Tudo o que você precisa saber sobre pinho maciço
O pinho maciço é frequentemente utilizado para vários trabalhos de construção e acabamento. Este material é natural e amigo do ambiente. Ao mesmo tempo, possui um bom indicador de resistência e durabilidade. Hoje vamos falar sobre os tipos de madeira que podem ser e como cuidar bem dela.
O que é isso?
O pinho maciço é um material inteiramente feito de madeira natural. Ele pode ser processado ou não. Os produtos são produzidos de várias formas, mas ao mesmo tempo a madeira maciça é sempre utilizada como matéria-prima. A base em pinho apresenta um elevado nível de qualidade. É muito mais durável do que muitos outros tipos de madeira, por exemplo, bétula, tília, álamo tremedor.
Mas é preciso lembrar que o custo dessa árvore será muito mais alto em comparação com as opções convencionais. A árvore se distingue por sua aparência apresentável mesmo sem processamento completo, possui uma textura bonita e interessante. Além disso, o maciço de pinheiros é caracterizado por um excelente desempenho de isolamento térmico e acústico.
Mas, ao mesmo tempo, é bastante sensível aos efeitos da umidade, esses produtos são muito higroscópicos, pois absorvem bem a água e a retêm. Por causa disso, a base pode facilmente inchar e ser severamente deformada.
Visão geral da espécie
Atualmente, diversas variedades desse material de construção são produzidas. Vamos considerar separadamente as opções mais comuns.
Colado
Para a fabricação de tal base, durante a serragem de árvores recém-cortadas, são retiradas as peças inteiras resultantes. É a partir dessa matéria-prima que o produto colado é posteriormente produzido. Este material emendado consiste em várias camadas ao mesmo tempo, elas são conectadas umas às outras por meio de um adesivo especial.
Cada camada individual é chamada de "lamela". Ao colar elementos individuais, as partes longitudinais e transversais devem se alternar. Em algumas de suas características, o material colado é muito superior ao material sólido. Afinal, é considerado o mais durável. Freqüentemente, vários designs de móveis são feitos a partir dele.
Todo
Esta base é feita exclusivamente de peças inteiras e puras de pinho. Em sua superfície não pode haver nem mesmo as menores irregularidades, nós e outros defeitos. Eles devem ter uma superfície perfeitamente plana.
Um maciço de pinho maciço é utilizado na fabricação de diversos produtos de mobiliário de elite, que têm um custo bastante elevado. Essas estruturas, via de regra, também são equipadas com acessórios e acabamentos caros.
Como isso é usado?
A madeira maciça de pinho pode ser usada em uma ampla variedade de áreas de construção. É frequentemente usado para a produção de tábuas de chão. Esses revestimentos para pisos de acabamento terão excelente confiabilidade e durabilidade. Eles vão durar muitos anos. Além do mais, um piso decorado com tal base terá uma aparência apresentável e elegante.
Além disso, os peitoris das janelas costumam ser feitos com essa madeira processada. Essas estruturas têm um design bonito e interessante. Eles, via de regra, são submetidos a um tratamento de superfície adicional e mais completo.
O pinho maciço é frequentemente utilizado no fabrico de portas. Esses designs podem ter algumas características de design. Vamos destacar alguns deles separadamente.
- Portas folheadas. Estes modelos têm um preço mínimo, incluem uma parte da moldura, que é revestida com folheado. Esta tecnologia é utilizada exclusivamente para portas interiores.
- Em painéis. Estas variedades incluem também uma moldura na qual são fixados painéis especiais, são pequenas tábuas de pinho maciço. Freqüentemente, essas mesmas portas têm um design incomum. Os produtos ajudarão a fornecer um excelente isolamento acústico. Além disso, eles são particularmente duráveis.
As portas em pinho maciço podem ser cegas. Às vezes, eles são feitos com várias pastilhas de vidro. Essas estruturas no processo de criação passam necessariamente por secagem máxima e processamento mais completo. O material também pode ser usado para moldar rodapés... Pinho maciço às vezes é usado ao construir escadas com plataformas... Esta opção é perfeita para casas de campo. Às vezes, a base é combinada com um deck. Combinações semelhantes podem ser usadas para criar arcos e bancos ao ar livre.
A madeira de pinho será a melhor opção para a confecção de móveis de alta qualidade e durabilidade. Na maioria das vezes, essa árvore é usada para criar pequenos suportes de TV, eles se encaixam perfeitamente em quase todos os interiores.
Além do mais, a base é destinada à fabricação de estantes de diversos tamanhos que podem ser instaladas em qualquer ambiente. O pinho é usado para formar armações confiáveis e com o máximo de resistência para móveis estofados, incluindo poltronas e sofás.
Móveis de pinho claro ficarão bem em quartos decorados em cores escuras. Eles vão diluir o interior geral, tornando-o mais bonito e interessante. Esses produtos podem ser cadeiras semi-antigas originais, pequenas cômodas e mesas de cabeceira, guarda-roupas.
Móveis de madeira maciça também são uma boa opção para cozinhas. Nesse caso, você pode comprar lindos aparadores para a casa de verão.
Você também pode comprar um grupo de jantar inteiro, que consiste em uma mesa e várias cadeiras, todas feitas no mesmo estilo. Às vezes, a madeira de pinho também é usada para criar móveis de banheiro. Em primeiro lugar, são feitas pequenas mesas de cabeceira debaixo da pia.
Essas estruturas de madeira darão à sala uma aparência mais apresentável e sólida.
Como cuidar?
Se sua casa tem móveis de pinho maciço, é preciso lembrar algumas regras importantes para cuidar desses produtos. Esta madeira é sensível a uma variedade de influências ambientais, incluindo temperaturas extremas, umidade, correntes de ar, vibração e várias cargas mecânicas.
- Essas estruturas de móveis não devem ser colocadas perto de sistemas de aquecimento para não ficarem expostas aos efeitos negativos das altas temperaturas.
- Se for colocar produtos no banheiro ou na cozinha, certifique-se imediatamente de que a água da pia não entre em contato com os móveis. Se até mesmo uma pequena quantidade de umidade entrar na superfície, o líquido precisará ser enxugado imediatamente para que a árvore não inche.
- A temperatura da sala em que os móveis serão colocados deve estar na faixa de +10 a +25 graus. Este regime de temperatura é ideal para essa madeira.
- Ao colocar as estruturas na cozinha, lembre-se que não deve colocar pratos muito quentes sobre elas, pois depois disso, podem permanecer na superfície vestígios de uma cor mais escura, o que estragará toda a aparência.
Recomenda-se a limpeza regular a seco de tais estruturas. Além disso, isso deve ser feito quase todos os dias, pois rapidamente acumulam uma grande quantidade de poeira e outros contaminantes. A limpeza úmida não é adequada para eles.É melhor limpar o pinho com um pano de algodão ou flanela. Essa árvore não tolera o contato com vários produtos químicos, portanto, você também não deve usar esses detergentes para limpar. Eles podem danificar a superfície dos móveis.
A melhor opção para a madeira maciça serão os polidores de cera especiais, que permitirão não só limpar bem a superfície dos produtos, mas também dar-lhes um aspecto mais fresco e bonito. Também hoje são produzidas composições de limpeza especiais, especialmente projetadas para o cuidado desses móveis. Diversas substâncias abrasivas devem ser totalmente abandonadas, pois podem prejudicar a aparência da madeira tratada.
Se aparecerem manchas de gordura nos produtos, elas devem ser removidas imediatamente com um pano macio e seco. Para se livrar da sujeira mais difícil, você pode usar óleo de limão, que amolece rapidamente quase toda a sujeira.
O comentário foi enviado com sucesso.