Variedades de papelão e áreas de uso

Contente
  1. O que é isso?
  2. Especificações e propriedades
  3. Formulários
  4. Visão geral da espécie
  5. Regras de instalação

No mundo moderno, a indústria da construção está se desenvolvendo rapidamente, os requisitos para decoração de interiores e exteriores de instalações estão crescendo. O uso de materiais multifuncionais de alta qualidade está se tornando uma necessidade. A reforma da casa com placas de fibra será uma boa solução.

O que é isso?

O fibrolito não pode ser considerado um material muito novo, ele foi criado na década de 20 do século passado. É baseado em aparas de madeira especiais (fibras), para as quais um aglutinante inorgânico é usado... A fibra de madeira deve ser semelhante a fitas finas e estreitas; lascas de madeira não funcionarão. Para obter chips longos e estreitos, máquinas especiais são usadas. O cimento Portland geralmente atua como um aglutinante, menos frequentemente outras substâncias são usadas. A produção de um produto requer um certo número de etapas, todo o processo leva cerca de um mês.

O primeiro passo no processamento da fibra de madeira é a mineralização. Para o procedimento, use cloreto de cálcio, copo de água ou alumina sulfurosa. Em seguida, são adicionados cimento e água, após o que as placas são formadas sob uma pressão de 0,5 MPa. Quando a moldagem é concluída, as placas são movidas para estruturas especiais chamadas câmaras de vaporização. As placas endurecem nelas, elas secam até que seu teor de umidade seja de 20%.

Quando o cimento não é usado na produção, nenhuma mineralização especial é realizada. A ligação das substâncias solúveis em água contidas na madeira ocorre com o auxílio de magnesita cáustica. Durante a secagem, os sais de magnésia cristalizam nas células da madeira, o encolhimento excessivo da madeira pára e a pedra de magnésia adere às fibras.

Se compararmos as propriedades do painel de fibra obtido desta forma com o cimento, ele tem menor resistência à água e maior higroscopicidade. Portanto, as placas de magnésia têm desvantagens: absorvem fortemente a umidade e só podem ser utilizadas em locais onde não haja muita umidade.

O cartão de fibra de cimento consiste em 60% de aparas de madeira, chamadas de lã de madeira, até 39,8% - do cimento, as frações restantes de um por cento são substâncias mineralizantes. Uma vez que os elementos constituintes são de origem natural, o painel de fibra é um produto amigo do ambiente. Pela sua naturalidade, denomina-se Green Board - “green board”.

Para criar papelão, você precisa de madeira macia, que é possuída por coníferas. O fato é que contém açúcares mínimos e resinas solúveis em água estão presentes em grandes quantidades. As resinas são um bom conservante.

Fibrolite - um excelente material de construção, pois tem uma forma retangular ideal. Além disso, os painéis quase sempre têm uma parte frontal lisa, de modo que o revestimento é construído rapidamente - após a instalação, apenas as costuras entre os painéis precisam ser reparadas.

Especificações e propriedades

Para entender as possíveis áreas de aplicação do material e avaliar suas vantagens e desvantagens em comparação com outros produtos de construção semelhantes, é necessário conhecer suas características técnicas. Um dos mais importantes é o peso. Uma vez que a composição do papelão, além das aparas de madeira, inclui o cimento, por este indicador ele supera a madeira em 20–25%. mas ao mesmo tempo o concreto é 4 vezes mais pesado do que isso, o que afeta a conveniência e a velocidade da instalação da placa de fibra.

O peso da laje depende de seu tamanho e densidade. As placas de fibra têm as dimensões estabelecidas pela GOST. O comprimento da laje é de 240 ou 300 cm, a largura é de 60 ou 120 cm. A espessura varia de 3 a 15 cm. Às vezes, os fabricantes não fazem lajes, mas blocos. De acordo com o consumidor, é permitida a produção de amostras com outros tamanhos.

O material é produzido em diferentes densidades, o que determina seu uso para diferentes finalidades. A laje pode ser de baixa densidade com valor de 300 kg / m³. Esses elementos podem ser usados ​​para trabalhos de interiores. No entanto, a densidade pode ser 450, 600 e mais kg / m³. O valor mais alto é 1400 kg / m³. Essas lajes são adequadas para a construção de paredes e divisórias.

Assim, o peso da laje pode ser de 15 a 50 kg. As placas com densidade média são frequentemente solicitadas, uma vez que possuem uma combinação ideal de propriedades de isolamento térmico e acústico com alta resistência. No entanto, os elementos estruturais não são feitos desse material, uma vez que apresenta resistência à compressão insuficiente.

Fibrolite tem muitas qualidades positivas.

  • Devido ao seu respeito pelo ambiente, pode ser utilizado para decoração de instalações residenciais. Não emite odores, não emite substâncias nocivas, por isso é seguro para a saúde das pessoas e dos animais.
  • Tem uma vida útil muito longa, que é determinada em média 60 anos, ou seja, tem quase a mesma durabilidade do metal ou do concreto armado. Durante este período, grandes reparos não serão necessários. O material pode durar mais. Mantém uma forma estável e não encolhe. Se o reparo for necessário, cimento ou um adesivo à base de cimento é aplicado na área danificada.
  • O fibrolito não é um material biologicamente ativo, portanto não apodrece. Insetos e microorganismos não começam nele, não é interessante para os roedores. Resistente a várias substâncias ambientais.
  • Uma das propriedades notáveis ​​é a segurança contra incêndio. O produto tolera muito bem altas temperaturas, é resistente ao fogo, como outros materiais que não são facilmente combustíveis.
  • As placas não têm medo das mudanças de temperatura, suportam mais de 50 ciclos. Apesar de serem resistentes ao calor, o menor valor para a temperatura de operação é de -50 °.
  • Difere em maior durabilidade. Devido à ampla gama de características, é adequado para vários tipos de trabalho. Se o impacto mecânico cair em um ponto, a carga de choque é distribuída por todo o painel, o que resulta na minimização do aparecimento de rachaduras, amassados ​​e fraturas da placa.
  • O material é relativamente leve, por isso é fácil de mover e instalar. É fácil de manusear e cortar, você pode martelar pregos e aplicar gesso.
  • Possui um baixo coeficiente de condutividade térmica, portanto, possui excelentes propriedades de economia de calor e isolamento acústico. Mantém um microclima constante dentro de casa, ao mesmo tempo que é respirável.
  • Oferece boa adesão a outros materiais.
  • O produto feito com tecnologias modernas é bastante resistente à umidade. Depois de se molhar, o fibrolito seca rapidamente, enquanto sua estrutura não é perturbada, mas suas propriedades são preservadas.
  • Uma vantagem indiscutível para o consumidor será o preço, mais baixo do que o de materiais similares.

No entanto, não existem materiais perfeitos. Além disso, às vezes o lado positivo se transforma em menos.

  • A alta usinabilidade pode significar que o material pode ser danificado por forte estresse mecânico.
  • O painel de fibras tem uma absorção de água bastante alta. Via de regra, leva a uma deterioração dos indicadores de qualidade: há um aumento da condutividade térmica e da densidade média, uma diminuição da resistência.Para painéis de fibra, a exposição prolongada a alta umidade em combinação com baixa temperatura é prejudicial. Portanto, pode haver uma diminuição da vida útil em regiões onde ocorrem quedas freqüentes de temperatura por ano.
  • Além disso, materiais produzidos com tecnologias antigas ou sem observar padrões tecnológicos podem ser afetados por fungos. O produto não deve ser usado em ambientes onde sejam mantidos altos níveis de umidade. Para aumentar a resistência à água, recomenda-se cobrir o painel de fibra com impregnações hidrofóbicas.
  • Em alguns casos, um peso bastante alto de uma laje de alta densidade é considerado uma desvantagem em comparação com madeira ou drywall.

Formulários

Devido às suas características, as placas de fibra são amplamente utilizadas. A sua utilização é generalizada como cofragem fixa para construção de habitações monolíticas. A cofragem fixa em fibra de vidro é a forma mais fácil, rápida e económica de construir uma casa. Desta forma, são erguidas casas particulares de um andar e vários andares. As placas são procuradas quando edifícios e estruturas estão sendo reparados ou reconstruídos.

A construção é facilitada pelo tamanho padrão das lajes e pelo baixo peso do material, e há redução do tempo de trabalho e dos custos com mão de obra. Se necessário, é processado da mesma forma que a madeira. Se a estrutura contém formas curvilíneas complexas, as placas podem ser facilmente cortadas. Paredes com caixilhos de fibra de fibra são uma boa solução para uma casa moderna, visto que o material apresenta excelentes características acústicas.

Fibrolite é um produto insonorizante eficaz com alto nível de absorção de ruído, que se mostra muito útil se o edifício estiver localizado próximo a grandes vias.

O material não é menos utilizado para decoração de interiores. Por exemplo, partições de parede são montadas a partir dele. Eles não só protegem contra o ruído, mas também garantem a preservação do calor no ambiente. O produto é adequado não só para residências, mas também para escritórios, cinemas, instalações esportivas, estúdios de música, estações de trem e aeroportos. E também o fibrolito é usado como isolamento, o que será uma excelente ferramenta adicional para o sistema de aquecimento, reduzirá os custos de aquecimento.

As placas podem ser fixadas não apenas nas paredes, mas também em outras superfícies: piso, teto. No chão, eles servirão como uma excelente base para linóleo, ladrilhos e outros revestimentos para pisos. Esse piso não irá ranger e desabar, uma vez que a base não está sujeita a deterioração.

O painel de fibras pode ser um elemento estrutural do telhado... Fornecerá ao telhado isolamento térmico e acústico, servirá para preparar a superfície para o revestimento dos materiais de cobertura. Como o produto é resistente ao fogo, os telhados costumam aproveitar o método de fusão por chama aberta.

O mercado de construção de hoje oferece produtos inovadores, que incluem painéis sanduíche SIP baseados em fibra. Os painéis SIP consistem em 3 camadas:

  • duas placas de fibra, localizadas na parte externa;
  • camada interna de isolamento, que é feita de espuma de poliuretano ou poliestireno expandido.

Graças às várias camadas, é proporcionado um elevado nível de isolamento acústico e acústico, preservação do calor na divisão mesmo em tempo frio. Além disso, a camada interna pode ter diferentes espessuras. Os painéis CIP são usados ​​para construir casas, banheiros, garagens, bem como gazebos, anexos e sótãos para edifícios acabados, para a construção dos quais tijolo, madeira e concreto foram usados. E também a partir dos painéis são criadas paredes internas e externas, estruturas de suporte, escadas e divisórias.

Os painéis SIP são produtos seguros e são freqüentemente chamados de "madeira aprimorada". Eles são duráveis, à prova de fogo e aumentam a resistência biológica do edifício. Neles não aparecem fungos, bactérias patogênicas não se multiplicam, insetos e roedores não se reproduzem.

Visão geral da espécie

Não há uma divisão clara geralmente aceita de material em variedades. Porém, como o uso do painel de fibra depende de sua densidade, as classificações são aplicadas levando em consideração este parâmetro. Hoje existem dois tipos de classificação. Um deles é o atual GOST 8928-81, emitido pelo Comitê Estadual de Construção da URSS.

No entanto, o sistema mais comumente usado é aquele introduzido pela empresa holandesa. Eltomation... Este sistema é usado na marcação de lajes ultraleves. Quadro verde, para a produção da qual o cimento Portland é usado. Deve-se observar que o nome Green Board se aplica apenas a lajes feitas com cimento Portland. Embora os blocos de magnésia e de cimento tenham características idênticas além da absorção de umidade, as placas de magnésia não são denominadas Green Board.

Por marcas

De acordo com GOST, existem 3 tipos de lajes.

  • F-300 com densidade média de 250-350 kg / m³. Estes são materiais isolantes de calor.
  • F-400. Densidade de produtos de 351 a 450 kg / m³. Propriedades estruturais são adicionadas ao isolamento térmico. O F-400 pode ser usado para isolamento acústico.
  • F-500. Densidade - 451-500 kg / m³. Essa marca é chamada de construção e isolamento. Como o F-400, é adequado para isolamento acústico.

GOST também define padrões para dimensões, resistência, absorção de água e outras características.

Pelo grau de densidade

Como o mercado moderno precisa de materiais novos e mais avançados, os fabricantes expandiram os limites de densidade e outros indicadores de painéis de fibra, os produtos não se enquadram na classificação acima. O sistema de classificação da Eltomation também oferece 3 marcas principais.

  • GB 1. Densidade - 250-450 kg / m³, que é considerada baixa.
  • GB 2. Densidade - 600-800 kg / m³.
  • GB 3. Densidade - 1050 kg / m³. Alta densidade é combinada com grande resistência.

As placas com diferentes densidades podem ser de qualquer tamanho. Deve-se notar que esta classificação não abrange toda a variedade de produtos. Portanto, outros significados podem ser encontrados entre os fabricantes. Por exemplo, GB 4 denota uma placa de combinação na qual há uma alternância de camadas soltas e densas. GB 3 F são produtos com densidade máxima e revestimento decorativo.

Existem outras designações que levam em consideração não apenas a resistência, mas também outras características. Os fabricantes podem ter variações nas designações. Portanto, ao comprar, você deve estudar cuidadosamente todos os parâmetros. Como regra, uma especificação técnica detalhada é fornecida para os produtos.

Regras de instalação

A variedade de características técnicas dos produtos permite utilizá-los em quase todas as fases da construção. Embora o procedimento de instalação das placas não seja particularmente difícil, algumas regras e sequência de trabalho devem ser seguidas.

  • As lajes podem ser cortadas com as mesmas ferramentas da madeira.
  • Os fixadores podem ser pregos, mas construtores experientes recomendam o uso de parafusos auto-roscantes para garantir uma conexão mais estável.
  • É imperativo usar arruelas de metal para proteger os orifícios dos fixadores e evitar danos e destruição.
  • O comprimento dos parafusos auto-roscantes é determinado usando cálculos simples: é igual à soma da espessura da placa e 4-5 cm. Esta é a profundidade a que o parafuso auto-roscante deve ir dentro da base onde a placa está em anexo.

Se a estrutura de uma moldura for revestida com placas de fibra, será necessário fazer uma caixa. O degrau não deve ser inferior a 60 cm, se a espessura da laje não ultrapassar 50 cm. Se as lajes forem mais espessas, o tamanho do degrau pode ser aumentado, mas não mais de 100 cm. Na construção de moldura, o painel de fibra pode ser instalado por fora e por dentro. Para maior isolamento do edifício, uma camada de isolamento, por exemplo, lã mineral, é frequentemente colocada entre as placas.

Para a instalação do material de fibra, você precisará de cola. É uma mistura seca. Antes de usar, é diluído em água.Deve-se ter cuidado para que a solução não se torne muito líquida, caso contrário a placa pode deslizar com seu peso. A cola deve ser misturada em pequenas porções, pois o endurecimento ocorre rapidamente.

O edifício é isolado sequencialmente.

  • Em primeiro lugar, a superfície externa da parede é limpa. Deve estar isento de resíduos de gesso e sujeira.
  • A colocação do isolamento externo da fachada começa na linha inferior. A próxima fileira é assentada com sobreposição, ou seja, a junção das lajes da fileira inferior deve ficar no meio do elemento da fileira superior. Uma camada contínua e uniforme de cola é aplicada à superfície interna da peça. A mesma camada é aplicada na parede. Isso é feito de forma mais conveniente com uma espátula dentada especial.
  • A laje instalada deve ser fixada com grandes âncoras com cabeça de guarda-chuva adequadas. Essas cabeças contribuem para o fato de que as buchas seguram a placa com segurança. Você precisará de 5 fechos: no centro e nos cantos. Cada prendedor deve entrar na parede a uma profundidade de pelo menos 5 cm.
  • Em seguida, uma malha de reforço é aplicada. É colocado sobre uma superfície onde a cola é aplicada com uma espátula.
  • Quando a cola secar, a parede pode ser rebocada. Uma camada de gesso protegerá a placa de fibra da influência dos raios ultravioleta e da precipitação em condições climáticas adversas. Para a parede da fachada, uma solução contendo aditivos resistentes à umidade é adicionada ao gesso.
  • O gesso é espatulado e preparado. Após a secagem, as paredes podem ser pintadas. Além de tingir, tapume ou ladrilhos podem ser usados ​​para revestimento.

Ao isolar pisos, as lajes são colocadas sobre uma base de concreto. Deve estar seco e limpo. O cimento é usado para selar as juntas. Em seguida, a mesa é executada. É uma argamassa cimento-areia com uma espessura de 30-50 cm. Quando a betonilha endurece, fazem-se o revestimento do pavimento em linóleo, laminado ou ladrilho.

O telhado inclinado deve ser isolado por dentro. O trabalho é executado passo a passo.

  • Primeiro você precisa embainhar as vigas com tábuas afiadas. Isso é necessário para que as lacunas não se formem.
  • Para o revestimento, você precisará de placas com espessura de 100 mm. Os parafusos são usados ​​como fixadores. Corte as placas com uma serra.
  • Para o acabamento, você precisará de folhas de fibra ou outro material.

Para o revestimento exterior da cobertura, é aconselhável a utilização de lajes armadas reforçadas com sarrafos de madeira.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário