Painéis de clínquer para fachada: características técnicas e subtilezas de instalação

Contente
  1. Especificações
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Variedades
  4. Sutilezas de instalação

Painéis de clínquer são um tipo popular de decoração de fachada. O material foi desenvolvido e colocado em produção por especialistas da Alemanha há mais de 40 anos e, desde então, ocupou o seu devido lugar no mercado de materiais de construção e acabamento.

Especificações

A tecnologia de fabricação de clínquer é conhecida há muito tempo e consiste no processamento extrusivo da argila de xisto, a partir da qual os produtos adquirem qualidades de alto desempenho e superam os materiais de argila e concreto em termos de resistência e resistência ao gelo. Muitas vezes, esse revestimento pode ser visto nas fachadas de edifícios residenciais e monumentos arquitetônicos.

O painel de clínquer é um módulo multicamadas que consiste em uma folha de espuma de poliuretano com espessura de 2 a 8 cm, sobre a qual é fixada uma camada decorativa de cerâmica. Assim, o painel de clínquer é um material de acabamento único que combina harmoniosamente propriedades decorativas com um poderoso efeito isolante. A tecnologia de fabricação de ladrilhos, que consiste na colocação de blanks cerâmicos em formas especiais, seguida de preenchimento com uma composição de espuma de poliuretano, exclui completamente a delaminação do painel durante a operação.

O tamanho da laje depende da sua concepção e finalidade e tem uma média de 1090x359 mm. O custo também varia dependendo do tamanho, do número de camadas e do fabricante. Os mais caros são os modelos alemães. Seu preço chega a 12 mil rublos por metro quadrado. As empresas italianas oferecem produtos por 7 mil rublos, e os fabricantes poloneses produzem coleções mais orçamentárias, que custam em média 5 mil rublos. Os produtos nacionais são considerados a opção mais orçamentária. Portanto, um metro quadrado de um painel, cuja base é espuma de poliestireno extrudido, pode ser comprado por apenas 1,5 mil rublos, modelos de espuma de poliuretano custarão dois mil e quinhentos e painéis que não têm isolamento são vendidos por 1900 rublos.

Vantagens e desvantagens

A alta demanda do consumidor e um grande número de críticas positivas se devem a uma série de vantagens indiscutíveis deste material.

  • O design dos painéis permite um revestimento de fachada uniforme. Isso tem um efeito benéfico no aumento da economia de calor e possibilita uma economia significativa no aquecimento da habitação. O índice de condutividade térmica de uma laje de clínquer com uma camada de isolamento de 8 cm de espessura é igual à condutividade térmica de uma alvenaria de 70 cm de largura ou de uma parede de concreto aerado de 40 cm de espessura.
  • Os painéis monolíticos têm um aspecto atraente e eliminam a necessidade de reboco das fachadas. O material é produzido em um amplo sortimento com grande variedade de cores e texturas, o que facilita muito a escolha e oferece amplas oportunidades para a implementação de soluções de design arrojado. A camada de clínquer é feita na forma de alvenaria ou pedra e pode ter textura lisa e áspera. A superfície em relevo parece mais impressionante: aumenta ainda mais a semelhança visual do painel de clínquer com o material natural.
  • Instalação simples e fácil manutenção. Graças ao sistema de fixação universal “macho e fêmea”, o revestimento da fachada não requer o uso de ferramentas caras e o envolvimento de especialistas.
  • Os painéis são altamente resistentes aos raios ultravioleta, portanto não perdem sua aparência original por muito tempo, e não requerem medidas para seu restauro e reparo.
  • Os materiais não interessam a insetos e roedores e não são suscetíveis a mofo e bolor.
  • A presença de vãos especiais no verso dos painéis de dupla camada proporcionam a ventilação necessária da fachada, o que permite dispensar a instalação de equipamentos de ventilação adicionais.
  • A ligação estanque dos painéis entre si garante a ausência de pontes frias, cuja presença pode originar a acumulação de condensado e o alagamento da fachada.
  • As altas propriedades de isolamento acústico do material protegerão de forma confiável a casa de ruídos estranhos.
  • A maior resistência a influências ambientais externas agressivas permite que os painéis sejam usados ​​em qualquer zona climática. O material tolera bem os extremos de temperatura, não tem medo do excesso de umidade e pode durar mais de 50 anos.
  • Os painéis são leves, de modo que o revestimento de clínquer não afeta significativamente a fundação e as paredes de suporte.
  • Possibilidade de instalação em qualquer época. A única limitação é a aplicação de intergrouting. Sua instalação somente pode ser realizada em temperaturas positivas.
  • A presença de elementos adicionais para a decoração de cantos externos e internos, janelas e aberturas facilita muito a instalação e dá ao edifício um aspecto acabado.

As desvantagens do material incluem seu alto custo, que é especialmente perceptível quando se trata de edifícios com dois andares e acima. A desvantagem é a fragilidade da camada de clínquer. O revestimento cerâmico não resiste a tensões mecânicas e impactos fortes, tem baixa resistência à fratura e requer armazenamento, instalação e transporte particularmente cuidadosos. Também existe uma fraca permeabilidade ao vapor dos painéis, que, caso não sejam cumpridas as regras de instalação, pode originar humidade excessiva na fachada devido à formação de condensação.

Variedades

Os painéis de clínquer estão disponíveis em versões de duas e três camadas. Os modelos de três camadas são constituídos por uma camada de cerâmica, poliestireno expandido e uma base adicional termo-isolante, com a qual se fixam à fachada. Uma camada adicional pode ser feita de fibrocimento, vidro magnético ou placa de fibra orientada. O fibrocimento é caracterizado pela compatibilidade ambiental, boa resistência e durabilidade. A base magnética de vidro atrai com flexibilidade e possibilita o revestimento de paredes curvas, e uma laje sobre base de madeira tem alto nível de ruído e propriedades de isolamento térmico, é leve e de baixo custo.

Cada laje, independentemente do número de camadas, possui furos especiais e ranhuras de fixação. No processo de produção dos modelos de três camadas à base de poliestireno expandido, é utilizada uma tecnologia que proporciona perfuração fechada, que proporciona ao produto acabado uma mínima troca de vapor. No entanto, deve-se ter em mente que os indicadores de permeabilidade ao vapor existentes são insuficientes para a ventilação total, portanto, os painéis de clínquer não são recomendados para o acabamento de fachadas de casas de madeira.

Os modelos de duas camadas consistem em uma camada decorativa de clínquer e uma base em OSB ou DSP e destinam-se ao revestimento de fachadas que não requerem isolamento, ou para aqueles edifícios onde o isolamento já foi instalado. Sua principal vantagem em relação às lajes de três camadas é a boa permeabilidade ao vapor, que se deve à ausência de uma camada isolante. Graças a esta qualidade, as paredes da fachada têm a capacidade de respirar e o excesso de humidade é drenado livremente para o exterior. A vida útil dos painéis leves é de 25 anos.Por localização, os painéis são divididos em opções de parede mais fina e porão mais espesso. A altura da camada cerâmica deste último pode chegar a 1,7 cm.

Sutilezas de instalação

Enfrentar as paredes do edifício com painéis de clínquer deve começar com a preparação da superfície da parede. Para isso, é necessário remover todos os elementos salientes em forma de condicionadores de ar e venezianas, retirar o revestimento anterior e tratar a superfície com um anti-séptico e um primer. Em seguida, deve-se proceder com a instalação do engradado, que é necessário na instalação de uma cortina ventilada e com grandes irregularidades na parede. A estrutura pode ser construída com barras de madeira ou perfis de alumínio. As pranchas de madeira devem ser pré-tratadas com compostos especiais que evitam o apodrecimento.

As guias devem ser fixadas com parafusos auto-roscantes, não sendo recomendado o uso de suportes. Inicialmente, é instalado o trilho horizontal inferior, que deve ser colocado a uma distância de 20 a 40 cm do solo e verificar sua localização por meio de um nível de edificação. Cada painel deve estar posicionado em três barras verticais, portanto, no cálculo do passo entre as lâminas, suas dimensões devem ser levadas em consideração. A lacuna entre as barras e a parede é preenchida com espuma de poliuretano. Depois de concluída a instalação do torneamento, pode-se proceder ao revestimento da fachada com painéis.

A instalação dos painéis de três camadas deve ser iniciada a partir do canto inferior, movendo-se da esquerda para a direita. Para isso, é necessário instalar o painel no primeiro trilho do solo e fixá-lo com buchas. A instalação posterior é realizada com parafusos auto-roscantes e arredondada. É possível prosseguir com a instalação de cada linha seguinte apenas se a instalação da anterior já tiver sido concluída. Para cada linha colocada, espuma de poliuretano deve ser derramada. Isso aumentará a rigidez da estrutura e fornecerá uma conexão mais firme entre as linhas. O acabamento dos taludes é feito em sincronia com o revestimento principal. Depois de concluída a instalação, as costuras entre os painéis devem ser revestidas com massa resistente ao gelo.

Modelos mais leves de duas camadas sem isolamento são fixados a uma parede ou moldura com um adesivo obtido de argamassa seca ou cola de espuma. Este tipo de instalação possui restrições quanto à temperatura do ar, que é regulada pelo fabricante do adesivo utilizado. Normalmente, este valor corresponde a -10 graus.

Os painéis de fachada de clínquer são uma opção versátil para o acabamento de edifícios. Combinando excelentes qualidades decorativas e características de alta economia de calor, eles permitem que você decore a fachada com estilo e eficácia, tornando a casa aconchegante e aconchegante.

Uma visão geral detalhada das telhas e painéis de clínquer está no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário