Tudo sobre como usar argila expandida para flores

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. O que pode ser substituído?
  4. Como escolher?
  5. Como usar?

A argila expandida é um material leve de fluxo livre que se espalhou não apenas na construção, mas também no cultivo de plantas. Vale a pena considerar mais detalhadamente as finalidades de seu uso nesta indústria, bem como aspectos de seleção e métodos de substituição.

Peculiaridades

A argila expandida é um material de construção de estrutura porosa, representando visualmente pequenos grânulos de forma redonda ou angular. O principal método de obtenção de argila expandida é a queima de argila ou xisto em um forno especial a temperaturas acima de 1200 ° C.

Na indústria da construção, este material é usado como um isolamento durável que é resistente a temperaturas extremas, umidade, produtos químicos e fatores ambientais agressivos.

Na floricultura, a argila expandida se espalhou devido a características únicas como:

  • peso leve;
  • força;
  • Amizade ambiental;
  • inércia química;
  • resistência a ácidos, álcalis, componentes de fertilizantes de jardim;
  • não suscetível à decomposição e corrosão;
  • resistência a danos por fungos mofados;
  • resistência a danos por parasitas do solo e pragas de insetos.

Os produtores usam argila expandida como um material de drenagem eficaz. Ele permite que você torne o solo pesado mais solto e arejado. Além disso, a argila expandida, absorvendo o excesso de umidade, evita o encharcamento do recipiente e, como resultado, ajuda a proteger as raízes das plantas da decomposição. A inércia química da argila expandida permite que os cultivadores de flores usem sem medo todos os tipos conhecidos de fertilizantes orgânicos e minerais ao cuidar das plantas. Ressalta-se que o uso desse material pode melhorar significativamente o acesso da umidade e dos nutrientes contidos nos curativos ao sistema radicular das plantas.

Uma característica importante da argila expandida é sua durabilidade. A vida média dos grânulos é de 3-4 anos, o que é considerado um bom indicador para materiais de drenagem usados ​​em jardinagem e cultivo de plantas de interior.

Visualizações

No cultivo de plantas, vários tipos de materiais de argila expandida são usados, diferindo uns dos outros em densidade, tamanho da fração, forma, peso e até mesmo cor. A areia de argila expandida tem o menor tamanho de fração. O tamanho de seus grânulos não ultrapassa 0,5 centímetros. O tamanho das frações do cascalho de argila expandida pode variar de 0,5 a 4 centímetros ou mais. Nesse caso, a argila expandida é considerada cascalho, que apresenta grânulos arredondados. A argila expandida, que possui grandes grânulos angulares, é chamada de pedra triturada.

A argila expandida para construção tem uma cor castanho-avermelhada. Além disso, a argila expandida colorida decorativa é usada na floricultura de interiores e paisagismo. Este tipo de material é obtido a partir de argila tratada termicamente pela adição de corantes seguros (não tóxicos). Deve-se notar que as tecnologias modernas permitem obter uma bela argila expandida decorativa de quase todas as cores.

O que pode ser substituído?

No cultivo de plantas de interior, o material descrito é utilizado como drenagem, colocado no fundo do vaso no momento do plantio e transplante das plantas, bem como fermento em pó para a mistura do solo. Além da argila expandida, os melhoristas de plantas usam poliestireno, casca de pinheiro, lascas de tijolo, pequenas pedras: cascalho, seixos de rio, brita para drenagem. Para tornar a mistura de solo mais solta e permeável à umidade e ao ar, a argila expandida (na sua ausência) pode ser substituída por espuma triturada ou areia limpa e grossa. Copra, fibra de coco seca, é outro excelente fermento natural.

No cultivo de plantas de interior, materiais especiais de drenagem de origem natural são usados ​​como fermento para misturas de solo. - vermiculita e agroperlita, que, como a argila expandida, absorvem facilmente a umidade e a transmitem às plantas. Esta característica única desses materiais permite que você mantenha uma reserva de umidade ideal no solo, evita o encharcamento e o ressecamento.

Como escolher?

Ao escolher a argila expandida para flores, os cultivadores experientes recomendam levar em consideração o tamanho do sistema radicular das culturas ornamentais cultivadas. Para pequenas plantas de interior, argila expandida fina (0,5-1 centímetro) é adequada. Para flores de jardim com sistema radicular bem desenvolvido, é preferível comprar argila expandida de frações médias e grandes - a partir de 2 centímetros ou mais.

A argila expandida colorida é mais adequada para decorar troncos de árvores perto de árvores de jardim. Ele não apenas decorará a superfície da terra ao redor dos troncos, mas também atuará como um material de cobertura morta que evita a rápida evaporação da umidade após a rega. Melhoradores de plantas experientes recomendam na hora de comprar argila expandida para garantir a integridade de seus grânulos (se possível).

As observações mostram que os grânulos estragados frequentemente causam danos ao sistema radicular das plantas.

Como usar?

A principal tarefa da argila expandida em um vaso de flores é a drenagem de alta qualidade. Para proteger as raízes das plantas da estagnação da umidade do solo, ao plantar e transplantar as plantas, o material é despejado no fundo do vaso ou recipiente com uma camada de 2-3 centímetros. A cada rega, a argila expandida absorve o excesso de água e gradualmente a transmite às raízes.

A argila expandida também pode ser usada como drenagem superior. Se espalhado em uma camada fina e uniforme no solo ao redor da planta, ele age como uma cobertura morta que evita que a umidade evapore após a rega. Deve-se observar que vale a pena usar argila expandida como drenagem superior apenas se a planta raramente for regada. Com a rega frequente e abundante, os grânulos de argila expandida espalhados na superfície do solo podem causar estagnação da água no vaso, o que, por sua vez, pode causar o apodrecimento das raízes.

Outra nuance importante que deve ser levada em consideração ao se usar argila expandida como drenagem de topo é a deposição de sais na superfície dos grânulos. Normalmente, os sais da água da torneira são depositados na superfície do solo em uma panela. Na presença de drenagem superior, passam a se acumular na argila expandida, prejudicando suas propriedades físicas. Por este motivo, a camada de pellets no pote deve ser renovada regularmente.

Usando argila expandida como drenagem superior ao cultivar plantas de jardim, você pode proteger suas raízes do superaquecimento em clima quente e seco. Isso é especialmente verdadeiro para plantações cujas raízes estão localizadas perto da superfície da terra. Para proteger o sistema radicular do superaquecimento, jardineiros experientes recomendam distribuir o material no círculo do tronco com uma camada de cerca de 1 centímetro.

Os floristas que gostam de cultivar plantas suculentas argumentam que a argila expandida é necessária para melhorar a aeração do substrato. Neste caso, é usado diretamente na mistura com um substrato ou terra. Essa mistura é usada não só para o cultivo de suculentas (cactos, babosa, litops), mas também para plantas exóticas que não toleram excesso de umidade no substrato: azaléias, orquídeas.

O material descrito também foi usado em hidroponia - uma técnica especial para o cultivo de plantas, na qual uma solução nutritiva especial é usada em vez do solo. Nesse caso, a argila expandida é usada para criar o ambiente necessário que fornece acesso à umidade e nutrientes às raízes das plantas. O método hidropônico é usado para cultivar não apenas muitas flores de interior, mas também plantações verdes e vegetais.

No inverno, as plantas de interior sofrem um déficit de umidade do ar, como resultado do qual começam a secar, amarelecer e perder a atratividade. Para evitar tais problemas, produtores experientes recomendam o uso regular de umidificadores de ar domésticos no inverno. Na ausência desses dispositivos, você pode normalizar a umidade da sala da seguinte forma:

  • arrume paletes largos na sala nas imediações de fábricas e baterias;
  • Encha as bandejas com grânulos e despeje bastante água sobre elas.

Após algumas horas, os grânulos irão absorver a umidade e, gradualmente, começar a saturar o ar da sala com ela. No entanto, usando este método simples de umidificação do ar, você não deve se esquecer de encher regularmente os recipientes com água limpa e fresca à medida que ela evapora.

Recomenda-se colocar as plantas que gostam de umidade, tolerando dolorosamente o ar seco, diretamente nas bandejas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário