Decoração exterior moderna de casas de concreto aerado

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Tijolo
  4. Tapume
  5. Fachadas ventiladas
  6. Telha
  7. Gesso
  8. Quadro
  9. Critérios de escolha
  10. Exemplos e opções de sucesso

O uso generalizado de blocos de concreto aerado se deve ao seu preço acessível, leveza e durabilidade. Mas os problemas podem ser devido ao fato de que este material não parece muito bom. Uma decoração exterior de alta qualidade de uma casa ou outro edifício ajuda a melhorar a situação.

Peculiaridades

A construção de edifícios urbanos e suburbanos a partir de peças acabadas da produção industrial está se tornando mais popular a cada ano. Mas não pense que a decoração das paredes externas das casas de concreto aerado afetará negativamente o preço geral da estrutura ou piorará suas qualidades práticas. Como mostra a prática, não é necessário fazer uma camada de acabamento ou montar telas articuladas que mascarem completamente a alvenaria pouco atraente. Obviamente, todos os tipos de materiais e elementos de acabamento são selecionados levando em consideração a maior permeabilidade do concreto aerado ao vapor de água e sua tendência para absorver água.

O acabamento de blocos externos, segundo os especialistas, nem sempre exige a criação de uma camada isolada.

Se os elementos usados ​​forem mais grossos do que 40 cm, então nas condições climáticas usuais da Federação Russa (exceto para as regiões mais ao norte), o próprio material fornece um nível decente de proteção térmica. Considerando que o concreto aerado é comprado com mais frequência para economizar na construção, quaisquer materiais e estruturas adicionais devem ser baratos. A aplicação mecanizada de misturas de gesso (se for decidido usá-las) é perfeitamente possível. Para tanto, são utilizados dispositivos industriais e caseiros.

Vantagens e desvantagens

Quem quiser economizar o máximo possível e simplificar o trabalho, surge uma pergunta natural - vale a pena terminar o concreto aerado ou não? Em muitos materiais informativos, pode-se encontrar a afirmação de que a camada decorativa tem um propósito puramente estético e não é praticamente necessária. Mas, na verdade, há pelo menos uma vantagem - é necessário aparar concreto aerado porque permite a passagem de muito vapor d'água. Nesse caso, o material de acabamento deve ser selecionado exatamente com o mesmo nível de permeabilidade ao vapor, o que limita a escolha. Se você violar essas regras (não termine o concreto aerado pelo lado de fora ou faça o revestimento incorretamente), poderá enfrentar uma redução acentuada em sua vida útil.

Tijolo

É impossível recobrir uma parede de betão aerado com tijolos sem preparar uma folha móvel de 4 cm de espessura, que proporcionará um vão técnico da parede à alvenaria. Na lacuna resultante, o ar começará a circular, portanto o problema das diferentes habilidades dos dois materiais em passar o vapor é resolvido automaticamente. Antes de sobrepor o exterior de uma casa particular de concreto aerado com alvenaria, você precisa se certificar de que a fundação pode suportar o aumento da carga. Idealmente, esse elemento decorativo deve ser incorporado em um projeto de trabalho.

Deve-se ter em mente que o acabamento do tijolo:

  • aumenta a resistência à água;
  • torna a estrutura mais forte;
  • muito difícil de executar;
  • custa muito dinheiro.

Tapume

Revestir uma casa com tapume pode ser muito mais rápido e barato do que terminar com tijolos. Uma vasta gama de opções de cores e texturas irá, sem dúvida, deliciar os proprietários de casas. Blocos de concreto aerados podem ser totalmente cobertos da penetração de água, além disso, esse acabamento é muito durável e não queima.O tapume não cria uma carga significativa na fundação e é resistente à radiação ultravioleta. Não é difícil cuidar dele, manter a superfície em boas condições.

Muitas vezes você pode ouvir que o tapume não tolera destruição mecânica. Mas isso não é muito importante, porque você pode facilmente e rapidamente substituir os blocos danificados por outros completamente novos. Dada a resistência relativamente baixa, vale a pena tirar o revestimento com uma margem. E mesmo que toda a instalação tenha corrido bem, não há necessidade de pressa para mandar esse estoque para o lixo. Pode acontecer que depois de alguns meses ou anos não seja possível encontrar folhas de revestimento com a mesma cor.

Fachadas ventiladas

Fachadas com vão de ventilação interna são perfeitas para decorar casas de concreto aerado. Se forem feitos em estrita conformidade com as normas técnicas, será possível proporcionar uma bela aparência e proteção confiável do material de base contra as intempéries. A taxa de aquecimento do interior aumentará e a energia térmica se espalhará mais uniformemente por eles. Consequentemente, o custo dos recursos de aquecimento será menor. Fachadas ventiladas em concreto aerado somente podem ser isoladas com materiais permeáveis ​​ao vapor.

    Além da lã mineral, é necessário colocar uma membrana que proteja contra a umidade, que também deve permitir a passagem do vapor. Esta solução irá garantir a drenagem oportuna do condensado para o exterior. É impossível usar poliestireno expandido para isolar, pois interfere na liberação de vapor d'água e logo a parede começa a se deteriorar. O uso de tecnologia de fachada ventilada, juntamente com proteção térmica aprimorada, amortece o ruído da rua. Mas este método é inaceitável perto de corpos d'água ou em áreas onde há muita precipitação.

    A superfície ventilada muda imediatamente a aparência do edifício. Ele pode ser modificado de acordo com qualquer abordagem de projeto escolhida. A fachada poderá servir até 70 anos, sendo que a ausência de obras “molhadas” permite a instalação independentemente das condições climatéricas. Você deve iniciar o trabalho somente após a conclusão de todos os trabalhos internos, contribuindo para um aumento na concentração de umidade.

      Para prender a fachada ventilada em concreto aerado, use:

      • buchas expansíveis do tipo mola;
      • Náilon com pregos de cavilha para uso universal;
      • âncoras químicas;
      • âncoras mecânicas.

      Telha

      O revestimento de blocos aerados com ladrilhos de clínquer não é pior do que outras opções de acabamento. Ele gradualmente empurra a alvenaria para o fundo. É importante levar em consideração que uma simples aplicação de clínquer (colagem na parede) não adianta nada. O concreto aerado vai secar a mistura de cola em questão de semanas, seja ela qual for, e depois disso o ladrilho começará a desmoronar no chão. Isso não deveria ser permitido.

      A camada inicial é aplicada com reforço de malha metálica ou fibra de vidro. Em seguida, você precisa colocar uma camada final adicional de gesso e nivelá-la. Só depois de todo o gesso estar completamente seco é que os ladrilhos podem ser colocados. Para fazer isso, use variedades de cola que sejam resistentes ao frio e à umidade, crie uma grande costura entre os ladrilhos. A dimensão mínima da folga é ¼ da área do elemento de revestimento.

      O reforço intermediário com buchas de aço ou plástico ajudará a melhorar a ligação entre o concreto aerado e as placas de cerâmica. Eles podem ser substituídos por pregos comuns ou parafusos de aço inoxidável. Em todos os quatro casos, é necessário cravar os fixadores na alvenaria e mascará-los nas costuras entre as partes da matriz de clínquer. Os especialistas acreditam que você precisa fazer 4 ou 5 pontos de fixação por 1 sq. m. Então, o revestimento se manterá com segurança e não entrará em colapso prematuramente.

      Gesso

      A camada de gesso pode ser criada não apenas como base para uma fachada ventilada ou ladrilhos de clínquer. Com a seleção adequada da mistura e a execução correta da obra, ela por si só se tornará uma solução de design atraente.Recomenda-se a utilização apenas de rebocos de fachada especializados. Ao trabalhar com compostos acrílicos, você pode contar com a preservação a longo prazo de qualidades úteis, mas deve-se tomar cuidado com o fogo aberto (o material pode pegar fogo facilmente).

      O gesso de silicone, que absorve pouca água e é relativamente barato, apresenta uma grande variedade de texturas, mas uma gama de cores escassa. Não deve ser usado onde uma quantidade significativa de poeira e sujeira possa entrar nas paredes. A composição de gesso seca rapidamente e não sofre retração, bastando apenas uma camada para decoração. Mas é preciso contar com um baixo nível de permeabilidade ao vapor e com umedecimento acelerado sob a influência da precipitação. Além disso, a superfície do gesso está frequentemente coberta de manchas, elas terão que ser pintadas imediatamente - simplesmente não há outras maneiras de combater.

      Quadro

      Mas, como nesta versão, você ainda terá que pintar a parede de concreto aerado - é lógico olhar para o uso de tinta. As tintas e vernizes deste tipo são divididos em dois grupos: alguns contêm fibras de reforço e dão textura, enquanto outros formam um relevo atraente. Ambos os tipos de misturas de tinta podem ser aplicados a blocos de concreto aerado com um rolo simples, sem manipulação adicional. A camada criada tem um brilho fosco, cuja tonalidade pode ser facilmente ajustada adicionando cor. Tintas e vernizes para concreto aerado têm garantia de funcionamento por pelo menos 7 anos e absorverão um pouco de água.

      Essa solução elimina rachaduras e a recusa dos desenvolvedores em usar um solvente orgânico à base de água ajuda a prevenir odores ruins. Antes de aplicar a pintura, é necessário remover toda a poeira e alisar pequenos defeitos com uma bóia. A pintura é realizada imediatamente ou na massa frontal (dependendo da complexidade da situação).

      Critérios de escolha

      Como já ficou claro, a decoração externa de paredes de concreto aerado pode ser realizada por meio de diversas tecnologias. Mas os fabricantes de cada revestimento estão tentando chamar a atenção dos consumidores, dizendo que têm tudo de melhor e mais confiável, que é a solução ideal para blocos de gás.

      É categoricamente inaceitável usar na decoração:

      • areia e gesso de concreto;
      • Isopor;
      • poliestireno expandido;
      • pintura de cobertura que forma um filme.

      Parafusos autorroscantes simples pretos para fixar as ripas sob uma fachada ventilada não devem ser usados. As unhas de cavilha provaram ser muito melhores na prática. Eles não formam pontes frias e não estão sujeitos aos efeitos nocivos da condensação de umidade. O passo de montagem é reduzido para 0,4 m - isso permite a distribuição mais uniforme da carga de choque do vento. Se for decidido fazer o acabamento da parede de concreto aerado com tijolos, será necessário prever saídas de ar na parte inferior da alvenaria, e também cuidar de fechá-las com grades.

      Para sua informação: tijolo é pior do que outras opções, porque a sua utilização cria um aumento de carga na fundação.

      Mesmo se a alvenaria for de ½ tijolo, uma massa significativa ainda é criada. Terá também de ter cuidado com as ligações flexíveis entre a parede principal e a parede externa.Em suma, podemos concluir com segurança que os melhores resultados são obtidos com a utilização de uma fachada ventilada. Somente esta tecnologia garante beleza externa e resistência às intempéries.

      Exemplos e opções de sucesso

          É assim que se parece o "bolo" de parede de concreto aerado decorada com tijolos. A obra ainda está em andamento, mas é graças a ela que dá para ver a estrutura "em corte", como funciona.

          A aparência do gesso de silicato não é pior - e ao mesmo tempo não ocupa um espaço precioso.

          Esta foto mostra como os azulejos de clínquer podem ser elegantes e atraentes, se escolhidos corretamente.

          Este diagrama o ajudará a ter uma ideia da estrutura interna de uma fachada ventilada em concreto aerado.

          O revestimento de paredes de blocos de gás com painéis de fachada sem engradado com acessórios de fabricação própria é mostrado no vídeo a seguir.

          sem comentários

          O comentário foi enviado com sucesso.

          Cozinha

          Quarto

          Mobiliário