Métodos populares de instalação de uma fachada molhada
O design da fachada de um edifício é tão importante quanto o design de seu interior. Os fabricantes modernos produzem muitos materiais práticos que podem ser usados para a decoração exterior de casas de qualquer tamanho e layout.
O que está por trás do título?
Nem todo proprietário sabe exatamente o que constitui uma fachada molhada. Antes de se familiarizar com este método de acabamento, você deve responder a esta pergunta. O nome memorável da fachada molhada fala por si. Neste caso, significa a utilização de soluções adesivas de alta qualidade no estado líquido ou semilíquido. Graças à introdução desta tecnologia sofisticada, os aposentos são protegidos de forma confiável contra o aparecimento de pontos de orvalho - com uma fachada úmida, eles são conduzidos para fora e não penetram no teto.
Além disso, a definição de uma fachada úmida inclui três métodos principais de acabamento de casas particulares., em que os fixadores de aquecedores, telas de reforço e revestimentos são realizados com misturas de adesivos especiais. Mesmo que haja uma grande diferença de temperatura dentro e fora do edifício, a condensação destrutiva não se acumula em casas com fachada molhada. Esta tecnologia viu a luz de volta nos anos 60-70 do século passado, quando surgiu a questão sobre a economia de energia eficiente dos edifícios. É importante notar aqui que é precisamente neste caso o isolamento das paredes externas de alta qualidade que é a solução ideal, uma vez que permite afastar o mais possível o ponto de orvalho dos espaços interiores da habitação.
Recursos de tecnologia: prós e contras
Atualmente, os proprietários podem escolher a melhor opção de isolamento para eles - externo ou interno. No entanto, a maior parte dos consumidores recorre a sistemas externos confiáveis, nos quais o isolamento está localizado do lado de fora. Hoje, muitos proprietários recorrem a este projeto de fachada de casas particulares, pois permite prolongar a vida útil dos materiais de construção e revestimento. Neste caso, como em muitos outros, primeiro você precisa preparar adequadamente a fachada. Em seguida, pode-se proceder diretamente ao seu isolamento com materiais adequados. A escolha de aquecedores hoje é maior do que nunca, então você pode escolher a melhor opção por qualquer preço.
Só depois disso os mestres começam a aplicar um adesivo especial no isolante. Seguindo a tecnologia, é aplicada uma malha de reforço, resistente aos efeitos dos compostos alcalinos. A fase final de todo o trabalho é o reboco da base, bem como a aplicação de uma camada de acabamento de guarnição decorativa. Para que uma fachada úmida seja confiável e durável, deve ser um bolo de várias camadas. Esta regra não pode ser negligenciada, caso contrário o revestimento será menos durável e confiável, e será frio dentro da casa.
Esses sistemas sofisticados apresentam muitas qualidades positivas para as quais são escolhidos por muitos proprietários.
- Um desses sistemas combina funções de isolamento decorativo e térmico, o que é muito conveniente e economiza tempo em trabalhos adicionais.
- Se as paredes da casa forem muito claras ou finas, uma fachada úmida é a solução ideal. Com esse sistema, a casa se tornará não apenas muito mais atraente, mas também muito mais quente e confortável.
- Usando uma fachada quente de alta qualidade, você pode economizar significativamente no aquecimento, já que a caixa não precisa de aquecimento excessivo.
- A vantagem de uma fachada úmida é que ela pode ser usada para qualquer tipo de substrato.
- Com a ajuda de tal sistema, isolamento acústico adicional pode ser fornecido para a área de estar.
- Graças à fachada molhada, a vida útil da casa aumentará significativamente, uma vez que estará protegida de forma confiável de fatores externos negativos.
- Com um design semelhante, as casas parecem muito mais arrumadas.
- Com o passar dos anos, manchas feias de sal não aparecem em uma fachada molhada, o que é muito difícil de se livrar.
- As sobreposições com tal desempenho não se somam, portanto, uma base reforçada não precisa ser feita para eles.
- De acordo com especialistas, uma fachada molhada é mais barata do que análogos.
- Na presença de fachada molhada, o interior da habitação fica protegido não só do gelo, mas também das altas temperaturas. Não haverá superaquecimento e abafamento nos quartos.
Hoje, essas tecnologias são utilizadas por quem está acostumado a cuidar da casa e deseja que ela mantenha sua aparência atraente pelo maior tempo possível. No entanto, não pense que uma fachada molhada é uma solução perfeita, sem falhas.
Vale a pena prestar atenção às desvantagens inerentes a tal sistema.
- Muitos proprietários estão tristes pelo fato de que a instalação de uma fachada molhada só pode ser iniciada a uma temperatura de +5 graus Celsius. Caso contrário, todos os materiais podem falhar na fase de aplicação.
- Em nenhum caso o trabalho de instalação deve ser executado se estiver chovendo fora da janela (mesmo fraco e fino). E durante o tempo chuvoso, é melhor adiar a instalação de uma fachada molhada "para mais tarde".
- Ao realizar tal fachada, é necessário garantir que todos os materiais de construção e revestimento se encaixem.
- A incidência de luz solar direta em uma fachada molhada pode levar ao ressecamento excessivo da argamassa nos tetos, o que pode afetar negativamente a durabilidade do revestimento e sua durabilidade e desgaste.
- Substratos de gesso devem ser fornecidos com proteção contra vento de alta qualidade. Isso se deve ao fato de que poeira e sujeira podem aderir ao revestimento fresco durante o processo de sedimentação. Ao mesmo tempo, o tipo de acabamento se deteriorará muito.
Quão sérias são as desvantagens listadas - cada um decide por si mesmo. No entanto, você nunca encontrará muitos deles se aderir à tecnologia de arranjar uma fachada úmida. A qualidade dos materiais adquiridos também desempenha um papel importante. As misturas de argamassas e adesivos de baixa qualidade não duram muito, e sua aplicação pode causar muitas dificuldades.
Recheio de torta
Como mencionado acima, um pré-requisito para uma fachada úmida de alta qualidade é um arranjo de “torta” competente. Este último inclui várias camadas importantes, sem as quais um revestimento confiável não funcionará. Uma parede de fachada especial atua como base em tal sistema. Pode ser qualquer - tijolo, madeira, monolítico, bloco de espuma ou folha. O principal requisito que a base deve atender é uma superfície perfeitamente plana. Se negligenciarmos esta condição, o ar circulará constantemente entre a superfície do piso e os materiais isolantes, fazendo com que o isolamento da sala não atinja o nível desejado.
A próxima camada importante da "torta" é a camada de isolamento térmico. Os especialistas recomendam a compra de redes que não tenham medo do contato com álcalis. Após o aquecimento é seguido por uma camada reforçada. Via de regra, contém cola mineral e malha de reforço. Além disso, você precisará de uma camada de tinta de fachada de alta qualidade ou gesso decorativo. Também é permitida a compra de lajes de fachada especiais e leves para acabamento.
Entre outras coisas, deve-se ter em mente que toda a "torta" da fachada úmida deve ser estanque. É por isso que todos os materiais devem ser selecionados de forma que cada nova camada na direção de dentro para fora seja mais estanque ao vapor do que a anterior. Somente se este requisito for atendido, a habitação “respirará”. E também deve-se ter em mente que o circuito térmico da "torta" deve permanecer ininterrupto. Não deve haver rachaduras, fendas ou rachaduras nele.
Tipos: recomendações de uso
Um sistema multicamadas denominado fachada úmida é muito popular hoje. Muitos proprietários optam por isso, no entanto, nem todos sabem que existem diversas variedades desse design de fachada. Para começar, vale a pena considerar em detalhes em que subespécies as fachadas úmidas são divididas de acordo com os materiais usados.
- Orgânico. Em tais sistemas, como regra, a espuma de plástico barata atua como um aquecedor. Já a armadura é executada com massa reforçadora especial de origem orgânica. A camada de acabamento final neste caso é uma mistura de gesso de silicone, embora gesso orgânico possa ser usado em seu lugar.
- Mineral. Se você decidir optar por uma fachada úmida mineral, deve comprar lã mineral de alta qualidade para isolamento. O reforço em tal sistema ocorre com a ajuda de uma solução especial de reforço de origem mineral. Para o revestimento decorativo final, o mesmo material é adequado para as opções orgânicas.
- Combinado. Com tal sistema, espuma barata também é usada para isolamento. As matérias-primas minerais são utilizadas para acabamento posterior.
As fachadas úmidas modernas também diferem no método de fixação.
- Com uma versão pesada, o isolamento não precisa ser instalado diretamente no chão. Em vez disso, placas de material de isolamento térmico são colocadas em cavilhas equipadas com pequenos ganchos. Esses fechos são pré-inseridos nas paredes. Nesse caso, uma malha confiável de metal é aplicada ao isolamento. Ao mesmo tempo, este elemento é conectado a placas de pressão especiais. Depois disso, você pode proceder ao reboco das bases e finalizá-las com uma camada de acabamento do material. É perfeitamente possível lidar com esse tipo de trabalho com suas próprias mãos.
- Fachadas leves são muito mais comuns do que fachadas pesadas. Com este tipo de acabamento, o isolamento é fixado diretamente nas paredes. Para isso, é permitido o uso de um adesivo adequado juntamente com buchas de plástico.
A escolha do isolamento
Um dos principais papéis em uma fachada úmida é desempenhado por um isolamento adequadamente selecionado. Hoje, para isso, costumam escolher entre folhas de espuma (a espessura deve ser de 5 a 10 cm), ou lã mineral de alta densidade (é melhor usar produtos de basalto).
A escolha do material isolante para uma fachada úmida deve ser muito cuidadosa e equilibrada.
Ao mesmo tempo, os especialistas recomendam prestar atenção aos seguintes parâmetros importantes.
- Preço. Quanto a este critério, a espuma de plástico sem dúvida supera a lã mineral. Esse material é usado há muito tempo e é barato, por isso muitos consumidores o escolhem, apesar de sua fragilidade.
- Propriedades de permeabilidade ao vapor de água. Essas qualidades são inerentes à lã mineral popular, mas cara. Segundo os profissionais, a casa "respira" com esse aquecedor, por isso é mais confortável estar nela. Além disso, as residências "respiráveis" não são suscetíveis à formação de mofo e bolor. Polyfoam não difere na permeabilidade ao vapor especial, sendo inferior, neste caso, à lã mineral.
- A complexidade do trabalho de instalação. Se compararmos a espuma e a lã mineral em termos da complexidade da instalação, podemos imediatamente dizer que a primeira delas é mais simples e mais maleável. Isso se deve à estrutura de espuma rígida.
- Segurança contra incêndios. As características de segurança contra incêndio também são muito importantes para o isolamento. Portanto, placas de espuma são combustíveis, por isso devem ser tratadas com retardantes de fogo. A lã basalto não queima. Ele pode suportar temperaturas de até +1000 graus.
E também você precisa prestar atenção à espessura do isolamento adquirido. Hoje, em lojas de materiais de construção e acabamento, é possível encontrar diversos materiais de isolamento com diversos parâmetros dimensionais. A espessura das lajes é diferente e pode ser de 25 a 200 mm. Como regra, o passo neste caso é de 10 mm.
Deve-se ter em mente que folhas de isolamento muito finas podem ser ineficazes. Mas você não precisa se precipitar, pois materiais muito grossos também não são recomendados, pois só vão levar a gastos desnecessários, e em uma casa com isolamento excessivo não será muito confortável. Os especialistas recomendam fortemente a compra de materiais de isolamento de alta qualidade de fabricantes conhecidos para fachadas de edifícios. A economia excessiva pode levar à compra de um produto de baixa qualidade que não realizará suas funções básicas e precisará ser substituído, o que representa uma despesa adicional.
Materiais e ferramentas
Um artesão doméstico comum também pode construir uma fachada úmida de alta qualidade. No entanto, para isso, você precisa estocar não só com paciência, mas também com todas as ferramentas e consumíveis necessários. Todos os materiais e ferramentas devem ser de qualidade insuperável. Será muito mais fácil trabalhar com esses componentes e o resultado definitivamente não irá decepcionar.
Vale a pena considerar todas as posições que podem ser úteis para esse trabalho.
- Você precisará de um perfil inicial ou de base. É necessário garantir que o parâmetro de sua largura corresponda à espessura do isolamento. A qualidade do perfil aqui deve corresponder ao perímetro dos tetos a serem acabados.
- Você deve adquirir peças de conexão confiáveis para o perfil da base / pedestal. Graças a estes componentes, é possível conseguir uma união perfeitamente correta de todos os perfis em um único plano. Além disso, esses componentes permitem formar a junta correta (diferença de temperatura) entre os perfis.
- Fixadores para perfis de quadro. É importante certificar-se de que os pregos de expansão tenham um comprimento de pelo menos 40 mm se as divisórias forem acabadas em tijolo maciço ou concreto. Para tetos compostos por tijolos vazados, recomenda-se a escolha de fixadores de 60 mm, para concreto aerado e silicato a gás - 100 mm. É fácil contar os pontos dos fixadores. Se a camada de isolamento for de 80 mm ou mais, o passo será de 300 mm, e se a espessura for inferior a 80 mm, a instalação pode ser feita em passos de 500 mm. É necessário um espaçador de plástico para cada ponto de fixação. Esta parte é útil para o alinhamento mais preciso e correto dos perfis.
- É necessário adquirir um primer de qualidade para preparar as placas para a colagem das placas. Neste caso, recomenda-se comprar solo de penetração profunda para bases de tijolo, gesso ou silicato gasoso. Seu consumo médio é de 300 ml por 1 m². Para bases de concreto, é melhor comprar solo de contato com concreto. O consumo médio dessa solução, via de regra, é de 400 ml por 1 m².
- É necessário adquirir um adesivo de alta qualidade para fixar as placas de isolamento. Selecione apenas adesivos que são especificamente projetados para tais tarefas.
- Vale a pena comprar placas isolantes de alta qualidade com espessura pré-calculada. Seu consumo médio, considerando cortes e possíveis desperdícios, é de 1,05 por 1 m².
- Você também precisará de um fungo de cavilha. Eles são necessários para fortalecer mecanicamente o material de isolamento. No total, o comprimento do passador deve corresponder à espessura do isolamento, assim como o comprimento do espaçador.
- Você precisará estocar materiais para aplicar a camada de reforço de base que vai ao longo das placas de isolamento.Para isso, geralmente é adquirida uma mistura de gesso especializada ou uma composição adesiva confiável, que também é usada para instalar placas quentes.
- Você precisa comprar uma tela de reforço. Recomenda-se comprar produtos resistentes ao desgaste e duráveis de materiais que não tenham medo de álcalis.
- É imperativo estocar solo com dispersão de água, gesso decorativo e tinta especificamente para uso ao ar livre.
Trabalho preparatório
Quando todos os componentes necessários já tiverem sido preparados, você deve prosseguir para a próxima etapa importante - esta é a preparação das bases para a futura instalação de uma fachada úmida.
Vale a pena desmontar este processo usando o exemplo de fixação do isolamento a uma composição adesiva adequada.
- As placas de isolamento podem ser fixadas com cola apenas se a base estiver completamente limpa de todo o excesso. Por exemplo, se o revestimento antigo de tinta e verniz estiver presente na fachada, será necessário removê-lo até a base ou uma camada de gesso.
- Só é permitido sair do gesso antigo se ainda estiver em perfeito estado. Para ter certeza disso, você precisa verificar cuidadosamente a base com um leve toque. Se forem encontradas áreas instáveis, elas devem ser limpas rapidamente.
- Se houver mofo ou bolor nas paredes, eles não podem ser usados para arranjar uma fachada úmida. Esses defeitos devem ser removidos das paredes.
- Após a remoção dos depósitos fúngicos da sobreposição, é necessário revesti-la com um agente "cicatrizante" especial. Só é permitido iniciar outro trabalho quando o anti-séptico das bases estiver completamente seco.
- Deve-se observar que as paredes devem ser planas. Quaisquer irregularidades, fissuras, fissuras e buracos devem ser reparados. Vale a pena selar com terra, lixar.
- É necessário inspecionar o plano das paredes tanto horizontal quanto verticalmente. Se forem percebidos desvios superiores a 20 mm, não será mais possível nivelá-los um pouco mais tarde com gesso, portanto, os problemas devem ser resolvidos o mais rápido possível.
- Instale previamente os componentes de metal nas paredes, que são usados para montar antenas, calhas, acessórios de iluminação e outros itens semelhantes.
- Quando o reparo e a camada de gesso nos pisos estiverem completamente secos, deve-se aplicar o primer na superfície. O primer pode ser aplicado com rolo ou pincel. Você deve tentar não perder de vista um único local na base.
Instalação e gesso
Se a base estiver preparada corretamente, você pode prosseguir com a instalação dos perfis iniciais do porão e a posterior instalação do material isolante.
Vale a pena considerar as instruções passo a passo para a execução desses trabalhos.
- O perfil do porão deve ser colocado estritamente horizontalmente. É nele que será instalada a primeira placa de isolamento. A uniformidade da localização desta parte deve ser monitorada usando um nível.
- Você nunca deve sobrepor perfis. Seria mais correto montar essas peças exclusivamente ponta a ponta, mantendo um intervalo de 2-3 mm.
- Nos cantos externos e internos, os perfis devem ser fixados mantendo uma folga. Para isso, essas peças são cortadas em um ângulo de 45 graus.
- Se a densidade do isolamento ultrapassar 80 cm, deve-se tomar cuidado com as paradas temporárias para a montagem do perfil inicial. Essas peças não devem dobrar. Após a instalação do isolamento, os suportes são simplesmente removidos.
- Quando todos os suportes estiverem prontos, deve-se proceder à preparação da solução. Você deve seguir as instruções da embalagem.
- Gradualmente, adicione uma solução seca à quantidade necessária de água. Para levar todos os componentes ao estado líquido, você precisa usar uma furadeira com um misturador anexo.
- Mexa a composição até que uma única massa sem grumos seja formada. Isso geralmente leva 5 minutos. Em seguida, você precisa fazer uma pequena pausa de 6 a 8 minutos e misturar a solução novamente.
É permitido colocar a cola no material de isolamento das seguintes maneiras:
- em tiras de 100 mm ao longo do perímetro, deixando 20-30 cm da borda;
- lâminas pequenas com um diâmetro de cerca de 200 mm, enquanto a altura da solução aplicada pode ser de 10 ou 20 mm.
Se a parede a ser isolada for bastante plana, a cola pode ser aplicada em toda a sua superfície com uma espátula dentada. Recomenda-se aplicar a cola da seguinte forma:
- uma pequena quantidade da mistura deve ser esfregada no revestimento da placa de isolamento, com pouco esforço;
- transfira a quantidade necessária de adesivo.
Além disso, a placa, untada com cola, se inclina no lugar e pressiona firmemente contra ela. É necessário distribuir a cola, movendo levemente a parte para os lados, para cima e para baixo. Qualquer excesso de cola que entrar nas bordas deve ser removido o mais rápido possível. A próxima laje de isolamento deve ser colocada o mais próximo possível da anterior, não deixando vãos. Se não funcionar sem eles, eles podem ser fechados com cunhas de lã mineral. Via de regra, a instalação do isolamento começa em um canto, avançando em fileiras.
Neste caso, as seguintes regras devem ser observadas:
- a primeira fila deve ser instalada de forma a encostar no primeiro perfil lateral (limitador);
- as placas devem ser colocadas com um desvio das juntas verticais de pelo menos 200 mm;
- nos cantos, use a técnica de "trava de engrenagem";
- partes de lajes próximas a cantos, divisórias ou taludes não devem ter mais de 200 mm de largura;
- o mais rápido possível, você precisa encaixar a camada de isolamento nos tetos e inclinações.
Ao concluir a instalação do isolamento, você precisa se certificar de que não há fendas e fendas em qualquer lugar. Todos os defeitos devem ser eliminados com os restos de lã mineral. Depois de colocar o isolamento, uma malha de reforço deve ser instalada. É necessário para a camada de acabamento.
Acabamento
Quando a camada de reforço estiver completamente seca (leva de 3 a 7 dias), pode-se proceder diretamente ao acabamento das bases. Aplique uma camada fina da mistura de gesso uniformemente, usando um raspador em ângulo. A superfície resultante será a base ideal para processamento com tinta de fachada confiável ou outro material selecionado. Este procedimento é a última etapa do aquecimento do exterior da casa.
dicas e truques
Ao instalar uma fachada úmida, você deve seguir os conselhos de especialistas.
- Para trabalhos na fachada, você pode usar apenas aqueles materiais que não tenham medo das mudanças de temperatura, caso contrário, como resultado, você pode obter gesso rachado.
- Vale a pena passar a mão sobre a superfície da base. Se houver vestígios de giz sobre ele e algo estiver caindo da parede, o piso deve ser limpo com o máximo de cuidado possível.
- O perfil do rodapé após a instalação deve estar em uma linha. Não deve haver fendas ou fendas nas áreas de conexão.
- Os especialistas desaconselham a escolha de placas de fibra de vidro para isolamento residencial. Esses materiais não podem se orgulhar de resistência suficiente. Além disso, eles têm medo de álcalis, sem os quais as misturas de gesso e adesivos não funcionam.
- O isolador de calor não deve ser pressionado contra a base novamente. Também não é recomendável movê-lo após alguns minutos. Se o isolamento não estiver colado corretamente, a solução de cola deve ser removida e, em seguida, aplique-a novamente na placa e pressione a peça contra a superfície.
- No processo de taludes isolantes, é necessário garantir que o material isolante se estenda além de seus limites em cerca de 10 mm. Com esta opção, será muito mais fácil acoplar o isolamento da fachada principal.
- Durante a instalação, o pino é considerado instalado corretamente se sua cabeça estiver localizada no mesmo plano da camada isolante de calor.
- A malha reforçada não pode ser colocada instalando-a sobre um aquecedor que não tenha sido previamente revestido com cola, uma vez que se a camada de reforço for bastante fina, surgirão fissuras nas suas juntas.
- Se você decidir fazer todo o trabalho sozinho, deve estocar materiais e misturas de marcas de fabricantes conhecidos, apesar do custo. É aconselhável adquirir produtos que tenham boas críticas de consumidores.
- O trabalho da fachada deve ser realizado no final do inverno ou início do outono. É aconselhável familiarizar-se com a previsão do tempo antes de proceder ao desenho da fachada.
Belos exemplos
Uma fachada úmida com acabamento áspero cor de pêssego parece espetacular em quase todas as casas, de pequenas a grandes e de vários andares. Você pode diluir a tinta pastel com inserções laterais claras e um telhado escuro.
Fachadas leves de café com caixilharia branca parecem muito delicadas. Em conjunto com tetos de tonalidade semelhante, um telhado de chocolate escuro, bem como uma cerca de madeira e tijolo, terá uma aparência harmoniosa.
Uma fachada úmida, com acabamento em tinta branca ou creme, ficará espetacular se complementada com inserções sob uma pedra cinza selvagem. Tal edifício pode ser decorado com caminhos rochosos e cercas de ferro forjado ao redor do local ou varanda.
A fachada original molhada com bordas de café pode ser complementada por cantaria na parte inferior. Em tal casa, um telhado cor de vinho terá uma aparência orgânica, o que efetivamente diluirá as paletas pastel.
Veja o próximo vídeo para mais detalhes.
O comentário foi enviado com sucesso.