Tudo sobre minerita
O mercado de construção moderno é gradualmente reabastecido com uma variedade de materiais competitivos de nova geração. Sem dúvida, a atenção deve ser dada à placa multifuncional de fibrocimento - minerita, que é à prova de fogo, resistente à umidade e ecologicamente correta em sua composição e propriedades. Nomeadamente, os requisitos aumentados estão agora a ser apresentados para a segurança como um fator primordial de bem-estar, especialmente durante a construção ou decoração de interiores de instalações.
O que é isso?
A Minerit foi apresentada pela primeira vez por um fabricante finlandês que desenvolveu uma tecnologia aprimorada para a produção de placas de cimento. O mundo deve o surgimento do fibrocimento ao austríaco Ludwig Hatchek, que o desenvolveu no final do século XIX. O inventor experimentou por 7 anos, combinando celulose com cimento e fibras de reforço para criar um material resistente, porém leve e prático, resistente ao calor. Agora, em vez de fibras minerais, usam-se as artificiais. Com a ajuda de corantes, o material fica com uma aparência mais atraente e a resistência é aumentada com a adição de endurecedores à mistura. Mas a própria ideia do fibrocimento permanece inalterada.
Composição:
- 70% é cimento;
- 10% - celulose;
- 20% - minerais.
O material em discussão apresenta excelente desempenho, permitindo sua operação em ambientes onde os indicadores de umidade estão acima do normal e quedas críticas de temperatura.
Resiste a condições de temperatura na faixa de -80 a +150 C. Em temperaturas mais altas, o processo de decomposição da celulose e danos à placa começa. O material demonstra excelente desempenho nas seguintes qualidades.
- Durabilidade e longa vida.
- Resistência à umidade e resistência ao gelo.
- Estável contra álcalis e oxidação.
- Respeito ao meio ambiente e segurança.
Formulários
A multifuncionalidade da minerita justifica sua demanda por diversos tipos de trabalho.
- As placas de fibrocimento são adequadas para a instalação de telas ao redor de fogões, lareiras e equipamentos de dissipação de calor em saunas.
- As divisórias resistentes ao fogo são construídas a partir de placas de minerita, dividindo a área em zonas de fogo, equipando uma fuga segura durante a evacuação. De acordo com uma determinada tecnologia, paredes, tetos, sistemas de chaminés, dutos de ventilação são costurados em áreas com risco de incêndio.
- A alta resistência à umidade permite o uso deste material onde houver umidade excessiva (chuveiros, piscinas). Neste caso, não é necessário tratamento adicional com impermeabilização (blocos aquáticos).
- Pode ser usado como base para ladrilhos e outros materiais de acabamento impermeáveis.
- O isolamento térmico e a excelente adaptação do material às temperaturas extremas pressupõe a sua utilização no revestimento de paredes interiores e exteriores de edifícios, incluindo galerias e varandas.
- Sirva como uma base lisa e impermeável sob fogões a lenha, paredes e ladrilhos.
Com peso moderado, as lajes são caracterizadas por maior resistência, resistência ao impacto e durabilidade. Também é importante que os componentes da minerita contribuam para a autolimpeza da superfície da placa. E além de excelentes propriedades estruturais, o material é dotado de possibilidades estéticas. As placas são produzidas em diferentes variações de cores.As diversas colorações decorativas da parte frontal do revestimento permitem revestir as fachadas com minerite durante a reconstrução e construção de edifícios residenciais e administrativos.
Características e propriedades
As lajes de minerita estão disponíveis em dois tamanhos: 1,2 e 3,6 m de comprimento, 45 cm e 1,5 m de largura, respectivamente. O prato pesa cerca de 25 kg. O material é importado da Europa para a Rússia e seu preço é influenciado pela taxa de câmbio do euro. A laje de minerite é um recurso de construção caro, mas a disponibilidade de contrapartes domésticas permite que você economize um pouco. Os painéis de fibrocimento de produção russa não só não perdem para os estrangeiros em termos de características técnicas, mas também os superam em várias características.
Os produtos possuem a documentação técnica adequada e um certificado que permite a sua utilização na construção no território da Federação Russa.
Minerite tem as seguintes propriedades.
- Alta resistência e resistência ao choque. Sob a influência de cargas, a deformação da superfície não ocorre.
- Resistência absoluta ao fogo. O material permanece praticamente inalterado em temperaturas que chegam a 150 graus.
- Os painéis não se deterioram em ambientes úmidos. Graças aos repelentes de água, a placa não absorve a umidade, que se evapora rapidamente da superfície do material.
- Tolera perfeitamente as flutuações de temperatura.
- Resistente a mofo.
- Estável contra álcalis e ácidos.
- Boa insonorização.
- Material limpo em um sentido ecológico.
- Garante uma longa vida útil.
Essas características referem-se aos benefícios da minerita. Mas, como todos os materiais de construção, tem pontos fracos. Nesse caso, a desvantagem é a fragilidade. Portanto, é importante cortar e cortar em fragmentos com a maior precisão. Outra desvantagem é a condutividade térmica, que pode ser completamente resolvida tomando certas medidas durante o processo de instalação.
Visão geral da espécie
- À prova de vento. São utilizadas para acabamento de fachadas, edificações com tecnologia de pórticos, quando as lajes atuam como material estrutural e possuem funções de proteção contra vento e água. As chapas de minerita de modificação ² são produzidas em chapas nos seguintes tamanhos: 900x2700 mm; 1200x2700 mm.
- Construção, modificações HD. Um material versátil adequado para revestimento interno e externo de edifícios. Tal revestimento não se deteriora durante mudanças críticas de temperatura e umidade. Os painéis distinguem-se pela sua elevada resistência. Espessura da chapa 3,2-10 mm, determinada pelo objetivo. As placas mais populares têm 8 mm de espessura.
- Painéis planos de PC para fixação em fachadas. Este tipo é baseado em placas de modificação HD. O material é preparado em ambos os lados e uma camada de acrílico durável é aplicada ao painel pela frente. Os painéis coloridos estão disponíveis em quatro tamanhos diferentes.
Espessura possível 6 ou 10 mm.
- Lajes de fachada "pastel" com revestimento hidrorrepelente e superfície lisa pintada.
- Folhas termoestáveis e refratárias. Projetado para instalação em estruturas de parede e teto para protegê-los dos efeitos do calor, para revestimento decorativo de lareiras, etc.
- Decorativo. Os fabricantes produzem produtos com uma superfície texturizada que imita vários materiais de acabamento. Por exemplo, a minerita “parecida a uma pedra” é uma opção muito boa para arranjar espaços habitacionais e complexos em pares, para criar condições de segurança contra incêndio, isolamento acústico com isolamento e estética visual. Junto com a durabilidade declarada, eles parecem muito decentes. Muitos consumidores preferem placas coloridas para trabalhos de interiores, apesar de custar um pouco mais. A cor das lajes apresenta diferentes tonalidades, dependendo do tipo de cimento utilizado.
Comparação com outros materiais
Pensando na melhor escolha de um material, é necessário proceder a partir de tarefas específicas. Por exemplo, ao construir uma banheira, a questão do isolamento térmico das paredes de um forno de alta temperatura é de suma importância. É totalmente inaceitável o uso de amianto para esse fim, por ser inseguro, painéis de estanho, tijolos e folhas de aço são materiais desatualizados. A magnesita pode ser chamada de um análogo mais barato da minerita.
Esse material natural, que passou por processamento tecnológico, atua em regime de alta temperatura, o que é crítico para análogos. As placas de magnesita são fáceis de cortar e fixar, não emitem substâncias nocivas quando aquecidas. Todos os indicadores são semelhantes aos da minerita, mas as placas de fibrocimento lideram como um material mais moderno. Por exemplo, os painéis resistentes ao fogo fabricados com a tecnologia finlandesa LTM Flamma 9 mm são uma excelente escolha para um dispositivo de sauna em termos de segurança, durabilidade e estética.
Claro, você pode substituí-los por tijolos de alto calor e acessíveis. Para proteção térmica, argila refratária e tijolos de construção são igualmente adequados. Mas sua desvantagem está no fato de que você tem que fazer uma solução, e as estruturas a partir dela são muito pesadas. Além disso, o telhado e o teto não podem ser protegidos com tijolos. A tecnologia de produção de minerita foi emprestada dos finlandeses por produtores russos e japoneses. Muitas pessoas produzem material em equipamentos finlandeses.
Os análogos não são inferiores ao original em qualidade e alguns são muito mais atraentes em custo.
"Nichikha" - revestimento de fibrocimento de uma marca japonesa de qualidade. Difere de Flamma em estrutura semelhante a tijolo texturizado e custo mais elevado. Na parte europeia da Rússia, é encontrado com muito menos frequência do que na vastidão do Extremo Oriente. Conseqüentemente, a minerita flamma é mais procurada no oeste da Federação Russa. Na linha de produtos NICHIHA, são cerca de 700 opções de painéis de designs complexos, uma seleção de texturas e cores para incorporar quaisquer ideias. Ao mesmo tempo, os painéis dispensam manutenção regular, são autolimpantes e mantêm uma aparência ideal por muito tempo.
"Faspan Antiflame" se distingue por sua aparência "cerimonial" e cor branca persistente intercalada com mica. Isso a diferencia da maioria das chapas pouco atraentes no mercado de construção. Graças à bela textura, o comprador pode economizar no acabamento.
DSP (painel de partículas com ligação de cimento) é uma opção mais econômica. Perde para minerite em qualidades externas. O revestimento de fibrocimento é um competidor valioso para a contraparte de madeira, já que a vida útil mínima da minerita é de 50 anos. As placas podem ser selecionadas em tamanho e forma, e mais importante - esta vai custar menos do que usar materiais de madeira.
A diferença entre a laje de minerite e outros materiais de construção está na sua composição segura. Ao mesmo tempo, a minerita é dotada da capacidade de autopurificação. Graças a tecnologias de produção inovadoras, não emite componentes nocivos quando aquecido. Esse isolamento pode ser usado com segurança para isolamento térmico de salas de vapor. Graças a isso, será possível criar um microclima totalmente inofensivo na sala.
Como trabalhar com fogões?
Durante a construção, é possível instalar painéis de minerita em qualquer época do ano. Como o material à base de cimento não é um isolante térmico eficaz, quando aquecido transfere calor em quantidade suficiente, o que é perigoso para as estruturas de madeira localizadas sob ele. Sob os painéis de fibrocimento, é necessário colocar papelão de basalto ou montá-lo em buchas de cerâmica e, às vezes, colocar uma segunda folha em isoladores de cerâmica.
Ou monte a minerita em uma estrutura de perfil de metal preenchida com lã de basalto densa.
Ao instalar lajes de minerite em um banho, o método de instalação depende de onde a instalação está sendo feita. Se o recuperador estiver afastado da parede, é permitido fixá-lo diretamente na parede. Se o recuperador estiver junto à parede, terá de montar duas placas de uma vez. Além disso, uma deve ser aparafusada na própria parede e a seguinte fixada na anterior, mantendo uma certa folga.
Ao instalar a minerita, para evitar quebras, é necessário fazer furos-ranhuras para os fixadores. Além disso, uma pequena lacuna deve ser deixada entre o piso e a borda inferior da laje. Isso é importante para a livre circulação das massas de ar. Para garantir a distância entre as lajes, inserções de cerâmica ou fragmentos de lajes de minerite são colocadas. Isso é especialmente verdadeiro quando as estruturas de revestimento continuam a encolher. Nesse caso, com o tempo, as inserções são removidas e os fixadores são apertados.
Como cortar e furar?
A maioria dos homens será capaz de cortar o revestimento de fibrocimento por conta própria, mas a tarefa não será fácil. Apesar de a prancha ser bastante simples de manusear, a sua estrutura é bastante frágil, pelo que deve proceder com cautela. Cortar a laje em fragmentos em casa é feito com uma serra comum. Você precisará de uma ferramenta de dentes finos para garantir que o corte esteja livre de lascas ou lascas.
A segunda maneira é cortar o revestimento com tesouras mecânicas. Esta ferramenta é alimentada por alta pressão de ar. O princípio de seu trabalho é semelhante ao de uma tesoura comum. Você pode cortar a placa com uma faca, semelhante ao que acontece ao trabalhar com drywall. A diferença é que, em vez de uma faca de minerite comum, você precisa de uma lâmina de carboneto.
As pastilhas de metal duro também são adequadas para o corte de placas de fibrocimento. Você precisará de proteção contra poeira para sua boca e olhos. As placas de fibrocimento são convenientemente cortadas com uma lâmina com ponta de diamante. A serra é considerada o dispositivo mais eficiente para o corte de placas deste tipo. Durante o trabalho, é importante não descurar a protecção para a segurança da saúde do instalador. Haverá muita poeira.
Para cortar as placas de minerite mais espessas, uma serra circular equipada com um coletor de pó é adequada.
É mais conveniente cortar a lâmina no lado liso. Com a ajuda de um marcador, uma linha é traçada, várias vezes ao longo de seu contorno é desenhada com uma faca de carboneto. Em seguida, é necessário levantar a placa de fibrocimento e pressionar levemente o entalhe do lado oposto ao corte. Quando a placa se dobra ao meio, você precisa fazer uma série de cortes ao longo da dobra para que uma das peças se separe da outra. De uma forma tão simples, você mesmo pode cortar esse prato.
Resumindo: para cortar folhas de minerita, uma serra comum funcionará, mas se você tiver que cortar um grande volume, precisará de uma serra elétrica ou de uma tesoura manual. Para começar, você precisa entender que a escala do corte é determinada pelo tamanho da lâmina, bem, e você não deve economizar dinheiro em ferramentas de trabalho e sua própria proteção.
Dicas de instalação
As placas geralmente são montadas na horizontal, preferindo-se produtos mais densos e grossos com melhor isolamento térmico e acústico. A instalação de painéis de fachada não apresenta dificuldades particulares. Primeiramente, o perfil de apoio é montado nas paredes em duas direções - horizontal e verticalmente. No processo de fixação, é necessário prever vãos com base na dilatação térmica. O valor de tal folga deve estar na faixa de 6 mm por 3 m de folha de fibrocimento.
Parafusos auto-roscantes especialmente projetados são usados para fixadores. Quando são aparafusadas, a ferragem faz um furo com um diâmetro maior do que sua própria seção. A montagem da minerita diretamente na parede de madeira é inaceitável, pois o material transmite a radiação infravermelha do forno, aquecendo e apresentando risco de incêndio. A minerita deve ser fixada com uma abertura de ventilação ou um aquecedor deve ser colocado sob ela, por exemplo, papelão de basalto. Como base, você pode construir uma estrutura de metal paralela. O método de instalação a ser escolhido é determinado pela distância até o forno.
O comentário foi enviado com sucesso.