Tudo sobre hardboard
O painel de fibra é um tipo de painel de fibra, diferindo do material de painel de fibra comum em um grau mais alto de densidade de fibras finas altamente comprimidas. Apesar de sua estrutura porosa, o compensado é um material duro e durável, utilizado em obras de construção e acabamento, bem como na fabricação de produtos moveleiros.
Peculiaridades
O painel duro não é considerado uma unidade de nomenclatura independente e não é regulamentado separadamente por padrões estaduais. Esta folha de madeira é um tipo de placa de fibra, cuja tecnologia de fabricação e os padrões de qualidade se enquadram nos padrões de GOST 4598-86.
Externamente, a placa de fibra parece um material em que um lado é liso e o outro é áspero.
Composição
O material é baseado em produtos residuais de madeira - triturados até uma fração mínima de fibras de madeira. Esses componentes são misturados com uma composição de polímero adesivo e pressionados sob alta pressão. A massa de cola contém formaldeído, que, quando evaporado, é prejudicial à saúde humana. O revestimento laminado, que é aplicado em alguns tipos de painéis de fibra, reduz significativamente os danos do formaldeído, evitando sua evaporação e melhorando as propriedades desse material.
A composição do material de fibra de madeira inclui vários ingredientes.
- Resinas de fenol-formaldeído e ligantes poliméricos. Eles colam fibras de madeira e também dão ao material alta densidade e resistência.
- Pectol (um produto do processamento do componente do tall oil), bem como de outros compostos poliméricos que aumentam a resistência do material ao estresse mecânico.
- Compostos anti-sépticosque afetam a resistência das fibras de madeira aos efeitos de fungos, mofo e previnem processos de decomposição. Esses aditivos também aumentam a resistência à umidade do material.
- Retardantes de fogo - substâncias que conferem ao material uma certa resistência ao fogo.
- Hidrofóbico aditivos na forma de parafinas, resina de colofónia e outros. Os componentes fornecem ao material a repelência à água.
De acordo com a documentação técnica, o cartão contém no máximo 1,3% do adesivo aglutinante em relação à massa total do material. Além disso, apenas componentes pouco tóxicos podem ser usados na composição de polímeros.
Especificações
De acordo com os padrões GOST, os materiais relacionados ao cartão são divididos em 3 tipos principais.
- Placa de fibra macia, marcada com a letra "M". O peso desse material é pequeno, devido à sua baixa densidade, que é de 100 a 500 kg / m². Se olhar de perto a superfície da folha, vai notar a sua porosidade, como a da cortiça. Esse cartão é usado para trabalhos de decoração de interiores. Com a sua ajuda, equipam divisórias, nivelam o chão, tectos ou paredes.
- Painéis duros, marcados com a letra "T". Devido à sua alta densidade, que varia de 500 a 800 kg / m², o material se posiciona como resistente à umidade e pode ser utilizado não só para decoração, mas também para construção civil. Externamente, esse material se parece com uma folha sólida de papelão técnico. A resistência à umidade é especialmente bem pronunciada em variedades desse material que possuem uma laminação de filme da superfície.As chapas densas são utilizadas na fabricação de caixas para contêineres, bem como na fabricação de móveis.
- Painel duro superhard, marcado com as letras "ST". Sua densidade varia de 800 a 1100 kg / m². A estrutura deste tipo de material apresenta uma resistência monolítica reforçada, pelo que o cartão duro é utilizado na construção civil, na produção de produtos moveleiros, no fabrico de portas interiores e para outras necessidades.
Para melhorar a aparência do cartão, utiliza-se a laminação por filme em sua produção, bem como o revestimento superficial com tinta ou verniz.
A opção mais popular é a placa de fibra sem adicionar nenhum componente de acabamento. Esta folha de cor bege natural é frequentemente utilizada para fazer paredes traseiras de gavetas ou armários, caixas de transporte e outros produtos de contentores são feitos com a sua utilização, e também utilizada em obras de construção e acabamento.
A resistência à umidade de diferentes tipos de painel de fibra difere dependendo de sua densidade. Por exemplo, um material semissólido marcado com as letras "NT" pode ficar na água por mais de um dia e ao mesmo tempo inchar apenas 40%, e o tipo superduro "ST" nas mesmas condições irá inchar apenas 15%.
Produção
As folhas de fibra de cartão duro são feitas por prensagem sob a influência de condições de alta temperatura. Os componentes de fibra de madeira triturada são combinados com um adesivo de polímero quente. Após mistura completa, a composição é submetida à ação de um desfibrador, que quebra de forma explosiva os componentes do material. Após esta etapa, as chapas acabadas são vazadas a partir da composição resultante em moldes especiais, que são colocados sob uma prensa a quente com alta pressão. A próxima etapa da produção é a secagem das folhas em uma câmara especial de secagem.
A tecnologia de produção de painéis de fibra é um tanto semelhante ao método de fabricação de MDF. A diferença é que o vaporização preliminar das fibras promove seu melhor desdobramento, o que, por sua vez, possibilita a produção até de chapas muito finas.
Formulários
O compensado é amplamente utilizado em várias esferas da economia. Este material pode ser utilizado como divisória leve no interior da sala, o teto é nivelado com chapas de compensado, pode ser utilizado para as paredes da cozinha, preparando-as para os azulejos. A densidade do material permite utilizá-lo para fins artísticos. Por exemplo, um quadro pintado com tintas a óleo pode ter uma base de compensado.
Na execução de trabalhos de reparação, o cartão de fibra pode ser utilizado para o nivelamento grosseiro do pavimento, antes da colocação de laminados ou de tábuas de parquete.
A chapa de madeira dura pode ser usada como um aquecedor ao revestir as paredes de uma casa de campo. Além do mais, é também conhecido como elemento de mobiliário, sem o qual é difícil imaginar um guarda-roupa moderno ou mesmo a sua gaveta separada. Para móveis, utilizam-se tipos de materiais finos e duros, amplamente utilizados pelos fabricantes, devido à sua resistência e baixo custo. Folhas de material de fibra de madeira são utilizadas para decoração de interiores de vagões ferroviários, cabines de transatlânticos, arranjo interior de veículos de transporte motorizado de passageiros.
Na área de transporte de cargas, o cartão duro é um material insubstituível com o qual é feita a caixa na hora de embalar mercadorias, caixas de transporte e caixas tara. A disponibilidade do material, bem como seu baixo custo e facilidade de corte, explicam a ampla gama de utilização das chapas de fibra.
Variedades e rotulagem
Como já mencionado, o painel de fibra é considerado um tipo de painel de fibra, portanto, está sujeito à padronização de acordo com GOST 4598-86. Já tocamos no tópico da marcação um pouco. Vamos morar nisso com mais detalhes. Dependendo das opções de resistência e design, o painel de fibra é marcado da seguinte forma:
- duro, com a face frontal do tipo não tratado - grau “T”;
- dura, com o beneficiamento da superfície frontal com massa de madeira finamente dispersa - marca “TS”;
- dura, com revestimento da face frontal com tinta - marca “T-P”;
- maciço, constituído por componentes de madeira de dispersão fina, possui frente pintada - marca “T-SP”;
- sólido, resistente à umidade, com superfície não tratada - marca “T-B”;
- maciço, constituído por componentes de madeira de dispersão fina, resistente à humidade, com superfície frontal pintada - marca “T-SV”;
- folha de baixa dureza - grau NT;
- folha de superdureza e alta resistência, o lado frontal não é processado - grau "ST";
- folha de superdureza composta por componentes de madeira de dispersão fina, refinada na parte frontal - marca "STS".
O Hardboard, que corresponde às marcas TS, TSP, TP e T, por sua vez, é dividido de acordo com a qualidade do processamento da superfície frontal em 2 graus - I e II. A placa de fibra refinada pode ser dupla face. Algumas marcas possuem acabamento laminado ou perfuração decorativa.
O material perfurado é utilizado na produção de móveis ou como material de acabamento de ambientes - por exemplo, pode ser uma tela para um radiador de aquecimento.
Tamanhos de folha
Painéis de madeira dura têm um tamanho padrão, mas varia dependendo da espessura da folha. Os indicadores mais comuns são dimensões de 1,2 a 6 m de comprimento e de 1 a 1,8 m de largura. Os painéis de grande porte são usados com mais frequência para fins de construção ou industriais. Para as necessidades domésticas, utiliza-se cartão duro, com comprimento de 2140 ou 2750 mm e largura de 1220 mm.
Na fabricação de painéis de fibra, os padrões GOST permitem pequenos desvios em suas dimensões.
- Para tipos de materiais macios, a discrepância em comprimento e largura é permitida dentro de 5 mm, tanto para cima quanto para baixo. Quanto à espessura, seu erro não pode ser superior a 1 mm.
- Para tipos de materiais sólidos, a discrepância em comprimento e largura é permitida em não mais do que 3 mm, tanto para cima quanto para baixo. Em termos de espessura, o erro também é permitido dentro de 3 mm.
De acordo com os padrões GOST, o comprimento máximo do painel duro é 6100 mm, e sua largura não pode exceder 2140 mm. Este material é sempre fino em espessura - seu tamanho máximo é de 6 mm.
Projeto
Folhas refinadas de material de fibra de madeira têm um revestimento decorativo na superfície frontal. As chapas de cartão duro podem ser impregnadas com corante nas condições de produção na fase de preparação da massa para prensagem. Essa técnica permite atingir a durabilidade do corante e sua distribuição de alta qualidade por todo o material. A mais versátil e popular é a placa de fibra branca, a segunda mais popular é a preta.
Para decorar folhas de material de fibra de madeira, um filme é usado. Seu desempenho de cores pode ser diferente - pode ser transparente ou colorido. O filme com um padrão pode imitar a textura da madeira, pedra ou cerâmica.
O refinamento do cartão é feito revestindo sua parte frontal com verniz - este método permite criar uma superfície brilhante ou fosca, dependendo do tipo de verniz aplicado.
O custo de um cartão decorado para 1 folha será muito mais alto do que o preço de uma folha comum sem processamento especial. Mas tais custos compensam, uma vez que o material refinado adquire uma série de vantagens valiosas:
- o revestimento decorativo protege a folha de cartão contra arranhões, lascas e umidade;
- o material laminado pode muitas vezes ser submetido a processamento higiênico, embora seja fácil de limpar e não absorva odores estranhos;
- o tratamento protetor estende a vida útil do material de fibra de madeira em até 20 anos;
- uma variedade de cores e texturas pode expandir significativamente a gama de aplicações do material e aumentar suas qualidades estéticas.
As principais qualidades pelas quais um produto de fibra de madeira é valorizado são sua durabilidade de operação, resistência a esforços mecânicos, resistência à umidade e praticidade de uso. Todas essas propriedades são combinadas em um único material, que ao mesmo tempo tem um custo bastante baixo.
Como escolher?
O hardboard é oferecido por quase todos os pontos de venda especializados, portanto, não será um problema comprar este produto. Porém, ao escolher as folhas deste material, é necessário levar em consideração algumas nuances importantes.
- As dimensões de trabalho da chapa são 2140 por 1220 mm e têm uma espessura de 2,5 ou 3,2 mm. Tamanhos personalizados podem gerar margens comerciais elevadas.
- O material de grau II pode ter dimensões de 1700 por 2745 mm, enquanto seu preço será o mesmo ou ligeiramente inferior ao de uma folha com dimensões de grau I padrão.
Ao escolher durante o processo de compra, recomenda-se examinar cuidadosamente o material. Um produto de qualidade I grau não deve ter lascas, arranhões, vincos ou rachaduras. Preste atenção à presença de covinhas ou dobras na folha.
Se a ondulação for muito pronunciada, é melhor recusar a compra.
Dicas operacionais
O material do cartão é usado apenas para trabalho interno e salas secas; este produto é inadequado para uso ao ar livre. Ao escolher um material, você precisa determinar qual dureza você precisa. Mesmo a folha mais dura pode ser cortada no tamanho certo em casa. Para cortar o painel de fibra, você precisa de uma serra de vaivém comum ou serra circular. O corte do material com essas ferramentas é suave, sem lascas e arestas rasgadas.
Se necessário, uma folha seca de cartão pode ser pintada com tinta ou verniz. Hoje, esse material se tornou onipresente para reparos ou decoração de casas e apartamentos. Tetos, paredes ou pisos de madeira dura se tornaram uma característica comum em residências, dependências ou depósitos. Para a execução do revestimento com compensado, uma moldura de ripas é instalada preliminarmente na superfície a ser decorada, somente então as folhas de material são fixadas na mesma. Pregos comuns ou parafusos auto-roscantes ajudam a fixar o material. Ao contrário da placa de fibra, a placa de fibra é um material mais leve, por isso é mais fácil de usar no trabalho.
Em alguns casos, as folhas de cartão podem ser fixadas com cola - por exemplo, isso é feito na decoração de paredes. Previamente, a superfície da parede é limpa de gesso, massa ou papel de parede velho, só então o adesivo é aplicado na parede e no próprio material.
Para pisos de madeira dura, você pode aderir à seguinte tecnologia:
- umedeça a superfície da folha com água usando um pincel;
- coloque as folhas uniformemente empilhadas umas sobre as outras e deixe-as secar em temperatura ambiente por 2 a 3 dias;
- quando as folhas de material ficam perfeitamente uniformes, eles começam a colocá-las do outro lado da sala;
- para ajustar corretamente o comprimento da última folha, ela é colocada sobre a folha anterior e cortada com uma faca afiada e, em seguida, quebrada;
- as folhas são pregadas na caixa;
- na junção da folha com o caixilho da porta, recomenda-se cortar não a folha, mas o próprio caixilho da porta.
Hardboard permite que você execute a quantidade necessária de trabalho com bastante rapidez e sem grandes custos de caixa. Este material de fibra de madeira é confiável no uso e tem uma aparência estética.
Sobre o que é o hardboard e como prepará-lo, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.