Painéis de fachada metálica: variedades e suas características
O mercado da construção está repleto de diversos materiais utilizados no revestimento das fachadas de vários edifícios e estruturas. Este é o gesso clássico, tijolo ou pedra e ladrilhos de fachada especiais, mas a opção mais comum são os painéis de metal para a fachada. Essas estruturas são freqüentemente chamadas de "revestimento".
Características e benefícios
Os painéis de fachada são mais amplamente usados na construção de imóveis comerciais: vários edifícios de escritórios, centros de negócios e locais de comércio e depósitos. No entanto, cada vez mais esses painéis de revestimento são usados para terminar a fachada de edifícios residenciais privados e até mesmo de edifícios altos.
Esse material de construção consiste em duas folhas de metal, entre as quais existe uma carga mineral. De cima, o metal é coberto por uma camada protetora, o que permite que ele retenha sua aparência e características originais por mais tempo.
O enchimento e o tipo de liga usado para o metal podem variar dependendo do fabricante.
As vantagens dessas estruturas metálicas incluem o seguinte:
- baixo peso com aumento de resistência e durabilidade, o que minimiza a carga na fundação da casa;
- facilidade de instalação e manutenção;
- o material não está sujeito à combustão, o que significa que é mais seguro que o plástico ou a madeira;
- resistência a meios agressivos e danos mecânicos.
Apesar de todas as suas qualidades positivas, esses painéis de parede ainda têm duas desvantagens significativas:
- a necessidade de adquirir um grande número de vários elementos fracionários e equipamentos especiais para corte de metal;
- a necessidade de isolar adicionalmente a superfície da parede antes de instalar a estrutura.
Este revestimento é utilizado tanto para revestimento de novos como para reconstrução de edifícios antigos, o que lhes permite dar-lhes um aspecto moderno e atractivo. Graças aos painéis, o isolamento acústico é aumentado, pois criam uma espécie de amortecedor acústico. Com a ajuda desse material, você pode nivelar a fachada e torná-la mais ventilada.
Visualizações
Os painéis de metal têm em média 0,55 mm de espessura. Eles são à prova d'água e à prova de fogo. A resistência ao impacto é de 50 kg / cm e a resistência à flexão é de 118 MPa. A classificação dos painéis é baseada na aparência ou no metal utilizado. Dependendo da aparência, os painéis podem imitar madeira, pedra ou tijolo. Os perfis podem ser ondulados, lisos, perfurados ou vários relevos ao longo da borda.
Para a produção de painéis de fachada, vários tipos de metais e vários métodos de seu processamento podem ser usados.
Cink Steel
As empresas de coberturas metálicas também produzem painéis de aço galvanizado revestidos com poliéster. Sejam lisos, ranhurados ou padronizados, todos eles têm uma conexão de trava e são fáceis de instalar. A espessura do metal galvanizado é de 0,5–0,7 mm e o revestimento não apenas protege o material, mas também permite dar ao produto cores e texturas diferentes.Este material é o mais versátil e serve para revestir qualquer fachada, desde casas de campo e de campo a pavilhões comerciais e centros desportivos. O comprimento desses painéis pode chegar a 5–6 metros e são encomendados ao fabricante. Eles podem ser montados horizontalmente e verticalmente. Os painéis são leves, duráveis e econômicos.
Infelizmente, devido à sua leveza, tais estruturas são suscetíveis à deformação, além de acumular eletricidade estática e exigir isolamento térmico adicional.
Aço inoxidável
O aço inoxidável é outro material popular para revestimento de fachadas. Revestido com uma camada de óxido "aço inoxidável" não requer revestimento adicional com vários agentes de proteção. Com o tipo certo de aço, esses painéis são duráveis, leves e muito fáceis de manter, apesar de seu preço bastante alto. Assim como o revestimento de aço galvanizado, o aço inoxidável requer isolamento térmico e acumula eletricidade estática, mas ao mesmo tempo é mais resistente à corrosão.
Alumínio
Os painéis de alumínio também são chamados de painéis compostos. Sua espessura total não ultrapassa 6 mm e o comprimento é de 6 M. De cima, o metal pode ser revestido com uma película de óxido, que protegerá o material e lhe dará vários tons. Com a ajuda de tal filme, você pode obter um efeito de espelho, imitar uma superfície de madeira ou pedra.
Painéis compostos de alumínio multicamadas, chamados "Alukobond", são distinguidos como um tipo separado. Tanto o polímero sintético quanto o polietileno espumado de alta pressão são colocados entre as folhas de metal durável. Esse material protege a fachada de forma confiável contra umidade e danos mecânicos, e também permite que você dê vida a quase todas as idéias de design, pois se curva facilmente e assume a forma desejada.
Ao contrário do aço galvanizado e inoxidável, o alumínio não acumula eletricidade estática e não requer isolamento térmico. No entanto, é um material de revestimento mais caro e menos durável.
Outros tipos de metais
Além do aço e do alumínio, os painéis de metal também podem ser feitos de outros materiais e ligas: latão, cobre e até bronze. Esses painéis são revestidos com um verniz brilhante ou fosco e são instalados com fixadores ocultos. No interior, essas estruturas são coladas com um material de absorção de som, a fim de excluir o zumbido durante o estresse mecânico. Eles são duráveis e fáceis de instalar e remover. Esses painéis são usados não apenas para revestimento de fachadas, mas também para decoração de interiores.
Revestido com polímero
A base de tais painéis é alumínio ou aço galvanizado, sobre o qual é aplicado um revestimento de polímero protetor. A espessura de tais painéis de metal é de cerca de 0,56 mm. São lisos, ondulados ou perfurados. Esses painéis são resistentes à umidade e ao gelo, têm um bom isolamento acústico e também são fáceis de instalar. Antes da instalação, é necessário pré-isolar a fachada ou usar painéis sanduíche mais caros. Para que tal revestimento funcione por muito tempo, é necessário montar corretamente as ripas de madeira ou perfis de alumínio.
Metal sinterizado
Esses painéis são folhas de aço revestidas com esmalte vítreo. O esmalte confere alta resistência a meios agressivos, alta rigidez e durabilidade. Essas estruturas são mais frequentemente utilizadas na construção de infraestruturas de transporte: vários túneis, cruzamentos e estações. No entanto, hoje esse material é cada vez mais usado para revestir fachadas de edifícios residenciais comuns. Sua espessura é de 200 mm, o material é incombustível, resiste a quedas de temperatura de -60 graus a +800. Os produtos feitos com esse material são fáceis de cuidar e servir há mais de 50 anos.
Projeto
Além das diferenças no material do qual os painéis da fachada são feitos, eles podem diferir no relevo da superfície.
- Suave. Painéis de aço convencionais que diferem apenas na cor. Eles podem repetir um padrão de madeira, formar uma grande imagem a partir de fragmentos ou tornar-se brilhantes, criando um efeito de espelho.
- Ondulado. Curvado por ondas suaves ou saliências angulares rígidas.
- Perfurado. Eles vêm em vários padrões: de ornamentos geométricos a individuais, feitos sob encomenda. No escuro, esses painéis permitem que a luz que emana do edifício atravesse e crie uma imagem extravagante, incorporando todos os tipos de ideias de designers.
- Com reforços decorativos adicionais. Dependendo da distância entre essas costelas, você pode expandir visualmente a fachada ou torná-la mais alta.
Na decoração de instalações industriais e públicas, utilizam-se, via de regra, painéis de cassete.
Esses painéis são de vários tipos.
- Cassete - painéis volumétricos, constituídos por chapa de alumínio ou aço com pulverização de polímero. Tal cassete tem uma curvatura nas bordas e é fabricado não apenas nas fábricas, mas também diretamente nos canteiros de obras devido à simplicidade do design. Na maioria das vezes, eles têm uma forma quadrada e uma superfície lisa.
- Linear - painéis alongados para decoração exterior e interior. Devido a este projeto, a fachada é montada com um número mínimo de vãos nas juntas ou sem vãos. Projetos lineares são semelhantes a cassetes longos, mas podem ter uma superfície perfurada ou 3D.
Com toda a variedade de materiais, a maioria das fachadas são revestidas com painéis sanduíche feitos de várias camadas de diferentes materiais. Os produtos mais simples têm três camadas: duas faces (metal, madeira ou outros materiais) e uma camada de enchimento (na maioria das vezes é isolamento).
Dimensões e outras características
As dimensões médias dos painéis de fachada de aço são as seguintes:
- a espessura do metal varia de 0,48 mm a 0,65 mm;
- o comprimento dos painéis mais longos (lineares) pode ser de até 6 m, mas o comprimento médio dos painéis é de 2 a 3 m;
- a largura geralmente varia de 200-250 mm, mas você pode solicitar revestimentos de tamanhos individuais - até 300 mm (no entanto, a grande largura do produto aumentará o risco de deformação durante o transporte e a instalação);
- o peso de um metro quadrado de tal revestimento pesa em média de 2 a 3,5 kg.
Como os painéis são vendidos por peça, é necessário entender com clareza quanto material é necessário para a execução do trabalho.
Todos os cálculos são sempre arredondados, e para os iniciantes é melhor adquirir vários painéis adicionais caso as primeiras tentativas falhem.
Visão geral dos fabricantes
A produção de painéis de metal pode ser manual (diretamente na fábrica) e profissional (em grandes fábricas). Os produtos de fornecedores estrangeiros são apresentados por várias empresas, entre as quais várias marcas que receberam as melhores críticas: Marcas finlandesas de painéis metálicos Ruukki (há mais de 50 anos no mercado de construção), lado americano da empresa Alcoafeito principalmente de alumínio, bem como uma marca anglo-holandesa Grupo Corus.
Entre os fabricantes nacionais, você pode designar painéis de fachada de marca Grand Line... Os produtos da Lipetsk Roll Forming Equipment Plant e da INSI holding estão amplamente representados no mercado. E também avaliações positivas dos compradores que receberam os produtos da fábrica SeverStal... A principal diferença entre os fabricantes russos é que, com a mesma qualidade, os produtos nacionais têm um preço inferior ao dos estrangeiros. Essa diferença se deve à falta de custos de transporte.
Recomendações de instalação
Para efectuar o revestimento da fachada de qualquer edifício, é necessário executar de forma consistente as seguintes etapas de trabalho.
Trabalho preparatório
Esta etapa inclui a limpeza de toda a superfície externa do edifício de detritos e revestimentos antigos, desmontando todos os objetos estranhos (venezianas, calhas, antena).Além disso, é necessário remover quaisquer defeitos nas paredes, remover todos os cavacos e irregularidades do concreto e tratar a madeira contra a decomposição.
Markup
Com o auxílio de um punção, furos especiais são feitos nos locais indicados pelas marcações. É preferível fazer as marcações com um material brilhante e indelével, para que em caso de alteração das condições meteorológicas não seja necessário reiniciá-lo.
Torneamento
Nesta fase, é realizada a construção de uma moldura em ripas de madeira ou perfis metálicos. O isolamento é selecionado de forma a não ser mais espesso que a caixa e a se ajustar perfeitamente ao "favo de mel" resultante. O material isolante é colocado de baixo para cima na caixa acabada ou diretamente colado na superfície da parede.
É importante usar apenas isolamento seco, pois a umidade acumulada sob o painel montado pode destruí-lo.
Na parte superior, uma camada de isolamento é coberta por uma película impermeabilizante, que impede a entrada de água nos painéis já instalados.
Montagem
Na maioria das vezes, o processo começa com a fixação de elementos fracionários: início, canto e réguas finais. Em seguida, seções da parede próximas às aberturas de janelas e portas são revetadas. No caso de utilização de banda de acabamento, tais elementos são instalados, pelo contrário, por último.
Depois de instalar as fracionárias, você pode começar a instalar as pranchas restantes, começando pelo lado esquerdo inferior da parede. Os elementos são fixados uns aos outros por meio de parafusos ou travas especiais embutidas, e você também pode fortalecer a trava existente com parafusos adicionais. Depois que o revestimento é concluído, todos os elementos removidos são devolvidos aos seus lugares: rampas, sarjetas, venezianas e assim por diante.
Em geral, todos os trabalhos de acabamento da fachada, nos quais são usados painéis de metal, são executados de acordo com um algoritmo simples - você não pode ter medo de estragar e deformar o material durável.
Os painéis são uma solução bastante econômica para uma casa particular ou de campo, e o resultado será agradável à vista por muitos anos.
Para mais informações sobre como instalar um sistema de painel, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.