Características do geotêxtil para entulho e sua colocação

Características do geotêxtil para entulho e sua colocação
  1. O que é e para que serve?
  2. Descrição das espécies
  3. Dicas de Seleção
  4. Como empilhar?

As características do geotêxtil para entulho e sua colocação são pontos muito importantes para arranjar qualquer canteiro de jardim, área local (e não só). É necessário entender claramente por que você precisa colocá-lo entre a areia e o cascalho. Também vale a pena descobrir qual geotêxtil é melhor usado para caminhos de jardim.

O que é e para que serve?

Eles vêm tentando colocar geotêxteis sob os escombros há muito tempo. E esta solução tecnológica se justifica plenamente na maioria dos casos. É difícil até imaginar uma situação em que não caberia. O geotêxtil é uma das variedades da chamada tela geossintética. Ele pode ser obtido por métodos de tecido e não tecido.

Carga por 1 sq. m pode chegar a 1000 kilonewtons. Este indicador é suficiente para garantir as características de design exigidas. Colocar geotêxteis sob o entulho é apropriado em uma variedade de locais de construção, incluindo a construção de casas e caminhos pavimentados. Geotêxteis para estradas para diversos fins são amplamente utilizados. Suas principais funções:

  • aumentar a capacidade de carga geral;
  • redução dos custos de implantação de projetos;
  • aumentando a resistência da camada de suporte do solo.

Com o atual nível de tecnologia, é impossível encontrar alternativas aos têxteis geológicos para toda a soma de suas características. Esse material tem se mostrado excelente na prática doméstica, onde o número de solos problemáticos é extremamente grande. A função mais importante dos geotêxteis é a prevenção da formação de gelo. Verificou-se que o uso correto desse material pode aumentar a vida útil da rodovia em 150% e reduzir o custo com materiais de construção.

Em casa, os geotêxteis são geralmente colocados entre a areia e o cascalho para evitar a germinação de ervas daninhas.

Descrição das espécies

O tipo não tecido de geotêxtil é feito à base de fibras de polipropileno ou poliéster. Ocasionalmente, eles são misturados com fios produzidos a partir de matérias-primas naturais. Geofabric é feito simplesmente tecendo fios. Ocasionalmente, existe também um material tricotado, o chamado geotricot, seu uso difundido é dificultado pela complexidade da tecnologia utilizada. Para sua informação: o polipropileno não tecido produzido na Rússia, processado pela técnica de puncionamento, tem o nome comercial "dornit", pode ser colocado com segurança sob o cascalho.

Para a produção de têxteis geológicos, além do polipropileno, podem ser utilizados:

  • poliéster;
  • fibra de aramida;
  • vários tipos de polietileno;
  • fibra de vidro;
  • fibra de basalto.

Dicas de Seleção

Em termos de resistência, o polipropileno se destaca favoravelmente. É extremamente resistente a fatores ambientais adversos e é capaz de suportar cargas poderosas. Também é muito importante escolher a densidade. O material com gravidade específica de 0,02 a 0,03 kg por 1 m2 não é adequado para ser colocado sob o cascalho. Seu principal campo de aplicação é a prevenção de bicadas de sementes por pássaros, uma cobertura de 0,04 a 0,06 kg também é procurada principalmente na horticultura e horticultura.

Para um caminho de jardim, você pode aplicar uma camada de 0,1 kg por 1 m2. Ele também é usado como um filtro de geomembrana. E se a densidade do material for de 0,25 kg por 1 m2, ele pode ser útil para arranjar uma estrada de passageiros. Se os parâmetros de filtragem da teia estiverem em primeiro plano, deve-se escolher a opção puncionada.

O uso da tela depende do problema que eles planejam resolver.

Como empilhar?

Os geotêxteis só podem ser colocados sobre uma superfície completamente plana. Anteriormente, todas as saliências e ranhuras eram removidas dele. Avançar:

  • estique suavemente a própria tela;
  • espalhe-o em um plano longitudinal ou transversal sobre toda a superfície;
  • prenda-o ao solo usando âncoras especiais;
  • nivelar o revestimento;
  • de acordo com a tecnologia, eles nivelam, esticam e se unem à tela adjacente;
  • fazer a sobreposição da tela em uma grande área a partir de 0,3 m;
  • anexar fragmentos adjacentes por tratamento de ponta a ponta ou tratamento térmico;
  • a pedra triturada selecionada é derramada e compactada no grau desejado.

A instalação executada corretamente é a única garantia de proteção de alta qualidade contra fatores adversos. Não deixe nem uma pequena quantidade de raízes ou seixos no solo, bem como buracos. A sequência de trabalho padrão assume que o núcleo é colocado do lado inferior, e o geotêxtil usual - do lado arbitrário, mas é o mesmo que os rolos devem ser rolados ao longo da estrada. Se você tentar usá-los para caminhos de jardim de cascalho sem rolar, "ondas" e "dobras" são quase inevitáveis. Em uma superfície plana comum, a sobreposição é de 100-200 mm, mas se não puder ser nivelada de forma alguma, então 300-500 mm.

Na formação de uma junta transversal, costuma-se colocar as telas seguintes por baixo das anteriores, então nada se moverá durante o enchimento. As tiras de Dornit são unidas com o auxílio de âncoras no formato da letra P. Em seguida, preenchem a brita com uma escavadeira (em pequenos volumes - manualmente). O layout é muito simples.

No entanto, é necessário evitar um atropelamento direto sobre o geotêxtil e, a seguir, nivelar com cuidado a massa vazada e compactá-la.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário