Tudo sobre divisão de pedra triturada
Qualquer trabalho de construção requer a construção de uma base sólida. Para atingir um alto grau de confiabilidade da fundação que está sendo erguida, é necessário cuidar da disposição da almofada de pedra triturada. A colocação correta da base de pedra britada melhorará as características técnicas da fundação e aumentará sua resistência. E também essas almofadas são utilizadas na construção de estradas, pistas, pontes e diversos aterros.
O que é isso?
A divisão é um processo de compactação de camadas de pedra britada de diferentes frações, a fim de atingir a compactação ideal do material e evitar a formação de vazios entre as partículas. Se você não seguir o procedimento, a água entrará posteriormente nos vazios, que congelarão no inverno e levarão à ruptura da superfície da estrada ou à formação de fissuras na fundação.
O procedimento é realizado não apenas para o posterior assentamento de pistas. Razling também está em demanda quando:
-
construção de estruturas de concreto armado;
-
arranjo de fundações para edifícios e estruturas especiais;
-
colocação de rotas.
Os requisitos para cunha são especificados no GOST. Levar em consideração as normas e recomendações listadas no documento permitirá que você execute o trabalho com eficiência e fornecerá uma base confiável para a estrada ou fundação.
Consumo de pedra britada
A quantidade de pedra britada para divisão também está especificada nos documentos regulamentares. Você pode encontrar informações detalhadas em GOST-8267. O regulamento determina quais frações de brita são adequadas para determinadas obras.
Por exemplo, ao dispor a almofada da fundação, será necessária uma brita com uma fração de 70 a 120 mm para formar a camada primária. Quanto mais alta a camada da superfície do solo, menos fração é necessária. Por exemplo, a camada superior de pedra britada consiste em partículas, cujo tamanho não excede 5 mm.
Os seguintes tipos de pedra britada são usados para dobrar:
-
granito;
-
cascalho;
-
calcário.
Os dois primeiros se distinguem por indicadores de alta intensidade, e o último é procurado nas residências, por ser mais barato do que as outras opções.
Etapas principais
A pedra britada é dividida em várias etapas. Cada um deles deve ser considerado com mais detalhes, a fim de compreender as características do trabalho que está sendo executado.
Primeiro passo
Também é chamado de preparatório. Neste caso, ocorre a preparação do terreno, no qual está prevista a construção de um edifício ou o assentamento de uma estrada. A superfície do solo é completamente limpa de detritos e nivelada usando os instrumentos e instrumentos geodésicos necessários.
Em alguns casos, a preparação da cava é necessária na fase preparatória. Por exemplo, no caso de assentamento de uma via, esse momento será necessário. Ao mesmo tempo, o fundo da cava, antes do preenchimento da brita, é coberto com geotêxtil - uma tela especial que protege contra os efeitos das águas subterrâneas.
Após a limpeza do solo e a abertura das valas necessárias, o solo é coberto com areia, formando uma camada de até 20 cm de espessura.
Deve-se notar que a espessura da camada pode ser menor - o parâmetro depende das características da área.
Segunda fase
Quando a areia é compactada, os construtores começam a colocar a camada de brita. Para isso, é retirada uma grande brita, cujo tamanho de partícula é de 40-70 mm, às vezes pode ser aumentado para 120 mm. Para conseguir a uniformidade da camada formada, ao final do trabalho, ela é laminada com equipamentos especiais.
Estágio três
Para esmagar a pedra triturada, são necessárias várias camadas, cada uma das quais difere no tamanho das frações. A segunda camada de brita envolve o uso de pequenas pedras, que também são compactadas por rolos compactadores.
Um fato interessante: para diminuir o aquecimento entre os grãos, para evitar que se esfreguem, as camadas são umedecidas com uma certa quantidade de água. Esses requisitos também são especificados nas normas na forma de recomendações.
Quarta etapa
É considerada a última em rachaduras de brita, quando os construtores colocam pedras de uma fração fina. Como resultado, com a ajuda desse grão, é possível preencher os vazios de ar e obter a compactação máxima de todas as camadas. Para obter o resultado desejado, após a aplicação da última camada, é necessário repassá-la pelo menos três vezes com a ajuda de equipamentos de construção pesados.
Quando o motorista do rolo-compactador perceber que as ondas pararam de se formar durante o processo de compactação e o encolhimento e a mobilidade das pedras foram eliminados, ele irá parar o equipamento. Isso significa que as camadas de brita são colocadas e compactadas de forma eficiente. A divisão termina neste estágio.
A essência da divisão de pedra britada é a construção de uma almofada confiável e durável que pode lidar com altas cargas e evitar a deformação da base durante a operação. Não será possível avaliar a qualidade da compactação das camadas formadas a olho nu. Para verificar a confiabilidade do trabalho realizado, geralmente é usado um dispositivo de medição.
O princípio de operação do dispositivo é a detecção dinâmica. Para obter os resultados, uma série de golpes são realizados nas camadas de cascalho. Essa abordagem permite determinar o grau de contração, que é posteriormente comparado com os padrões existentes. Se a redução estiver dentro ou abaixo dos parâmetros especificados, o trabalho foi bem executado. Caso contrário, será necessária uma compactação adicional das camadas de pedra britada.
Quando a divisão é considerada completa, a superfície de trabalho da última camada é coberta com uma pequena quantidade de areia. Este processo é especialmente importante se a concretagem do revestimento não for planejada posteriormente.
O comentário foi enviado com sucesso.