Painéis de fachada WPC: tipos, características e instalação

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Tipos e características técnicas
  3. Instalação

Os painéis de fachada de revestimento WPC são uma abordagem moderna do design exterior de edifícios. Eles são projetados não apenas para proteger as paredes externas das influências climáticas e meteorológicas. Eles são duráveis, de aparência estética, econômicos e fáceis de instalar.

Vantagens e desvantagens

Um material de construção como o WPC é uma combinação de farinha à base de madeira, corantes e aditivos de polímero que são elos de ligação entre diferentes componentes. Graças a esta combinação, o produto tem as propriedades úteis do plástico e da madeira, mantém a sua cor saturada por muito tempo, é durável e duradouro e é imune à luz ultravioleta.

As principais vantagens dos painéis compostos são devidas aos seguintes indicadores:

  • alta resistência, sem deformação - lascas, rachaduras, amassados, o que é típico de metal e madeira em sua forma pura;
  • resistência ao fogo quando devidamente montado;
  • maior isolamento térmico e acústico e possibilidade de ventilação;
  • resistência ao desbotamento, exposição à luz solar;
  • o material não é suscetível a mofo, fungos, bactérias e é imune à ferrugem;
  • o tapume não encolhe, é à prova d'água;
  • os painéis compostos não emitem compostos tóxicos;
  • a instalação é realizada de forma rápida e fácil usando fechos especiais;
  • as características do produto não são afetadas por baixas e altas temperaturas críticas;
  • a preparação da superfície das paredes antes da instalação não é necessária;
  • o material não requer desenho decorativo adicional;
  • na presença de uma ampla gama de produtos.

Além disso, as placas WPC têm uma longa vida útil - cerca de 25 anos, durante os quais continuam a reter sua cor e brilho originais.

Separadamente, vale destacar a facilidade de manutenção. - os painéis podem ser lavados com água comum com adição de detergentes, porém, sem o uso de substâncias abrasivas e escovas e esponjas grossas e duras.

Dentre as desvantagens do material de construção, destaca-se seu alto custo, em comparação com revestimentos semelhantes feitos de metal e policloreto de vinila, além disso, as placas de cor escura no primeiro ano de operação ainda perdem alguma saturação de cor. Apesar do fato de que as placas WPC estão sujeitas à expansão térmica sob a influência de condições externas, isso não é considerado uma desvantagem. Isso é de apenas 1–3 mm por metro em execução e esse fato simplesmente precisa ser levado em consideração durante a instalação.

Esses produtos são usados ​​não apenas para a fachada - por questões de segurança, pode ser utilizado para decoração de interiores, divisórias, cercas, bancos, revestimentos de pisos para varandas, gazebos são feitos a partir dele.

Tipos e características técnicas

Todos os painéis de fachada devem ter certificados de qualidade e documentação de segurança contra incêndio adequada, por isso é importante prestar atenção a isso ao comprar.

Existem vários tipos de produtos WPC:

  • tábua de ripas com estrutura densa;
  • planken - um material denso semelhante com ranhuras adicionais para o kleimer;
  • tapume é um produto sem superfícies internas;
  • uma placa com estrutura em favo de mel (oca).

Diferentes tipos de placas possuem textura, decoração, cor próprias, podendo imitar madeira e outros materiais, porém, via de regra, têm as mesmas características técnicas:

  • a largura padrão é 20,4 cm;
  • o comprimento pode variar de 3 a 3,6 m;
  • absorção de água - 3%;
  • perda de peso durante o uso - 0,1 g / cm2;
  • resistência mecânica (flexão) - 35 MPa;
  • condições de operação - temperatura de -50 a +70 graus.

Tais características do material possibilitam sua instalação em qualquer condição climática, mas o fabricante alerta que é aconselhável não realizar a instalação em temperaturas abaixo de +10 graus.

Instalação

Uma vez que os painéis da fachada são leves, isso torna a instalação muito mais fácil. No futuro, você poderá substituir as placas danificadas por novas, sem a necessidade de remover o restante dos materiais.

Para o trabalho, você precisará das seguintes ferramentas: serra de vaivém ou serra circular, macete, nível de construção, fita métrica, marcador.

A fase preparatória inclui:

  • limpar as paredes da casa de lixo pequeno;
  • alinhamento;
  • vedação de fissuras e fissuras;
  • primer.

A primeira etapa envolve várias etapas.

  1. A moldura é feita de materiais de metal ou madeira. Mais durável e forte, além de não exigir processamento adicional, é um perfil de metal.
  2. Todos os detalhes do torneamento são fixados com chumbadores ou pregos. Os fechos de parede espessa são usados ​​para peças de metal.
  3. A instalação de materiais isolantes de calor sob a moldura da fachada de cortina pode ser relevante - neste caso, você também terá que instalar impermeabilizantes. O trabalho é executado tendo em consideração a espessura do isolamento.

Na segunda etapa, o painel é iniciado em uma sequência estrita.

  1. Partem da parte inferior da estrutura - são feitos furos, depois é aplicado um painel e fixado com parafusos auto-roscantes, é melhor se forem de aço galvanizado, precisam ser inseridos em ângulos retos.
  2. Você pode fixar o material com clipes ou fazer sem eles.
  3. Como resultado do aquecimento, os produtos WPC podem se expandir, portanto, é importante deixar uma distância de 2-3 mm entre elas ao colocar as placas.

É importante que o painel composto seja preso com segurança sempre que cruzar o trilho. Cada linha é montada com um ligeiro deslocamento.

Os painéis de fachada do fabricante alemão Holzhof têm vantagens especiais. Eles possuem uma estrutura oca, portanto se distinguem pelo aumento da confiabilidade, resistência e baixa condutividade térmica. Na verdade, trata-se de um revestimento que possui uma lacuna oculta para ventilação de alta qualidade, devido à qual ocorre a ventilação ideal da fachada.

Este produto possui indicadores de alta qualidade - altas propriedades de isolamento térmico, baixo peso - 1,7 kg / m. etc., cores originais (marfim, wengué, café com leite, bege escuro). A textura assume a presença e ausência de desbaste. Além disso, esses produtos têm uma vida útil mais longa - até 30 anos. Além de mais econômicas pelo aumento da largura, essas placas também são adequadas para o acabamento de paredes de madeira.

Ao escolher materiais compostos, em primeiro lugar, vale a pena prestar atenção à certificação de qualidade que acompanha, mas também existem algumas sutilezas que são importantes durante a instalação - os painéis WPC são melhor montados em paredes de fachada que tenham um pé (com base na fundação) , isto é, um porão ... Os painéis de núcleo oco são mais adequados para fachadas onde é necessária uma tensão mínima na estrutura. E mais uma recomendação importante - ficar de frente para o lado ensolarado do prédio será mais produtivo se você escolher tons claros de revestimento, já que as lajes escuras da fachada desbotam mais rapidamente, e isso pode ser perceptível.

Usando painéis de fachada WPC compostos para paredes externas, você pode ter certeza da alta qualidade de resistência e proteção das paredes em qualquer clima.

Com a abordagem correta de instalação, o aumento do custo do material se justifica plenamente - tais painéis proporcionam uma longa vida útil e uma excelente aparência para qualquer casa.

Para obter mais informações sobre os painéis de fachada WPC, consulte o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário