Placa de fachada para uma casa privada: métodos modernos de produção e instalação
A madeira sempre foi muito popular entre os humanos. Cada vez mais, o cartão é utilizado como material de acabamento, que se distingue pela sua praticidade e exclusividade de design. Uma atenção especial deve ser dada aos produtos de fachada usados para decorar casas particulares.
Peculiaridades
O painel de fachada é um material de acabamento usado para cobrir as paredes externas de edifícios residenciais. Tecnicamente, é um produto à base de madeira natural que pode receber um tratamento especial. Tais influências são capazes de alterar até mesmo a estrutura do material, o que aumenta suas características técnicas.
O tabuleiro da fachada pode ser de vários tamanhos e formas, mas externamente, os produtos são dotados de uma estrutura totalmente idêntica à da madeira natural. Isso se aplica a variedades, cuja produção envolve a introdução de componentes poliméricos adicionais em superfícies de madeira.
A placa de fachada para decoração de exteriores é amplamente utilizada na construção. Difere da madeira comum pela maior resistência aos fatores externos. Atenção especial deve ser dada a materiais pintados ou placas térmicas.
O objetivo principal da placa de fachada é decorar as fachadas. - não pode ser utilizado como material de proteção, uma vez que suas características não permitem criar condições ótimas de isolamento térmico.
Vantagens e desvantagens
O embarque de fachadas é cada vez mais praticado em pequenas casas particulares, mas também pode ser encontrado em edifícios de vários andares.
A popularidade de tais produtos está associada às suas propriedades positivas:
- Ambientalmente amigável. Quase todos os tipos de produtos são feitos de madeira natural. Este produto não é capaz de influenciar o corpo humano de nenhuma forma. Materiais de tábuas ou queimados podem ser classificados como especialmente seguros. Se falamos de uma placa composta, o nível de segurança ainda não foi totalmente comprovado. Isso se deve ao fato de que, durante sua fabricação, várias substâncias poliméricas são adicionadas à estrutura do produto.
- Ventilação de alta qualidade. Os produtos são montados em uma moldura especial, para que não grudem nas paredes. Um espaço de ar se forma entre essas superfícies, onde os gases circulam.
- Proteção contra o vento. A forma do material de acabamento assume um ajuste perfeito entre os elementos adjacentes, portanto, placas escandinavas e outros tipos de placas protegem adicionalmente as paredes dos efeitos do vento.
- Isolamento térmico. A madeira retém bem o calor por si mesma, o que permite manter uma temperatura ideal dentro de casa. Este argumento é um dos fatores mais significativos que influenciam a escolha do material de revestimento.
- Durabilidade. Os produtos resistem facilmente a influências externas. Isso permite que o material seja usado por muito mais tempo em comparação com uma placa de madeira convencional. Este efeito é obtido devido ao processamento especial e ao fortalecimento da estrutura da substância.
- Praticidade. A superfície da prancha possui uma estrutura lisa, o que facilita a manutenção do material.
- Design único. Embora a prancha tenha uma estrutura amadeirada, quase nunca se repete. A presença de muitas cores permite escolher um revestimento para quase todos os gostos e para a concepção geral da casa.
- Facilidade de instalação. Para consertar o produto, você não precisa de ferramentas muito complicadas e de muita experiência - até mesmo um proprietário inexperiente pode fazer o revestimento.
A placa de fachada não é uma solução universal, pois tem várias desvantagens significativas:
- Baixa resistência ao fogo. Embora os fabricantes de placas tratem com substâncias protetoras, eles nem sempre protegem o material do fogo. Isso é especialmente verdadeiro para uma placa que consiste apenas em madeira.
- Preço Alto. Isso se deve não apenas aos processos de produção, mas também ao uso de vários tipos caros de madeira.
- A necessidade de cuidados constantes. Na maioria dos casos, trata-se do planceno, que é aconselhável tratar periodicamente com soluções de proteção especiais.
- Resistência mínima ao desbotamento. Os materiais compostos geralmente têm características semelhantes. Ao mesmo tempo, a madeira se expande muito bem quando aquecida, portanto, durante a instalação, este fator deve ser levado em consideração e devem ser deixados espaços adequados entre os elementos de união.
Visualizações
Os painéis de fachada são produtos feitos de madeira natural e substâncias artificiais.
Dependendo do método de produção, os produtos deste tipo são divididos em vários tipos.
- Placa não cortada. O produto é um material serrado, feito de vários tipos de madeira. Não há casca na superfície do produto, sendo também tratado com soluções protetivas especiais. Na maioria dos casos, esse tipo de placa é feita de lariço, que resiste facilmente a fungos e é durável. O material é o mais barato, por isso nem sempre é procurado no mercado.
- Planken. Esta é uma placa afiada em que todos os lados são circulares. É feito de vários tipos de madeira. Especialmente populares são os materiais de freixo, carvalho, cedro e larício - essas espécies de árvores se distinguem por sua durabilidade e propriedades decorativas únicas. Também se encontram no mercado produtos de raças exóticas, entre as quais se destacam o coumara, a teca, o cascalho e o meranti.
- Composto. A placa composta de polímero de madeira é a mais durável de todos os tipos considerados. Distingue-se pela sua resistência, durabilidade, resistência ao fogo e resistência a extremos de temperatura e umidade. Esses materiais são muito semelhantes aos decks, que são obtidos de acordo com o mesmo princípio.
- Quadro térmico. O material também é obtido a partir de uma placa de madeira convencional. Os produtos acabados são submetidos a um tratamento térmico especial. No processo, toda a água é removida da árvore e sua estrutura também muda. Depois disso, a substância é praticamente incapaz de absorver umidade e também resiste facilmente a influências externas.
- Placa de fibrocimento. É mais um representante de materiais artificiais. Uma tábua feita com essa substância não é usada com tanta frequência, pois não tem nada a ver com madeira natural. Ao mesmo tempo, os produtos são dotados de parâmetros técnicos muito bons e podem em breve substituir os materiais descritos acima.
Fabricantes
A popularidade da placa de fachada está aumentando a cada ano. É utilizado não só para revestimento de fachadas, mas também como revestimento decorativo para determinadas áreas da casa. Existem muitas variedades de placas de revestimento no mercado hoje.
Entre toda essa variedade, existem várias marcas populares:
- Vetedy;
- Bruggan;
- Legro é um produto de fabricação húngara que se destaca por sua alta qualidade e design original;
- A PS-Wood é um fabricante nacional de placas WPC, feitas com tecnologia alemã;
- Revaldia;
- "Ekoles" - produz pranchas de revestimento de alta qualidade, adequadas para vários tipos de casas.
Existem muitas outras empresas que produzem materiais fáceis de usar tanto dentro como fora de edifícios.
Montagem
A tecnologia para instalar o revestimento de uma placa de fachada consiste nas seguintes operações sequenciais.
- Preparando as paredes. Isso geralmente envolve o fortalecimento da camada de revestimento superior. Se o gesso descolou das paredes, esses locais devem ser reparados para que a situação não piore mais tarde.
- Fixação de isolamento térmico. Esta camada é opcional, mas a placa de fachada permite o uso de isolamento. Aqui você pode usar lã mineral e outros materiais semelhantes. Ao mesmo tempo, é importante cuidar da impermeabilização do isolamento - é melhor embainhar os dois lados com uma película protetora especial.
- Instalação do torneamento. Tanto pranchas de madeira quanto perfis de metal são usados como moldura. A primeira opção é adequada para pranchas de madeira e todos os tipos de placas de madeira natural. Se forem usados materiais compostos, é melhor usar um perfil de metal que possa suportar altas cargas. Todos os elementos de orientação da estrutura são dispostos verticalmente.
- Consertando a placa. A fixação dos elementos é simples. No caso de uma moldura de madeira e prancha, são usados parafusos autorroscantes comuns - eles aparafusam a placa à base com eles. Vale ressaltar que esses tipos de materiais não se sobrepõem - é aconselhável deixar um pequeno vão entre eles, o que permitirá que a árvore se expanda. Para placas compostas, são usados prendedores especiais, que são projetados para metal. Deve-se notar que às vezes parafusos de metal comuns podem ser usados aqui.
Para tais tarefas, vale a pena usar apenas produtos de alta qualidade de marcas comprovadas, a fim de excluir reparos frequentes de estruturas e tornar o edifício único.
Belos exemplos
O painel de fachada é um material de revestimento exclusivo que pode mudar radicalmente a aparência de qualquer casa. Por exemplo, em combinação com outros materiais de acabamento e vidro, pode dar a uma pequena casa de campo uma aparência totalmente única e inimitável.
Uma variante do desenho da fachada de um dos estabelecimentos públicos de entretenimento. Aqui, à primeira vista, tudo é extremamente simples, mas o uso de placas de cores diferentes parece muito original.
Para obter informações sobre como instalar de forma rápida e eficiente uma placa de fachada, consulte o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.