Painéis de fachada de tijolo: características materiais para decoração exterior
O revestimento da fachada desempenha um papel importante no exterior moderno, uma vez que não só depende a aparência do edifício arquitetônico, mas também a vida útil da própria estrutura. Hoje existe uma grande variedade de materiais de acabamento que podem ser usados para decorar edifícios de uma forma original, mas os painéis de fachada em tijolo são especialmente populares. Estão disponíveis em vários tipos, são fáceis de instalar, possuem uma vasta gama de cores e texturas, por isso são ideais para qualquer estilo de design.
Descrição
Painéis de fachada de tijolo são um material único que encontrou ampla aplicação na decoração de exteriores de edifícios. Eles são produzidos a partir de argamassa de cimento e areia, portanto, as matérias-primas são ecologicamente corretas e inofensivas à saúde humana. Para tornar o material durável e resistente aos efeitos do meio externo, plastificantes, misturas poliméricas e estabilizantes também são adicionados à sua composição principal. Tais painéis são produzidos em diversas cores e texturas, graças aos quais a decoração da fachada pode ser realizada em qualquer estilo. Tintas de dois componentes à base de água são usadas para colorir os produtos, para que os tons naturais dos painéis pareçam naturais e mantenham sua aparência por muito tempo sem esmaecer ao sol.
Quanto à textura dos painéis, para o exterior da casa pode-se escolher um material com superfície lascada, lisa e ondulada ou rugosa. Ao mesmo tempo, independentemente do tipo de painéis escolhidos, o revestimento irá em qualquer caso adquirir um relevo pronunciado, o que dará um toque chique ao edifício. Via de regra, esse material é utilizado para a decoração externa das paredes das casas de campo, mas também pode ser encontrado no projeto de outros edifícios. Os painéis são normalmente instalados em toda a superfície das paredes ou em inserções separadas que acentuam o design.
Visualizações
Os painéis de fachada com imitação de tijolo são produzidos em vários tipos, cada um dos quais difere não só no tamanho, na forma, mas também na composição dos elementos. Portanto, o material pode ter características e características próprias.
Hoje, existem dois tipos principais de painéis.
- Com uma estrutura homogênea. Esses produtos decorativos são feitos de PVC e matérias-primas poliméricas. Devido à presença de modificadores especiais, o material é resistente à umidade, temperaturas extremas e deformação.
- Com uma estrutura combinada. São os chamados painéis térmicos, que são produzidos com uma tecnologia especial pela combinação de polímeros com um material isolante. O resultado é um excelente isolante térmico que não é inferior em qualidade nem mesmo à espuma de poliuretano ou ao poliestireno expandido. Ao terminar com tais painéis, não é necessário colocar uma camada adicional de isolamento. A única desvantagem do produto é o alto preço, mas, ao contrário de outros painéis, sua instalação é muito mais fácil.
Além disso, os painéis de fachada de tijolo são dos seguintes tipos:
- Clinker. Eles são um material para a fabricação de tijolos de clínquer. São considerados a opção ideal para decoração de exteriores, pois apresentam inúmeras vantagens: robustez, elevada resistência ao desgaste, bom isolamento térmico.Os painéis de revestimento são produzidos em uma grande variedade de texturas e cores. A desvantagem do produto é a complexidade de sua instalação.
- Concreto. Eles são feitos na base de concreto em uma ampla escolha de cores. Os principais componentes do material são cimento e areia de alta qualidade. Em alguns tipos de painéis, uma composição de cimento de quartzo também pode estar presente, à qual são adicionados corantes naturais e celulose. Graças à moderna tecnologia de produção, o produto é leve e conta com suportes de montagem que facilitam o revestimento. A única desvantagem de tais painéis é o preço alto.
- Polimérico. O produto é feito de matéria-prima polimérica, o que torna os painéis leves e fáceis de instalar. Externamente, o material se assemelha ao revestimento com imitação de alvenaria de tijolo natural. É acessível, ideal para qualquer estilo. Tijolos antigos e painéis de pedra parecem especialmente bonitos em um exterior moderno. Quanto às desvantagens, o produto não é recomendado para acabamento de edificações localizadas em condições climáticas adversas.
- Cloreto de polivinila. Eles são caracterizados por boa resistência, ductilidade e excelente resistência às mudanças de temperatura. A paleta de cores dos painéis é diferente. O material que imita tijolos queimados e arenosos parece interessante. Existem também modelos combinados na forma de uma decoração em mosaico, uma camada de cerâmica é aplicada na sua superfície. Embora o preço do produto seja baixo, é necessário adquirir materiais de isolamento adicionais para a instalação, por isso a instalação final é cara.
Especificações
Os painéis decorativos para tijolo surgiram recentemente no mercado da construção, mas em pouco tempo conseguiram estabelecer-se como o material mais utilizado e largamente utilizado no revestimento de fachadas.
A grande demanda pelo produto é explicada pelas seguintes características:
- Alta resistência às influências ambientais. Os painéis não têm medo de umidade, temperaturas extremas e radiação ultravioleta.
- Estrias de sal não se formam na superfície do material. Este problema é frequentemente encontrado ao decorar fachadas com tijolos naturais, que absorvem bem a umidade. Os análogos artificiais são protegidos do aparecimento de placas, pois apresentam baixo coeficiente de absorção.
- Seleção enorme. Os fabricantes apresentam no mercado painéis de várias cores e texturas. Produtos com imitação de tijolos vermelhos, amarelos, brancos e bege são especialmente populares. Graças a um sortimento tão chique, tornou-se possível decorar a fachada com exclusividade, dando-lhe um visual bonito e estiloso.
- Facilidade de instalação. A instalação do material é realizada de forma rápida e independente, sem o auxílio de especialistas. Como os painéis estão disponíveis em tamanhos grandes, o trabalho de instalação não requer muito tempo.
- Durabilidade. A vida útil de tal acabamento é idêntica à da alvenaria comum.
- Baixo peso. Por serem produtos feitos com tecnologias modernas de polímeros, eles pesam pouco e reduzem significativamente a carga na fundação.
- Força. O material pode resistir a qualquer estresse mecânico e é considerado muito mais confiável do que o revestimento.
- Segurança contra incêndios. Os painéis são não inflamáveis e, em caso de incêndio, têm uma cadência mínima de incêndio.
- Boa condutividade térmica. A maior parte da gama de modelos é produzida com a presença de um isolamento especial, portanto, tais painéis são quentes e ao mesmo tempo desempenham o papel não apenas de um elemento decorativo, mas também de um isolante térmico de alta qualidade.
Quanto às deficiências do material da fachada, considera-se que sua principal desvantagem é o alto custo. Além disso, em alguns casos, para realizar o revestimento de edifícios com estrutura complexa, é necessário recorrer ao auxílio de profissionais, o que implicará custos adicionais.
Dimensões (editar)
Antes de revelar um edifício com painéis de fachada, é necessário não só decidir o projeto, mas também escolher o tamanho certo. Como o produto é feito com uma camada protetora, é importante levar em consideração que a espessura desse acabamento não será superior a 3 mm. Cada marca produz painéis de acordo com os padrões estabelecidos para uma gama específica de modelos, portanto, as dimensões podem variar. Como regra, os produtos são fabricados na forma de três painéis nucleares com dimensões de 19,8 * 35 * 2,4 cm. Se você comprar produtos desse tamanho, seu consumo por 1 m2 de parede será de cerca de 14 unidades, enquanto o peso de o acabamento não excederá 20 kg.
Soluções de cor
Na elaboração de um projeto de design de um edifício, é necessário prever não só o design interno, mas também a decoração externa. Para tal, deve escolher previamente uma cor de revestimento adequada, que esteja em harmonia com todos os elementos exteriores. Hoje, os painéis de tijolo cinza e branco são muito populares. Se o edifício precisa de um visual sofisticado, recomenda-se o uso das cores terracota, vermelho e amarelo para o acabamento da fachada. Ao mesmo tempo, não é necessário realizar o revestimento da parede em uma tonalidade, por exemplo, o tijolo branco será idealmente combinado com inserções cor de vinho e pêssego, e o cinza pode ser complementado com composições marrom-avermelhadas.
Como os painéis da fachada são produzidos em uma rica paleta de cores, ao escolhê-los é preciso levar em consideração as peculiaridades da estrutura arquitetônica e prestar atenção ao acabamento do subsolo e da cobertura. A localização geográfica do edifício, seu tamanho e finalidade também desempenham um papel importante. Dependendo disso, a decoração pode ser feita com painéis de cores quentes e frias. O vermelho e o laranja são considerados cores quentes, o roxo, o azul e o verde são considerados frios e o cinza é neutro.
Visão geral dos fabricantes
Painéis com imitações de tijolos são apresentados no mercado por diversos fabricantes, portanto diferem entre si não apenas na cor, textura, mas também no material.
Produtos feitos com base em telhas de clínquer de marcas como ABC, Roben, Stroeher e Feldhaus Klinker... Eles são caracterizados por alta qualidade e confiabilidade, e uma seleção chique de tons permite que você termine em qualquer direção de marcha. A espessura de tais painéis é de 9 a 14 mm e o peso não excede 16 kg.
Material à base de concreto de por Kmew... Para a fabricação de seus produtos, este fabricante utiliza apenas cimento de alta qualidade, aditivos plastificantes, pigmentos e areia fina. Para simplificar a instalação dos painéis, são dotados de suportes especiais de fixação e, graças a uma tecnologia de moldagem especial, os produtos adquirem uma textura difícil de distinguir dos tijolos naturais. As dimensões de tais painéis são 45,5 * 30,3 cm, a espessura é 16 mm.
Também popular na decoração e painéis de polímero para tijolos, que produz Empresa Docke-R... Eles são leves e fáceis de instalar. Por ser leve, o produto não carrega a base da edificação e permite a colocação de uma camada adicional de isolamento térmico. Externamente, esses painéis lembram o revestimento do vinil, eles são produzidos em tamanhos padrão - 112,7 * 46,1 cm com uma espessura de 16 mm.
Como escolher?
A fachada é considerada a face de qualquer edifício arquitetônico, portanto sua decoração deve ser feita de acordo. Recentemente, a maioria dos artesãos começou a usar painéis de fachada em tijolo para revestimento externo de edifícios, uma vez que protegem a estrutura dos efeitos negativos do ambiente externo e conferem à sua imagem um aspecto completo. Antes de fazer esse acabamento, você precisa escolher o material certo.
Para isso, vale a pena considerar os seguintes pontos:
- Características da estrutura. Diferentes tipos de painéis podem ser usados dependendo da finalidade e do tamanho do edifício.Assim, para uma residência privada, recomendam-se produtos à base de concreto de cores quentes, para instituições públicas é preferível dar preferência a painéis de polímero de tonalidades mais frias. O produto pode ser instalado em qualquer superfície, mas a tecnologia de instalação para bases de madeira e concreto é diferente. A localização do edifício também é importante - para áreas com condições climáticas adversas, é aconselhável adquirir painéis que já tenham isolamento térmico.
- Características operacionais. O material deve ser selecionado com uma classe de alta resistência.
- Preço. Existem painéis caros e acessíveis à venda, mas vale lembrar que não se pode economizar em qualidade. Ao adquirir produtos de fabricantes renomados e comprovados no mercado de construção, você não precisa se preocupar com a confiabilidade do acabamento.
- Conformidade com o projeto paisagístico. Todas as estruturas e dependências localizadas no território do terreno devem ser harmoniosamente combinadas entre si e se complementam perfeitamente. Portanto, a cor e a textura do revestimento são selecionadas de acordo com o estilo de design geral. A fachada, telhado e subsolo do edifício devem ter uma única composição.
Dicas de matéria-prima
É perfeitamente possível fazer o revestimento da fachada com as próprias mãos, sem ter conhecimentos e experiência especiais, o único problema só pode ser o acabamento de estruturas de forma arquitetónica complexa.
As dicas a seguir ajudarão os iniciantes com isso:
- Antes de iniciar o trabalho, é necessário preparar cuidadosamente a superfície das paredes externas. Para fazer isso, vale a pena verificar a base para uniformidade usando um nível de edifício. No caso de as diferenças excederem mais de 1 cm, é impossível fixar os painéis a tal base sem alinhamento. Independentemente de as paredes serem de tijolo ou concreto, elas também devem ser preparadas. As superfícies de madeira são adicionalmente tratadas com um anti-séptico.
- É importante determinar corretamente o nível da primeira linha de revestimento. Os painéis de parede, em regra, são fixados 30 cm ao nível do solo, sendo aconselhável iniciar o revestimento pelos cantos.
- O material é fixado com uma cola especial para azulejos, aplicada pontualmente ao longo de todo o perímetro do painel. Além disso, os produtos podem ser instalados no torneamento, fixando-os nas buchas. Os painéis de fibrocimento são mais bem fixados com parafusos hexagonais.
- Depois que a primeira fileira estiver pronta, todos os espaços entre a parede e o material devem ser preenchidos com espuma de poliuretano.
- Se durante a instalação for verificado que o painel não cabe em uma fileira, deve ser cortado com uma esmerilhadeira.
- Uma casa de campo, onde está previsto morar apenas no verão, pode ser revestida com material sem isolamento, o que sairá muito mais rápido e barato. Quanto aos edifícios residenciais, é necessário isolamento térmico.
- Para que o acabamento adquira uma aparência estética, suas costuras devem ser friccionadas com misturas especiais.
Belos exemplos
Painéis de fachada de tijolo abrem grandes oportunidades para a criatividade do design. O estilo clássico é muito popular na decoração moderna, para a qual o telhado é feito em cores escuras, e a fachada é decorada com painéis em tons pastel e café. O revestimento também fica lindo em amarelo e branco. Ao mesmo tempo, recomenda-se a utilização de no máximo três cores para a decoração das paredes, sendo uma delas considerada a principal e as outras duas - adicionais. A solução original será o revestimento da fachada com materiais de diferentes texturas. Ao fazer inserções individuais, você pode obter um efeito impressionante.
Se a casa de campo for pequena, pode ser decorada em estilo alpino., onde o telhado da casa será de madeira natural e as paredes da fachada serão claras. Se o terreno onde se encontra o edifício for ladeado por muitas árvores, então para o revestimento é preferível escolher painéis de cores saturadas e dar preferência ao verde, amarelo ou castanho.Em áreas abertas, um revestimento vermelho ou laranja é adequado para a fachada. Neste caso, é aconselhável escolher painéis com estrutura em relevo.
Para grandes casas de campo localizadas perto de um lago ou mar, a solução certa seria decorar as paredes em tons de água. Ficará lindo contra o fundo de uma paisagem azul, azul ou turquesa. Para que a estrutura arquitectónica adquira um aspecto chique, é importante complementá-la com extensões decorativas em forma de terraços, para cuja decoração será utilizado o mesmo material de um edifício residencial.
Escadas forjadas parecem interessantes no contexto de tal acabamento. Nesse caso, seus degraus precisam ser dispostos com ladrilhos de mármore. Ladrilhos decorativos, dispostos na forma de pequenos caminhos que conduzem a zonas separadas da trama pessoal, ajudarão a completar a composição.
A instalação dos painéis está à sua espera no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.