Qual é a densidade da argila expandida?

Contente
  1. De que depende?
  2. Tudo sobre densidade aparente
  3. Outros tipos de densidade

A argila expandida é um material isolante de calor universal. É utilizado em muitas obras de construção e reforma devido às suas propriedades e disponibilidade.

De que depende?

É muito fácil construir uma casa com blocos de argila expandida, que terá uma série de propriedades positivas, enquanto sua construção será econômica. Esse material é perfeito para a construção de banhos e saunas, pois possui excelentes propriedades isolantes do calor e não permite que as paredes da sala isoladas com argila expandida saiam da alta temperatura. Com a ajuda dele, também são instaladas redes de aquecimento e canos de água, pois a argila expandida os protegerá de rompimento.

Este material é adequado não só para construção, mas também para uso na vida quotidiana. Sua aparência agradável iluminará o terreno do jardim se você abrir um caminho a partir dele. E também a argila expandida é usada para isolar as raízes das árvores e aumentar o rendimento, pois uma espécie de sistema de drenagem pode ser feito com o material da fração fina. Esta aplicação também é adequada para plantas de interior, porque os próprios grânulos são muito leves.

A aplicação mais adequada é determinada pela densidade da argila expandida, que, por sua vez, terá como base a estrutura do material. Existem vários tipos de argila expandida.

  • Em forma de cascalho. É uma pelota arredondada de cor argila. O principal campo de aplicação é a construção.
  • Sob a forma de entulho. Esse material é obtido após a clivagem de conglomerados de argila expandida. É usado como aditivo para concreto.
  • Em forma de peneiramento ou areia. Essas pequenas partículas são resíduos industriais e são usadas como enchimento poroso.

O segundo fator que influencia a densidade é a fração de argila expandida, que difere dependendo da aparência. Existem três frações para o cascalho.

  • 20-40 mm. O cascalho desta fração é caracterizado por uma baixa densidade aparente e é usado como um material a granel isolante de calor para fundações, caves e pisos de sótão.
  • 10-20 mm. Esse material servirá como um excelente isolamento para piso e telhado.
  • 5-10 mm. Essa argila expandida é a mais densa em termos de enchimento. É usado para isolar uma fachada ou base para aquecimento de piso.

Além disso, os indicadores de densidade podem variar dependendo da tecnologia de fabricação deste material. Existem 4 maneiras de produzir argila expandida.

  • Seco. A opção mais simples, que deve ser utilizada, desde que a base de argila seja homogênea e não contenha impurezas adicionais. Pedras de argila são esmagadas, peneiradas e enviadas para fornos. Com este método, seu teor de umidade não pode exceder 9%.
  • Molhado. Este método consiste na obtenção de uma lama que atinge 50% de umidade - argila diluída em água. Através da bacia de lama, a base é alimentada no forno, onde grânulos individuais são formados e secos com os gases de saída.
  • Lamellar. A base, neste caso, é a argila formada em grânulos, cujo teor de umidade varia de 18 a 20%. Dessa forma, ela é encaminhada ao forno. Nesse caso, a qualidade é influenciada pela forma e compactação dos grânulos.
  • Pó-lamelar. É realizado da mesma forma que um prato convencional.

A diferença entre essas tecnologias está no esmagamento preliminar da argila até o estado de pó.

Tudo sobre densidade aparente

É medido em quilogramas por metro cúbico.Já para a argila expandida, a densidade aparente se refere ao peso dos grânulos em um espaço específico. A qualidade desse material é influenciada por vários fatores, como a densidade aparente dos grânulos, o número de células neles e a celularidade total. Devido à influência de todos esses parâmetros, é impossível falar com precisão sobre indicadores específicos de densidade, uma vez que ela varia de 250 a 800 kg por m3.

Esse spread tão grande é explicado pela presença de seu próprio valor para cada tipo de material. Para distinguir um ou outro grupo, um padrão especial foi introduzido. A letra "M" é escrita na frente e um número é deixado depois dela. Se a densidade da argila expandida for ligeiramente inferior a um certo número, então é o que resta. Por exemplo, se a densidade do material for ligeiramente inferior a 250 kg / m3, esse lote será denominado M250, se for aproximadamente igual a 400, então M400. Antes do M450, o material era marcado com um intervalo de 50, mas depois era designado como M600, M700 e assim por diante. A determinação da marca de acordo com o princípio de indicar a densidade aparente de um determinado lote é realizada de acordo com GOST 9757-90. As regras estabelecidas estabelecem que brita de argila expandida e cascalho em termos de densidade devem variar de 250 a 600 kg por m3, porém, o cliente tem o pleno direito de alterar essas normas para atender às suas necessidades e solicitar argila expandida do M700 ou Marca M800.

Outros requisitos são impostos à areia de argila expandida. Sua densidade aparente deve estar entre 500 e 1000 kg / m3, enquanto o valor inferior é considerado uma referência e pode ser alterado abaixo do padrão. É aconselhável não usar material superior à marca M1000.

Daí decorre que, ao escolher qualquer fração, o mais preferível em termos de indicadores será a argila expandida, em que os grânulos pesam menos.

Outros tipos de densidade

Além dos indicadores de volume, existem outros tipos de densidade aos quais vale a pena prestar atenção. Os indicadores de densidade específicos e verdadeiros são importantes na realização dos cálculos necessários. A gravidade específica de um material é mais frequentemente levada em consideração no valor de uma variável. Seu desempenho varia dependendo da consistência do material selecionado.

A gravidade específica pode assumir os seguintes valores:

  • para cascalho de argila expandida - de 450 a 700 kg por m3;
  • para mistura seca de concreto de argila expandida - 800 kg por m3;
  • para brita de argila expandida - de 600 a 1000 kg por m3.

Outra constante importante é o verdadeiro indicador da densidade da argila expandida. Este indicador é caracterizado pela massa por unidade de volume de argila expandida compactada e denotado como Pu.

O uso deste valor é obrigatório na determinação da gravidade específica. A equação de cálculo é a seguinte: o peso da argila expandida seca é dividido pelo seu volume, enquanto os poros dos grânulos não são incluídos no cálculo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário