Revisão de materiais modernos para acabamento de fachada de casa particular
Os materiais de revestimento da fachada do edifício desempenham um papel protetor e decorativo. Eles permitem tornar o edifício não só atraente e respeitável, mas também melhorar suas características operacionais. Vejamos as vantagens e desvantagens, bem como as características dos materiais mais populares para a decoração de exteriores.
Requisitos e normas
Hoje, muitos materiais de fachada são apresentados no mercado de construção, diferindo em composição, propriedades e aparência.
Nesse sentido, é importante decidir que tipo de material é adequado para uma determinada estrutura.
Ao escolher um material, você deve considerar os seguintes critérios para sua avaliação:
- robustez, fiabilidade (a fachada da casa está sujeita a cargas pesadas, incluindo danos mecânicos, pelo que o revestimento deve suportá-los);
- resistência à umidade (de quanto as composições para acabamento da casa são capazes de suportar a umidade dependem suas características operacionais, aparência e durabilidade);
- resistência ao fogo (o material ideal para o acabamento é o incombustível, embora seja bastante raro, por isso é importante excluir pelo menos a combustão espontânea e a liberação de toxinas durante a combustão);
- resistência às intempéries (isto é, resistência a fatores ambientais, principalmente aos raios ultravioleta);
- propriedades à prova de vento do material (um critério importante na escolha de painéis articulados e lajes montadas em edifícios modernos; o efeito é obtido por meio de uma fixação de travamento especial);
- resistência ao gelo (capacidade do revestimento de resistir aos ciclos de congelamento e descongelamento sem perder a geometria do material e desempenho);
- bioestabilidade (capacidade de resistir aos efeitos de pragas, roedores, ausência de mofo e bolor na superfície);
- respeito pelo meio ambiente (um dos critérios mais importantes para os materiais de acabamento diante de uma casa de campo ou de qualquer cômodo que envolva pessoas morando ou permanecendo nela por muito tempo);
- longa vida útil (um raro proprietário sonha em trocar o revestimento a cada 2-5 anos, então os materiais modernos de fachada são projetados para 20-100 anos de serviço);
- facilidade de manutenção (a maioria dos materiais articulados não requerem manutenção constante e até possuem a capacidade de autolimpeza, outros, por exemplo, madeira, implicam impregnação regular com compostos especiais).
Se falamos de critérios estéticos, então esta é, obviamente, uma aparência atraente. Os revestimentos e lajes de hoje são distinguidos por uma variedade de designs e texturas (uma revisão adicional de exemplos de exteriores é uma confirmação convincente disso). À parte, vale destacar painéis que imitam superfícies naturais (pedra, tijolo, madeira, gesso). As tecnologias modernas tornam possível produzi-los o mais próximo possível em sua cor e textura aos materiais naturais.
Às vezes, a imitação não pode ser determinada mesmo após uma inspeção mais detalhada.
Decoração exterior
O material utilizado para o acabamento determina os métodos de sua instalação, e portanto as seguintes opções de revestimento são diferenciadas:
- molhado (misturas de construção são usadas);
- seco (os materiais de acabamento são fixados com parafusos, buchas e outros fixadores).
Dependendo se um pequeno espaço de ar permanece entre a fachada e a parede, as fachadas são diferenciadas:
- ventilado (suponha que haja um vão entre o material e a parede ou isolamento, necessário para a circulação do ar e a retirada do excesso de umidade);
- não ventilado (o material é fixado diretamente na parede).
O material para processamento externo, como o tipo de fachada, é determinado pelas características da estrutura. Por exemplo, para uma casa feita de blocos de espuma, os materiais de revestimento ideais serão tijolos, pedra ou ladrilhos de fachada, ou seja, sistemas com dobradiças, material composto e revestimento tradicional.
Para casas de campo com estrutura, é melhor usar opções de revestimento em folha. A chapa perfilada galvanizada fornecerá suporte adicional para a estrutura, mas não exigirá reforço adicional da fundação.
É importante combinar corretamente os materiais de isolamento e revestimento. A regra principal é que um dos componentes deve ser não inflamável. Portanto, para placas não combustíveis de fibrocimento, você pode usar isolamento de lã mineral. Não é recomendado usá-los em combinação com o revestimento de vinil.
Gesso úmido e leve
O gesso decorativo permite criar uma fachada exteriormente cara, esteticamente atraente e original, que pode ser pintada se desejar. É um material amigo do ambiente que permite às paredes "respirar". Adequado para fachadas ventiladas, no entanto, o edifício necessita de isolamento acústico e térmico interno de alta qualidade, uma vez que o gesso não oferece isolamento e proteção contra ruídos. Todos os tipos de gesso toleram bem as mudanças de temperatura, não têm medo da umidade e da luz solar direta.
As desvantagens do material são a complexidade de aplicação, a necessidade de cuidadoso preparo das paredes (nivelamento, tratamento antisséptico preliminar, aplicação de primers). Se a tecnologia de instalação não for seguida, é possível fissurar e descascar a camada de gesso.
Existem os seguintes tipos de gesso.
- Mineral. O tipo de gesso, que pode ser usado para acabamento de paredes da forma mais econômica, o que o torna muito difundido.
Das características óbvias - incombustibilidade absoluta, o que permite combinar o material com isolamento inflamável.
Adequado para todos os tipos de superfícies, porém apresenta baixa elasticidade. Isso faz com que apareçam rachaduras quando a estrutura encolhe, razão pela qual não é adequada para edifícios recém-construídos. A vida útil média é de 12-15 anos.
- Acrílico. É caracterizado pela alta elasticidade e, portanto, é adequado para decorar paredes, mesmo em edifícios recém-construídos. Possuindo indicadores mais elevados de força e resistência à umidade, demonstra um período de operação mais longo, de até 18 anos. A desvantagem de uma mistura acrílica é a sua inflamabilidade, por isso não deve ser usada em combinação com materiais isolantes combustíveis, por exemplo, lã mineral. Geralmente é combinado com materiais de isolamento de espuma. Além disso, a superfície atrai poeira e é inadmissível lavá-la. Você deve limpar e cuidar regularmente da fachada ou estar preparado para o fato de que ela perderá rapidamente seu apelo visual.
- Silicato. Um material com excelentes propriedades de desempenho, incluindo alta elasticidade, repelência de poeira e sujeira, capacidade de autolimpeza contra chuva e longa vida útil. Este último chega aos 30 anos. Tais características são explicadas pela presença de vidro de potássio na composição. Uma característica do material é a sua rápida solidificação, pois é necessário aplicar o gesso com prontidão, será necessária uma equipe de especialistas. Além disso, um primer especial é necessário sob ele, o que também aumenta o custo do trabalho de instalação. O preço da mistura também é bastante alto.
- Silicone. O material, que praticamente não tem inconvenientes, como todos os tipos de gesso, a composição tolera calor e geada, "saltos" de temperatura, exposição à umidade e raios ultravioleta diretos, é ecologicamente correto e permeável ao vapor. Além disso, é caracterizado pela robustez e maior resistência ao desgaste, não inflamável, aliada a todos os tipos de superfícies e isolamentos. A desvantagem é o custo elevado, que, no entanto, é compensado pelo aumento das características técnicas da mistura.
Estruturas suspensas
As estruturas suspensas envolvem o uso de um ripado no qual o material de acabamento é montado. Este método está a ganhar cada vez mais popularidade, visto que permite criar uma fachada ventilada, utilizar isolamentos da espessura necessária.
Graças ao torneamento, é possível esconder irregularidades e pequenos defeitos nas paredes, e realizar a instalação mesmo com temperaturas negativas.
O torneamento é geralmente feito de perfis de madeira ou metal. A última opção é preferível, uma vez que não requer pré-tratamento dos elementos do revestimento com retardadores de fogo e composições semelhantes para madeira.
O tapume é considerado um tipo de estrutura articulada. É um painel de tamanho semelhante ao tamanho das placas. Ao mesmo tempo, o material possui ranhuras e sistemas de travamento especiais, por isso é montado como um designer infantil. Este tipo de instalação permite torná-lo simples e eficiente, sendo possível realizar trabalhos de instalação durante todo o ano. O material tem propriedades de desempenho aprimoradas, incluindo proteção hidro-vento.
Os tamanhos e designs do material são muito diversos. Pode ser tanto modelos coloridos (brilhantes brilhantes ou mais silenciosos, painéis foscos neutros), e imitação da textura de qualquer material natural (tijolo, pedra, madeira). O material é fácil de limpar - a maioria das superfícies tem uma função de autolimpeza. A limpeza úmida de revestimentos é possível.
Existem os seguintes tipos principais de painéis laterais.
- Plástico. É baseado em PVC, bem como vários modificadores e pigmentos. Esses painéis são fortes o suficiente, mas com o aumento da tensão mecânica (choque), eles podem rachar. O material é resistente à umidade, resiste a altas e baixas temperaturas, sua mudança abrupta, e é resistente à proteção UV.
O baixo peso (até 5 kg / m²) não requer o reforço da fundação. A desvantagem é o baixo índice de segurança contra incêndio.
- Metálico. O revestimento metálico é baseado em perfis de alumínio ou aço galvanizado. O revestimento de metal é caracterizado por uma grande margem de segurança em comparação com o análogo de PVC. Características das tecnologias aplicadas, incluindo impregnação especial, conferem proteção anticorrosiva ao material e, com ela, durabilidade. Ele também demonstra alta resistência às intempéries, mas é usado apenas em substratos reforçados devido ao aumento do peso do material.
- De madeira. Um perfil de madeira é uma placa ou perfil que foi seco e tratado com anti-sépticos. O material é totalmente ecológico, permeável ao vapor, possui alto desempenho de isolamento térmico e é resistente a altas temperaturas.
O acabamento em madeira natural parece elegante e nobre.
Porém, apesar do processamento de painéis de madeira com compostos especiais, sua vida útil é curta. Durante a operação, o revestimento requer manutenção regular.
- Fibrocimento. Os painéis são feitos de argamassa de cimento e celulose desidratada, resultando em um material durável e resistente ao desgaste, com maiores características de isolamento acústico e térmico. Entre as vantagens estão a resistência ao impacto, resistência às intempéries, preservação da sombra dos painéis mesmo sob a influência da luz solar direta, graças à pulverização de cerâmica, alta resistência à umidade. A composição do material determina seu grande peso (até 25 kg / m2), o que torna possível sua utilização apenas em fundações armadas.
Separadamente, é necessário destacar o revestimento do embasamento, destinado ao revestimento da parte inferior do edifício. Possui maior espessura de perfis, melhor resistência às intempéries e à umidade, resistência a danos mecânicos. Isso se deve ao fato de que o porão da casa é mais frequentemente do que outros expostos a choques e outros danos, congelamento, umidade e outros fatores ambientais negativos.
O tapume do porão é em vez de painéis retangulares. A sua largura é geralmente igual à altura da cave e começa a partir de 60 cm, o que facilita a instalação.
Os painéis de fachada apresentam algumas semelhanças, em termos de fixação e possíveis materiais de confecção, com revestimento. Eles podem ser quadrados ou retangulares em várias dimensões. Algumas lajes contêm isolamento. Os painéis multicamadas fornecem suas propriedades de alto desempenho.
Outro tipo de material articulado popular são os painéis sanduíche. Eles representam um "sanduíche" no qual o "meio" do isolamento é colocado entre 2 camadas de material rígido (geralmente metal). A resistência e durabilidade da estrutura são garantidas pelo método de prensagem a quente. A frente do “sanduíche” pode ser pintada em qualquer tonalidade, ser lisa ou ter relevo.
Os painéis sanduíche são altamente resistentes ao fogo e à umidade, exibem excelentes propriedades de isolamento térmico com baixo peso. O material é fácil de instalar, e se uma seção separada for danificada, só pode ser substituído sem passar por toda a fachada.
Fachadas ventiladas também podem ser criadas usando cassetes de fachada.
Se antes eram usados para revestimento de edifícios de escritórios, agora também são usados para decorar edifícios privados. Isso se deve à durabilidade e confiabilidade do material, sua resistência às intempéries. Externamente, os cassetes são quadrados e retângulos de alumínio, aço, menos frequentemente de cobre, cobertos por uma camada protetora de polímero. O tamanho e o design dos cassetes podem variar.
Materiais de revestimento: prós e contras
Cada um dos materiais apresentados tem vantagens e desvantagens específicas. Além disso, mesmo dentro do mesmo tipo, os materiais podem ter características polares de acordo com um determinado critério. Por exemplo, o fibrocimento e o revestimento de metal não são inflamáveis, enquanto o revestimento de plástico não é altamente à prova de fogo.
Ao escolher um material, deve-se focar não apenas nos prós e contras do material, mas também nas características estruturais. Portanto, para uma casa de madeira e toras, é melhor escolher fachadas ventiladas. A este respeito, mesmo o gesso mais caro e de alta qualidade será inferior em suas características aos painéis de revestimento ou revestimento.
Mas os edifícios de tijolo ou pedra (que são ecologicamente corretos em si) são preferíveis para decorar o exterior com gesso decorativo. Por ser totalmente natural, ajuda a remover a umidade do prédio, manter o calor no frio e criar um agradável frescor no calor.
Também é importante levar em consideração as condições climáticas. Por exemplo, as guarnições de madeira, que apresentam uma série de vantagens, se deterioram rapidamente nas áreas costeiras. É melhor embainhar a casa com painéis ou lajes. Este material à prova d'água resiste a rajadas de vento e literalmente repele a umidade.
O material de revestimento moderno deve ser resistente à umidade. Algumas superfícies (gesso, revestimentos e painéis, telhas de clínquer) têm baixa absorção de umidade, enquanto outras (a maioria dos tipos de tijolos) não podem se orgulhar de características semelhantes.
A resistência à umidade do material afeta diretamente como a fachada resiste à geada. Com alta absorção de umidade, a umidade se acumula nos poros do revestimento, que congela e se expande em baixas temperaturas.
Como resultado, a superfície fica coberta de rachaduras, as propriedades de desempenho do revestimento são perdidas e sua aparência é prejudicada.
Telhas de clínquer
Visualmente, o material é um tijolo com o formato correto. O material é à base de argila de xisto submetida a queima de alta temperatura. No processo deste último, o barro muda sua tonalidade amarelada para terracota, marrom, bege (dependendo do estado inicial do barro e das características das tecnologias utilizadas).
A principal característica do clínquer é sua maior resistência, resistência à geada e terremotos. As vantagens do material também são altas taxas de resistência à umidade, resistência a temperaturas extremas, respeito ao meio ambiente e uma variedade de opções. É adequado para o projeto de fachadas de edifícios ventiladas e tem um custo bastante elevado. No entanto, a faixa de preços é ampla o suficiente: de modelos premium a versões econômicas.
Além das telhas de clínquer, existem telhas de cerâmica e concreto. Eles são caracterizados pela força, resistência ao desgaste e baixa absorção de umidade. As telhas de concreto não toleram temperaturas extremas, podem ter geometria perturbada e ter peso considerável. Ladrilhos cerâmicos são adequados para instalação a seco ou úmido.
Pedra natural e artificial
O revestimento de pedra é forte e durável. Na escolha de uma pedra natural, isso deve ser feito levando em consideração as condições climáticas. Portanto, o mármore não é adequado para regiões com alta umidade, enquanto o calcário não é usado em áreas com clima adverso.
A pedra natural passa por um processamento complexo, incluindo sua purificação, eliminação da radiação de fundo, dando a forma desejada. Naturalmente, tudo isso afeta o custo do produto acabado, que é muito alto. O grande peso do material requer necessariamente o fortalecimento da fundação. É importante notar que os edifícios decorados com pedra natural parecem respeitáveis, e tal fachada pode durar até 100 anos. É verdade, com cuidado regular.
Hoje, quem quer decorar sua casa com pedra de mármore usa cada vez mais um análogo artificial. Em termos de resistência e resistência ao desgaste, este material não é muito inferior ao mineral natural, mas ao mesmo tempo apresenta menor custo e menor peso, além de facilidade de instalação. A pedra artificial é baseada em resinas de poliéster, modificadores e pigmentos, bem como lascas de pedra de granulação fina.
Este último garante a resistência e a aparência atraente do material, e a resina oferece maior resistência à umidade, altas propriedades antibacterianas e capacidade de autolimpeza.
Quanto à aparência, o material imita qualquer superfície de pedra. Ao mesmo tempo, nem sempre é possível detectar uma "substituição", mesmo após um exame mais detalhado - a cor e a textura são muito parecidas com a tonalidade e a estrutura da pedra natural. O concreto aerado ou a parede de tijolos geralmente ficam escondidos sob o acabamento, com menos frequência - superfícies de madeira.
Tijolo
Ele contém apenas ingredientes naturais, portanto, você pode declarar com segurança sua compatibilidade com o meio ambiente. Além disso, a presença de microporos no material permite que as paredes "respirem", o que contribui para a criação de um clima favorável no edifício. Além disso, o material não tem medo do gelo e mantém sua resistência à exposição aos raios ultravioleta por um tempo bastante longo.
Utilizando diferentes tipos de tijolos e sua alvenaria, é possível criar fachadas originais e únicas. Uma grande vantagem: se um fragmento da fachada for danificado, podem ser feitos reparos pontuais. A colocação de tijolos é um processo bastante trabalhoso que requer uma abordagem profissional. Também é importante usá-lo apenas sobre uma base reforçada e após impermeabilizar cuidadosamente o porão. Uma das desvantagens significativas é a baixa capacidade de calor.
O tijolo pode diferir na composição e metodologia de produção e, portanto, é comum distinguir os seguintes tipos dele.
- Clinker. A base do tijolo é argila plástica, que é cozida e prensada. Se falamos das propriedades técnicas do material, então ele é o melhor entre outros tipos de tijolos. A modificação do clínquer é caracterizada por alta resistência mecânica, resistência ao calor e resistência à luz solar direta. A resistência ao gelo do material é de 300 ciclos. O tijolo de clínquer é resistente a ambientes agressivos, possui baixo coeficiente de absorção de água. As vantagens indiscutíveis são também o respeito pelo ambiente e a facilidade de manutenção - basta lavar a fachada. As desvantagens são alto custo e peso pesado. Uma alternativa a este tipo de tijolo pode ser um ladrilho de clínquer mais fino e, portanto, mais leve.
- Ceramic. Tipo de tijolo muito difundido, com uma variedade de cores e que se caracteriza pela durabilidade, resistência às mudanças de temperatura, resistência ao fogo e baixo custo. Infelizmente, a absorção de água dos tijolos cerâmicos pode chegar a 10%, o que também afeta sua resistência ao gelo. Se o calcário estiver presente na composição, isso causará uma absorção de umidade ainda maior.
Nesse caso, o calcário aparecerá no produto acabado com inclusões mais escuras.
É entre os lotes de tijolos cerâmicos que se encontram com frequência materiais com cantos quebrados e não os mais impecáveis, do ponto de vista da geometria.
- Hyper-pressionado. A base de tal tijolo é o cimento, aditivos especiais e rocha de concha, que são submetidos a prensagem semisseca. Visualmente, o material é difícil de distinguir da cerâmica, mas é caracterizado por menor absorção de umidade (está em um nível médio e é de 5 a 6%) e, consequentemente, melhor resistência ao gelo e geometria de tijolo mais precisa. Este material resistente e durável é fácil de instalar, no entanto, os tijolos são pesados e tendem a mudar de tonalidade durante o uso.
- Silicato. A composição do tijolo de silicato é uma mistura cimento-areia, o método de produção utilizado é a autoclavagem. Isso garante a acessibilidade do material. Além do baixo custo, distingue-se pela geometria correta das formas, boas propriedades de isolamento acústico e resistência. A absorção de umidade é de até 15%, o que se torna o motivo da instabilidade dos tijolos de silicato ao congelamento. Grande peso combinado com alta condutividade térmica e qualidades estéticas menos atraentes - tudo isso é a razão pela qual os compradores raramente escolhem tijolos de cal e sílica para revestimento de fachadas.
Bainha
O revestimento da casa, em contraste com o revestimento, desempenha 2 funções - decorativa e de suporte. Este último se manifesta principalmente em edifícios sem moldura. O revestimento externo tem uma grande carga, portanto os materiais utilizados neste caso são à base de metal (mais frequentemente aço), que necessariamente possui proteção anticorrosiva. O revestimento da casa geralmente é feito com folhas de metal especiais ou painéis térmicos.
Painéis Térmicos
São um material constituído por uma camada de folha metálica com um sistema de fixação, isolamento e uma camada decorativa. Como aquecedor, utiliza-se espuma de poliestireno e sua versão extrudada, bem como espuma de poliuretano. Deve ser dada preferência a produtos de espuma de poliuretano. O isolamento neles contém as menores bolhas de ar, o que proporciona excelente desempenho de isolamento térmico com baixo peso do produto.
Os ladrilhos de clínquer são normalmente usados como uma camada decorativa.
Como resultado do revestimento, obtém-se uma imitação da alvenaria, a escolha de tonalidades e texturas é diversa.
O material é durável, 1,7 vezes mais quente do que muitos dos materiais analisados. É bastante simples de montar, porém é importante observar a tecnologia de fixação. O material deve ser fixado diretamente na parede, evitando a formação de um vão entre os painéis e a fachada.Isso se deve à estanqueidade ao vapor dos painéis térmicos.
As paredes devem ser niveladas primeiro, caso contrário o rodapé do revestimento não poderá ser evitado, o que levará à perda de suas propriedades operacionais. A vida útil do revestimento é de até 30 anos.
Lençóis
O aço é geralmente usado como base para as folhas de revestimento externo. É coberto com uma camada de zinco, o que permite obter um desempenho anticorrosivo decente. A proteção adicional contra as influências ambientais (principalmente a influência UV), bem como o efeito decorativo do material, é fornecida pela aplicação de um revestimento de polímero.
A resistência do material e sua resistência ao vento são garantidas pelas peculiaridades da forma: uma chapa galvanizada perfilada é utilizada para criar um revestimento ventilado. Folhas semelhantes são usadas como telhas para decoração de telhados.
Este método de acabamento é aplicável não apenas para edifícios residenciais, mas também para edifícios residenciais e garagens. As chapas perfiladas são robustas e duráveis, e novos sistemas de fixação garantem facilidade de instalação e durabilidade. Ao escolher este ou aquele tom ou direção dos "sulcos", você pode criar exteriores exclusivos.
A instalação é realizada em uma estrutura preparada. Para isolamento, você pode escolher materiais de poliestireno, lã mineral ou adquirir uma folha perfilada, com isolamento térmico na fábrica. Os modelos mais recentes são 2 folhas perfiladas, entre as quais é colocada uma camada de isolamento.
Soluções combinadas
Cada vez mais, os proprietários de casas particulares estão recorrendo ao revestimento combinado das casas. Este método envolve uma combinação de várias texturas dentro dos limites de uma fachada. Vale ressaltar que a diferença de texturas é alcançada tanto pelo uso de materiais diferentes quanto pelo uso do mesmo material com imitação de superfícies diferentes.
O último método é mais conveniente em termos de instalação e trabalho preparatório, bem como manutenção. Na maioria dos casos, o porão do edifício, cantos, pequenos elementos arquitetônicos, aberturas de portas e janelas são diferenciados por um material diferente. O acabamento combinado da fachada permite enfatizar a complexidade e sofisticação de edifícios de configuração complexa e adicionar vivacidade a edifícios de formas simples.
Para exteriores clássicos, uma combinação de pedra e tijolo é adequada, bem como uma combinação desses materiais com gesso.
Para as casas de estilo gótico ou rústico, opta-se por uma combinação de pedra e gesso, acrescentando elementos forjados ao desenho exterior. Para uma casa de campo em estilo rústico, utiliza-se pedra, madeira e tijolo. Para edifícios modernos no espírito do minimalismo - uma combinação de gesso e concreto, madeira e tijolo.
Fabricantes
A líder entre os fabricantes de fachadas úmidas é a empresa "Ceresit", cujos produtos representam de 20 a 30% do mercado nacional. As misturas de gesso "Knauf", "Krayzel", "Biteks" também são procuradas. A robustez e o aumento da resistência ao desgaste tornam possível a utilização dos produtos destas marcas para o acabamento não só de edifícios privados, mas também públicos.
- Quem procura painéis térmicos de alta qualidade deve prestar atenção aos produtos de um fabricante nacional. “Oficina de materiais de fachada” (FMI). Inovação, equipamentos de última geração e controle de qualidade meticuloso em todas as etapas da produção são o que permite ao fabricante ocupar uma posição de liderança. A espessura do isolamento, dependendo da coleção, é de 30-100 mm. A aparência também é representada por diversas coleções: "Classic" (alvenaria tradicional), "German collection" (popular na Alemanha de clínquer), "Stone collection" (imitação de superfícies de pedra), "Spanish collection" (imitação da textura do antigo Castelos espanhóis). O preço médio é de 1.500 a 3.500 rublos.
- Outro fabricante de painéis de revestimento térmico, Termosit, pode orgulhar-se da qualidade e segurança dos seus produtos, que não são inferiores aos seus congéneres europeus.A espessura do isolamento, dependendo do modelo, é de 30 a 80 mm. Custo - dentro de 1000-2000 rublos por m². m.
- Os melhores fabricantes de tapume são marcas Docke (uma grande seleção de painéis semelhantes a madeira, bem como perfis de tons pastel incomuns), VOX (uma grande variedade de painéis que imitam tipos raros de madeira, perfis coloridos de um tom delicado), Perfil de Alta (o líder indiscutível do Mercado russo, produzindo revestimentos com imitação de superfícies de madeira, perfis coloridos e inovadores painéis anti-gelo).
- Uma ampla seleção de sistemas de parede cortina é apresentada pela empresa "Fábrica de Ozersk de Revestimentos Minerais"... Os principais produtos são lajes de fachada à base de fibrocimento, bem como elementos adicionais, subsistemas.
Os painéis acabados são pintados a pedido do cliente nas tonalidades apresentadas no catálogo RAL.
Belos exemplos
Painéis de madeira familiares a todos permitem que você obtenha soluções de design incomuns. Basta combinar materiais de cores diferentes, mudando de direção dentro de uma mesma fachada.
As opções mais populares de revestimento com madeira ou imitação de madeira são o eurolining e a casa de bloco (imitação de um tronco). Casas de campo e chalés de verão decorados desta forma parecem aconchegantes e nobres, e muitos materiais de construção (moldura, tijolo, blocos ou moldura pré-fabricada) podem ser escondidos sob o revestimento.
Para edifícios de estilo provençal e campestre, você pode usar uma placa pintada ou sua imitação de revestimento como material de acabamento.
Casas com acabamento em pedra artificial ou painéis e revestimentos com imitação de uma superfície de pedra não parecem menos bonitas e até mesmo externamente duráveis. O revestimento de tijolos é um clássico. Para criá-lo, você pode usar não apenas tijolo, mas também telhas de clínquer ou revestimento com imitação de alvenaria.
Os painéis laterais coloridos parecem originais e permitem que você crie um exterior exclusivo. Os projetistas recomendam combinar 2-3 tipos de painéis, em tons semelhantes, ou usar soluções contrastantes. A direção do perfil também pode ser diferente.
O revestimento vertical é capaz de "esticar o ambiente" visualmente, e o uso de painéis dispostos em ângulo irá adicionar volume e expressividade. Não é recomendado o uso de painéis horizontais de uma única cor para revestir edifícios longos e simples. Parece monótono e pouco atraente.
Usar o mesmo gesso decorativo com um método de aplicação diferente permite obter fachadas externas completamente diferentes. Gesso em tons claros de superfícies são familiares, esta é uma excelente solução para exteriores em estilo clássico, por exemplo, tradicional inglês ou moderno.
Os emplastros coloridos não parecem menos interessantes.
Deve-se notar que a maior organicidade geralmente é alcançada pela combinação de várias texturas. Madeira e pedra, tijolo e pedra, pedra e gesso "coexistem" harmoniosamente na mesma fachada.
Para informações sobre como escolher um design para decoração de casa, veja o próximo vídeo.
A crítica é boa. De acordo com os critérios de preço-qualidade-durabilidade, escolho o gesso.
Para isolamento, aconselho os painéis térmicos PPS, sobrevivemos a dois invernos com eles. Beleza em casa, seca e quente. O principal é, quando você decidir sobre o material - não leve EPS, eles são mais caros e piores em qualidade. Um amigo nosso usou para isolá-los, durante o inverno vários ladrilhos caíram, a aderência era ruim. Tive que refazer, e isso é mais um desperdício.
O comentário foi enviado com sucesso.