Decoração exterior de uma casa de madeira: como escolher a opção certa?
A construção de estruturas está se tornando cada vez mais popular a cada ano. As casas deste tipo não são de forma alguma inferiores às casas de toras; são igualmente quentes, fortes e duráveis. E sua principal vantagem é uma grande seleção de materiais para acabamento de fachadas. Cada um deles tem suas próprias características. Alguns podem ser instalados manualmente, enquanto outros requerem uma abordagem mais profissional. Considere as variedades de materiais naturais e sintéticos para revestimento externo, seus prós e contras.
Características de edifícios
O acabamento de fachada de alta qualidade desempenha um papel importante na construção de casas de madeira. Não só o design externo da casa depende do material escolhido, mas também sua resistência a fatores ambientais externos. Isso se deve ao fato de que a madeira utilizada na construção de paredes absorve rapidamente a umidade. Portanto, sem uma cobertura externa, a vida útil do edifício é sensivelmente reduzida.
A estrutura de madeira é uma base de suporte de carga que distribui a carga através de estruturas como postes, vigas, caibros, travessas, etc. A fundação em tais casas, via de regra, é colunar ou estaca, e caracterizam-se por ligeira afundamento de estruturas.
A madeira é um material bastante flexível, o que pode causar distorções e curvaturas na geometria do edifício. Portanto, o material de cladeamento deve ser flexível o suficiente para que o revestimento permaneça intacto ao encolher.
Requisitos para design externo
Apesar do fato de as estruturas de moldura serem boas para uma variedade de acabamentos, existem certos requisitos para a escolha do material. Uma das principais desvantagens das estruturas de madeira é a má retenção de calor. E se um metal foi escolhido como base, a perda de calor se tornará um problema ainda maior. Vale a pena considerar isso.
As estruturas selecionadas devem proteger de forma confiável as paredes da casa e o telhado do vento, precipitação, temperaturas extremas. A maioria dos materiais modernos também tem excelentes qualidades de isolamento acústico e acústico, o que é importante tanto para edifícios localizados dentro dos limites da cidade quanto para casas de campo.
Em primeiro lugar, é necessário selecionar o material de revestimento com base em suas características técnicas. No entanto, o material escolhido também deve estar em harmonia com outros elementos do edifício e se encaixar bem no exterior do local.
Tipos de materiais
Materiais de laje
As placas DSP (cimentadas) e OSB (linhas orientadas) são necessárias não tanto para a decoração como para o reforço das paredes. Hoje eles podem ser considerados os mais populares entre os materiais analógicos.
Os painéis são feitos de aparas de madeira coladas e aparas. Sua peculiaridade reside no fato de que as fibras nas camadas externas estão localizadas longitudinalmente, e no interior - transversalmente. Como adesivo são utilizadas resinas de base sintética e cera, graças às quais as placas não temem a umidade. Enfrentar a fachada com gesso cartonado é uma opção igualmente bem-sucedida. O resultado final não será pior do que o anterior.
Os painéis OSB ou DSP são uma opção econômica e de alta qualidade que pode dar resistência e confiabilidade à estrutura da fachada.Os painéis são materiais de baixo combustível, não acendem, não fumegam e não espalham chamas. Eles também são resistentes ao mofo, capazes de suportar pequenos danos mecânicos e não têm medo de insetos.
Tapume
Não é um material menos comum, apreciado pelos clientes por sua facilidade de instalação, durabilidade e aparência estética. O material está incluso na lista dos baratos, mas possui excelentes características técnicas.
Existem tapume de plástico, vinil, metal e PVC. Decorar as paredes externas de um edifício com revestimento de plástico não é um problema. É fácil de instalar e é adequado para o revestimento de edifícios térreos e múltiplos, pelo que é frequentemente utilizado para decorar fachadas de edifícios municipais e privados. As desvantagens deste material incluem um baixo nível de resistência. É fácil quebrá-lo com um golpe ou um movimento brusco e descuidado.
A versão em metal é considerada mais durável. Possui todas as vantagens do material plástico, além de uma paleta de cores chique. Dos pontos negativos, pode-se notar que ele facilmente se presta à ferrugem e faz barulho quando chove. Normalmente, o revestimento de metal é coberto com polímero. Isso ajuda a prolongar a vida útil do material e, consequentemente, de toda a casa.
O revestimento está sujeito a manchas. Você também pode comprar material colorido já pronto.
Casa de bloco
A casa de bloco é uma bela imitação de um tronco. À distância, parece que a casa é realmente construída em madeira maciça. Só um profissional pode adivinhar que a superfície da parede é de madeira apenas por fora.
A casa de bloco é um material de construção amigo do ambiente. É considerada uma das variedades de pranchas do tipo vagão e se parece com um tronco. Um isolamento de lã mineral com isolamento térmico está escondido no interior. É por isso que a casa de bloco é reconhecida como um material de alta tecnologia.
Não é difícil embainhar a parte externa do prédio com esse material. Graças ao conveniente sistema de fixação macho e fêmea, os painéis se encaixam perfeitamente. E se necessário, qualquer elemento danificado pode ser substituído.
Se você planeja construir uma instalação durável, o material precisará de proteção contra umidade. Normalmente, uma casa de bloco é dobrada sob o telhado e tratada com uma impregnação especial contra a decomposição.
Telhas de clínquer
Ladrilhos monocozedados são usados para revestimento. Não perdeu sua popularidade por décadas. Isso se deve à excelente aparência e desempenho do material. O clínquer é semelhante aos ladrilhos tradicionais, mas ao mesmo tempo tem maior resistência ao gelo, embora seja mais fino do que a cerâmica convencional.
Os fabricantes modernos oferecem uma ampla gama de ladrilhos. A variedade de formas e cores permite escolher a melhor opção para qualquer desenho.
Estruturas suspensas
Os painéis térmicos são usados como estruturas articuladas. Este é um material especial com uma camada. Regra geral, os painéis são instalados sobre uma estrutura metálica, sendo o espaço entre a parede e o painel decorativo vedado com um isolamento especial. A maioria das avaliações de consumidores fala sobre a simplicidade e facilidade de colocar paredes de cortina.
Muitas pessoas escolhem esta opção em particular, pois têm 100% de certeza de seu alto desempenho técnico. O uso de painéis ajuda a resolver o problema de isolamento acústico, e o exterior do edifício terá uma aparência rigorosa e organizada. Existem dois tipos de estruturas articuladas: ventiladas e não ventiladas.
Pedra natural e artificial
Esses materiais são chamados de métodos mais caros de construção de estruturas de revestimento. Devido ao alto custo das matérias-primas naturais e sua complexidade de instalação, tal acabamento é raro. A opção mais econômica é colocar uma pedra artificial.
O material é feito na forma de pequenas placas de lascas naturais e resina, cuja textura imita exatamente o padrão de uma pedra.Com sua ajuda, você pode fazer alvenaria, que de longe é quase impossível distinguir do natural.
Tijolo de fachada
Este material é apresentado em três tipos:
- silicato;
- cerâmica;
- hiper-comprimido.
O tijolo de silicato será o mais barato, mas o revestimento de cerâmica terá uma aparência mais "elegante" e solene. O tijolo pode ser sólido e oco. A segunda opção tem excelentes características de economia de energia, por isso é mais frequentemente escolhida para decoração de fachadas.
O tijolo não pode ser considerado um material despretensioso. A postura deve ser feita apenas durante a estação quente. E antes de realizar o trabalho, vale a pena calcular com precisão a quantidade de material, pois a cor do novo lote pode ser diferente da cor do anterior.
Reboco e pintura
Este tipo de revestimento externo não é adequado para uso a longo prazo. Como regra, os painéis de compensado ou OSB precisam de reboco, que ainda são recobertos com um material mais durável.
O reboco é necessário para evitar que os painéis ou paredes se molhem. Portanto, a etapa de acabamento do acabamento é a pintura das paredes sobre o gesso. Deve-se notar que mesmo a tinta de alta qualidade não produz um efeito de longo prazo. Após 3-4 anos, o revestimento começará a rachar, o revestimento precisará ser reparado.
Revestimento úmido
O revestimento úmido na construção do quadro é usado junto com o isolamento adicional com placas de espuma. Ao escolher, é importante não confundir placas de revestimento externo com materiais de revestimento interno. Os painéis necessários para a decoração da parede externa são marcados com a letra "f".
Ao instalar a espuma, as placas são coladas junta a junta. Para melhor aderência ao primer, a superfície é tratada com lixa. Após a fixação do material, uma cola especial é aplicada em sua superfície, na qual a malha de fibra de vidro é “embutida”. Em seguida, todo o material é coberto com um primer de quartzo à base de areia e aplicado gesso.
Critério de seleção
Existem muitas opções de revestimento de parede. O material corretamente selecionado garante a durabilidade e o conforto da estrutura da construção.
A escolha depende de vários fatores:
- despesas;
- o clima da região;
- material de isolamento de uma casa de madeira.
O orçamento que o dono do prédio possui é um fator individual. No entanto, deve-se ter em mente que o material mais caro nem sempre é o mais eficaz e prático. Por exemplo, se você deseja obter uma aparência luxuosa da fachada, pode revestir a casa com uma casa de bloco. No entanto, este material requer alguma manutenção. Uma vez a cada poucos anos, o revestimento deve ser tratado com anti-sépticos, tintas e vernizes especiais. Caso contrário, a árvore perderá sua beleza e força. No entanto, apesar da manutenção exigente, uma casa de bloco vai custar muito mais do que o tapume.
O clima da região influencia a escolha do material em maior medida do que qualquer outro fator. Para áreas úmidas e chuvosas, o revestimento de madeira não será a melhor opção. Em climas frios, você deve evitar o uso de revestimentos de metal, preferindo materiais naturais.
Se a lã mineral for escolhida como aquecedor, o acabamento só pode ser feito com material cerâmico. Opções como gesso ou pintura não são mais adequadas. É melhor dar preferência ao revestimento, bloco de casa, forro. E se o isolamento foi feito com espuma, o gesso pode ser aplicado diretamente nas telhas.
Exemplos interessantes
- Enfrentar a fachada de uma casa de madeira com revestimento lateral é uma das opções mais populares hoje em dia. Uma ampla gama de cores permite que você escolha o tom ideal para cada ocasião. Os mais populares são os tons de marrom claro e escuro, oliva, cinza e bege.
- Fazer qualquer edifício parecer uma mansão de luxo é fácil - uma casa de bloco sempre parece incrível.A única desvantagem é que a decoração do interior da casa deve ser adequada.
- O tijolo é outra opção para um belo design de fachada. Entre as muitas opções de design, as combinações de tons contrastantes são especialmente populares.
- Para tornar a fachada da casa original, você pode usar lajes DSP. Esta é uma ótima maneira de fazer experiências com design.
Neste vídeo, você encontrará uma master class sobre revestimento de fachada de uma casa com azulejos de clínquer.
O comentário foi enviado com sucesso.