter uma superfície plana e fornecer colagem conveniente. Para começar, as telhas também precisam ser preparadas, recomenda-se fazer isso duas vezes, e também andar com uma trituradora. Certifique-se de que a camada anterior está congelada e só então passe para a próxima. Depois que tudo estiver bem seco, você pode colar o papel de parede da maneira tradicional. No entanto, para garantir uma boa aderência, as placas podem ser pintadas com tinta interior.

Massa decorativa

A aplicação de massa de parede a partir de placas OSB é necessária se você precisar obter uma decoração universal em uma sala quente ou fria... Graças a este material de revestimento, você pode criar qualquer desenho, mostrando toda a sua imaginação. A massa deve ser aplicada exclusivamente sobre a superfície limpa.

Portanto, para começar, livre-se de poeira e sujeira, bem como de quaisquer resíduos de materiais de construção. Se isso não for feito, os defeitos permanecerão e levará mais tempo e custo para lidar com o problema. Para massa, a superfície deve ser ligeiramente áspera.

Uma opção alternativa seria massa para carroceria quando se trata de um objeto em movimento. A composição tem excelentes propriedades de ligação, é leve e não se deteriora com o passar dos anos. Após a preparação, pode-se aplicar uma camada de massa de vidraceiro, que resta para preparar a superfície. Este método de revestimento atrai pela sua versatilidade e capacidade de criar padrões interessantes.

Telha

Quanto ao material do ladrilho, tanto ladrilhos como cerâmicas são adequados aqui. O método de acabamento é o mesmo, você vai precisar de uma cola especial, à base de substâncias que interagem com a madeira... Ao instalar os painéis, você deve sempre lembrar que as dimensões podem mudar devido à influência da umidade, etc.

Resumindo, é seguro dizer que existem muitas opções para o acabamento das placas OSB. Isso permite que cada consumidor escolha não apenas a forma ideal de revestimento, mas também incorpore qualquer um de seus desejos de interior, criando beleza, apresentabilidade e revestimento de alta qualidade. Quanto a qual material é considerado o melhor, não há uma resposta definitiva, pois cada um dos produtos descritos possui características próprias e características distintivas que devem ser levadas em consideração. O mais importante é determinar a composição que se tornará segura e confiável em uma sala com certas condições. Neste caso, você poderá escolher tons, texturas e padrões de fade.

Veja o vídeo para decoração de placas OSB.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário