As sutilezas do processo de acabamento da fachada com madeira

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Seleção de raça de material
  3. Tipos de revestimento
  4. Acabamento

A "selva de pedras" das grandes cidades extrai toda a energia de uma pessoa, então pelo menos nos finais de semana você quer estar mais perto da natureza. É bom se você tiver sua própria casa de verão com uma casa de madeira ou uma casa de campo privada. Os materiais naturais de uma casa assim o ajudarão a relaxar em condições ecologicamente limpas. E não há nada mais confortável do que um quarto com acabamento em madeira. O revestimento de madeira da casa se encaixa organicamente no estilo minimalista da construção, bem como adequado para chalés de verão comuns ou chalés "antigos" estilizados.

A fachada da casa pode ser considerada a marca registrada de cada proprietário, portanto, vale a pena abordar a decoração exterior da casa com total seriedade. Além da aparência esteticamente atraente do edifício, também é importante que a casa seja acolhedora e ecologicamente correta para viver. Por isso opte por um acabamento de fachada em madeira.

Se, devido ao alto custo do material, nem todos são capazes de construir um fortim de madeira, então quase qualquer residente de verão pode embainhar uma casa com painéis de madeira. Tecnicamente, o processo de revestimento com madeira pelo lado de fora não é tão complicado, portanto, mesmo um mestre não treinado será capaz de concluir o trabalho de fachada o mais rápido possível.

Vantagens e desvantagens

Acabamentos de madeira, como qualquer outro material de acabamento, têm seus prós e contras.

Entre as vantagens, destacamos:

  • Amizade ambiental;
  • possibilidade de combinação com outros materiais de acabamento do revestimento - por exemplo, pedra ou tijolo;
  • a capacidade de "esconder" sob a árvore as imperfeições das estruturas de suporte e uma espessa camada de isolamento;
  • com o processamento adequado, o revestimento de madeira protegerá de forma confiável a casa de influências externas negativas;
  • não há necessidade de instalação de dutos de ventilação, pois a superfície de madeira é perfeitamente ventilada por si só;
  • elegância e respeitabilidade da superfície;
  • variedade de soluções de design.

Na verdade, há apenas uma desvantagem - a inflamabilidade de um material como a madeira. Mas podemos resolvê-lo facilmente com a ajuda de revestimentos de proteção especiais, que terão de ser aplicados na construção de ano para ano.

Seleção de raça de material

Antes de iniciar os trabalhos de fachada, decida que tipo de madeira vai usar, pois cada material tem suas características, vantagens e desvantagens. Comece a partir do estilo geral e da direção do design, para que a casa pareça o mais harmoniosa e eficaz possível.

A escolha da espécie de madeira é muito importante. Não superestime as espécies exóticas de madeira - opte pelas tradições russas na construção de cabanas de madeira. Apenas as árvores que crescem na Rússia central são adequadas para qualquer clima em nosso país.

O pinho possui madeira macia, por isso o processo de beneficiamento é simplificado ao máximo para o master. Os especialistas recomendam o uso desse material em climas úmidos, pois as coníferas resinosas são resistentes aos efeitos negativos da umidade e da decomposição.

A madeira mais forte e durável é o cedro. Ele também tem uma tonalidade incomum de amarelo, que pode ser efetivamente reproduzida no design da sua casa.

O carvalho pode ser considerado um material de elite, que não está disponível para todos devido ao seu alto custo.Distingue-se pela elevada resistência e durabilidade, além disso, a madeira de carvalho pode ter vários tons - do amarelo dourado ao castanho escuro, pelo que provavelmente não terá problemas com a escolha.

O lariço tem uma madeira amarelada muito forte. Devido à durabilidade de tal material, é frequentemente usado para a construção de objetos de grande escala - por exemplo, templos. Infelizmente, com o tempo, sob a influência do ambiente externo e da precipitação, a madeira de lariço pode escurecer, então leve isso em consideração ao construir sua casa.

O abeto tem uma estrutura leve, adere bem, mas com o tempo pode começar a apodrecer sem manutenção regular e tratamento com agentes especiais. O amieiro tem uma textura macia e é bem processado, mas também apodrece facilmente. Uma inovação no mercado de materiais de construção é a madeira modificada termicamente, obtida após o processamento da madeira sob alta pressão.

Tipos de revestimento

A decoração exterior, como sabe, pode ser com tecnologia molhada (por exemplo, com gesso) ou com dobradiças (revestimento com painéis de madeira, tapume ou outros materiais de acabamento).

- Casa de bloco

Na aparência, esse material de acabamento é uma tora tratada com um anti-séptico e verniz, dividido ao meio no sentido do comprimento. Com o lado plano, fixa-se à fachada devido aos encaixes ranhurados nas laterais. Esta tecnologia de instalação permite montar uma casa no menor tempo possível. Se você usar parafusos ou pregos, certifique-se de tratá-los com um composto anticorrosivo especial.

- Tapume

Um acabamento muito popular e barato é o revestimento de madeira. Apresenta-se na forma de um perfil moldado a partir de várias partes conectadas, ou pode ser constituído por uma placa de madeira maciça. E a facilidade de instalação permite que até mesmo um construtor não profissional termine o acabamento - claro, com a ajuda de instruções competentes e conselhos profissionais que podem ser encontrados na Internet.

- Telhas de madeira

O revestimento com telhas de madeira parece muito impressionante. Além disso, esse material de acabamento aumentará significativamente a vida útil do edifício e o protegerá de condições climáticas adversas. A decoração de tal fachada está sujeita apenas a especialistas com treinamento especial, portanto, você não deve experimentar e economizar nos serviços de profissionais.

- Árvore térmica

Esse material pode ser usado não apenas para a fabricação de elementos decorativos, por exemplo, escadas, vigas, gazebos, caibros, painéis. A madeira térmica também pode ser usada como material de acabamento de fachadas. A madeira que passou por um tratamento térmico especial é usada para proteger a casa de forma confiável de influências externas negativas, umidade e temperaturas extremas. Afinal, desde os dias da Rússia Antiga, a madeira queimada tem sido usada para aumentar a resistência das estruturas.

- Forro Euro

O revestimento do edifício com eurolining é simples - este trabalho pode ser executado de forma independente, uma vez que as placas são ligadas pelo sistema de fixação "espinho-ranhura". Esse acabamento exterior é lindo e, ao mesmo tempo, acessível. Este material se diferencia pelo seu baixo peso, o que significa maior velocidade de instalação.

- Painéis HPL

Este material é uma matéria-prima combinada de acabamento obtida por prensagem de celulose e fibra de madeira, as quais são impregnadas com resinas termoencolhíveis para melhorar suas características técnicas. Este material é produzido em alta temperatura, então as folhas são super resistentes.

Como vantagens em relação a outros materiais, é possível notar a resistência a choques e danos mecânicos, bem como às influências ambientais negativas. Essa fachada irá atendê-lo fielmente por muitos anos, e cuidar dela exigirá o mínimo de tempo e dinheiro.

Como os painéis HPL são mais leves do que outros materiais de fachada, eles costumam ser usados ​​para grandes superfícies.Uma ampla gama de cores e uma rica seleção de texturas permitirão que você escolha painéis para qualquer estilo de interior. Outra vantagem é a "autossuficiência" dos painéis, ou seja, não é necessário reboco ou beneficiamento adicional dessa fachada.

- Fachada ventilada

Outra inovação é a fachada ventilada, onde os suportes para o ripado são montados primeiro nas paredes, em seguida são colocados o isolamento e o ripado de madeira. Como resultado, forma-se uma espécie de almofada de ar no interior, que garante a ventilação natural da fachada de madeira.

Uma membrana é fixada na caixa para proteger o isolamento da entrada de condensação e da formação de fungos. Observe que o lado absorvente está preso à parede da casa. E ao final, o material de acabamento em madeira é fixado na caixa com o auxílio de fechos especiais.

Acabamento

Depois de concluir o trabalho de instalação, certifique-se de cobrir a superfície de madeira com equipamento de proteção especial. O verniz para fachadas pode ser alquídico ou poliuretano com enchimentos anti-sépticos contra a formação de fungos e o aparecimento de insetos nocivos. Todas essas características são possuídas por um verniz de iate.

O verniz de óleo vai economizar dinheiro, é resistente à luz solar, precipitação e temperaturas extremas. Um verniz alquídico ajudará a prevenir rachaduras na madeira. O verniz à base de água é o mais amigo do ambiente e inofensivo. Ao mesmo tempo, uma superfície de madeira tratada com tal ferramenta será protegida com segurança de influências externas e danos mecânicos.

Ao tratar a fachada com verniz, leia as instruções e leve em consideração a vontade dos fabricantes, a que temperatura deve ser aplicada, para que o verniz seja absorvido de acordo com as normas e, consequentemente, a qualidade do acabamento da madeira da casa não sofre.

Outra opção popular de revestimento de fachada é o chamado revestimento azul., que protegerá a fachada dos efeitos da chuva e do sol. Ao fazer isso, você pode dar à casa diferentes nuances de cores. As propriedades protetoras do esmalte são preservadas por cerca de 5 anos, após os quais o tratamento é repetido.

Veja abaixo para mais detalhes.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário