Poliestireno expandido: vantagens e sutilezas do uso do material
Existem muitos requisitos para materiais de construção. Muitas vezes são contraditórios e têm pouco a ver com a realidade: alta qualidade e baixo preço, força e leveza, resultados profissionais na resolução de tarefas estreitamente focadas e versatilidade. No entanto, alguns materiais são adequados. Entre eles está o poliestireno expandido. Tendo estudado suas vantagens e sutilezas de uso, você pode usar com sucesso o material para resolver vários problemas de construção.
O que é isso?
O poliestireno expandido é a última geração de materiais de construção. Sua produção utiliza tecnologias inovadoras, por isso é difícil adivinhar seu antecessor. E o poliestireno expandido "evoluiu" do familiar para todo o poliestireno - um material que protege os eletrodomésticos de danos durante o transporte.
As principais propriedades da espuma - leveza e estrutura celular - foram preservadas. Dentro das placas de poliestireno expandido, há uma grande quantidade de grânulos cheios de ar. Seu conteúdo chega a 98%. Devido às bolhas de ar, o material tem uma baixa condutividade térmica, muito apreciada na construção.
O vapor de água é usado na produção de espuma. Isso torna o material poroso, granular e quebradiço. A espuma de poliestireno é espumada com dióxido de carbono, portanto, suas características foram aprimoradas. É distinguido por:
- alta densidade por metro cúbico;
- estrutura menos porosa;
- aparência e estrutura em um corte;
- preço mais alto.
O poliestireno expandido (extrudado) passa por oito estágios de produção:
- Substâncias de combate a incêndio - retardadores de fogo - são adicionadas às matérias-primas. Além disso, são usados corantes, plastificantes e clarificadores.
- A composição acabada é carregada no equipamento de pré-espuma.
- Ocorre a formação de espuma primária e o "envelhecimento" da massa.
- "Sinterização" e modelagem. As moléculas da matéria-prima aderem umas às outras, formando laços fortes.
- Processamento em equipamentos especiais, necessários para conferir à substância suas propriedades únicas.
- Espuma e resfriamento final.
- A substância é estabilizada e a superfície é lixada até ficar lisa.
- Corte e triagem de placas.
O resultado é um material usado principalmente como isolamento.
Características: prós e contras
O poliestireno extrudado tem vantagens e desvantagens como material de construção.
Prós:
- Vasta gama de aplicações. É utilizado para trabalhos internos e externos em várias superfícies: piso, paredes, teto, como material isolante, de embalagem e decorativo. Além da indústria da construção, seu uso é difundido na produção de brinquedos, eletrodomésticos, eletrodomésticos e nas indústrias militar e médica.
- Baixa condutividade térmica. Devido a essa propriedade, o poliestireno geralmente serve como um material isolante de calor. Evita a perda de calor na divisão, o que afeta os custos de aquecimento. Quanto melhor for o isolamento, mais barato será o aquecimento da casa.
- Baixo coeficiente de permeabilidade à umidade. No interior do material encontram-se grânulos selados, nos quais penetra uma quantidade mínima de água. É tão pequeno que não consegue destruir a estrutura do material e afetar negativamente suas qualidades isolantes.
- Melhora o isolamento acústico interno.Para obter o efeito máximo, você precisa combiná-lo com outros materiais, mas em uma sala onde o problema não é pronunciado, será o suficiente.
- Fácil de cortar. Durante o processo de instalação, as placas podem ser divididas em fragmentos. O corte ficará uniforme, não se desintegrará. Esta é a marca registrada de um material de qualidade.
- Tem um peso relativamente baixo. Basta um par de mãos para trabalhar o material. Além disso, a vantagem do peso leve é que o revestimento de poliestireno não exerce muita pressão sobre as paredes ou o piso da sala.
- Fácil de montar. Nenhuma habilidade especial é necessária para decorar paredes, pisos ou tetos.
- Resistente a muitos produtos químicos.
- Insensível aos efeitos dos organismos vivos. Ou seja, não se forma mofo nele, insetos e roedores não o estragam.
- Devido à sua estrutura interna, pertence aos materiais "respiradores". Isso é importante ao decorar paredes, pois não se forma condensação.
- Nivela qualquer superfície de trabalho. Um revestimento decorativo se encaixa bem no topo.
- As placas de poliestireno podem ser coladas diretamente na parede de um edifício (ou outra superfície) sem a montagem de uma caixa para isso. Isso reduz o tempo e os custos financeiros dos trabalhos de reparo e às vezes os simplifica.
- A vida útil mínima é de 15-20 anos.
- Baixo custo de acabamento por metro quadrado.
Desvantagens:
- O isolamento térmico de uma grande área de paredes, teto ou piso será caro, mesmo com um baixo custo do material por metro quadrado.
- Para a máxima estanqueidade do acabamento, materiais adicionais podem ser necessários na forma de fita adesiva e selante.
- O revestimento de poliestireno não regula por si só a temperatura ambiente. Funciona segundo o princípio de uma garrafa térmica: mantém-se quente na estação fria e fresca quando está quente. Se a temperatura da sala estiver mal ajustada, a eficiência do poliestireno é zero.
- Apesar da capacidade de "respiração" do material, com revestimento contínuo da casa com poliestireno expandido, é necessária a instalação de ventilação.
- O material tem medo da radiação ultravioleta. Sob a influência da luz solar, as ligações internas na estrutura de uma substância são destruídas e as condições naturais aceleram a destruição do poliestireno extrudado.
- Alguns tipos de tintas, substâncias à base de derivados de petróleo, acetona, gasolina, querosene, resina epóxi corroem o poliestireno expandido.
- É necessário um acabamento decorativo sobre a espuma de poliestireno para fechar todas as costuras e protegê-la da luz solar.
- A densidade do material é maior em comparação com a espuma, mas o poliestireno perde para outros materiais de acordo com este critério. É mais adequado para o acabamento de tetos e paredes, e encolhe sob o revestimento do piso sob ação mecânica de ponto constante (andar, reorganizar móveis).
Especificações
Para cumprir os códigos de construção, as características técnicas do material são importantes. Estes incluem: marca, dimensões gerais das placas, condutividade térmica, coeficiente de absorção de umidade, inflamabilidade de acordo com a classe de segurança contra incêndio, resistência, vida útil, método de armazenamento. As características técnicas não são de suma importância, são a cor e a textura das placas.
Os tamanhos das folhas (placas) de poliestireno expandido são calculados de acordo com três parâmetros: comprimento, largura, altura. Os primeiros dois indicadores são iguais se a placa for quadrada.
As dimensões padrão das lajes são 100 cm de largura e 200 cm de comprimento para o material em folha, 100x100 para a laje. Com tais parâmetros, GOST permite um tamanho maior ou menor que o normal em 1-10 mm. Tamanhos não padrão, mas populares - 120 x 60 cm, 100 x 100, 50 x 50, 100 x 50, 90 x 50. O material é fácil de cortar, então você mesmo pode ajustar os parâmetros para atender às suas necessidades. Desvios permitidos da norma de folhas não padronizadas - até 5 mm.
Para espessura, esses indicadores são mais restritivos, já que a espessura é o principal critério para a escolha da espuma de poliestireno. É variável para diferentes tipos de trabalhos de reparação e construção.Valores mínimos: 10, 20 mm, 30, 40, 50 mm. O máximo é 500 mm. Normalmente 50-100 mm é suficiente, mas mediante solicitação, alguns fabricantes podem produzir um lote de espessuras não padronizadas. De acordo com os códigos de construção para a maioria das regiões da Rússia, a espessura exigida de isolamento de poliestireno é de pelo menos 10-12 cm.
A condutividade térmica é um dos indicadores mais importantes. É determinado pela espessura do entreferro no interior da laje do material, pois são as conexões de ar que o tornam capaz de reter o calor no interior da sala. Medido em watts por metro quadrado e em Kelvin. Quanto mais próximo o indicador estiver de um, menor será sua capacidade de reter o calor na sala.
Para lajes de diferentes espessuras e densidades, o índice de condutividade térmica varia na faixa de 0,03-0,05 W / sq. m para Kelvin.
Alguns fabricantes usam aditivos de grafite. Eles estabilizam a condutividade térmica de tal forma que a densidade deixa de desempenhar um papel.
Um bom exemplo da eficácia do poliestireno expandido é uma comparação com a lã mineral. As propriedades de isolamento térmico da lã mineral são consideradas boas, enquanto o isolamento térmico de 10 cm de poliestireno dá o mesmo resultado que uma camada de 25-30 cm de lã mineral.
Densidade
Medido em kg / sq. m. Para diferentes tipos de poliestireno, pode diferir em 5 vezes. Assim, o poliestireno extrudado tem uma densidade de 30, 33, 35, 50 kg / sq. m, e à prova de choque - 100-150 kg / sq. m. Quanto maior for a densidade, melhores serão as características de desempenho do material.
É quase impossível medir os parâmetros de resistência de um material por conta própria. Você precisa prestar atenção aos dados certificados. A resistência à compressão normal é de 0,2 a 0,4 MPa. Taxa de dobra - 0,4-0,7 MPa.
Os fabricantes freqüentemente declaram que a absorção de umidade do material é zero. Na verdade não é assim, ele absorve até 6% da umidade que entra durante a precipitação e lavagem da fachada. A combustibilidade do poliestireno expandido também é controversa. Por um lado, a adição de pireno torna o material resistente ao fogo, por outro lado, isso não significa que o fogo se extinga ao colidir com o material.
O poliestireno derrete com rapidez suficiente. Ao mesmo tempo, o material de alta qualidade não emite fumaça forte e o derretimento para 3 segundos depois que o fogo se apaga. Ou seja, outros materiais não podem inflamar a partir do poliestireno expandido, mas ele suporta a combustão. Diferentes marcas são atribuídas a uma classe de K4 a K1. Os materiais da marca K0 são considerados os mais seguros possíveis, mas o poliestireno expandido não se aplica a eles.
Outros parâmetros importantes:
- Permeabilidade ao vapor de água. Para diferentes tipos de poliestireno, este indicador é 0,013 - 0,5 Mg / m * h * Pa.
- O peso. Ele começa com 10 kg por metro cúbico.
- Faixa de temperatura de uso: limite inferior de temperatura -100, superior +150.
- Vida útil: pelo menos 15 anos.
- Isolamento de ruído - 10-20 dB.
- Método de armazenamento: em embalagem lacrada, ao abrigo da luz solar e da umidade.
- Classe: EPS 50, 70, 80, 100, 120, 150, 200. Quanto mais alta a classe, melhor e mais caro é o material.
- Cor. As cores mais comuns são branco, cenoura, azul.
Variedades
O poliestireno é dividido em variedades de acordo com quatro critérios principais: estrutura, método de produção, finalidade, área de aplicação.
Estrutura
Pela estrutura, distingue-se o poliestireno expandido atático, isotático e sindiotático.
Não faz sentido mergulhar na complexa fórmula estrutural das substâncias. É importante que o comprador saiba apenas que o primeiro tipo é o mais produtivo e amplamente utilizado na construção privada e em grande escala, o segundo se distingue pela maior resistência, densidade e resistência ao fogo e pode ser usado em salas com maior incêndio requisitos de segurança, e o terceiro tipo é universal devido à sua estabilidade química, densidade e resistência ao calor. Pode não só ser montado em qualquer tipo de ambiente, mas também ser revestido na parte superior com todos os tipos de tintas e vernizes.
Método de obtenção
De acordo com o método de obtenção, existe um maior número de tipos de poliestireno. A mais comum é a espuma de poliestireno extrudido, pois possui todas as qualidades necessárias para a construção. Mas também existem outras formas de produção. Mudanças em algumas etapas e na composição das matérias-primas possibilitam a obtenção de materiais com características diferentes. Alguns são menos densos, mas inflamáveis, outros são os mais duráveis e resistentes ao fogo, outros não têm medo da umidade, e o quarto reúne todas as melhores qualidades.
Existem oito maneiras no total, duas das quais estão desatualizadas. Por quase um século de história do poliestireno e seus derivados, os métodos de emulsão e suspensão perderam sua relevância.
Em condições modernas, são produzidos os seguintes:
- Espuma de poliestireno extrudado... Material de espuma com grânulos finos e uniformes. O dióxido de carbono é usado em vez de fenóis prejudiciais.
- Extrusão... Quase igual ao extrudado, mas é utilizado principalmente na indústria alimentícia (embalagens), portanto, entre suas propriedades, o respeito ao meio ambiente é mais importante do que a resistência.
- Pressione. É submetido a um procedimento de prensagem adicional, por isso é considerado mais durável e resistente aos esforços mecânicos.
- Bespressovoy... A mistura esfria e solidifica sozinha dentro de um molde especial. Na saída, o produto possui tamanho e geometria convenientes para o corte. O procedimento não requer intervenção (prensagem), portanto é mais barato que prensagem.
- Blocky. Os produtos obtidos por conversão (vários ciclos de processamento nas mesmas fases) distinguem-se por elevados indicadores de respeito pelo ambiente e a mais alta qualidade possível.
- Autoclave. Uma espécie de material extrudado. Em termos de propriedades, praticamente não difere, apenas outro equipamento é utilizado para a formação de espuma e "cozedura".
Compromisso
De acordo com a finalidade, o poliestireno expandido também é diferente. O poliestireno de uso geral barato, mas de alta qualidade, tornou-se comum. Não difere em estabilidade mecânica e densidade, é considerado frágil e possui a menor classe de segurança contra incêndio. No entanto, o material é rígido e mantém a sua forma, o que permite utilizá-lo nos casos em que não seja efectuada qualquer carga mecânica: equipamentos de iluminação, publicidade exterior, decoração.
Para tarefas mais complexas, é usada espuma de poliestireno de alto impacto. Além de ser menos frágil e incombustível, o material contém substâncias responsáveis pela resistência aos raios ultravioleta e pigmentos de cor. Os estabilizadores UV protegem a estrutura da destruição e a cor do desbotamento e amarelecimento.
As placas de poliestireno de alto impacto têm uma superfície de textura diferente: lisa, ondulada, fosca ou brilhante, reflexiva e difusora de luz.
A espuma de poliestireno de folha de alto impacto deve ser anotada separadamente. Aumentou a resistência ao gelo e é mais eficaz como aquecedor. Também é utilizado na fabricação de equipamentos de refrigeração, já que suas "propriedades térmicas" (de manter a temperatura no interior do objeto) são superiores às de outros tipos. O poliestireno resistente a impactos é utilizado em muitas áreas: produção de brinquedos, louças, eletrodomésticos, materiais de acabamento.
Area de aplicação
A categorização do poliestireno expandido por áreas de aplicação é mais extensa. São várias áreas: para a indústria alimentar e não alimentar, para acabamentos brutos e decorativos, para trabalhos interiores e exteriores.
Para produtos alimentícios (lancheiras, vasilhames, substratos, pratos descartáveis), utiliza-se poliestireno com aditivos ecológicos. Matérias-primas semelhantes são utilizadas na produção da indústria não alimentar (brinquedos infantis, geladeiras, recipientes térmicos). Na fabricação de brinquedos, são adicionados mais corantes e componentes que são responsáveis pela resistência do produto.
O acabamento em bruto pode ser interno e externo. Em todos os casos, o poliestireno é usado para evitar a perda de calor e / ou melhorar o isolamento acústico na sala. Menos comumente, é usado para nivelar a superfície de trabalho.
O poliestireno interior é utilizado em trabalhos de reparação e construção para revestir várias superfícies.
Em instalações residenciais:
- Para o chão. Em toda a superfície do contrapiso, são montadas placas de poliestireno quando é necessário isolar uma mesa flutuante ou seca. Para isso, o material é suficientemente plano e denso, contribui para o isolamento térmico e acústico. Você precisa escolher placas fortes e densas que possam suportar muito peso por metro cúbico quadrado e tenham resistência máxima à compressão. A vantagem de usar placas de poliestireno expandido para a instalação da mesa é que esse material não oferece uma carga tão grande no piso quanto uma mesa monolítica. Relevante para divisões antigas com tectos fracos e para bases com elevada absorção de humidade, sobre as quais é difícil deitar uma betonilha monolítica (em bloco ou casa de madeira).
Além disso, o poliestireno oferece uma superfície perfeitamente plana para a instalação do revestimento do piso. É uma base impermeável para laminados, parquetes e outros tipos de acabamentos duros.
Além de as lajes cobrirem toda a superfície do piso, ela pode ser utilizada localmente. Por exemplo, como uma base de amortecimento de vibração para um pedestal em um sistema de isolamento acústico de piso.
- Para o teto. Propriedades como densidade, resistência, peso leve e formato confortável tornam o material adequado para tetos à prova de som. Não é necessário tornear a moldura sob ele, o material pode ser colado diretamente na cola e os espaços vazios podem ser preenchidos com um selante que não endureça. Duas camadas de lajes montadas em espaçamento darão um resultado perceptível no combate a ruídos estranhos no apartamento. É conveniente montar um teto suspenso ou colar azulejos decorativos em cima de uma almofada plana à prova de som. O azulejo, por sua vez, também é um derivado do poliuretano com tratamento decorativo.
- Para paredes... O poliuretano raramente é usado na decoração de superfícies verticais em interiores. Erros durante a instalação levam ao fato de que a eficiência é reduzida a zero, e a sala perde volume não só visualmente - a área útil da sala também sofre. No entanto, às vezes o poliuretano é usado para revestir paredes internas, para alinhá-las ou para erguer uma divisória leve dentro da sala e dividi-la ao meio.
- Para telhado... Aqui estamos falando sobre o isolamento do telhado por dentro. Esta opção é relevante para alojamentos no sótão e para isolamento térmico do sótão no banho. O poliestireno expandido retém simultaneamente o calor, evita a condensação e requer esforços mínimos de impermeabilização. O poliestireno laminado é considerado a melhor opção para o acabamento do sótão.
- Para tubos. Tubos e risers de várias comunicações são protegidos contra congelamento por meio de poliestireno folheado a folha de pequena espessura. A mesma técnica ajuda a melhorar o isolamento acústico.
Em alguns casos, o poliestireno é usado para criar decoração no interior de instalações residenciais. A partir dele são feitos azulejos, rodapés, rosetas decorativas, molduras, portais falsos para lareiras.
Nos vestíbulos e salas de serviço (na fronteira com a rua):
- para uma varanda ou loggia;
- para a varanda e terraço;
- para o porão.
Em todos os casos, é utilizada uma folha de espuma de poliestireno resistente ao gelo, o que evita a perda excessiva de calor e não permite que a divisão aqueça demasiado com o tempo quente.
Já o acabamento externo com poliestireno também pode ser áspero e decorativo. O desbaste é utilizado para a fundação, fachada e fabricação de fôrmas permanentes. Decorativo - apenas para decoração de fachada.
O isolamento externo da fundação protege-a do congelamento, rachaduras e, em parte, das águas subterrâneas.A influência desses fatores é assumida pelo poliestireno, o que reduz significativamente sua vida útil. É mais sensato montar as lajes por dentro (se a base for de fita), para que durem mais.
O revestimento de fachadas de instalações residenciais e não residenciais usando poliestireno para melhorar o isolamento térmico é possível de três maneiras:
- Instalação em moldura ou decoração de parede sem moldura fora da divisão. Isso permite organizar com competência a impermeabilização e a barreira de vapor, se necessário, reduz a perda de calor e aumenta o isolamento acústico. Este revestimento pode ser desmontado ao renovar a fachada.
- Poço em alvenaria, que se realiza em simultâneo com a ereção das paredes do edifício. Neste caso, o poliestireno é "emparelhado" em uma parede de tijolo ou bloco e serve como uma camada de isolamento térmico.
- Revestimento simultâneo decorativo e termo-isolante. É possível ao usar painéis SIP e painéis decorativos ventilados para a fachada. Por fora, os painéis são feitos de polímeros, e por dentro há uma espessa camada de poliestireno. A estrutura é montada em uma caixa. O resultado é um acabamento dois em um bonito, eficiente e de alta qualidade.
Separadamente, vale destacar a possibilidade de revestimento externo de edifícios com poliestireno. Primeiro, ele pode ser tingido e pode ser revestido confortavelmente. E em segundo lugar, os elementos decorativos da fachada são feitos deste material: cornijas, colunas e pilastras, platibandas, painéis térmicos, figuras 3-D. Todos os elementos parecem simples e realistas e são várias vezes mais baratos do que análogos feitos de gesso, pedra e madeira.
Fabricantes e avaliações
A produção do poliestireno teve início no início do século passado e até aos dias de hoje desenvolve-se de forma ativa, por isso, apresentam-se no mercado produtos de inúmeras empresas competitivas. O feedback de profissionais e usuários comuns ajudou a identificar líderes entre eles.
Ursa É o único fabricante que legalmente oferece garantia de produto de até 50 anos. Se durante este período ocorrerem alterações negativas com o material, que estão fixadas nas condições de garantia, a empresa irá ressarcir os prejuízos.
O poliestireno Ursa foi escolhido pelo facto de, por um preço acessível, poder adquirir um produto que cumpre todos os requisitos técnicos de decoração exterior e interior. É resistente à umidade, de alta resistência, não congela, absorve apenas 1-3% de umidade, é fácil de cortar e conveniente para instalação. A produção utiliza apenas gás natural e materiais que atendem ao padrão europeu. Isso torna o poliestireno seguro para os humanos e para o meio ambiente.
Knauf É uma gigante manufatureira alemã que fabrica produtos para todos os tipos de acabamento. Muitas vezes aparece na lista dos líderes de mercado devido à alta qualidade e garantias consistentes. O poliestireno expandido de alta resistência é usado em todas as áreas, da indústria alimentícia à medicina. Ele é até mesmo confiável na decoração de instalações municipais e locais públicos.
No território da Federação Russa, o poliestireno Knauf é usado ativamente na reparação e construção de estações de metrô na capital.
Os produtos deste fabricante diferem em preço acima da média, mas se justificam plenamente.
Os três líderes são fechados pelo isolante térmico universal da empresa TechnoNICOL. Tecnologia inovadora, economia e alta qualidade combinam na linha XPS. O fabricante é nacional, portanto, o produto está disponível no segmento de menor preço.
Também entre as marcas populares estão marcadas "Penoplex" e "Elite-plast".
dicas e truques
Para que o poliestireno expandido funcione por muito tempo e cumpra suas funções, é importante escolher o material certo e fixá-lo na superfície de trabalho com alta qualidade.
Recomenda-se o uso de cola especializada para fixação. Não contém acetona, resinas e derivados de petróleo que corroem o material.
Ao escolher o poliestireno, os fabricantes aconselham levar em consideração vários fatores: marca, densidade, peso, resistência.Quanto mais altos forem esses indicadores, melhor será a qualidade do material. Mas com a inflamabilidade e a condutividade térmica, o oposto é verdadeiro - quanto mais próximo o indicador estiver de zero, melhor o material se mostrará em operação.
Você precisa verificar esses dados nos documentos que acompanham, caso contrário, há um grande risco de adquirir uma falsificação.
Sem examinar os certificados, você pode verificar a qualidade com um pequeno truque. É necessário quebrar um pedaço de poliestireno expandido de uma folha sólida e olhar o refugo: se for par, e as células forem pequenas e do mesmo tamanho, o material é sólido. O poliestireno de baixa qualidade se desfaz e mostra grandes células quando quebradas.
Para os benefícios do poliestireno expandido, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.