Tudo sobre geogrelhas volumétricas
A indústria da construção está se desenvolvendo cada vez mais a cada dia. Atualmente, utiliza os mais recentes materiais, matérias-primas, equipamentos, maquinários e soluções inovadoras. A construção de estradas também está se desenvolvendo ativamente. Foi aqui que muitos materiais modernos diferentes começaram a ser usados, um dos quais é uma geogrelha volumétrica.
Se está interessado em obter informações sobre este material de construção, quais as suas peculiaridades, onde e quando é utilizado e como é correctamente montado, este artigo é para si.
Peculiaridades
Geogrelha é um material de construção que pertence aos geossintéticos... É feito na forma de uma estrutura em favo de mel bidimensional ou tridimensional. Para a produção, são utilizadas fibras de poliéster perfuradas com agulhas, fitas de polietileno ou polipropileno.
Todas as células da estrutura são conectadas entre si por soldagem, as costuras são de alta resistência.
Uma estrutura em colmeia volumétrica, em cuja produção foram utilizadas fitas poliméricas e sintéticas, é chamada de geogrelha volumétrica. É ela quem é muito utilizada nos mais diversos setores da construção. Isso se deve às vantagens e características técnicas do material. Seu design de célula modular possui vários recursos.
Usando este material, você pode:
- aumentar a capacidade de carga de toda a estrutura do edifício;
- aumentar o fator de carga de ruptura da emenda - não mais do que 25 MPa;
- aumentar a propriedade de drenagem;
- aumentar o nível de resistência do objeto aos efeitos do carregamento dinâmico;
- reduzir significativamente o custo de construção;
- para aumentar a confiabilidade do objeto de construção;
- prolongar a vida útil do objeto de construção.
A geogrelha volumétrica também é caracterizada por baixa taxa de danos, altas propriedades anticorrosão e facilidade de instalação.
Apesar do fato de que o design do material à primeira vista parece bastante simples e não difícil de fabricar, possui excelentes características técnicas:
- força - mais de 20 kN / m;
- o coeficiente de alongamento nas cargas mais altas é inferior a 35%;
- nível de resistência ao gelo - mais de 90%;
- coeficiente de resistência a cargas cíclicas - mais de 90%;
- coeficiente de resistência ao ambiente agressivo - mais de 90%;
- índice de resistência da costura - 80-85%.
O tamanho varia. Dependendo das dimensões da estrutura, você pode determinar a área que ela irá cobrir.
Características das espécies
No mercado de construção moderno, hoje há uma ampla seleção e variedade de geogrelhas volumétricas. Muitos fabricantes estão envolvidos na fabricação deste material. Listamos apenas os produtos mais populares e comprovados.
Fortek
A geogrelha polimérica volumétrica desta empresa é utilizada no processo de reforço de solos na construção de rodovias e ferrovias para reforço de encostas e taludes, zonas costeiras. É caracterizado pela força, resistência aos efeitos agressivos, longa vida útil, boa resistência à água. O geomódulo possui os seguintes parâmetros técnicos:
- força - não inferior a 21 MPa;
- fator de carga de quebra de costura - 925-1300N.
A gama de modelos de construção para reforço "Fortek" é bastante diversificada. Vale a pena observar produtos como a geogrelha volumétrica 22/15, 30/5, 44/5.
"Geospan"
Esta é uma solução ideal para fortalecer o leito da estrada, encostas e formar um sistema de drenagem. A gama de grades volumétricas plásticas desta empresa é bastante ampla e variada, mas todas apresentam excelentes características técnicas e cumprem as normas.
É um material durável e durável.
As principais funções da geogrelha 3D Geospan incluem:
- proteção do solo contra a erosão;
- aumentar o coeficiente de impermeabilização;
- reforço de toda a estrutura.
Os modelos mais comumente usados são OP 20/20, OP 30/10, OP 40/15.
Rittex
As geogrelhas com este nome são fabricadas pela Ritten Geossynthetics. As estruturas são fabricadas de acordo com todos os requisitos regulamentares, GOST. Os produtos são certificados, os produtos são de alta qualidade, confiáveis. Na fabricação são utilizados os materiais mais modernos e duráveis. Antes de entrar no mercado consumidor, eles passam por uma série de testes de laboratório, que devem confirmar a conformidade dos parâmetros técnicos com todos os requisitos.
A grande vantagem das geogrelhas volumétricas de plástico Rittex é sua longa vida útil - 50 anos. Os seguintes modelos estão em demanda:
- 50/420 1,35 mm de espessura;
- 22/75 com espessura de 1,22 mm;
- 22/75 1,35 mm de espessura.
Onde é aplicado?
Dadas as excelentes características e características técnicas inerentes à construção modular, não é de surpreender que o material seja amplamente utilizado nas mais diversas áreas da construção.
Aqui está uma lista das principais, mas não todas, as situações em que a estrutura pode ser colocada:
- na construção de estradas para reforço da cobertura de terra;
- para reforçar a camada de sub-lastro de aterros ferroviários;
- para fortalecer as encostas das rodovias, para corrigir com segurança encostas íngremes ao longo das estradas;
- durante as obras de anti-erosão e proteção sísmica de encostas;
- garantir a máxima fixação e proteção dos cones dos trilhos;
- durante a construção de estradas de inverno;
- para melhorar as zonas de inundação;
- durante a construção de muros de contenção.
Como você pode ver, o material encontrou a maior aplicação na construção de estradas e ferrovias. Vale ressaltar também que a estrutura é muito utilizada na indústria de petróleo devido à principal vantagem da geogrelha volumétrica - o aumento da capacidade de carga da estrutura e do objeto.
Tecnologia de assentamento
De tudo o que foi exposto, podemos concluir que a geogrelha é um elemento estrutural muito importante tanto na instalação de um novo pavimento quanto no reforço de taludes, cuja correta instalação afeta não só a qualidade da obra, mas também a duração da operação. toda a estrutura.
Para que a geogrelha funcione da forma mais eficiente possível, ela deve ser colocada de maneira adequada, obedecendo a todas as normas de instalação. É montado de acordo com o projeto e os requisitos técnicos, que são individuais para cada caso. Mas existem certas etapas que devem ser realizadas durante a instalação:
- preparar a base;
- realizar o corte dos aprofundamentos iniciais;
- distribuir a geogrelha sobre o local e colocá-la;
- conserte se necessário;
- cubra com uma camada esfoliante, tampe.
A fixação da estrutura é efectuada com âncoras especiais em forma de U, para o fabrico das quais se utiliza arame de até 3 mm de espessura. A cada 10 metros, fixadores são instalados ao longo do comprimento da rede e a cada 2 metros - ao longo da largura.
A forma como a rede é colocada é mostrada no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.