O que é areia e onde é usada?
Atualmente, para diversas obras de construção, inclusive assentamento, são utilizadas diversas rochas. Muitos deles têm características importantes, podem tolerar facilmente altos níveis de umidade, estresse mecânico e temperaturas extremas. A raça grit está ganhando cada vez mais popularidade. Você deve saber sobre as principais características deste material, bem como sobre as áreas em que ele é usado com mais frequência.
O que é isso?
Dresva é uma rocha especial, que pertence à variedade sedimentar. Parece uma composição mineral simples formada como resultado da destruição mecânica das rochas.
Dresva pode ser formada sob a influência de mudanças de temperatura, fortes precipitações. O material pode ser conformado tanto em condições naturais como com processamento especial da pedra. Os depósitos naturais, via de regra, são compactados superficialmente. Na seção geológica, eles serão dispostos em camadas.
- A camada superior é um solo de cascalho com pequenas partículas que se parecem muito com areia comum.
- A camada inferior inclui elementos maiores. Na base, via de regra, há brita e pedras detríticas.
Esta rocha é obtida na maioria das vezes a partir de componentes razoavelmente duros, incluindo granito e elementos pegmatíticos. No processo de formação do grão, suas partículas adquirem estrutura porosa. Mas, ao mesmo tempo, o meio permanece o mais firme possível. Este material relativamente barato e acessível é usado em vários campos da construção.
O custo de tais materiais pode variar consideravelmente. Dependerá muito das propriedades específicas das matérias-primas e do método de mineração. Quanto mais difícil for o processo de remoção de elementos da pedreira e quanto mais duráveis eles se tornarem, mais alto será o preço por eles. Deve-se notar que, em qualquer caso, o custo do grão será ligeiramente menor em comparação com a brita.
Em média, hoje é cerca de 200-230 rublos por 1 m3.
Características e propriedades
Entre os parâmetros mais significativos da raça estão os seguintes:
- alto nível de resistência;
- resistência à água;
- a capacidade de levantar;
- porosidade da estrutura;
- tendência ao intemperismo;
- composição complexa heterogênea;
- cor marrom acinzentada.
Além disso, o grão tem algumas propriedades importantes.
- Parâmetros de filtragem elevados (índice de resistência à água). O valor chega a mais de 100 m 3 / dia.
- Baixo teor de umidade. Gruss quase não absorve umidade devido à sua estrutura interna excessivamente densa.
- Densidade relativamente alta. Este valor depende muito da profundidade da ocorrência. Na maioria das vezes, a densidade é de aproximadamente 1800 kg ou mais por m3. A taxa de compactação (quão denso o material ficará após a compactação) pode variar ligeiramente, mas na maioria das vezes é 1,1-1,3.
- Massa relativamente grande. O peso dessa rocha chegará a pouco mais de 2 toneladas por metro cúbico. Este valor é chamado de gravidade específica do material.
Deve ser lembrado que esta raça não possui boa durabilidade. Além disso, não deve ser usado como material de construção ao ar livre devido à sua fraca resistência a várias condições climáticas.
Esta composição rochosa é formada por pequenas partículas, cujo diâmetro não pode ser superior a 3-5 mm. Ao mesmo tempo, os elementos não laminados que são grandes em tamanho são chamados de partículas de areia ou simplesmente partículas de areia. Para determinar com mais precisão as principais características da areia extraída em um determinado depósito, ela é enviada para um estudo especial em laboratório.
Todos os principais parâmetros e propriedades relacionados ao gruss podem ser facilmente encontrados em GOST 8267-93.
Formulários
O Dresva pode ser usado em várias áreas.
- Freqüentemente, é essa raça que é utilizada para o correto assentamento de lajes de pavimentação. Neste caso, o material deverá ser misturado com cascalho e brita. Essa composição combinada, quando curada, tem o nível de resistência necessário. Isso permitirá que você faça o assentamento de ladrilhos mais confiável e durável.
- E também este material natural pode ser usado para criar uma base sólida. Nesse caso, a areia é adicionada à pasta de cimento. Esse componente adicional tornará a estrutura muito mais durável e forte.
- Além disso, o material geralmente é comprado para preencher os seios da face de uma base pronta. O produto será a melhor opção para tais fins, pois possui resistência à água e outras características importantes. Como o grão tem baixo custo, o processamento será o mais barato possível.
- Às vezes, essas composições sedimentares são adquiridas para elevar o nível e nivelar as áreas. Isso é feito por meio de reaterro, que é executado antes do início da obra ou no final. No primeiro caso, a superfície é nivelada para facilitar o acesso aos diversos objetos do local. Também será possível fazer um estacionamento temporário.
No segundo caso, a composição sedimentar é utilizada para aterro de valas e fossos formados após as obras. A areia pode ser uma base de alta qualidade para a formação de um pátio, que será posteriormente preenchido com argamassa de cimento ou asfalto. Este solo também pode ser adequado para parcelas que posteriormente serão utilizadas para pomares e hortas. Vários objetos domésticos podem ser instalados em tais superfícies.
Se você precisar elevar o nível do local, deverá formar uma camada bastante espessa do material e, em seguida, fazer uma compactação completa e densa. Isso produzirá um ligeiro encolhimento da rocha, por isso não será necessário adicionar a composição ao longo do tempo.
Se você precisa elevar o solo a uma altura considerável ou apenas fortalecê-lo, então você também pode usar este material de rocha, mas ainda mais frequentemente eles usam uma composição de rocha especial.
- O grão pode ser adequado para fertilizar várias plantas, pois tem uma estrutura porosa e é transformado pelo processamento de pedras. Tais componentes contêm em sua composição uma grande quantidade de elementos nutritivos e úteis, minerais, são eles que atuam como fertilizantes para os jardins. Às vezes, pequenos arbustos e ervas despretensiosas são plantados nas bases formadas por gruss. Mas isso só pode ser feito em composições com impurezas orgânicas, caso contrário, você terá que colocar uma camada de terra preta ou solo vegetal especial por cima. No processo de destruição contínua das pedras, a composição irá interagir constantemente com o solo e saturá-lo, torna o terreno muito mais fértil, e também permite aumentar significativamente o nível de produtividade e sobrevivência de nova vegetação.
- Dresva é usado ativamente na luta contra o gelo no inverno. Para esses fins, o material natural ecologicamente correto deve ser o menor possível. Partículas pequenas têm excelentes propriedades abrasivas.
- A rocha sedimentar é às vezes usada para preparar a base para o cimento. Neste caso, a composição deve ser minuciosamente processada com moagem. Ao adicionar reagentes à massa, pode-se obter cal de alta qualidade.
- Dresva será a melhor opção para a formação de uma camada de drenagem. Afinal, possui uma baixa capacidade de umidade, tal composição não absorve água.
- Cada vez mais, são caminhos de despejo, fossos desta raça, e com sua ajuda realizam-se obras rodoviárias. No paisagismo de áreas, pequenas partículas de solo serão uma boa opção, pois possibilitarão a recuperação do terreno, a formação de aterros para pátios e caminhos de parques. Mas, ao mesmo tempo, na construção de estruturas confiáveis, inclusive residenciais, é impossível utilizar esse material, uma vez que não possui o nível de resistência necessário e não pode oferecer confiabilidade adequada.
O comentário foi enviado com sucesso.