Tudo sobre blocos de silicato de gás
Saber tudo sobre blocos de silicato de gás, as características do silicato de gás e comentários sobre ele é muito importante para qualquer desenvolvedor individual. Um galpão com telhado inclinado pode ser criado a partir deles, mas outras aplicações também são possíveis. Para não ficar desapontado, você deve escolher os blocos de gás de partição corretos da Zabudova e de outros fabricantes.
O que é isso?
Todos sabem que os principais custos e dificuldades na construção estão associados aos materiais utilizados nas paredes externas. Os fabricantes melhoram diligentemente seus produtos e oferecem uma ampla gama de soluções de design. Uma das opções populares modernas são apenas blocos de silicato de gás. Todos eles devem ser fabricados de acordo com GOST 31360, em vigor desde 2007.
A venda de outras estruturas só é permitida se estiverem em conformidade com as normas TU ou estrangeiras, que não sejam piores do que as nacionais.
Tecnologicamente, o silicato de gás é um subtipo de concreto aerado. A tecnologia para sua produção é bastante simples, sendo às vezes até produzida em condições artesanais, diretamente nos canteiros. É verdade que, para pedras artificiais feitas em fábricas, a qualidade geral e a vida útil são visivelmente maiores. Em condições industriais, são utilizadas autoclaves especiais, nas quais, junto com a alta pressão, uma temperatura decente também afeta a matéria-prima. O método de fabricação do produto é bem desenvolvido e envolve o uso de cal virgem, cimento Portland, água, pó de alumínio e componentes especiais que forçam o endurecimento.
Vantagens e desvantagens
A vantagem indiscutível do silicato de gás, mesmo para os céticos, é a facilidade de estruturas únicas. Esta circunstância simplifica muito o carregamento e o descarregamento, principalmente quando realizado por conta própria. Também é agradável que a construção exija veículos com menor capacidade de carga - normalmente é possível fazer sem máquinas de elevação complexas. Além disso, torna-se possível trabalhar até mesmo sozinho, o que é bastante ideal para desenvolvedores individuais.
Às vezes, os blocos de construção precisam ser processados, mas o silicato de gás também atinge uma altura elevada, quase todas as manipulações necessárias são feitas com uma simples serra.
Este material suprime bem o ruído estranho. Este efeito é obtido devido à abundância de vazios. Outra vantagem é a condutividade térmica limitada. As casas de silicato de gás são bastante eficientes em termos energéticos, mesmo em comparação com edifícios de tijolo e madeira. O aumento do tamanho em comparação com o tijolo permite construir paredes mais rapidamente, e será possível mudar para a casa em poucos meses, mesmo que precise de um acabamento sério.
Como as estruturas de silicato de gás são ligeiramente inflamáveis, elas podem ser usadas muito mais largas do que a mesma árvore. E nenhum processamento é necessário para alcançar este resultado. Em termos de conforto e respeito ao meio ambiente, também não há reclamações sobre este material.
Mas não se pode ignorar as desvantagens dos blocos de silicato de gás, que os desenvolvedores também precisam saber com antecedência. É inaceitável construir edifícios de três andares ou mais.
A violação desta regra ameaça a destruição das linhas subjacentes - porque isso acontecerá gradualmente, não se tornará mais fácil. A absorção intensa de água também pode ser um incômodo sério.E em caso de incêndio, a deformação térmica da casa é uma ameaça. Assim que o bloco é aquecido a 700 graus ou mais, sua destruição começa. Então, mesmo uma reconstrução especial não permite retornar a habitação ao seu estado normal.
Assim que a água entra na estrutura, quase toda ela escoa para dentro. Além disso, assim que a temperatura cai, o material é feito em pedaços. A este respeito, o tijolo é muito mais fiável e não perde especialmente resistência ou características térmicas quando humedecido. A solução para o problema é uma casca especial à prova d'água. Não é necessário formar uma base muito cara para o silicato de gás.
Mas você tem que preencher a fita de suporte. Se não houver desejo de fazer isso, você precisará preparar a grelha. Mesmo uma leve distorção provoca imediatamente a formação de fissuras e a consequente destruição das paredes. Em termos de resistência mecânica, o silicato de gás perde para os tijolos, portanto, deve ser escolhido deliberadamente, levando em consideração todos os pontos fortes e fracos de tal solução. Com um uso habilidoso, traz muitos benefícios.
Como eles são diferentes dos outros blocos?
É necessário responder a outras questões, antes de mais nada, qual é a diferença entre um produto de silicato e um bloco de gás. Não é fácil responder, em primeiro lugar, porque os dois brilhantes representantes da categoria de concreto aerado são difíceis de distinguir a olho nu, mesmo para profissionais. A confusão é exacerbada pelas políticas de marketing dos fabricantes e descrições analfabetas nas quais os nomes são atribuídos arbitrariamente. Durante a instalação, nenhuma diferença especial é encontrada, mas a diferença ainda se manifesta - porém, na fase de operação.
O concreto aerado pode ser feito com as próprias mãos com qualidade suficiente, porém, é preciso entender que a tecnologia ainda deve ser rigorosamente seguida.
Do ponto de vista prático, o silicato de gás é preferível ao bloco aerado. No entanto, a situação é inversa quando se considera a capacidade de umidade. Portanto, os blocos de silicato não podem ser usados se a umidade exceder 60%. Mas também é necessário descobrir o que é melhor - um bloco de espuma ou ainda uma estrutura de silicato de gás. E, novamente, a comparação irá com outro representante comum do concreto aerado.
A proporção das propriedades é a seguinte:
- o bloco de espuma é mais suscetível ao fogo aberto;
- o concreto com espuma é mais fácil de manusear;
- o silicato de gás tem uma proteção térmica ligeiramente superior;
- o concreto espumado perde em termos de perfeição da forma geométrica;
- seu custo, escopo e complexidade de aplicação são mais ou menos idênticos;
- estes materiais dificilmente se distinguem em termos de resistência à absorção de água, para uso em diversas zonas climáticas;
- é mais fácil aplicar certos tipos de materiais de acabamento ao bloco de espuma, que exigem a rugosidade do substrato.
Selos
D600
O silicato de gás desta categoria é bastante adequado para a construção de paredes de suporte - na verdade, este é o seu principal uso. Uma solução alternativa é equipar uma fachada com ventilação interna. A fixação das estruturas externas necessárias a produtos desta densidade não causa problemas. A resistência mecânica varia de 2,5 a 4,5 MPa. O coeficiente padrão de condutividade térmica é 0,14-0,15 W / (m ° C).
D500
Esse material está em alta demanda para construção de baixo crescimento. Mas estruturas monolíticas também podem ser construídas a partir dele. O nível de força varia de 2 a 3 MPa. É obviamente inadequado para a construção de edifícios de quatro andares. Mas o aumento do isolamento é garantido.
D400
As características deste bloco permitem que ainda menos calor passe. Portanto, é perfeitamente possível usá-lo para formar camadas de isolamento. Uma marca semelhante também é adequada para edifícios privados. Um excelente equilíbrio de resistência e desempenho térmico é alcançado. No entanto, esses produtos são inaceitáveis para as estruturas mais carregadas.
D300
Esse tipo de bloco tem uma densidade, como você pode imaginar, 300 kg por 1 metro cúbico. m. Condutividade térmica - 0,072 W / (m ° C).Portanto, nenhum isolamento adicional especial é necessário. A composição é a mesma de outras marcas de silicato de gás. Os edifícios são relativamente leves.
Tipos
muro
Com este nome, eles fornecem materiais de construção destinados principalmente a edifícios baixos - não mais do que 14 m. Se você precisar construir um arranha-céus, então o silicato com gás não é mais adequado, você deve dar preferência a uma laje de concreto armado . O tamanho dos produtos é muito diferente, mas mesmo os menores em tamanho excedem significativamente o tijolo. Além disso, eles são inferiores a ele em densidade. Se a espessura do elemento não ultrapassar 40 cm, o uso é garantido em temperaturas de até - 35 graus sem proteção térmica adicional.
Para acabamento aplique:
- Madeira;
- tapume de vários tipos;
- tijolo;
- gesso spray imitando a aparência de uma pedra.
Partição
Uma característica importante é o tamanho reduzido (em comparação com os modelos de parede). No entanto, ao mesmo tempo, eles têm uma força bastante aceitável. As paredes internas de suporte de carga são construídas de material sólido. As partições secundárias podem ser feitas de elementos ocos. As estruturas mais leves são erguidas a partir de 2 partes ocas.
Sulcos
Esses tipos de blocos são necessários para construir divisórias e paredes secundárias. Um uso alternativo é o revestimento de parede. Em geometria, eles se assemelham a um paralelepípedo regular. Para sua informação: em vez de silicato de gás, você pode pegar estruturas de gesso. Suas características práticas são quase as mesmas, alguns modelos contêm aditivos especiais que aumentam a resistência à umidade.
Parâmetros comuns:
- absorção sonora não inferior a 35 e não superior a 41 dB;
- a densidade é geralmente de 1,35 toneladas por 1 cu. m.;
- absorção de água de 5 a 32% (dependendo do tipo).
Em forma de U
Esses blocos são usados para conectar estruturas de forma e geometria incomuns. Basicamente, estamos falando sobre:
- aberturas de janela;
- aberturas de portas;
- correias de reforço.
Esses produtos também podem ser usados como base para formas sólidas. Outra aplicação possível é para fazer a ponte. Finalmente, você também pode considerá-los como adereços para consertar os complexos de vigas. Se você fizer um corte, aparecerá uma estrutura semelhante a uma bandeja. Nos nichos da calha são colocadas hastes de aço, que ajudam a aumentar a resistência das montagens. As correias elétricas se mostraram muito boas com distribuição uniforme da carga, e o comprimento total das estruturas é aproximadamente o mesmo, independente do tamanho.
Dimensões (editar)
À venda você pode encontrar muitos blocos de silicato de gás com parâmetros diferentes. A diferença de altura, comprimento e largura determina quantas peças estarão na embalagem. As dimensões são selecionadas levando em consideração a finalidade pretendida das estruturas. O tamanho também afeta a massa de elementos específicos. Os modelos são comuns:
- 600x300x200;
- 200x300x600;
- 600x200x300;
- 400x300x200;
- 600x400x300;
- 600x300x300 mm.
Formulários
Muitas vezes, várias modificações de blocos de silicato de gás são compradas para uso na construção:
- casas particulares;
- paredes de suporte de carga separadas;
- camadas de isolamento térmico;
- redes de aquecimento (como isolamento).
Ao usar esse material para paredes principais e sob a fundação, deve-se ter cuidado para proteger contra água. Para isso, aplique:
- gesso;
- tintas de fachada;
- tapume;
- massa (camada fina);
- enfrentando tijolo.
Em alguns casos, há até espaço para blocos quebrados. Claro, não durante a construção de uma casa ou mesmo de um galpão com telhado inclinado, mas durante um trabalho auxiliar, secundário. Eles são usados para enchimento sob pisos.
Atenção: não é recomendado o uso deste material em valas de edificações. A razão é que o congelamento e descongelamento periódico priva a batalha de suas principais qualidades valiosas.
Mas, além do uso de silicato de gás para uma divisória ou em uma área cega, muitas pessoas estão interessadas em saber se é possível construir um banho com base nele. No geral, a resposta será sim. Esta solução é especialmente boa em locais com ventos fortes. O isolamento e a impermeabilização devem ser executados ao mais alto nível.
Ainda é aconselhável equipar apenas as partes secas dos banhos de silicato de gás.
Como calcular?
Um cálculo aproximado da espessura da parede pode ser feito usando calculadoras online. Porém, quando construir em terreno difícil ou com desvio do projeto típico, é aconselhável entrar em contato com profissionais. Na faixa do meio, pode-se proceder a formação de paredes de camada única com 40 cm de espessura. Certifique-se de considerar:
- juntas de canto de blocos;
- o tamanho das costuras de montagem;
- aparar para peitoris de janela;
- emoldurar aberturas de portas e janelas;
- capacidade de carga da fundação.
Fabricantes
A produção de blocos relativamente digna é realizada pela fábrica bielorrussa "Zabudova". A empresa fabrica produtos de graus de densidade de D350 a D700. O fabricante insiste que seus produtos tenham uma geometria perfeitamente ajustada. Existem classes de resistência à compressão B1.5, B2.5 e B3.5. Uma vantagem importante é seu baixo custo comparativo.
Os blocos Poritep têm uma reputação muito boa de qualidade na Rússia. Sua produção é implantada nas regiões de Ryazan e Nizhny Novgorod. É importante destacar que esta empresa comercializa oficialmente o sortimento principal e os produtos defeituosos (com a marca correspondente). Portanto, é necessário observar com atenção o que exatamente está sendo adquirido. Em geral, os modelos de alta qualidade atendem às necessidades dos consumidores.
Os produtos Bonolit também são bastante populares entre os clientes. As estruturas distinguem-se pela uniformidade das laterais e resistência mecânica. O custo é baixo. Mas deve-se notar que às vezes a espessura dos blocos "sai para passear". Mas a rachadura praticamente não ocorre.
Visão geral da revisão
Os blocos de silicato de gás requerem uma seleção cuidadosa em termos de equilíbrio de resistência e proteção térmica. Portanto, lajes de piso e Mauerlats devem ser suportados por cintas de reforço. Devido à sua baixa resistência ao estresse mecânico, as estruturas são facilmente processadas com ferramentas manuais, mas também se quebram com facilidade. Teremos que usar lajes monolíticas para as fundações, que serão estáveis mesmo quando os cantos estiverem flácidos. Outros comentários apontam:
- velocidade de construção;
- a possibilidade de usar cola especial em vez de cimento;
- operação de longo prazo sem o aparecimento de rachaduras;
- a necessidade de fazer paredes relativamente grossas ou isolar radicalmente os edifícios;
- a necessidade de trabalhar com silicato de gás de forma muito profissional e responsável;
- a impossibilidade ou extrema dificuldade de arrumar o porão (se assim for, nenhuma impermeabilização salvará a casa de uma destruição gradual).
O comentário foi enviado com sucesso.