O que é tecido de amianto e como cuidar dele?
O tecido de amianto é um material de fibra fina do grupo dos silicatos. "Amianto" em latim significa montanha ou linho indestrutível. O tecido de amianto é feito em uma máquina de tecelagem por meio da tecelagem de fibras de fios. Ela, o fio, é representada por fibras de amianto e fios de algodão, lavsan ou viscose que os ligam. Pode haver 5 a 18% de tais fios no tecido.
História de origem
O tecido surgiu na Antiguidade, quando as pessoas viam o tecido fibroso não tecido, muito parecido com a madeira podre. A partir daí eles tiveram a ideia de tecer uma tela. E então ficou claro que o tecido resultante não está sujeito à combustão. A nobreza, que não economizou na escala das festas, preferiu cobrir as mesas com toalhas feitas justamente de tecido de amianto. E isso é lógico: não há necessidade de lavá-los, mas você pode simplesmente jogar o material incrível no fogo. E então, saia da chama uma toalha de mesa limpa e completamente ilesa, pronta para um novo serviço.
Aliás, por muito tempo as pessoas em geral não entendiam como isso era possível, enquanto outras usavam. Mesmo Carlos Magno não considerou vergonhoso mostrar a seus arredores esse truque com amianto jogado no fogo. Os espectadores impressionados tinham certeza de que o governante poderia até mesmo lidar com a chama e, portanto, ele também era um mágico. Ao longo dos anos e séculos, a demanda por tecido de amianto não para de crescer. Eles já estão fazendo chapéus, luvas, toalhas e muito mais com isso. Desnecessário dizer que a armadura de cavaleiro não poderia viver sem tecido de amianto, que os tornava à prova de fogo. O amianto era usado para fazer cortinas nos teatros, os padeiros costuravam aventais para si mesmos com tecidos como sopradores de vidro e ferreiros, por exemplo, o usavam.
Hoje, o tecido de amianto é produzido em diferentes partes do mundo: nos EUA, Canadá, Índia. No momento, o método de sua produção foi melhorado, viscose ou lavsan podem ser adicionados como elementos de ligação. Naturalmente, há muitas pesquisas em andamento sobre os perigos potenciais do amianto. E o assunto, aliás, não é infundado: em vários países é proibido como material que pode causar oncologia.
Verdade, para este para que uma pessoa receba tais riscos, as fibras de amianto devem entrar nos pulmões em altas concentrações. E isso já se aplica apenas àquelas categorias de pessoas que trabalham constantemente com amianto. Na produção, portanto, novos e perfeitos níveis de proteção para os funcionários são usados. Mas o amianto como material de construção é considerado inofensivo e não tóxico. Portanto, o tecido é usado como um material isolante de calor ou de acolchoamento, como base para roupas de trabalho e outros fins.
Como a tela é feita?
Os maiores depósitos de amianto estão registrados nos Estados Unidos, França, Japão, Rússia e África do Sul. Antes de pegar o material para outras manipulações, é preciso pentear bem, de maneira especial. O tecido é feito por tecelagem transversal e longitudinal. Além do amianto, outras fibras são adicionadas ao tecido, cuja porcentagem total não será superior a 18. Se for adicionado algodão ou viscose, o prazo de garantia do tecido é de 5 anos, se for de fibra de poliéster é estendido para 10 anos.
Importante! Para a produção de tecido de amianto, é utilizado um amianto crisotila ou hidrossilicato de magnésio não cancerígeno (ou seja, não perigoso para o corpo humano).A substância é em camadas, contendo feixes de fibras muito finas que são incrivelmente resistentes ao rasgo.
Depois de pentear essas longas fibras naturais, um aglutinante é adicionado a elas, torcido em um fio chamado fio de amianto. E nos teares, o tecido é feito com esse fio. Tecer como uma tecelagem simples simples, e rep e sarja. A superfície do tecido é áspera.
As fábricas produzem tecidos de amianto em rolos de vários tamanhos. Podem ser tamanhos padrão e originais, previamente acordados com o cliente. O peso de um rolo não deve exceder 80 kg. A cor natural da tela é o branco com um leve brilho, mas pode ser verde-amarelado e marrom-amarelado. No entanto, se o cliente desejar, o tecido à prova de fogo será repintado.
Principais características e propriedades
A principal propriedade do tecido é a resistência ao fogo. Este é, de facto, o único material deste tipo que pode garantir protecção contra o fogo, ou seja, um material anti-incêndio com composição natural na base. Existem algumas vantagens do material:
- resistente ao fogo e resistente ao calor;
- durável e resistente ao desgaste;
- resistente à geada;
- tem boas características de isolamento térmico;
- não tem medo de fungos e apodrecimento;
- resistente a álcalis e alguns ácidos;
- tem baixa condutividade sonora;
- difere em acessibilidade.
Existem desvantagens técnicas no material? Sim, não foi sem eles. Por exemplo, o pano de amianto precisa de um descarte especial. O dano disso diz respeito principalmente aos profissionais que têm de estar constantemente em contato com o tecido. Partículas de poeira de amianto, conforme mencionado acima, podem se depositar nos pulmões.
Mas os profissionais são protegidos por um uniforme especial. O mesmo material que vai à venda e é usado em várias obras de construção deve estar em conformidade com a GOST e ser certificado.
Visão geral da espécie
Na construção, o amianto é mais do que amplamente utilizado. Existem várias variedades disso.
AT-4
Quando usado, pode suportar temperaturas de até +400 graus, contém até 82% de fibras minerais e, como aglutinante, implica em fio de latão. É um material de maior resistência e densidade. Usado em condições extremas.
AT-2
A temperatura operacional também é de +400 graus, as fibras minerais no tecido são 81,5%. O fichário é algodão. É utilizado na produção de laminados de amianto. Este é o nome de um produto comprimido que não consiste em uma única camada de tecido de amianto e é impregnado com resina. Seu escopo é o isolamento térmico na indústria, além de tornar o objeto mais durável.
ÀS 7
Resiste a temperaturas de até +450 graus e a quantidade de fibras minerais é de 90%. É usado como material de amortecimento e isolamento térmico.
ÀS 3
Praticamente idêntico ao material AT-2. O algodão também é adicionado à sua composição. Bom material para produtos de equipamentos industriais.
De outros
O pano A-5 também está próximo do A-4, também inclui fio de latão, o âmbito de aplicação é o mesmo. AT-1 escrever corretamente AT-1C, a temperatura de uso é de +400 graus, fibras minerais na composição de pelo menos 85%, o algodão é selecionado como um aglutinante. AT-6 pode suportar temperaturas de não mais de 100 graus, e a quantidade de fibras minerais nele é de 95%, o material é usado na produção de diafragmas para eletrólise de água.
AT-8 e AT-9 são semelhantes em composição e aplicação ao AT-7. AT-16 - tecido com no mínimo 95% de amianto na composição, adequado para regime de temperatura de 100 graus. É utilizado como diafragma na eletrólise da água, bem como na produção de juntas de dilatação de tecido.
Marcando
Tecido de amianto tem suas próprias características que se correlacionam com suas propriedades de desempenho. Eles são especificados em GOST 6102 94. Para cada marca, de acordo com esta norma, deve haver seus próprios parâmetros, que incluem densidade de superfície, faixa térmica de uso, cargas finais e o número de fios por 10 cm, parâmetros (largura e indicadores de espessura). O que deve estar em uma etiqueta de rolo de qualquer marca:
- fabricante;
- nome do tecido e sua marca;
- largura do rolo;
- o número do lote em que uma tela em particular foi produzida;
- data de fabricação;
- condições padrão e técnicas;
- letra T.
Claro, você só pode comprar esse material de um vendedor de confiança que tenha todos os documentos necessários para isso. O material é específico, portanto qualquer falsificação custará muito caro ao comprador.
Para que isso é usado?
O amianto crisotila é o tecido de amianto mais popular. E o escopo de sua aplicação é muito amplo. Aqui estão apenas alguns exemplos de áreas onde o tecido de amianto é usado.
- Produtos para telhados e paredes. Se você adicionar amianto ao cimento, obterá um tecido de cimento-amianto que é muito forte. Pode ser realizado em folhas.
- Lajes de fachada, tubos de pressão (e não pressão) de diferentes diâmetros.
- Filtros, cordões, bem como tecidos, papelão - e outros materiais semelhantes que são usados para isolamento térmico e necessidades técnicas.
- Produtos de borracha. Por exemplo, para fazer um tecido emborrachado, você pode adicionar fibra de amianto a ele com algodão e rayon na fórmula.
- Misturas de concreto asfáltico, soluções de perfuração e construção.
Os macacões são feitos de amianto para a extinção de incêndios, para mantas e mantas anti-fogo, para soldadura. Esse produto refratário pode ser usado para chaminé, para enrolar um silenciador e não apenas para soldar ou extinção de incêndio. Nos freios, por exemplo, o amianto é usado como elemento antifricção. Na indústria, é usado ativamente para filtração. Pode estar envolvido na produção de plásticos, isolantes, sucatas. O amianto também é usado ativamente para isolar fogões e outros dispositivos de aquecimento.
A principal propriedade deste tecido é proteger uma pessoa dos efeitos de fontes de alta temperatura.
Dicas de cuidados
As regras de uso e armazenamento de tecidos começam com medidas de segurança.
- A sala em que o trabalho é realizado com tecido de amianto deve ser equipada com ventilação forçada e a ventilação deve ser potente. Com a ajuda de equipamentos de ventilação, as partículas de amianto devem ser totalmente removidas do ambiente.
- Ao trabalhar com a tela, certifique-se de usar roupas fechadas e luvas grossas. O contato da matéria com a pele e membranas mucosas de uma pessoa deve ser minimizado.
- A própria tela deve ser armazenada em um espaço fechado. Bem, se isso não for possível e ficar ao ar livre, você terá que inventar algo para protegê-lo da umidade. Caso contrário, o tecido não funcionará.
- O tecido de amianto pode ser transportado de praticamente qualquer forma, mas apenas com base em uma embalagem completa e de alta qualidade do material em polietileno. Às vezes, os tecidos são umedecidos de determinada maneira durante o transporte, para que as partículas de poeira do amianto não sejam lançadas no ar. Porém, mais frequentemente, um pacote bom e compacto é o suficiente.
- A secagem do tecido de amianto deve ser realizada em intervalos de pelo menos 1 vez a cada 3 meses. O pano deve ser limpo de poeira com a mesma frequência.
O armazenamento correto do tecido é muito importante: as caixas e tampas que podem ser fechadas e inacessíveis à água ajudam a usar rapidamente o tecido em caso de incêndio.
Portanto, muitas vezes deve secar para não deixar de reter suas propriedades. Na Rússia, o tecido de amianto é usado e produzido, apesar do fato de que muitos países o abandonaram. Mas eles ainda não encontraram um substituto digno para ele e, portanto, o deixam em produção. Resta acompanhar novas pesquisas, e o tecido que deve ser usado agora é operado com todas as precauções.
O comentário foi enviado com sucesso.