Tudo sobre placas resistentes à umidade macho e fêmea
Ao fazer reformas em um apartamento ou casa, você deve instalar divisórias adicionais. E aqui surge um grande problema com a escolha do material que cumpra os requisitos técnicos das novas paredes. Deve ter capacidade de carga, ser forte, confiável e suportar cargas excessivas.
Outro critério de seleção importante é a facilidade de instalação. Muitas vezes, os reparos domésticos são feitos por conta própria, por isso é importante para os construtores inexperientes que o material seja maleável e fácil de instalar. As placas macho e fêmea atendem a todos os critérios apresentados.
O que é isso?
Lajes de lingueta ou, como são chamadas abreviadamente, GWP é um material de parede usado na instalação de divisórias de suporte de carga em interiores. Uma característica distintiva dessas placas é a presença de peças salientes e caindo, que servem como elementos de fixação confiáveis para as placas divisórias.
Na construção, é dada atenção especial às lajes macho e fêmea, uma vez que este material tem uma série de vantagens significativas:
- instalação rápida;
- a quantidade mínima de cola consumível para fixação das placas;
- a superfície do GWP dispensa a aplicação de gesso;
- Amizade ambiental;
- resistência ao fogo;
- alto nível de isolamento térmico;
- excelente isolamento acústico.
Mas, apesar das vantagens apresentadas, o material GWP tem algumas desvantagens:
- um alto nível de higroscopicidade limita o uso de GWP em ambientes com alta umidade;
- as partições instaladas pelo GWP têm restrições sobre o peso do equipamento conectado;
- com assentamento de edifícios e até mesmo sismicidade mínima, há uma probabilidade de rachaduras e deformação dos blocos.
No entanto, os fabricantes modernos, percebendo que as divisórias são necessárias em salas com altos níveis de umidade, desenvolveram blocos macho e fêmea à prova d'água.
Suas características de resistência à umidade garantem a resistência e confiabilidade da estrutura divisória em banheiras e saunas.
Tipos e tamanhos
De acordo com os requisitos interestaduais do padrão, cada placa macho e fêmea deve ter dimensões claras:
- 667 × 500 mm;
- 660x500 mm;
- 900 × 300 mm.
A espessura dos blocos varia de 80-100 mm. As dimensões mais comuns são 667x500x80 mm. Quanto à densidade, este indicador depende inteiramente dos materiais utilizados na fabricação. Assim, verifica-se que o nível de densidade para blocos de gesso é 1050–1300 kg / m³, e para blocos de silicato o valor mínimo é 1870 kg / m³.
Com os requisitos declarados do padrão estadual, as placas macho e fêmea diferem em vários parâmetros. E antes de tudo é a composição.
- As placas de gesso são moldadas. Eles contêm gesso e plastificante. De acordo com as especificações técnicas, o nível de isolamento térmico dos blocos de gesso é muito alto. Uma laje de 8 cm equivale a uma parede coberta com uma camada de concreto de 4 cm de espessura.
- As placas de silicato são feitas de areia de quartzo, cal e água. Suas características técnicas são semelhantes em quase todos os aspectos aos blocos de gesso.
Até o momento, os blocos fabricados pela PGP são divididos de acordo com o tipo de fixadores. A ranhura / lingueta pode ser retangular ou trapezoidal. Não há diferença entre a resistência das montagens. A questão da escolha pressupõe a conveniência de instalação para o próprio mestre.
No mercado de construção civil, você encontra diversos tipos de lajes macho e fêmea.
- Padrão. Eles são usados em ambientes com baixos níveis de umidade. Mas, ao mesmo tempo, a altura das paredes da sala não deve ser superior a 4,2 m.
- Hidrofobizado. Um nome mais compreensível é resistente à umidade. Essas placas contêm aditivos repelentes de água especiais. Você pode determinar que essas são placas hidrofobizadas por sua tonalidade esverdeada.
- Shungite. Essas placas devem ser usadas em salas onde muitos dispositivos com radiação eletromagnética estão instalados. Essas placas contêm carvão, por isso são de cor preta.
Além disso, os blocos macho e fêmea são produzidos na forma de estruturas ocas e sólidas. Lajes alveolares são usadas para criar partições em um ambiente doméstico. Blocos sólidos - para montagem na parede em edifícios públicos e industriais.
Aliás, é possível criar estruturas duplas a partir de lajes vazadas e maciças. Na distância entre eles, será possível ocultar o isolamento, a fiação elétrica e outras comunicações.
Fabricantes e seus produtos
Hoje, blocos de gesso macho e fêmea são o material mais procurado. É utilizado não só para a criação e reconstrução de edifícios públicos, mas também para a realização de reparações habitacionais com o intuito de remodelação. No mercado de construção, você pode encontrar placas macho e fêmea de fabricantes nacionais e estrangeiros.
Por exemplo, Knauf. Ele produz um material GWP chamado Knauf-Plaster. Este fabricante mundialmente famoso está pronto para oferecer aos seus clientes blocos sólidos hidrofobizados e padrão.
Uma empresa bastante grande e bem conhecida "Volma" está envolvida na produção de blocos de GWP sólidos e ocoscom características normais e resistentes à umidade. Você pode conhecer seus produtos no mercado russo e nos países da união aduaneira. Muitos construtores dão preferência às lajes Volma, pois se distinguem por sua maior resistência e facilidade de instalação.
A fábrica de gesso Peshelansky é amplamente conhecida na indústria de construção. Ele se dedica à fabricação de blocos de GWP de gesso extraído de sua própria mina. Os produtos acabados da fábrica são fornecidos para quase todas as regiões da Federação Russa, bem como para os mercados dos países vizinhos. "Peshelansky Gypsum Plant" oferece aos seus clientes não apenas placas comuns e hidrofóbicas - o fabricante produz painéis macho e fêmea de shungita que absorvem a radiação eletromagnética.
Uso e instalação
Hoje, blocos de GWP sólidos e ocos são amplamente usados na indústria de construção. Sua característica distintiva reside na facilidade de instalação. Claro, convém convidar um pedreiro especialista que vai levantar as divisórias em um curto espaço de tempo, ou você mesmo pode fazer a instalação das lajes. O principal é conhecer os requisitos gerais para trabalhar com placas GWP:
- a instalação das placas deve ser realizada antes do início dos trabalhos de acabamento;
- a temperatura ambiente deve ser superior a 5 graus Celsius;
- Antes de colocar as lajes, elas devem ser preparadas.
Para iniciar o processo de instalação, você precisa preparar algumas ferramentas e materiais:
- Placas GWP;
- mistura de cola;
- primer;
- Suportes para fixação da divisória ao teto e piso;
- parafusos auto-roscantes;
- espátula;
- nível;
- recipiente para misturar o adesivo;
- serra;
- furar;
- Chave de fenda.
Agora você pode prosseguir para a etapa preparatória de instalação da partição. Em primeiro lugar, a marcação da parede divisória é feita no chão. Para isso, o revestimento do piso deve ser limpo de poeira, tratado com um primer. Os limites do septo são aplicados com um lápis ou hidrocor. Um fio forte deve ser puxado a uma altura de 30 cm do lado, o que indicará os limites de instalação da primeira fila de placas.
Em seguida, a solução é preparada. A mistura adesiva é apresentada na forma seca.Portanto, deve ser diluído em água na proporção indicada na embalagem. Uma mistura à base de gesso endurece muito mais rápido. Portanto, é necessário amassá-lo em pequenas quantidades. Uma pequena quantidade de cola é aplicada na base da laje e na parte adjacente da parede. A laje é instalada sobre a argamassa com a cumeeira voltada para cima e pressionada firmemente contra o revestimento do piso e a parede. A horizontalidade é verificada pelo nível. Um adesivo é aplicado no lado final do bloco, projetado para fixar o próximo bloco.
Depois de instalar a primeira linha de placas, você pode prosseguir para a segunda. O processo de instalação, neste caso, é ligeiramente semelhante ao da alvenaria, onde é utilizado o revestimento das juntas. Assim, a segunda fila é feita com um deslocamento da junta das lajes de alvenaria. Para reforçar a divisória, é necessário fixar cantos ou consolas metálicas nas juntas das lajes com a parede e o piso. Os fixadores são montados com parafusos autoatarraxantes.
Toda a partição é disposta de maneira semelhante. É necessário conhecer os meandros de vedar os vãos entre a parede montada e o teto. É claro que existe uma lacuna entre eles.
A maneira mais fácil de preencher a lacuna é usar espuma de poliuretano ou enchimento inicial. Conhecendo as regras de trabalho, pode-se proceder à instalação independente das placas GWP.
No próximo vídeo, você verá a instalação de paredes e divisórias de lajes macho e fêmea com suas próprias mãos.
O comentário foi enviado com sucesso.