Descrição dos tarugos de madeira e regras para sua instalação
Ao construir várias estruturas de edifícios, uma grande variedade de fechos e outras peças são necessárias para garantir a resistência e a confiabilidade. Ao criar estruturas de madeira, você deve usar alfinetes especiais... Esses elementos são guias necessários ao anexar uma barra. Hoje falaremos sobre os recursos mais significativos de tais pinos e como instalá-los corretamente.
Peculiaridades
Os tarugos de madeira são considerados um elemento necessário para a instalação de grandes estruturas de madeira. Eles permitem evitar o deslocamento da estrutura no futuro, e também fornecem proteção contra possíveis deformações, pois mesmo um material bem seco pode perder sua forma com o tempo devido ao excesso de umidade e outros fatores naturais.... O passador de madeira não se tornará uma fonte de condensação na estrutura acabada, nem será suscetível à formação de uma camada corrosiva.
Essas peças de montagem adicionais podem absorver facilmente a carga de flexão. Ao fabricar todos os pinos de madeira, eles são necessariamente processados com a ajuda de impregnações de proteção especiais. Eles evitarão o processo de apodrecimento durante a operação, estenderão a vida útil da estrutura de madeira.
Esses guias são criados a partir de matéria-prima.
Variedades
Os pinos de madeira podem ser produzidos em várias versões. Eles podem diferir uns dos outros dependendo do material de que são feitos.... Na produção, esses elementos podem ser feitos de diferentes tipos de madeira. Muitas vezes você pode encontrar modelos feitos de bétula, pinho, faia, carvalho. Mas, ao mesmo tempo, as amostras de pinho são produzidas com mais frequência, em comparação com outras opções, têm um custo acessível. Além disso, as peças de madeira semelhantes diferem na forma da seção transversal.
Forma redonda
Os modelos com este tipo de seção costumam ser chamados de cilíndricos. Eles permitem que você forneça a maior área de contato com o interior dos assentos. Esses pinos podem facilmente suportar cargas pesadas; em geral, são usados para reforçar revestimentos de paredes externas, bem como para fixar os cantos de uma casa de toras.
Mas deve ser lembrado que a instalação de produtos cilíndricos requer esforços especiais.
Seção quadrada
Essas amostras podem ser utilizadas na construção de edifícios leves. Eles também são freqüentemente usados na construção de divisórias internas de uma barra. Com uma instalação densa de tais pinos, toda a carga vai para as pontas, que se dobram uniformemente e tornam a área de contato muito maior. O modelo quadrado é muito mais fácil de instalar do que a versão anterior.
Essas variedades são fáceis de fazer com suas próprias mãos, para isso você precisa de um aparador de cartão e de uma ferramenta especial.
Cavilha plana retangular
Essas variedades de montagem são consideradas uma versão leve do modelo quadrado. Eles são usados no processo de proteção de aberturas de janelas e portas. Às vezes também são usados na construção de estruturas decorativas leves.
Os pinos de madeira podem ser classificados em grupos e de acordo com o seu tamanho. Ao mesmo tempo, existem valores padrão que devem ser levados em consideração ao comprar essas peças.Portanto, o diâmetro dos modelos com seção transversal circular deve ser de pelo menos 1/6 da largura de uma barra de madeira. O comprimento do elemento deve ser 1,5 vezes a altura da barra.
Neste caso, o diâmetro dos orifícios de montagem é feito cerca de 0,5-1 mm menor do que o diâmetro do pino. As lojas de ferragens podem oferecer os seguintes modelos padrão de cavilhas de madeira: produtos cilíndricos com um diâmetro de 15 a 30 mm, variedades quadradas com um lado de 20-25 mm. O comprimento dos espaços em branco será de até 1100 milímetros, embora algumas cópias sejam feitas mais longas.
Requisitos de material
Antes de comprar alfinetes, é necessário decidir de que tipo de material eles devem ser feitos... Portanto, se você for usá-los para a instalação de estruturas de pinho ou abeto, deve-se dar preferência aos modelos de bétula. Se você planeja usar alfinetes para estruturas de lariço, pode comprar peças do mesmo material.
Para madeira folheada laminada, amostras feitas de uma base de carvalho seco em câmara serão a melhor opção.
Como fazer isso sozinho?
Se você não deseja comprar alfinetes de madeira em lojas especializadas, você mesmo pode confeccioná-los. Primeiro, você precisará preparar todos os materiais e ferramentas relevantes. Para a fabricação, você precisa de um torno. Se não estiver lá, você pode usar um cabo de pá, mas ao mesmo tempo seu diâmetro deve ser de cerca de 40 milímetros. Ao final, será necessário retirar o excesso de camadas, dando ao produto um formato cônico. Isso pode ser feito com uma plaina ou machado.
Da borda de aterrissagem, chanfre cuidadosamente sob um cone com uma altura de 8-10 milímetros. A superfície deve ser protegida antecipadamente de irregularidades, é melhor fazer isso com ajuda de uma lixa. Se você precisar de amostras retangulares, elas podem ser formadas retirando os restos da placa com bordas. Recomenda-se que o corte seja feito com serra circular ou serra elétrica. Neste caso, a partir da parte de apoio da borda das costelas, é necessário cortar um pouco em um ângulo de 50-60 graus.
Na fase final, as peças acabadas são minuciosamente processadas, não devendo haver sequer pequenos defeitos em sua superfície.
Como instalar?
Para que uma estrutura de madeira acabada funcione o máximo possível, todos os tarugos de madeira devem ser instalados corretamente. A instalação é realizada em várias etapas principais.
Localização
Primeiro você precisa colocar o elemento corretamente. De antemão, é melhor fazer marcações em uma superfície de madeira com um lápis. Ao mesmo tempo, não se esqueça que todos os orifícios de montagem dos tarugos devem estar localizados ao longo de todo o perímetro da estrutura, a distância entre eles deve ser de cerca de 1,5-2 metros. A primeira marca deve ser feita a uma distância de 400-700 milímetros da borda da viga de madeira.
Cada barra deve ser fixada nas seções superior e inferior com buchas diferentes. Em cada coroa, a parte de aterragem deve ser ligeiramente empurrada para trás (0,5 metros). A repetição é permitida a cada 2 ou 3 linhas. Todos os furos são feitos na parte central da madeira, sua profundidade deve exceder a altura do pino de madeira em 15-20 milímetros.
A superfície dos assentos deve ser cuidadosamente limpa, não deve haver detritos e aparas de madeira.
Perfuração
Nesta fase de instalação do prego na árvore, é necessário escolher a ferramenta certa. É melhor usar uma broca para fazer os orifícios. Se você planeja formar locais com diâmetro superior a 12 milímetros, deve-se dar preferência a modelos de baixa velocidade. E, ao mesmo tempo, sua potência não deve ser inferior a 1200 watts.
A broca para tal broca deve ser necessariamente 30-35 milímetros mais alta em altura em comparação com a altura do pino. Além disso, é melhor escolher tais bicos para que possam garantir a remoção dos cavacos formados durante o processo de perfuração.A melhor opção seria brocas para fresamento de madeira. Decida com antecedência o diâmetro do bico. É melhor ter 6 a 8 dessas peças para uma furadeira em estoque de uma só vez.
O orifício para a cavilha é formado por uma broca em duas coroas de uma vez. Para evitar que a estrutura se desloque durante o processo de perfuração, é necessário fixar com segurança e firmeza a madeira inferior e superior.
Para isso, recomenda-se o uso de suportes metálicos especiais de montagem.
Entupimento
Nesta etapa final da montagem, as peças são montadas nas ferragens preparadas "com firmeza". Isso exigirá um esforço considerável. Lembre-se de que quanto mais fundo o pino de madeira entrar no buraco, mais difícil você terá de inseri-lo. Às vezes, quando acionadas, as peças racham e desmoronam, enquanto a parte superior rói. Você pode usar água com sabão para reduzir o atrito. Você não pode usar parafina ou lubrificantes de construção para isso.
Ao instalar, certifique-se de ter um martelo (de madeira ou borracha) à mão, bem como um martelo leve e pesado. Os golpes na peça devem ser aplicados estritamente na posição vertical. Se você estiver usando um dispositivo de metal para isso, é melhor usar uma tampa protetora especial para aparar tábuas de pequena espessura ou compensado.
Se aparecer uma rachadura no elemento durante a instalação, você deve perfurá-la e repetir o procedimento. Para garantir uma maior confiabilidade, você pode colar adicionalmente o pino na madeira no furo feito.
Mas, para isso, é melhor usar soluções adesivas especiais para construção.
Você pode descobrir como escolher pinos para madeira e toras no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.