Tudo sobre materiais experimentais
Saber o que são esses materiais experimentais e como exatamente são aplicados é importante para todos os desenvolvedores. Somente entendendo tudo sobre materiais experimentais você pode eliminar muitos problemas e aplicar habilmente tais produtos. Cada um deles tem sua própria gama específica de tarefas a serem resolvidas.
O que é isso?
A história sobre a construção de materiais experimentais deve começar com sua definição. Esta categoria inclui principalmente os desenvolvimentos mais recentes, que são fornecidos em lotes muito modestos. A indústria geralmente simplesmente não tem tempo para dominar a produção de volumes suficientemente grandes no início. Há algum tempo, eram realizados experimentos com blocos de silicato de gás e fôrmas de espuma não removíveis. No entanto, a situação está mudando rapidamente e, em 2020, os construtores profissionais não se surpreenderão mais com isso.
Crê-se geralmente que o período de experimento termina após a certificação formal com base em testes de desempenho. Não é razoável pensar que todas essas decisões são inequivocamente ruins. Muitas vezes, muitos deles, após a certificação, começam a ser usados de forma massiva. Deve ser entendido que os novos desenvolvimentos tecnológicos nem sempre são comercializados sob a marca de “materiais experimentais”. Algumas empresas com esse nome vendem algo obscuro - soluções muito antigas, meio esquecidas agora, ou combinações bizarras que têm maior probabilidade de causar confusão.
Além do mais, o destino de cada material experimental específico é imprevisível. Até recentemente, blocos de silicato de gás e espuma de concreto que faziam parte desse grupo rapidamente ganharam popularidade e se tornaram um componente familiar da construção moderna. Mas a argila, como estava na categoria experimental, permanece nela, apesar de seu uso estável. De uma forma ou de outra, todos esses materiais são muito mais lucrativos do que aqueles usados em grandes quantidades.
Deve-se ter cuidado ao comprar casas construídas com EV: pode acontecer que tenham sido construídas de acordo com o princípio "o que era - nós fazemos".
Visualizações
As soluções mais comuns agora são:
parede de calor;
poliestireno expandido;
madeira líquida (também é placas compostas);
blocos de Lego hiper-pressionados.
Nome "Parede de calor" fala por si. Estes são termoblocos multicamadas, que, junto com o concreto simples, incluem:
poliestireno expandido;
hastes de fibra de carbono;
concreto de argila expandida com grande número de poros.
Quanto ao poliestireno expandido, então, é oficialmente permitido apenas como uma camada de parede interna. No entanto, alguns consumidores usam-no como uma cofragem permanente. A perspectiva de tal decisão será mostrada em um futuro próximo. Mas a placa composta é composta por fibras de madeira misturadas com resina polimérica. Este material é usado principalmente para decorar paredes e pisos.
Também às vezes encontrado:
sacos cheios de terra;
palha prensada;
shell rock tyrsa.
Mas esses três tipos de soluções ainda serão bastante exóticos para desenvolvedores domésticos, mesmo aqueles interessados em métodos não padronizados. Mais frequentemente, você pode encontrar edifícios de contêineres de carga (por exemplo, marítimos). Uma decoração competente dá uma boa aparência e resolve o problema de uniformidade. Mas, além disso, você terá que fazer um isolamento sério para excluir o calor sufocante no verão e o frio insuportável em fevereiro.Uma séria desvantagem de tal solução também pode ser considerada como restrições intransponíveis no tamanho das salas em largura e altura.
Casas Adobe também são consideradas experimentais. Durante sua construção, a argila é misturada com palha e outras fibras vegetais. Apesar de sua antiguidade, esta abordagem está agora experimentando um renascimento, uma vez que tal material é, sem dúvida, amigo do ambiente. Cabanas de adobe antigas ainda são encontradas em aldeias ucranianas, moldavas e do sul da Rússia.
A respiração de tal material e excelente conservação de calor são importantes, entretanto, deve-se entender que tal material não pode ser usado sem impermeabilização de alta qualidade.
Os edifícios Semisamanny, erguidos nas décadas de 1970-1980, encontram-se nas proximidades de Belgorod e Voronezh... A própria moldura foi construída com tábuas de carvalho. Foi coberto com argila e coberto com tijolos. A razão para este método de construção é óbvia: naquela época, as estruturas de tijolos completos teriam sido proibitivamente caras. Outra opção de “economia radical” é o uso de ardósia.
A rigor, sua classificação como material experimental é condicional. Para coberturas e acabamentos de paredes, já é utilizado em grande quantidade, aliás, há muito tempo. No entanto, estamos falando de um aplicativo um tanto fora do padrão:
está sendo construída uma estrutura de metal, semelhante àquela destinada à placa de gesso;
a parede interna da casa é forrada com aglomerado;
a borda externa da parede é coberta com ardósia;
além disso, é realizado o reboco, ocultando completamente este material.
Em termos de características externas e do consumidor, esta solução é relativamente boa. NSé praticamente impossível determinar o que está sob o gesso. No entanto, usar uma parede como suporte (por exemplo, prender uma escada a ela) é indesejável. Essas casas são mais projetadas para uso no verão. Eles estão sendo ativamente construídos na Crimeia.
Construção de buraco de raposa É outra conquista antiga que já foi tentada em muitas regiões do mundo. Mas é bastante óbvio que nunca sairá da fase experimental. A formação de paredes e tetos envolve o uso de pranchas. Material de cobertura ou casca de bétula são usados para impermeabilização.
Lá fora, tudo isso é coberto de terra; tais edifícios raramente são usados para habitação; na realidade, o "buraco da raposa" é usado principalmente no formato de uma adega ou outro anexo.
Compromisso
Uma das mais novas soluções é o desenvolvimento da empresa japonesa Kengo Kuma. Uma dupla camada de membrana de couro é usada para o acabamento. Este material oferece excelente dissipação de calor. As paredes são construídas com lariço japonês. Para isolamento externo, lonas de fluorocarbono e hastes de bambu são usadas.
Para a construção de uma casa, pode-se usar o seguinte:
blocos de sal;
placas "Isoplat";
fachadas de vidro com propriedades de bloqueio de luz;
concreto condutivo.
Para telhados usados:
material de cobertura modificado;
membranas à base de polímeros;
shinglas;
katepal.
Você pode aprender mais sobre o que é um bloco de aquecimento no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.