Tudo sobre blocos de concreto de argila expandida

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Como os blocos são feitos?
  3. Propriedades
  4. Visão geral da espécie
  5. Dimensões e peso
  6. Fabricantes
  7. Áreas de uso na construção
  8. Cálculo de quantidade
  9. Mistura de alvenaria
  10. Esquema de alvenaria
  11. Visão geral da revisão

Os blocos de concreto de argila expandida são um material de construção, na produção do qual se utiliza cimento, areia e água. O cascalho de argila expandida também é adicionado à solução com massa total de até 60%, com tamanho de 5 a 10 mm. Quanto maior a fração, menor a resistência dos produtos acabados e seu peso. Os blocos de parede de concreto de argila expandida são fabricados de acordo com GOST 33126-2014. Eles vêm em diferentes tipos e são usados ​​para diferentes fins.

Vantagens e desvantagens

A principal vantagem dos blocos de argila expandida é a compatibilidade com o meio ambiente. Na sua fabricação não são utilizados componentes químicos nocivos, o que os torna seguros para a construção de instalações residenciais e edifícios públicos.

Existem outros benefícios também.

  1. Excelentes propriedades de isolamento térmico. Os blocos fabricados com matérias-primas de qualidade de acordo com o processo tecnológico retêm perfeitamente o calor no interior da sala. Devido a esta característica, eles podem ser usados ​​na construção de edifícios operados em um clima severo.
  2. Longa vida útil. Os blocos são capazes de manter suas propriedades originais e características de desempenho por 70 anos.
  3. Boas qualidades de isolamento acústico, fornecido por vazios dentro do produto.
  4. Refratariedade. Os blocos não queimam quando expostos a chamas abertas. Quando aquecidos, não emitem substâncias tóxicas para a atmosfera.
  5. Força. Em contraste com o concreto aerado, os blocos de argila expandida são muito mais resistentes. Graças a isso, eles não requerem reforço com uma "correia" de concreto armado.
  6. Alta adesão, alcançado através de uma superfície áspera.
  7. Permeabilidade ao vapor de água. Produtos de concreto de argila expandida, assim como madeira natural, podem "respirar", devido ao qual um microclima favorável é criado no ambiente.
  8. Resistência a danos por microorganismos prejudiciais, a formação de mofo e bolor.
  9. Resistência a todos os tipos de intempéries. O material não tem medo de luz solar direta, precipitação, geada, mudanças bruscas de temperatura.

Em contraste com os blocos de silicato de gás, a argila expandida é mais barata. Além disso, devido à leveza do material, não há necessidade de incorrer em custos financeiros adicionais para a construção de uma fundação maciça.

O material é grande em comparação com o tijolo (1 bloco por volume pode substituir 7 barras de argila). Graças a esta característica, a velocidade e a simplicidade da alvenaria são aumentadas significativamente.

Os blocos de argila expandida não são um material de construção ideal. Ele, como todo mundo, tem algumas desvantagens. As desvantagens incluem a fragilidade, devido à qual os produtos não toleram choques e cargas dinâmicas mal. Ao processar, cortar ou serrar material de construção, lascas, rachaduras e outros defeitos são facilmente formados nele.

As desvantagens incluem aparência não apresentável de blocos de parede, é por isso que a estrutura erguida a partir deles requer acabamento externo e interno adicional com materiais decorativos.

Como os blocos são feitos?

O material é fabricado em fábricas especializadas. O processo tecnológico de produção de cada empresa é diferente. Por exemplo, diferentes empresas usam diferentes proporções de matérias-primas, alguns fabricantes prevêem a presença de aditivos plastificantes na formulação para melhorar as propriedades dos produtos. Em grandes fábricas, os blocos são fabricados em equipamentos de transporte.

As empresas menores usam linhas fixas - são menos produtivas, mas também são mais baratas. Para a autoprodução dos produtos, utiliza-se um misturador de concreto, moldes e uma vibropressora.

A produção artesanal inclui várias etapas.

  • Preparação de matérias-primas. Para fazer 100 kg de argamassa de acordo com a receita clássica, são necessários 54,4 kg de argila expandida, 27,2 kg de base de areia, 9,21 kg de cimento e 9,09 kg de água. Com o aumento da quantidade de cimento, o bloco adquirirá resistência adicional, mas isso aumentará seu peso e deteriorará o isolamento térmico. Para preparar a solução, é necessário colocar os componentes na betoneira em uma seqüência estrita: primeiro despeja-se o líquido, depois a argila expandida e o cimento, e por último a areia. Todos os componentes são misturados em uma betoneira por pelo menos 2 minutos.
  • Preenchendo com uma mistura de formas. Para que o bloco seco saia facilmente, o interior das formas deve ser untado com óleo usado. Eles são instalados em uma mesa vibratória e preenchidos uniformemente com a mistura usando uma pá. Para compactar a solução, é necessário ligar periodicamente o vibrador - as vibrações contribuirão para a distribuição uniforme da massa de concreto.
  • Secagem de blocos. Os formulários com solução devem repousar por 24 horas, após as quais os blocos devem ser arrancados e dispostos, proporcionando uma distância entre eles de 2-3 cm. Os produtos nesta forma devem ser secos em até 28 dias, após este tempo irão adquirir força de marca ideal.

A produção de blocos de concreto de argila expandida na fábrica segue o mesmo princípio. A diferença está no processo automatizado. Nas empresas, autoclaves especiais são utilizadas para a secagem final dos produtos. Nessas câmaras, devido à alta temperatura, o tempo de secagem é reduzido de 28 dias para 12 horas.

Propriedades

Algumas das características técnicas mais importantes são a resistência e a densidade. O primeiro parâmetro afeta a capacidade de suporte das paredes, o segundo - na conservação de calor e isolamento acústico. A densidade do bloco varia em uma ampla faixa. O valor varia de 500 a 1800 kg / m3. Depende diretamente do tamanho da argila expandida utilizada: quanto menor a fração, maior a densidade. O valor mínimo de resistência do material é de 35 kg / cm2, o máximo é de 250 kg / cm2.

A transferência de calor está diretamente relacionada à densidade dos blocos. Por exemplo, para produtos com densidade de 500 kg / m3, a transferência de calor não será superior a 0,24 W / mC e com densidade de 1800 kg / m3 - 0,81-0,90 W / mC.

De acordo com o GOST, materiais de bloco de concreto agregado leve são produzidos com várias classes de resistência à geada:

  • F 25;
  • F 35;
  • F 50;
  • F 75.

Os números na marcação indicam a quantidade de ciclos de congelamento e descongelamento do bloco totalmente saturado com líquido (sem perda de parâmetros técnicos e de desempenho).

Todos os tipos de produtos de concreto de argila expandida têm alta resistência ao fogo - sua classe de segurança contra fogo é A1. Isso significa que os blocos são capazes de resistir à exposição a uma chama aberta por 8 horas sem entrar em colapso.

Visão geral da espécie

Os fabricantes produzem vários tipos de blocos de argila expandida. Dependendo do nível de enchimento, eles são divididos em sólidos, vazados e ranhurados. No caso de corpulentos, a presença de cavidades de ar internas não é prevista. Se os compararmos com os ocos, eles se distinguem pelo maior peso e melhor capacidade de carga. Devido a esta característica, os blocos sólidos são mais frequentemente utilizados para a construção de estruturas, que estarão sujeitas a uma grande carga no futuro.

Produtos ocos têm cavidades de passagem (ventilação) ou parciais de ar... Graças a esses vazios, o material de construção tem menos peso e condutividade térmica reduzida. As cavidades são retangulares ou cilíndricas. Os produtos de ventilação têm cavidades de ar quadradas.

Os blocos ocos são mais baratos do que os blocos sólidos.

Os produtos com fenda têm um número diferente de fendas localizadas longitudinalmente ou transversalmente (de 6 a 13). O mais popular é o bloco de seis slots. Destina-se à construção de paredes externas. Os materiais de construção com fendas custarão mais do que os vazados.

Os blocos também são classificados por função. Eles são parede, divisória ou revestimento. Cada espécie tem suas próprias características.

muro

Projetado para a construção de estruturas externas de suporte de carga. As soluções de parede são encorpadas e com vazios de ar. As dimensões padrão de tais produtos são 400x200x200 mm. Os grandes tamanhos de blocos permitem erguer rapidamente uma parede e reduzir o consumo de argamassa para cimentação.

Partição

Na maioria das vezes, eles são usados ​​para a construção de estruturas internas que não desempenham uma função de suporte de carga. Ao contrário do anterior, eles têm menor massa e menor capacidade de carga. Os produtos são fabricados nos tamanhos 400x200x200 mm e os fabricantes também oferecem soluções não padronizadas.

Voltado para

Os blocos de revestimento surgiram no mercado não há muito tempo e ainda não tiveram tempo de ganhar popularidade massiva. Suas principais características:

  • ampla gama de paleta de cores;
  • superfície densa e lisa, sem rugosidades, cavidades e outros defeitos externos (há também à venda produtos decorados com relevo de pedra natural);
  • geometria correta.

Os blocos coloridos podem ser usados ​​para revestimento externo de edifícios, na construção de cercas e meio-fio de jardim.

Dimensões e peso

As dimensões mais populares de blocos sólidos para paredes de alvenaria são 390x190x188 mm. Ao operar tais produtos (com espessura de parede padrão de 400 mm), é possível erguer estruturas em 1 bloco. Os fabricantes também fabricam materiais de blocos pequenos e grandes. Suas dimensões são ditadas pela TU. Tamanhos populares:

  • 190x188x390 mm;
  • 200x100x200 mm;
  • 390x290x188 mm;
  • 390x90x188 mm;
  • 390x80x188 mm;
  • 288x190x188 mm.

Também estão à venda produtos de 300x200x200 mm. De acordo com os regulamentos do GOST 6133-99, os módulos podem ter pequenos desvios de tamanho. Discrepâncias para largura e comprimento - ± 3 mm, altura - ± 4 mm, espessura da parede - ± 3 mm. Os fabricantes também estão frequentemente envolvidos em blocos feitos sob medida. Por exemplo, podem ser módulos com dimensões de 400x400x200 mm.

A massa dos produtos depende de muitos fatores: o tamanho dos módulos, o coeficiente de vazio, a composição da solução inicial (quanto menos argila expandida foi usada na produção, maior o peso dos produtos acabados). O peso mínimo dos blocos padrão é de 8 kg, o máximo é de 22 kg. Módulos corpulentos de grande porte têm um peso maior.

Fabricantes

Muitas fábricas domésticas se dedicam à produção de vários tipos de blocos de argila expandida. Vamos listar os mais populares.

  • Kstovsky expandiu a fábrica de concreto de argila. Produz módulos usando fração de argila expandida de 5-10 mm. O material é fabricado na linha automatizada Rifey-Polyus. A empresa se dedica à produção de blocos maciços e de quatro slots.
  • "Teplostroy IM". A empresa foi fundada em Cheboksary. Produz módulos de concreto agregado leve desde 2005. A produtividade é de 1500 blocos por dia. Para a produção de materiais de construção, a empresa compra argila expandida 10-20 mm, que é posteriormente triturada em frações menores - 5-7 mm.
  • Fábrica de Ishleyskiy de materiais de construção. Um dos primeiros produtores de blocos de argila expandida na Chuvashia. A empresa foi fundada em 2000. Nos primeiros anos de operação, os módulos eram feitos com equipamentos caseiros. Hoje a linha automática "Rifey-Universal" é utilizada para sua produção. A produtividade diária da fábrica é de 1200 itens.
  • Bloks 21. A empresa se dedica à fabricação de blocos ocos de argila em Novocheboksarsk. A produtividade máxima chega a 1500 itens por dia. A Bloks 21 oferece aos seus clientes a sua própria entrega e descarga.
  • EcoBlock. Fabricante de blocos de grande formato. A fábrica está localizada no território de Naberezhnye Chelny. Oferece módulos de tamanhos não padronizados, bem como soluções decorativas para trabalhos de revestimento. A empresa se dedica à fabricação de blocos sem areia. Argila expandida, cimento e água são usados ​​para preparar a solução.

Os fabricantes populares de materiais de argila expandida em bloco também incluem as empresas "AlyansStroy", "PF Veles", "GK Mercury", "Forward".

Áreas de uso na construção

Os blocos de argila expandidos têm sido usados ​​na indústria da construção em todo o mundo há várias décadas. Usando esse material, você pode economizar significativamente nos custos de construção.

Vários elementos e estruturas de construção são erguidos a partir de blocos de argila expandida.

  • Fundação. Para isso, são usados ​​os módulos de corpo inteiro mais duráveis ​​- eles são capazes de suportar cargas pesadas. A fundação vai durar muito tempo, já que os blocos não encolhem e não têm medo de lençóis freáticos.
  • Base / pedestal. Este é o “pé” da estrutura, que se encontra na fundação.
  • Paredes de sustentação, divisórias e tetos. São amplamente utilizados na construção de prédios baixos na construção de edifícios com no máximo 3 andares.
  • Banhos. Para que uma edificação exposta a altas temperaturas e umidade permaneça por muito tempo, é importante proporcionar uma boa impermeabilização e isolamento.
  • Garagens, caves e caves.
  • Gazebos, varandas e terraços, vários anexos a um edifício residencial ou chalé. Ambas as estruturas abertas e fechadas são erguidas de blocos de argila expandida.
  • Cercas. Essas estruturas são frequentemente erguidas a partir de vários materiais de construção, por exemplo, módulos de argila expandida, madeira, elementos de ferro forjado. Com a abordagem certa para o design, as cercas parecerão originais.

Todos os anos, o uso não padrão de blocos de argila expandida é cada vez mais comum. Os bancos de jardim são erguidos a partir deles - eles freqüentemente se tornam uma solução original e barata para a melhoria de um local para descanso. Com módulos de argila expandida, você pode construir uma varanda, uma escada, também.

Blocos com grandes vazios também são usados ​​para fazer canteiros de flores. - trarão elegância e brilho ao espaço. Para um design mais colorido, os blocos podem ser pintados nas cores desejadas.

Cálculo de quantidade

Construir uma casa, um porão, uma casa de campo ou outras estruturas com as próprias mãos é um evento problemático e financeiramente caro. Para economizar o orçamento, você precisa preparar uma estimativa com antecedência e calcular o número necessário de blocos.

Graças aos cálculos corretos, é possível reduzir os riscos de gastar dinheiro na compra de material excedente.

Para calcular o número necessário de blocos, você precisa fazer medições. Algoritmo de ações:

  • cálculo do perímetro da estrutura (a maneira mais fácil é calcular a soma de todos os lados do retângulo);
  • o valor resultante deve ser dividido pelo comprimento de 1 módulo - desta forma, o número de blocos necessários para construir 1 linha é determinado;
  • para calcular o número total de linhas, a altura do edifício deve ser dividida pela altura do bloco;
  • para saber o número necessário de blocos, é necessário multiplicar os valores obtidos nos pontos 2 e 3.

Neste caso, não vale a pena considerar o fornecimento de materiais de construção, uma vez que os cálculos não levaram em consideração a presença de aberturas de janelas e portas. Você também pode usar calculadoras online para calcular o número de blocos.

Uma vez que os blocos são armazenados em paletes, você também precisa calcular quantos estão no palete. O número vai depender da área da palete, do peso do material de construção e das suas dimensões. Por exemplo, se 60 blocos de argila expandida forem empilhados em um palete, divida o número necessário de blocos por este valor.

Mistura de alvenaria

A argamassa de alvenaria deve ter certas propriedades que darão à estrutura erguida a partir de blocos a resistência necessária. Para isso, as proporções devem ser rigorosamente observadas na fabricação da mistura. Recomenda-se a utilização de betoneira elétrica ou manual para o preparo da argamassa. Se não estiver lá, recipientes adequados com o volume necessário servirão.

Você não deve misturar muita solução de uma vez - a quantidade deve ser calculada de forma que seja suficiente para 2 horas de trabalho.

Para fazer uma massa adesiva, você precisará:

  • cimento (grau não inferior a M 400);
  • areia (é melhor levar areia de rio);
  • agua.

Proporção recomendada de areia, cimento e água 3: 1: 0,7, respectivamente. Se necessário, o volume de água pode ser aumentado ou diminuído - a mudança em uma direção ou outra depende do teor de umidade inicial da areia. Para preparar a solução, primeiro você precisa misturar os componentes secos e, em seguida, adicionar o líquido em partes. A consistência deve ser semelhante a creme azedo espesso.

Com base nos cálculos médios, pode-se concluir que, para 1 m3 de blocos, são necessários 0,2 m3 de pasta de cimento preparada independentemente. Misturas prontas também estão à venda. Vários aditivos são adicionados a eles, graças aos quais a massa acabada adquire maior plasticidade. Em média, para completar 1 m2 de alvenaria, serão necessários cerca de 30 kg da mistura acabada. As formulações prontas são fáceis de usar. Sua principal desvantagem, em comparação com uma solução preparada pelo próprio, é seu custo mais elevado.

Esquema de alvenaria

Existem várias variações da alvenaria de blocos de concreto de argila expandida. A escolha depende das características climáticas, da espessura de parede desejada e das preferências pessoais do desenvolvedor.

Para assentar 1 fileira corretamente, é necessário aplicar uma camada de impermeabilização na fundação. Você precisa começar a trabalhar pelos cantos. Para isso, é colocada uma solução nas parcelas com uma camada de até 3 cm. Instalados os módulos em 4 cantos, são prensados. Um nível de edifício é usado para verificar a posição correta. Além disso, ao longo das seções de canto, você precisa puxar o fio - ao longo de sua linha, 1 fileira de módulos será colocada.

Listamos os esquemas de alvenaria populares.

  1. Meio quarteirão. Com este método, o bloco deve ser colocado ao longo da base ao longo do comprimento (neste caso, a espessura da parede será igual à largura de 1 módulo). Este esquema é usado com mais frequência na construção de edifícios residenciais.
  2. 1 bloco de largura. Este é o método mais comum. Ao contrário de 1 esquema, em um metro quadrado dessa alvenaria, aproximadamente 2 vezes mais blocos estarão envolvidos. Este método é usado na construção de edifícios residenciais e garagens. Neste caso, a espessura da parede será igual ao comprimento de 1 bloco de argila expandida. Como resultado, você obtém uma estrutura mais durável, confiável e quente, para a qual não é necessário fornecer isolamento adicional.
  3. Bem alvenaria. É caracterizada pela construção de 2 paredes a partir de módulos de argila expandida: interna e externa. Existem vazios entre eles, destinados ao seu posterior preenchimento com material isolante.

No assentamento da linha final, recomenda-se reforçar com uma camada monolítica de concreto ou fazer uma cinta reforçada. Isso ajudará a distribuir uniformemente a carga do telhado sobre as paredes.

Visão geral da revisão

Para a construção de casas particulares residenciais, chalés ou anexos, os blocos de argila expandida são usados ​​cada vez com mais frequência. Os construtores observam as seguintes vantagens deste material de construção:

  • preço baixo;
  • rápido tempo de construção devido ao grande tamanho dos blocos;
  • baixo peso, devido ao qual a alvenaria pode ser feita de forma independente sem o envolvimento de equipamentos especiais;
  • obtenção de alvenaria durável que pode suportar cargas pesadas;
  • a capacidade de fazer um acabamento barato usando gesso.

Alguns construtores atribuíram às desvantagens dos módulos a formação de "pontes frias" durante a alvenaria, o surgimento de dificuldades ao serrar os blocos. A julgar por alguns comentários, a fim de criar um microclima ideal em habitações em climas frios, isolamento adicional terá de ser fornecido.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário