Fibra de vidro: recursos e escopo
Muitas vezes acontece que o reparo feito não agrada por muito tempo com um visual impecável. As superfícies pintadas ou rebocadas ficam cobertas por uma rede de fissuras e o papel de parede começa a afastar-se das paredes e a ficar coberto de “rugas”. A preparação preliminar das superfícies permite evitar tais problemas - reforço (reforço), nivelamento, aplicação de uma composição para melhorar a aderência - uma quantidade bastante grande de trabalho.
Eles podem ser substituídos por colagem de fibra de vidro com base em fios de fibra de vidro. Isso vai fortalecer as paredes e o teto, se livrar de pequenas rachaduras. O acabamento ficará plano, nenhum defeito aparecerá, mesmo se as paredes do edifício encolherem.
O material é adequado para aplicação em instalações industriais residenciais e de escritórios. O principal é escolher o tipo certo de fibra de vidro.
Peculiaridades
A fibra de vidro é utilizada para acabamento áspero para evitar rachaduras no material de acabamento, sua deformação durante o processo de retração. O material são folhas não tecidas com base em filamentos de fibra de vidro que são comprimidos. Forma de liberação de material - rolos de 1 m de largura Comprimento do material - 20 e 50 m.
GOST dita diferentes espessuras de fios e seu entrelaçamento de maneira caótica, que fornece um efeito de reforço. A densidade do material é de 20-65 g / m2. Dependendo da finalidade do material, rolos de uma densidade ou outra são selecionados. A fibra de vidro com uma densidade de 30 g / m2 é ideal para trabalhos de interiores.
Devido à sua baixa densidade, o material se parece com uma tela translúcida, pela qual recebeu outro nome - "teia de aranha". Outro nome é lã de vidro.
Uma característica do material é a presença dos lados frontal e traseiro nele. A parte frontal está localizada na parte interna do rolo, é mais lisa. O dorso é mais felpudo para melhor aderência à superfície.
A fibra de vidro pode ser fixada em qualquer tipo de superfície, inclusive para massa, pintura, gesso decorativo. Evitando fissuras no acabamento, o material permite que as paredes “respirem”.
Vantagens e desvantagens
A principal vantagem do material é a capacidade de eliminar trincas e deformações no acabamento. A fibra de vidro possui boa adesão, o que garante sua aderência firme a diferentes tipos de superfícies.
O material é hipoalergênico, pois é à base de ingredientes naturais (areia de quartzo ou silicato), podendo ser utilizado inclusive em creches. Graças à boa permeabilidade ao vapor, é possível obter superfícies "respiráveis".
Entre outras "vantagens" estão as seguintes:
- boa resistência à umidade, portanto, o material é adequado para uso em ambientes com alta umidade (banheiro, cozinha);
- segurança contra incêndio, uma vez que o material não é inflamável;
- não afetado por fungos, mofo;
- não higroscopicidade do material, devido ao qual o microclima ótimo é sempre mantido na sala;
- não atrai poeira e sujeira;
- alta densidade, que proporciona efeito de reforço e leve nivelamento das superfícies;
- ampla faixa de temperatura de uso (-40 ... + 60C);
- a capacidade de usar em diferentes tipos de superfícies, aplicar para pintura, massa, papel de parede;
- a capacidade de uso em superfícies sujeitas a carga de vibração aumentada;
- escopo amplo - além de reforçar as superfícies, a fibra de vidro, assim como a fibra de vidro, pode ser utilizada em obras de cobertura e impermeabilização;
- alta elasticidade e baixo peso, o que simplifica a instalação da fibra de vidro;
- peso leve.
A desvantagem é a formação das menores partículas de fibra de vidro, que aparecem durante o corte e instalação da lâmina. Eles podem causar queimaduras se entrarem em contato com a pele. Isso pode ser evitado protegendo as áreas expostas da pele e os órgãos respiratórios com um respirador.
A fibra de vidro é freqüentemente chamada de um tipo de fibra de vidro. No entanto, essas declarações são errôneas. Os materiais diferem na tecnologia de produção: o papel de parede de fibra de vidro é feito de fibra de vidro por tecelagem e fibra de vidro - a partir de fios de fibra de vidro por prensagem. Uma diferença semelhante também determina um escopo diferente de aplicação de materiais: o papel de parede de vidro é usado para a camada de acabamento, enquanto a tela é usada para preparar a superfície para um acabamento posterior.
Visualizações
A fibra de vidro de pintura pode ter densidades diferentes. Com base nisso, existem 3 grupos de "teias de aranha":
Densidade 25 g / m2
O material é ideal para colagem em teto para pintura, por isso também é chamado de forro. O baixo peso da tela não carrega a superfície e absorve menos tinta. Pode ser usado em um teto relativamente plano com pequenas rachaduras.
Densidade 40 g / m2
Uma fibra de vidro polivalente, recomendada para superfícies mais danificadas por fissuras do que o teto. As características de desempenho permitem a utilização de manta de vidro desta densidade para paredes, tectos acabados com reboco dilapidado, bem como em superfícies com elevada carga de vibração. O acabamento também é variado, gesso, tinta, papel de parede, à base de fibra de vidro ou revestimentos não tecidos.
Densidade 50 g / m2 ou mais
As características técnicas permitem que o material seja utilizado em instalações industriais, garagens, bem como em superfícies sujeitas a grande destruição com fissuras profundas. Esse tipo de "teia de aranha" é o mais durável e seu uso é mais caro. Os custos estão associados à aquisição do próprio material (quanto maior a densidade, mais caro), bem como ao aumento do consumo de cola.
Fabricantes
Hoje no mercado da construção civil é possível encontrar papéis de parede de vidro de diversas marcas. Oferecemos uma seleção de fabricantes que conquistaram a confiança dos compradores.
Vitrulan
A empresa alemã ocupa uma posição de liderança na produção de fibra de vidro. A Vitrulan dedica-se à produção de papéis de parede, inclusive aquáticos, o sortimento é repleto de materiais e ferramentas para pintura, além de variações em fibra de vidro. A fabricante também produz telas já pintadas, a fibra de vidro, que imita as texturas dos tecidos, tem um relevo variado.
Os compradores observam as propriedades de alto desempenho do material e, mais importante, a ausência de lascas de fibra de vidro ao cortar e instalar a lâmina. Por fim, o fabricante produz material com ampla variação de densidade - de 25 a 300 g / m2,
A empresa atualiza regularmente seu sortimento oferecendo soluções inovadoras. Assim, quem não quer se preocupar com a cola pode adquirir panos de vidro da coleção Agua Plus. Já contém adesivo. Ele pode ser "ativado" molhando-o com água pura. Depois disso, a cola aparece na superfície da "teia de aranha", pronta para a colagem.
A desvantagem do produto pode ser considerada um preço alto. O custo de telas mesmo sem pintura começa em 2.000 rublos por rolo.
Wellton e Oscar
Os produtos são fabricados pelo grupo de produção Alaxar, que reúne empresas líderes da Alemanha, Finlândia e Suécia. A principal atividade é a produção de revestimentos de paredes e tetos.Além disso, produtos e ferramentas relacionados são produzidos.
A marca possui uma ampla gama de materiais premium, bem como opções mais acessíveis. Entre as características - uma ampla seleção de materiais em termos de densidade (de 40 a 200 g / m2), a possibilidade de compra de material por metro, bem como suas propriedades de alto desempenho, incluindo a possibilidade de múltiplas manchas.
Junto com a fibra de vidro, você pode pegar cola para fixá-la dos mesmos fabricantes, o que é muito conveniente.
O custo do material é menor (cerca de 1.500 rublos por rolo), mas tende a se esfarelar e, portanto, requer roupas especiais para instalação. Existem pequenos defeitos na superfície da fibra de vidro.
Dos fabricantes nacionais, os produtos das empresas "Technonikol", "Germoplast", "Isoflex" merecem atenção. O primeiro fabricante oferece fibra de vidro de maior resistência, que é usada com sucesso para a decoração de instalações industriais, isolamento de telhados, bem como superfícies fortemente danificadas. A vantagem da maioria das fibras de vidro domésticas é sua acessibilidade.
O fabricante russo X-Glass é um dos que fabrica revestimentos não tecidos de vidro de acordo com os requisitos europeus. Distingue-se pela versatilidade de utilização, reforça perfeitamente as superfícies, escondendo pequenas e médias fissuras e evitando o aparecimento de novos defeitos. A coleção da marca não é tão diversa em comparação com os concorrentes europeus, mas os produtos X-Glass são notáveis por sua acessibilidade. Ou seja, é uma excelente opção para reparos de baixo custo sem comprometer a qualidade do revestimento.
Avaliações
De acordo com avaliações de consumidores independentes, as posições de liderança são ocupadas por fibra de vidro da marca Oscar, ligeiramente inferior a elas pelos produtos Wellton. Muitos usuários notam que o custo do rolo está acima da média, mas o preço mais alto é compensado pela qualidade impecável do material e pela facilidade de aplicação.
A fibra de vidro Wellton é ativamente recomendada para adesivos em tetos e superfícies de gesso cartonado., observando a facilidade de aplicação, boas taxas de adesão, a capacidade de realizar o trabalho de acabamento posterior no dia seguinte. Entre as desvantagens está o aparecimento de partículas de fibra de vidro penetrantes durante a instalação.
Aqueles que estão profissionalmente engajados na renovação de apartamentos recomendam fortemente o uso do Wellton, especialmente em edifícios novos. É importante proteger cuidadosamente as mãos e o rosto do pó de vidro, de preferência - use roupas de proteção.
É melhor recusar-se a comprar fibras de vidro chinesas e domésticas baratas. O material se solta sob a ação da cola, requer um esforço considerável para fixá-lo e, com mais pintura nas juntas, às vezes se agarra ao rolo e fica atrás da parede.
Trabalho preparatório
A colagem de fibra de vidro é um processo simples que você mesmo pode fazer. Antes de iniciar o trabalho, certifique-se de que suas mãos estão protegidas com luvas e que seus órgãos respiratórios estão protegidos com um respirador. Isso ocorre porque a fibra de vidro pode formar partículas quando cortada. Eles podem causar queimaduras se entrarem em contato com a pele.
A utilização do material começa com o seu corte. O tamanho da peça de material de que você precisa é confortável para trabalhar. Como regra, a fibra de vidro é colada na parede imediatamente do teto ao chão. No entanto, você pode dividi-lo em 2 partes e colá-las uma em cima da outra. Para fixar a "teia de aranha" no teto, os profissionais recomendam cortar uma tela de no máximo 1-1,5 m de comprimento.
Determine a frente do material antes de colar. Quando o rolo for desenrolado, ele estará dentro. O lado externo (no qual a cola é aplicada) é mais áspero.
Além disso, na fase de trabalho preparatório, a cola deve ser diluída de acordo com as instruções. Devem ser usados adesivos projetados especificamente para fibra de vidro. Cada tipo de tela tem sua própria cola.O adesivo para papel de parede não tecido também é adequado, pois mantém velo de vidro de qualquer densidade.
Uso
A fibra de vidro é usada em muitos tipos de obras de construção e acabamento:
- reforço de parede para melhor acabamento;
- prevenir a formação de fissuras no acabamento e mascarar as fissuras existentes;
- preparo de paredes para revestimento decorativo - ao utilizar fibra de vidro, não é necessário aplicar massa de acabamento nas superfícies;
- alinhamento de paredes;
- criação de efeitos originais na superfície do acabamento (por exemplo, efeito mármore);
- utilização em obras de cobertura como base para mástique betuminoso (são utilizados tipos de materiais especiais que melhoram a aderência da cobertura e mástique);
- proteção de dutos;
- obras de impermeabilização - a fibra de vidro é utilizada para fortalecer e proteger as chapas de polietileno;
- organização de sistemas de drenagem.
O material é adequado para aplicação em qualquer superfície - concreto, gesso cartonado, e pode até mesmo colar em cima de uma camada de tinta velha (é melhor arranhar as ranhuras para melhorar a aderência).
O uso da “teia de aranha” é recomendado especialmente para aquelas superfícies que estão expostas a constantes esforços mecânicos. Papel de parede, tinta e outros materiais, fixados em cima de fibra de vidro, vão durar mais tempo sem alterar a aparência atraente original, mesmo se a estrutura encolher.
A teia colada de "teia de aranha" permite que você abandone muitas operações. Você não precisa aplicar primer nas superfícies, também não precisa de acabamento em massa (se não planeja colar o papel de parede). Se as paredes forem relativamente planas, sem buracos, basta fixar a fibra de vidro.
A fibra de vidro colada seca rapidamente, e a aplicação do posterior acabamento será mais rápida. Isso economizará tempo e esforço em reparos.
É ideal para aplicações sob o teto, pois fornecerá um acabamento perfeito para o seu acabamento. O tapete de fibra de vidro colado nos cantos externos ajudará a colar o papel de parede de maneira rápida e bonita nesta área.
Adendo
Ao aplicar a cola na fibra de vidro, é melhor aplicá-la um pouco mais larga do que a largura do material, pois ela absorve a cola rapidamente. Ao colar a tela na parede, passe bem a ferro com um pano limpo, e quando ela “agarrar” um pouco - passe com uma espátula. Isso ajudará a eliminar as bolhas de ar do espaço entre a teia e a base. Depois que a fibra de vidro estiver bem presa à parede, aplique cola na parte da frente para que escurece com a cola.
As telas são coladas com uma sobreposição e, após secarem, todas as partes salientes da sobreposição devem ser cortadas com uma faca bem afiada. Como resultado, uma superfície plana deve permanecer.
Depois que a tela estiver completamente seca, você pode prosseguir para o acabamento. Como a "teia de aranha" absorve a tinta, você terá que aplicá-la em 2 a 3 camadas, prestando atenção nas juntas. Recomenda-se adquirir uma "asa" especial para colori-los. Deve ser dada preferência a tintas à base de água, aplicadas com rolo ou pincel largo. A aplicação da próxima camada é recomendada 10-12 horas após a aplicação da anterior.
Se desejar, a fibra de vidro pode ser colada com papel de parede, no entanto, primeiro a superfície deve ser massa de vidraceiro. A propósito, aplicar uma camada de massa antes de pintar ajudará a reduzir o consumo de tinta.
Ao escolher a fibra de vidro para o teto, deve-se dar preferência a um material de densidade inferior - 20-30 g / m2 é o suficiente. Para decoração de paredes, telas mais densas são adequadas. Normalmente, para reparos em um prédio privado ou de apartamentos, a fibra de vidro com uma densidade de 40-50 g / m2 é suficiente.
Quando a tela seca, é inadmissível que haja correntes de ar na sala ou aquecedores e outras fontes de calor adicionais sejam ligados.
Lindos exemplos no interior
O objetivo principal da fibra de vidro é uma função de reforço, no entanto, usando certas técnicas, você pode obter soluções de estilo interessantes. Para quem pretende obter superfícies originais, recomenda-se prestar atenção à fibra de vidro europeia com uma determinada textura.
Você pode obter um efeito interessante aplicando a tinta diretamente na "teia de aranha" em uma camada fina. O resultado é uma superfície texturizada original. A imagem na foto é dada com uma grande ampliação, na realidade a textura não é tão pronunciada
Se precisar de superfícies perfeitamente lisas para pintura ou papel de parede, use uma massa. Graças a esta técnica, você pode obter um teto e paredes perfeitos. Em tais superfícies, você pode usar com segurança tons brilhantes e brilhantes, que, como você sabe, são muito exigentes na uniformidade das bases de trabalho.
Você pode obter efeitos interessantes aplicando fibra de vidro em relevo e aplicando tinta diretamente sobre eles. Para materiais estruturais, recomenda-se escolher tons saturados - bordô, chocolate, azul, violeta.Em superfícies bege claro, o relevo geralmente é "perdido".
O uso de fibra de vidro para pintura é uma excelente solução para banheiros. Vai custar muito menos do que o revestimento de azulejos, mas não será menos atraente. Além disso, devido à sua resistência e resistência à água, o revestimento durará mais de um ano. E se você se cansar do design do banheiro, basta repintar a fibra de vidro. Tanto uma parede completamente lisa quanto uma combinação de superfícies lisas e texturizadas parecem orgânicas.
Um efeito igualmente interessante pode ser obtido pintando as mesmas superfícies de relevo com diferentes tonalidades.
Finalmente, com a ajuda da fibra de vidro, você pode obter o efeito de superfícies de mármore.
Para que serve a fibra de vidro e como colá-la, veja o vídeo abaixo.
Obrigado! Muito detalhado!
O comentário foi enviado com sucesso.