O que é cimento-amianto e onde é utilizado?
Muitas pessoas vão se interessar em saber o que é fibrocimento, quais são as características dos acoplamentos 300 e 400, tiras de fibrocimento, entre outros produtos derivados. Muitas vezes são feitas fundações e placas de cimento-amianto, telhados e pilares, seus tamanhos podem variar muito. Finalmente, vale a pena considerar as nuances da tecnologia e do campo de aplicação.
Vantagens e desvantagens
O cimento-amianto dificilmente pode ser considerado um material muito novo - pelo contrário, já é usado há bastante tempo. No entanto, muitos consumidores ainda não conhecem suas propriedades bem o suficiente. Enquanto isso, um exemplo clássico de tal produto é apenas uma lousa comum. Este é um material totalmente resistente ao calor, e a refratariedade de certos tipos de cimento-amianto é suficiente para a produção metalúrgica. Em termos de permeabilidade ao vapor e propriedades térmicas, as estruturas de cimento-amianto também são muito boas.
Não é à toa que são usados no desenho de paredes em chalés e chalés de verão. A micro-ventilação eficaz e a remoção do excesso de umidade, que tantas vezes causam inconvenientes nos ambientes, são totalmente garantidas. A baixa condutividade elétrica agrada tanto os fabricantes de motores elétricos quanto aqueles que projetam vários tipos de infraestrutura de rede em residências. Ao ar livre, outra propriedade é valiosa - a resistência à geada, bastante aceitável mesmo para as condições dos climas da Sibéria e dos Urais.
Existe apenas uma desvantagem óbvia para o cimento-amianto: sua alta densidade, que causa tanto peso sólido quanto baixa resistência, o que não permite o uso desse material em estruturas e objetos carregados.
Como é diferente de outros materiais?
É mais conveniente ilustrar essa diferença com o exemplo das discrepâncias entre o cimento de amianto e o cimento de crisotila semelhantes a ele externamente e em termos práticos. O amianto pode ser potencialmente mais perigoso durante a instalação e vários trabalhos com ele. Mas este problema é resolvido com sucesso usando equipamento de proteção individual. Em termos de uso prático, não há diferença, e as estruturas já montadas com os dois materiais não são perigosas. Essas duas substâncias:
-
não sujeito à corrosão;
-
tolera correntes parasitas;
-
geralmente têm superfícies lisas;
-
são à prova de fogo;
-
tolera o contato com o álcali;
-
servir por muito tempo.
Em comparação com outros materiais de finalidade semelhante, cimento-amianto (pelo menos como material de cobertura):
-
não é tão caro;
-
resistente quimicamente;
-
permite simplificar o processo de instalação;
-
vendido em uma ampla gama;
-
absorve ruído;
-
pode estar coberto de musgo e outros agentes biológicos;
-
mais frágil;
-
relativamente pesado.
Tecnologia de manufatura
O cimento-amianto é obtido, como o próprio nome sugere, pela combinação de amianto e cimento. As fibras naturais aparecem na crosta terrestre quando as águas minerais são expostas a um determinado tipo de rocha ígnea. Nenhum outro mineral é capaz de se separar tão ativamente em filamentos finos e macios. Os produtos de cimento-amianto são obtidos principalmente despejando uma massa preparada com um nível de viscosidade normalizado sobre uma tela de metal. As próximas etapas da produção são a retirada da água e a moldagem de uma determinada maneira.
O amianto geralmente chega às fábricas na forma de briquetes. Depois de descarregado do transporte, ele é alimentado ao longo de um transportador para desintegradores em desintegração. A partir daí, na forma triturada, a substância é enviada para ser armazenada até a necessidade de uma porção específica. "Silos" especiais livres de massa de amianto usando alimentadores de disco e outras infra-estruturas necessárias. A próxima etapa da tecnologia é fluffing; principalmente devido à maior eficiência, é realizada pelo método úmido.
A preparação real do cimento-amianto e produtos a partir dele pode ser cíclica ou contínua. Em um esquema cíclico, a massa que chega é amassada e umedecida nas instalações do tipo "corredor". Em seguida, chega a vez do procedimento para afofar e misturar as fibras com o cimento em um gollender especial. No total, essas ações duram de 22 a 27 minutos. Se o amianto for de alta qualidade, às vezes é preparado em duas ou mesmo três etapas.
A formação e a cura são de grande importância prática. Sua execução direta depende de qual produto específico está sendo feito. Os produtos em folha são preparados em almofadas ou substratos especiais. Mas às vezes eles podem ser obtidos sem tais substratos, operando em um transportador especial.
A escolha entre essas opções deve-se a considerações puramente de engenharia e deve ser feita por especialistas.
O que eles estão fazendo?
Muitas coisas úteis podem ser feitas de cimento-amianto.
Cartão
Este tipo de produtos de fibrocimento é utilizado principalmente para trabalhos de isolamento térmico. A sua utilização permite, de facto, reduzir as perdas de calor improdutivas e poupar na produção, aquecimento de edifícios residenciais e públicos. Comparado com muitos outros aquecedores, o papelão misturado com cimento-amianto tem risco zero de incêndio. Além disso, é bastante durável, não tem medo de álcalis e materiais não tóxicos, e não é surpreendente que seja comprado com frequência.
A placa de amianto também é apreciada por sua resistência à corrente elétrica e transmissão mínima de ruídos estranhos. Alguns tipos deste material são usados para vedar conectores em equipamentos industriais. Na maioria das vezes, as folhas de cartão de amianto são colocadas sobre uma superfície plana, previamente umedecidas. Após umedecimento, o material seca rapidamente.
Esta circunstância permite reduzir o tempo de inatividade durante a construção, instalação e reparo.
Ardósia
Esta é uma forma bem conhecida e familiar de acabamento de telhados. Essa solução foi demonstrada pela primeira vez no início do século XX. É comum dividir a ardósia em folhas corrugadas e planas de vários tamanhos. No primeiro grupo, existe adicionalmente uma divisão pelo número de "ondas". Este material de cobertura:
-
não inflamável;
-
facilmente processado com várias ferramentas;
-
relativamente acessível;
-
não faz barulho forte ao ser atingido pela chuva e até granizo;
-
pode se dividir em pequenos fragmentos sob a influência do fogo, contribuindo até mesmo para a propagação de incêndios;
-
tende a se deformar com o caminhar constante.
Cordas
Esta opção é valorizada por seu desempenho térmico excepcional. No modo padrão, ele pode suportar até 300 graus. E por um curto período de tempo pode até resistir a um aquecimento de até 400 graus. O cabo é uma construção excelente resistente ao calor e com isolamento térmico (conforme apropriado). Fornecido em baias, que são medidas em quilogramas; os diâmetros podem variar de 0,25 a 0,75 mm.
Um cordão de qualidade é sempre elástico. Não deve haver seções quebradas e nem mesmo fios separados. A maior massa da baía chega a 60 kg. O armazenamento de tais produtos em um ambiente úmido não é permitido.
É perfeitamente possível isolar com um cabo e áreas de difícil acesso.
Tecidos
Assunto semelhante pode ser feito usando:
-
representante;
-
linho simples;
-
ponto de sarja.
As tiras de tecido são enroladas em rolos. Existem rolos padrão e grandes. Seu maior peso é 80 kg. Existem tecidos de amianto de cor branca, verde-amarelada ou marrom-amarelada.
A coloração adicional é realizada a pedido dos clientes.
Preenchimento
Eles podem ser obtidos tanto por trança diagonal quanto por trança do núcleo de amianto. Os fabricantes modernos oferecem juntas redondas e quadradas. A escolha entre essas opções se deve a uma viabilidade puramente tecnológica. As impregnações adicionais são freqüentemente usadas (é claro, são seguras para a saúde).
As perspectivas para essas embalagens são muito grandes.
Material em folha
Essas estruturas são obtidas pela combinação de amianto com:
-
Cimento Portland;
-
areia de quartzo;
-
agua.
O cimento-amianto em folha é acessível e tem características práticas impressionantes. Acredita-se que este seja um material barato e estético ao mesmo tempo. A seleção de modelos que combinam com a aparência da casa por design não é difícil para qualquer pessoa treinada. As folhas planas podem ser compactadas ou não. Importante: é quase impossível distinguir entre esses dois tipos por suas propriedades externas.
Os acoplamentos para tubos com seção transversal de 100, 150, 300, 400 mm também podem ser feitos de cimento-amianto. Mas é curioso que as pranchas também sejam feitas com base nesse material. Esses elementos são muito difundidos na construção moderna. Normalmente são realizadas quando é necessário preparar a cofragem para a fundação. Os produtos ACEID provaram ser bons em proteção contra radiação ionizante e podem ser pintados em tonalidades escolhidas arbitrariamente.
Quando usado dentro de casa, o fogo é excluído. No processo produtivo são utilizadas soluções tecnológicas modernas e matérias-primas de alta qualidade. Se você precisar equipar uma cerca, normalmente serão usados pilares de cimento-amianto. Eles podem ter diâmetros diferentes e, ao mesmo tempo, são claramente melhores do que a madeira tradicional, resistente à umidade, aos efeitos de insetos nocivos de todos os tipos. Mas é preciso entender que os canos, apesar de sua resistência, são relativamente frágeis e sua aparência nem sempre combina com as pessoas.
Os anéis são usados principalmente quando você precisa equipar um poço. São duráveis e não precisam ser vertidos, pois são vendidos inicialmente prontos. Quanto ao miolo, só pode ser denominado material em que a granulometria não ultrapasse 1,35 mm. Esses requisitos devem atender a 95% ou mais da massa total das mercadorias embarcadas. Dependendo do tamanho e das características técnicas, uma divisão em classes pode ser introduzida.
Formulários
O cimento-amianto é mais frequentemente usado quando se trabalha no telhado. Isso é, novamente, sobre a conhecida lousa. Tradicionalmente, os pregos são usados para fixá-lo. Mas, nos últimos anos, os parafusos de construção especiais tornaram-se cada vez mais difundidos. As fundações de tubos de cimento-amianto também são cada vez mais utilizadas.
Além das áreas de uso descritas, este material ainda é necessário:
-
para a obtenção de vários acabamentos e placas de proteção;
-
na produção de canos de esgoto;
-
para a fabricação de elos de conexão de oleodutos;
-
no recebimento de caixas de ventilação, encanamento e isolamento elétrico;
-
na confecção de roupas de trabalho com máxima resistência ao calor;
-
na produção de painéis elétricos e câmaras de extinção de arco;
-
em fornos de indução;
-
em partições de extinção de faíscas;
-
como uma cerca para um forno elétrico a arco;
-
em gasodutos;
-
no arranjo de vários poços.
O comentário foi enviado com sucesso.