Comparação de juta com outros materiais
A juta, o linho e o sisal são amplamente utilizados na construção. Eles são fibras naturais e têm uma boa quantidade de semelhanças e diferenças. Vamos falar sobre o que é juta e como ela difere de outros materiais no artigo.
Diferenças do linho
A juta é um isolamento mezhventsovy, frequentemente usado como isolante térmico para banhos e outras estruturas feitas de madeira e toras. Este material é uma teia de fibras, que é feita com uma tecnologia especial da região do Leste Asiático. A juta se distingue por sua elasticidade, que é dada pela lignina contida na fibra de juta, dureza, alta resistência, respirabilidade e boa densidade. Muitas vezes é usado para isolar certas estruturas de madeira e também é usado ativamente na produção industrial.
Se falamos de isolamento de linho, ou seja, de linho, então, antes de mais nada, vale a pena falar sobre o aumento da condutividade térmica desse material. É flexível e macio, pelo que é bastante fácil dividi-lo em fios do tamanho que desejar. No entanto, ao contrário da juta, o linho é menos denso e durável, uma vez que as fibras de linho são geralmente curtas e finas. Por isso, para obter o mesmo efeito isolante da juta, o consumo de materiais de linho durante a construção terá de ser aumentado cerca de uma vez e meia. Ao mesmo tempo, o preço desse material é bem menor, o que é seu grande diferencial.
Além disso, deve-se dizer que o linho, ao contrário da juta, tem tendência a absorver o vapor d'água do ar, ou seja, é altamente higroscópico, por isso é muito suscetível ao apodrecimento.
Além disso, esse material está frequentemente exposto a pragas, o que também pode ser atribuído à lista de suas desvantagens.
Em geral, se você comparar a juta e o linho, notará que esses dois materiais têm propriedades semelhantes. Ambos os tipos de fibras são usados com igual frequência e não requerem nenhum conhecimento ou habilidade adicional durante a instalação; no entanto, o linho é usado principalmente na construção de edifícios residenciais. Ao mesmo tempo, o linho e a juta são materiais ecológicos que, via de regra, não emitem vapores nocivos. Portanto, eles são absolutamente seguros para a saúde humana. Além disso, os dois materiais são produzidos e vendidos em formatos convenientes para empilhamento - fita adesiva ou rebatidas.
Assim, À primeira vista, a diferença entre juta e linho pode não parecer tão crítica. Esses materiais compartilham muitas das mesmas propriedades, mas o linho ainda é menos resistente ao desgaste do que a juta. Porém, se você não está preocupado com a higroscopicidade e a baixa resistência do linho à umidade, então neste caso, ao escolher entre essas duas fibras, a ênfase principal deve ser no componente financeiro da questão.
Comparação com sisal
O sisal é um material fibroso que ocorre naturalmente. É obtido a partir da folhagem de uma planta perene pertencente ao gênero agave, que cresce em países africanos, bem como em algumas regiões da Ásia e da América do Sul.
O sisal se distingue por sua força, rigidez e resistência ao desgaste. Em sua estrutura, parece para muitos a estrutura de uma casca de árvore. Atualmente, o sisal é utilizado ativamente na produção de panos, redes, estacas para gatos e cordas, além de ser muito utilizado em bordados.
A juta compartilha muitos recursos com o sisal. Portanto, esse material também é utilizado para a produção de espigões para animais de estimação. A juta, como o sisal, se distingue por sua rigidez e resistência, é de origem natural, é absolutamente inofensiva, não atrai poeira e outros detritos.
Além disso, os enrolamentos dessas fibras são externamente bastante semelhantes, e os próprios materiais são biodegradáveis: se você enterrá-los, isso não prejudicará o solo, mas, ao contrário, irá beneficiá-lo.
No entanto, também existem diferenças. TComo o sisal tem maior resistência ao desgaste e os produtos com ele duram um pouco mais, o que aumenta o custo desse material. Além disso, a estrutura da juta se distingue por sua maciez e maciez, enquanto o sisal é mais espinhoso.
A cor das fibras desses dois materiais também é diferente. Assim, as fibras de juta, via de regra, têm uma cor amarelada com uma mistura de cinza, enquanto o sisal se assemelha ao linho em sua cor.
Podemos dizer que o sisal ainda é melhor em suas propriedades do que a juta. É mais resistente, mais durável e mais duradouro, porém seu preço é mais alto, o que também é importante considerar na hora de escolher entre esses dois materiais.
Como é diferente de outros materiais?
O isolamento de cânhamo é frequentemente usado como aquecedores mezhventsovy, junto com a juta. Em geral, esse material é muito semelhante ao linho. Tem as mesmas qualidades, e também é usado para fazer reboque, cordas e fitas. Porém, o cânhamo como material, ao contrário da mesma juta e linho, é menos difundido em nosso país e, portanto, não é usado com tanta frequência.
A juta também pode ser comparada a materiais como lã de ovelha e feltro, que também são usados na construção como isolamento interno. Como a juta, essas fibras geralmente não são atacadas por pragas e não são propensas a apodrecer. No entanto, se a juta foi usada por muito tempo e durante todo o tempo ela já conseguiu se estabelecer como um material confiável e durável, então a lã de ovelha e o feltro são considerados materiais isolantes relativamente novos e, portanto, muitos duvidam de sua confiabilidade.
Além disso, como esses materiais ainda não conquistaram o amor do consumidor, eles não são muito procurados e, portanto, é bastante difícil encontrá-los em lojas de ferragens.
Comparação da juta com outros materiais no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.