Características da escamação da pedra britada e sua definição
A pedra triturada é um material denso radioativo a granel forte e resistente à geada. É obtido no processo de esmagamento de várias rochas. Pode ser usado tanto como material independente quanto como enchimento. É impossível construir uma fundação sem entulho, criar um aterro para a construção de novas estradas, preparar uma argamassa de cimento e areia.
A pedra triturada é caracterizada por escamação. Você deve estar ciente dessa característica do material e como determiná-la.
O que é isso?
Flakiness é um indicador pelo qual a quantidade de pedra britada não formatada em cada fração específica é determinada como uma porcentagem. A pedra triturada é considerada ideal e adequada para uso, cujo formato dos grãos é esférico ou cúbico. Por não formatado entende-se um material, as partículas do qual são caracterizadas por uma forma de agulha ou de plástico. Seu tamanho e forma não atendem aos requisitos regulamentares, mas existem elementos não formatados em qualquer fração da pedra britada. O índice de escamação do material de construção a granel é influenciado por certos fatores.
- As matérias-primas são vários tipos de rochas, cada uma com características diferentes. A pedra triturada de forma cúbica, obtida pela trituração do granito e do diabásio, apresenta o melhor indicador de escamação.
- Método de obtenção. Hoje, na prática, 2 métodos de britagem de rochas são usados para obter a pedra britada. A primeira forma é a "compressão por deslocamento". Seu uso não dá bons resultados e matérias-primas de qualidade. O segundo é "reflexo de choque". É ele quem possibilita que a brita seja o mais próximo possível do ideal.
Visão geral dos grupos de pedra britada
O material é dividido em vários grupos dependendo do índice de escamação.
- 1 grupo. Esta categoria inclui brita obtida por britagem de granito. A forma dos grãos é predominantemente cubóide. Elementos não formatados estão presentes, mas seu número não excede 10%. Esta brita é a mais exigida e de elevada qualidade.
- Grupo 2. A principal matéria-prima para a obtenção da brita do 2º grupo da escamação é o granito. O número de elementos indesejados não é superior a 15%.
- Grupo 3. Britagem de brita, na qual existem elementos não formatados no valor de cerca de 25%. É obtido a partir de rochas moles, na maioria das vezes calcário.
- 4 grupos. O número de elementos de baixa qualidade é bastante grande: cerca de 35%. Este indicador exclui a possibilidade de utilização do material no processo construtivo.
- Grupo 5 - o maior indicador de escamação. É um material de baixo teor, em que a quantidade de grãos aciculares e plásticos é de aproximadamente 50%.
Este parâmetro, os métodos para seu cálculo e a pertença da pedra britada a um determinado grupo são determinados por GOST 8267-93.
Como determinar?
Certamente muitos farão a pergunta de como a fragmentação pode ser determinada e o que é necessário para isso. A determinação da escamação do material é a seguinte. No primeiro estágio, é necessário selecionar grãos em forma de agulha e de plástico de uma fração específica. Para determinar um elemento não formatado, basta usar um paquímetro ou um gabarito especial recomendado pelos especialistas para obter um resultado mais preciso.
Depois que o material foi classificado, os elementos selecionados devem ser pesados. A seguir, o cálculo é feito usando a fórmula: Sl = m1 / m2 * 100%.Nesta fórmula, Sl é a flacidez, m1 é o peso total, m2 é a massa de um elemento específico não formatado. A seguir, verifique o resultado (percentual) com os indicadores da tabela.
Grupo de fragilidade |
Percentagem |
1 |
Menos do que 10% |
2 |
10–15% |
3 |
15–25% |
4 |
25–35% |
5 |
35–50% |
Aplicação de brita dependendo da escamação
- Material que pertence à categoria 1 ou 2, da mais alta qualidade e mais confiável, pois é usado no processo de vazamento de estruturas de concreto armado, instalação de blocos de fundação. O alto coeficiente de resistência e resistência ao desgaste possibilita o uso de brita para a disposição de estacionamentos.
- O cimento seco é feito de brita de 3 e 4 grupos de escamação. Tais tipos não são categoricamente recomendados para uso para concretagem, uma vez que sua resistência não é alta o suficiente.
- Pedra britada de 5ª categoria caracterizado por baixa resistência, resistência ao desgaste. Este material é adequado apenas para fundição superficial de fundações de estruturas temporárias. Ele também é usado para preencher estradas temporárias.
O comentário foi enviado com sucesso.