Como diluir a mástique?
Os fóruns de construção estão repletos de discussões sobre se é possível diluir a aroeira e, em caso afirmativo, o que é usado para isso. Com a crescente popularidade da impermeabilização de revestimentos líquidos, as composições betuminosas se tornaram um dos elementos indispensáveis de qualquer construção, mas ainda há poucas informações sobre elas. Portanto, é melhor lidar com essas questões de uma maneira mais profissional.
Pode ser diluído?
A necessidade de diluir a impermeabilização da construção que não endurece surge nos casos em que a argamassa pronta se torna excessivamente espessa. Em condições naturais, isso ocorre quando os produtos químicos que compõem a composição evaporam. Além disso, essa necessidade pode surgir quando se usam misturas de dois componentes. Eles são preparados antes do uso, combinando os ingredientes.
A mástique deve ser diluída levando em consideração a finalidade funcional de um determinado revestimento. Por exemplo, para primer e acabamento, a consistência será diferente, assim como para opções destinadas à aplicação em pisos e tetos. A diluição em desacordo com as recomendações do fabricante leva a que a composição seja muito líquida ou, ao contrário, muito espessa, portanto seca lenta ou rapidamente endurece, a camada é fina ou não se adapta bem. Um revestimento com uma tecnologia de preparação de composição quebrada perde a maior parte de suas características úteis.
Os mitos de que a mástique não deve ser diluída estão mais frequentemente associados a experiências práticas ruins dos consumidores. Por exemplo, escolher os ingredientes errados. Os mastiques à base de betume são contra-indicados em contato com alguns solventes orgânicos, não podem ser diluídos com as mesmas misturas prontas de produtos químicos que as tintas e vernizes.
Nenhum óleo é adicionado à mistura do telhado, caso contrário, será impossível obter um revestimento confiável.
O que está sendo usado?
Como solventes da mástique, são utilizados ingredientes que afetam a consistência do produto. Depende muito do tipo de base. Várias opções são consideradas as mais comuns.
- Mástique betuminoso. É comum diluí-lo até a consistência desejada com a ajuda de produtos químicos inflamáveis - aguarrás, gasolina ou querosene para fins automotivos. A rotulagem do combustível também é importante - na maioria das vezes são usados tipos de gasolina de baixa octanagem, que fornecem polimerização da composição ao ar livre em 24 horas.
- Mastique borracha-betume. Costuma-se diluí-lo com solventes orgânicos, principalmente terebintina ou seus análogos. Os líquidos clássicos que contêm acetona não funcionam. O óleo diesel (DT) também não é a melhor solução, já que é quase impossível conseguir uma consistência uniforme com tal substância, mas a mistura resultante se adapta bem à superfície.
- Óleo de mástique. Diluído pelo desenvolvimento de lubrificantes. Este tipo de mástique é utilizado principalmente para sistemas de tubulação isolante, portanto, mesmo no estado congelado, não adquire dureza e rigidez.
Após o armazenamento em câmara fria, uma composição ligeiramente espessada pode retornar aos seus valores anteriores simplesmente aquecendo-a em banho-maria. Para fazer isso, você precisa colocar um balde de mástique em um recipiente com água e, em seguida, esperar até que a consistência volte à densidade desejada. No verão, você pode aquecer a camada fria simplesmente expondo-a aos raios solares diretos. Não leva mais de 2 horas para atingir a viscosidade ideal da massa impermeabilizante.
Os mastiques betuminosos são frequentemente misturados com borracha fragmentada. Embora este último não seja um solvente, ele ainda tem um efeito significativo no curso dos processos associados ao endurecimento do revestimento até a dureza necessária. Essa mistura adquire maior resistência à tração, tolera cargas de choque e vibração com mais facilidade. Com a adição de borracha ou látex, é possível obter uma mistura elástica resistente à fissuração.
Ao mesmo tempo, a proporção de betume vai diminuindo, então podemos dizer que este método também é uma espécie de diluição de mástique, porém, não com líquidos.
Como diluir corretamente?
Na dissolução de mastiques betuminosos pastosos, sempre se observa um princípio importante: a mistura deve conter aditivos em um volume não superior a 20%. Se esses indicadores forem ultrapassados, a solução ficará excessivamente fluida, podendo até perder suas propriedades originais. Além disso, ao planejar trabalhar com solventes orgânicos e químicos, você deve se lembrar dos cuidados. A maioria deles é altamente volátil e inflama facilmente ao entrar em contato com chamas ou mesmo faíscas.
É necessário realizar os trabalhos de diluição de mastiques betuminosos com muito cuidado, em sala especialmente preparada ou ao ar livre. Ao trabalhar com compostos quentes, é estritamente proibido misturá-los com gasolina, mesmo na ausência de fontes de combustão. Ao usar compostos inflamáveis no canteiro de obras é proibido fumar, usar isqueiros.
Os solventes são adicionados ao betume em pequenas porções. Sua densidade é visivelmente diferente daquela da mástique, então a composição deve ser mexida até ficar homogênea. Se houver excesso de solvente, eles podem ser removidos, mas para isso é necessário aguardar a estratificação dos ingredientes.
Como fazer mástique com as próprias mãos?
A maneira mais fácil é preparar você mesmo um primer, se houver betume. Este é o mesmo mástique, só que mais líquido, aplicado como primer para aumentar a adesão.
O trabalho de preparação do primer é o seguinte.
- As matérias-primas estão sendo preparadas. Pedaços de betume puro são adequados, bem como uma base na forma de querosene, gasolina, processamento de óleo, nefras.
- Os solventes líquidos são colocados em um recipiente de metal. As proporções para óleo são 1: 5, para gasolina e outras substâncias fluidas - 1: 1 ou 1: 2,5.
- O aquecimento até +80 graus é realizado. É melhor usar um banho-maria, garantindo a ventilação completa do ambiente. As etapas subsequentes requerem um aquecimento mais intenso, por isso devem ser organizadas ao ar livre.
- O betume é colocado em um solvente. A solução é agitada constantemente para manter a consistência desejada. A temperatura antes da aplicação atinge +200 graus. O mastic-primer betuminoso é despejado em pequenas porções em baldes e imediatamente aplicado na superfície preparada.
As composições de betume quente nem sempre são convenientes de usar, mas são preparadas rapidamente. As misturas frias feitas por você mesmo requerem mais tempo devido aos processos químicos que ocorrem nos materiais. Nesse caso, todo o trabalho consistirá na trituração do betume, sua posterior colocação no processamento de óleo líquido ou óleo diesel e mistura constante da composição.
A prontidão da mistura pode ser avaliada por sua cor e consistência.
O comentário foi enviado com sucesso.