Painel de partículas de cimento: características e aplicação
O painel de partículas de cimento (DSP) é um material usado ativamente em trabalhos de construção e reparos. Essas placas são procuradas em um grande número de áreas. Mas mesmo essas estruturas fundamentais são apresentadas em uma grande variedade no mercado de construção. Antes de optar por um determinado produto, é necessário se familiarizar com antecedência com as características dessas estruturas e suas áreas de utilização.
Características de produção
O painel de partículas de cimento é fabricado com tecnologias especiais. O processo de criação de um DSP inclui as seguintes etapas:
- a solução é à base de água, que é despejada em um recipiente especial de mistura. Alumínio, sais e copo d'água também são adicionados ao recipiente;
- para que a mineralização ocorra, elementos de aparas são adicionados à mistura;
- a próxima etapa é a adição de cimento;
- para obter um bloco DSP, a solução é vertida em um formulário especial;
- uma certa espessura é dada à substância por meio de uma prensa;
- após a prensagem, o produto passa por um tratamento térmico, em cuja implantação são levadas em consideração as características dos componentes da matéria-prima;
- para que a substância se solidifique, ela é colocada em câmaras especiais. Lá, a uma temperatura de 80 C, os componentes são fixos;
- após o endurecimento, a teia é cortada em folhas. Seus tamanhos são determinados por GOST.
Os produtos são fabricados apenas em fábricas especiais, onde é feito um rígido controle sobre a execução de cada etapa. É impossível fazer sozinho um painel DSP de alta qualidade.
Especificações
Os produtos cimentados têm uma série de características técnicas fixas que explicam muitas de suas propriedades:
- a composição é um quarto feito de aparas de madeira, um pouco mais de 8% é água, o principal componente é o cimento Portland e a proporção de impurezas adicionais é de 2 e meio por cento;
- a espessura do material varia de 8 a 12 mm;
- a largura da laje é de 120 ou 125 cm;
- comprimento - de 2,6 a 3,2 m. No pedido, você pode escolher um modelo com um comprimento de até 3,6 m;
- o peso de um metro quadrado de DSP com espessura de 8 mm chega a 10 kg.
O material possui alta densidade, que chega a 1300 kg / m3. No processo de absorção de umidade, a densidade pode aumentar em 2%. A capacidade de absorção de água é geralmente inferior a 16%.
A rugosidade da placa DSP é o relevo de cada folha. Depende das características da moagem. As lajes não polidas têm índice de 320 µm, enquanto o material que foi retificado tem índice de 80 µm.
As telhas possuem classe de resistência ao fogo G1, o que significa que o material possui baixa inflamabilidade. A condutividade térmica é 0,26 W.
Todas as características listadas permitem que você escolha o número necessário e os parâmetros do material de construção.
Existem também diferentes tipos de materiais para placas e produtos moldados feitos de CBPB:
- Xilolita - material de alta resistência com bom isolamento térmico. Essas lajes são frequentemente utilizadas para pavimentação. Os produtos são apresentados em uma ampla gama de cores.
- Fibrolite é uma matéria-prima constituída por fibras longas. Possui altas propriedades de isolamento térmico e uma textura macia. Os fatores biológicos não têm um efeito forte neste tipo de CSP.
- Materiais de chip finos incluem arbolita, que é usado em vários campos.
Vantagens e desvantagens
Como qualquer material de construção, o DSP tem várias vantagens e desvantagens. As vantagens de tais placas incluem:
- O material é altamente resistente à umidade e temperaturas extremas. As placas podem suportar até 50 ciclos de gelo. Esta característica afeta significativamente a vida útil das placas.
- As matérias-primas usadas para criar essas partições são absolutamente seguras para a saúde humana. CSP não emite toxinas prejudiciais e não causa reações alérgicas.
- O painel de partículas de cimento é perfeito para várias transformações. Com ele, você pode utilizar qualquer método de acabamento e trocar a superfície do produto conforme desejar.
- Uma enorme variedade de. Uma rica variedade de produtos pode ser encontrada em lojas modernas de materiais de construção.
- O preço acessível é uma vantagem importante. Como o material é frequentemente usado na construção de uma casa do zero, a compra de uma grande quantidade de material não afetará negativamente o seu orçamento.
- As placas deste tipo são muito duráveis.
- Uma característica importante ao usar DSP como divisórias internas é sua boa absorção de som. Eles criam o nível necessário de isolamento acústico e conforto adicional no ambiente.
- Ao contrário de alguns outros materiais, o DSP não é exposto a parasitas, insetos nocivos ou roedores que podem aparecer periodicamente em uma casa particular.
- O material não está sujeito a combustão instantânea. O fogão só pode pegar fogo quando exposto a uma chama aberta.
- DSPs são muito duráveis. Essas placas podem durar mais de uma dúzia de anos.
- Os produtos cimentados são fáceis de usar. É conveniente executar vários trabalhos de reparo em tal superfície usando uma broca, perfurador ou faca.
- O tamanho fixo dos produtos torna o processo de instalação muito mais fácil.
- O material é resistente a processos de decomposição.
- Quando as placas de aglomerado de cimento são usadas para pisos de mesa, elas oferecem economias de custo significativas sobre, por exemplo, opções de autonivelamento ou de nivelamento de areia de cimento.
As propriedades negativas dos DSPs incluem:
- Os produtos podem atingir uma grande massa, o que dificulta muito seu uso em salas altas. O alto peso é devido à alta densidade do material.
- O material não é plástico. Se você tentar dobrar esse prato, poderá quebrá-lo. O risco de quebra durante a obra explica a necessidade de aquisição de material com estoque.
Com base nos dados apresentados, pode-se ver que o DSP apresenta significativamente mais vantagens do que desvantagens. As desvantagens de tais produtos são facilmente compensadas por suas vantagens.
Âmbito de aplicação
Painéis de partículas de cimento são usados em vários campos de construção e acabamento. Os usos mais comuns são:
- Exterior. Implica na adequação das lajes para o acabamento da fachada de um espaço habitacional, a utilização de lajes como base para vedações. Também não estão excluídos os trabalhos de execução de fôrmas permanentes. As folhas DSP podem ser usadas nos setores privado e industrial. Essas lajes são utilizadas como estruturas de proteção para canteiros de jardins em residências privadas, bem como como peças para empreendimentos industriais.
- O painel de partículas de cimento é insubstituível na construção de uma casa de madeira. Nesse caso, atua como um excelente isolante. Os produtos são usados para criar um piso quente. Eles também são frequentemente usados para paredes, criando posteriormente uma decoração interessante nas lajes.
- A resistência do material à umidade permite que seja utilizado como forro de teto em saunas. e outros tipos de locais onde o nível de umidade é alto.
- Freqüentemente, essas folhas são usadas para criar partições em ambientes.Para que as placas durem mais como separadoras, elas são revestidas com uma tinta especial que desempenha uma função protetora.
- As melhores variedades de painéis de partículas aglomeradas com cimento são usadas para criar móveis.
- O material é usado para criar peitoris de janela. Está se tornando uma alternativa mais acessível às estruturas de madeira e, ao mesmo tempo, serve por pelo menos um longo tempo.
- É permitido fazer uma base especial para telhados em casas particulares de lajes densas.
- A restauração é uma área muito comum de aplicação das lajes. O material é freqüentemente usado para dar uma aparência melhor aos edifícios mais antigos. Além disso, devido ao seu preço relativamente baixo, os produtos são bastante adequados para trabalhos em grande escala.
- Lajes finas costumam ser usadas para decorar atributos de casas particulares, como lareira e chaminé.
- Painéis de partículas de cimento às vezes são usados como uma alternativa ao cimento para pisos de betonilha.
Os DSPs são adequados para vários tipos de trabalho. Você pode realizar as seguintes opções para processar produtos com cola de cimento:
- corte para o tamanho necessário;
- criar furos em lajes com uma broca;
- trabalho de moagem;
- aumentando a resistência nas juntas usando retificação facial;
- aplicação de primer, tintas acrílicas ou de silicone;
- revestimento com produtos cerâmicos;
- colar com fibra de vidro.
Esses recursos caracterizam o material DSP como uma excelente base para qualquer revestimento e como uma fonte para a incorporação de idéias criativas.
Fabricantes
Existem vários fabricantes de produtos DSP que são muito populares no mercado de construção e têm recebido feedback positivo dos clientes.
Empresa de Leningrado "TsSP-Svir" fornece produtos cinza claro com uma superfície calibrada. Também no sortimento da empresa estão os modelos polidos. A produção é baseada em padrões europeus e equipamentos de alta qualidade da Alemanha.
Empresa bashkir "ZSK" também se distingue pela produção de placas de alta qualidade de acordo com GOST. A principal característica do produto é o aumento da resistência às oscilações de temperatura e aos efeitos das condições climáticas.
Empresa Kostroma "MTI" caracterizado por características geométricas especiais dos produtos e pelo cumprimento estrito de todos os padrões de qualidade.
Empresa Tambov "Tamak" produz placas de alta qualidade. A empresa aborda seus negócios com muito cuidado, por isso é difícil encontrar até mesmo o menor casamento entre seus produtos.
Empresa Omsk "Stropan" está envolvida na produção de painéis de partículas coladas com cimento resilientes de várias espessuras. A empresa também se distingue pela criação de chapas com maior isolamento acústico e térmico.
Conhecendo a lista de empresas líderes, você pode escolher facilmente fogões que não irão se decepcionar mais tarde.
Dicas de instalação
Dependendo de como exatamente você decidiu usar o DSP em sua casa, você deve ouvir várias recomendações para a instalação correta dessas placas.
A opção mais comum é isolar paredes ou pisos com placas de aglomerado de cimento. Para realizar este procedimento, é necessário preparar previamente a superfície das paredes, dotando-a de uma caixa de metal e madeira. É necessário ter células especiais com um tamanho fixo de 500 * 500 mm.
Durante a instalação, deixe um espaço de 1 centímetro entre as lajes. É coberto com uma camada especial, na qual você pode usar produtos acabados do mesmo material ou criá-los com as próprias mãos a partir de matéria-prima residual.
Para a fixação das telas, é necessário o uso de pregos, parafusos e parafusos auto-roscantes. A fixação pode ser realizada de formas alternativas - usando mástique ou uma solução adesiva especial.
Para isolar a estrutura do pórtico, as lajes devem ser instaladas dos lados externo e interno das paredes ao mesmo tempo.Se você quiser isolar uma sala do tipo utilitário, é permitido deixar um pequeno espaço entre a base da parede e a folha de DSP.
Em casas particulares, muitas pessoas colocam painéis de aglomerado de cimento no piso de madeira para aquecê-los. Para realizar este processo corretamente, você deve seguir um algoritmo especial:
- Para evitar que o piso rache no futuro, a base é ajustada e fixada com parafusos auto-roscantes. Ao ajustar o revestimento de base, é imperativo remover as placas podres e substituí-las por novas. Se houver fissuras ou fissuras na superfície de natureza insignificante, devem ser tratadas com massa.
- As medições das salas são realizadas levando-se em consideração a localização do lado comprido das telas nas placas.
- É necessário projetar o layout do DSP em papel.
- Com a ajuda de uma trituradora, você precisa cortar as folhas com os parâmetros exigidos, se necessário.
- As lajes são instaladas na direção de canto a canto. Neste caso, o melhor é fixar os produtos com parafusos auto-roscantes de zinco.
- As costuras entre as folhas colocadas devem ser preparadas. Somente após a conclusão de todas as etapas é que o acabamento externo do piso pode ser realizado.
Um processo especial é o uso de DSP para a mesa de piso. Para efectuar correctamente o procedimento de betonilha a seco, é necessário colocar as placas sobre uma massa especial com grânulos e perfis metálicos em gesso cartonado ou blocos de madeira. Os parafusos auto-roscantes para a fixação de painéis de partículas cimentadas devem ser adequados à secção transversal das vigas e ao material de construção. Este método de nivelamento é utilizado apenas se a diferença de desnível for superior a 6 cm, o aumento do nível com a ajuda de lonas é permitido em média a uma altura de 7 a 10 cm.
Para garantir que não ocorram erros durante a execução da mesa utilizando o DSP, é importante seguir a estratégia para a execução deste trabalho:
- é necessário proceder à desagregação do nível final nas paredes da divisão, ou seja, determinar a altura do novo revestimento do pavimento;
- devem ser colocadas algumas camadas de filme plástico, que é usado como material de isolamento;
- a fita isolante deve ser fixada na superfície das paredes localizadas em torno do perímetro da sala;
- as vigas são instaladas com degrau igual ao tamanho da régua, pois é inadmissível que a distância entre elas seja superior a 0,5 m;
- após as vigas estarem claramente niveladas, devem ser fixadas com buchas e parafusos autorroscantes;
- o espaço entre as guias instaladas deve ser preenchido com material a granel, a seguir deve ser compactado;
- em seguida, o DSP é colocado e fixado com parafusos auto-roscantes nas vigas a uma distância de 10 a 15 cm.
- depois de limpar a superfície de poeira e detritos, você pode colocar o revestimento de piso de acabamento.
Recomendações adicionais
Para que a instalação de painéis de partículas de cimento ocorra perfeitamente, é necessário ouvir uma série de recomendações adicionais:
- Para trabalhar perfeitamente com o DSP, você não deve fazer isso sozinho. Lembre-se de que quanto maior for a laje, maior será a fragilidade. Portanto, especialmente ao instalar produtos grandes, o trabalho deve ser feito com um assistente.
- Não empilhe os produtos próximos uns dos outros, caso contrário, a superfície será danificada no futuro se os produtos incharem devido à umidade.
- Para evitar rachaduras nos produtos, coloque os orifícios com fixadores não nas bordas das placas, mas afastando-se de suas bordas alguns centímetros.
- Se a fixação das telas não for realizada sobre uma superfície de madeira, mas, por exemplo, sobre um perfil de metal, então apenas os parafusos de metal são necessários para a fixação.
- No processo de corte de placas, é melhor usar uma lâmina de serra. Isso ajudará a evitar a forte formação de poeira e permitirá que você corte os produtos de maneira bastante uniforme.
O aglomerado de cimento é um material comprovado há muito tempo no mercado russo.Para utilizar esta matéria-prima corretamente, você deve levar em consideração todas as recomendações dos profissionais. Aproveitando a versatilidade das lajes e pontas para a sua instalação, poderá decorar perfeitamente toda a casa com este material e usufruir da sua qualidade durante muito tempo.
No vídeo abaixo, você pode ver como fazer a bainha do teto com folhas DSP.
O comentário foi enviado com sucesso.