O que são máscaras de proteção e como escolhê-las?

Contente
  1. Recursos e escopo
  2. Visão geral da espécie
  3. Modelos populares
  4. Dicas de Seleção

A proteção da pele, olhos e órgãos respiratórios é um componente básico na realização de trabalhos a quente, bem como em contato com substâncias tóxicas. Em nossa análise, ofereceremos uma série de dicas úteis que o ajudarão a navegar entre a ampla variedade de equipamentos de proteção à venda e a escolher uma opção prática com base nas características fisiológicas do usuário e nas condições de operação.

Recursos e escopo

As máscaras são um dos meios mais eficazes de proteger a pele do rosto, trato respiratório, membranas mucosas e olhos dos seguintes fatores:

  • produtos químicos;
  • geada, vento e precipitação;
  • substâncias venenosas e tóxicas;
  • pó;
  • faíscas;
  • entrada de partículas sólidas e pontiagudas.

As máscaras de proteção são comumente usadas em uma ampla variedade de indústrias de manufatura e construção. São feitas de materiais resistentes a altas temperaturas, cada máscara deve ter fechos de fixação. Alguns modelos fornecem uma viseira alongada adicional que cobre a testa ao trabalhar com ferramentas afiadas e inflamáveis ​​- isso permite aumentar o nível de proteção, bem como reduzir significativamente o risco de ferimentos ao usuário.

Alguns tipos de máscaras são feitos em conjunto com uma malha metalizada, que inclui um grande número de células minúsculas. Este elemento estrutural ajuda a aumentar a segurança humana e a evitar micro-danos.

Um grupo de máscaras, que são chamados de "respiradores", se destaca. Eles são projetados para proteger o sistema respiratório humano de todos os tipos de impurezas físicas e químicas no ar inalado - isso pode ser poeira de construção, sprays de aerossol, monóxido de carbono, fumaça, substâncias tóxicas e muitos outros fatores prejudiciais que um trabalhador pode encontrar durante a execução seus deveres de trabalho.

Todos os tipos de máscaras de proteção são divididos em máscaras destinadas ao uso doméstico e utilizadas para fins industriais.

Geralmente, deve-se notar que no mundo industrial existem muitos equipamentos de proteção individual. Todos eles são leves, ergonômicos e ajustáveis ​​com segurança.

Graças a este design, as máscaras modernas não apenas protegem a pessoa de fatores adversos externos, mas também se tornam confortáveis ​​de usar.

Visão geral da espécie

A escolha de máscaras é ampla - podem ser descartáveis ​​e reutilizáveis, facial e respiratória. Freqüentemente, eles têm orifícios, um escudo protetor e um escudo, algumas máscaras usam um sistema de ar forçado. Dependendo dos materiais a serem feitos, eles podem ser de tecido ou plástico. Existem muitas razões para a classificação - vamos insistir nas mais comuns.

Por tipo de construção

Dependendo dos recursos de design, existem:

  • máscaras - proteger todo o rosto, incluindo os olhos;
  • meias máscaras - protegem apenas o sistema respiratório.

Todos os modelos à venda são divididos em dobráveis ​​e não dobráveis. Os segundos têm um custo mais democrático, mas ao mesmo tempo não prevêem a possibilidade de substituição de peças avariadas.O preço dos dobráveis ​​é uma ordem de magnitude mais alto - no entanto, suas partes estruturais removíveis podem ser facilmente trocadas em caso de desgaste.

Máscaras projetadas para proteger o trato respiratório de gases tóxicos e partículas nocivas em suspensão no ar devem ter filtros, na maioria das vezes são de tecido com a adição de uma camada de sorventes.

Para trabalhar com esmeril, costuma-se usar modelos de máscaras com viseira. Como regra, tais elementos são equipados adicionalmente com fechos especiais, graças aos quais a blindagem não cai durante o trabalho.

As viseiras são geralmente feitas de material transparente de uma peça única, geralmente policarbonato, com menos frequência existem modelos sobre uma base de metal - a última solução é uma superfície plana com um grande número de células de aço inoxidável.

Essas máscaras de proteção geralmente são revestidas com tintas resistentes ao fogo e à prova d'água, bem como tratadas com compostos que aumentam sua resistência à abrasão e efeitos térmicos.

Todas as proteções faciais estão disponíveis em tamanhos padrão padrão ou estendidas. Esses modelos são ideais para proteger não apenas a pele do rosto, mas também o pescoço e o tórax - isso é especialmente importante quando em contato com instrumentos inflamáveis.

A maior parte dos equipamentos de proteção é vendida junto com um forro polar, necessário para uma fixação suave na cabeça - graças a ele, o usuário pode se sentir mais confortável ao usar a máscara.

Por método de fixação

As máscaras de proteção podem ter diferentes tipos de fixação.

  • Montado na cabeça. Em tais produtos, pequenas tiras são fornecidas para segurar a estrutura firmemente na cabeça do usuário. Este tipo de máscara possui um mecanismo giratório especial que permite fixar a proteção transparente da máscara.
  • Preso à máscara. Nesta versão, a parte transparente da estrutura é fixada ao cocar. O produto de proteção pode ser abaixado e levantado usando um dispositivo especial usado para fixação prática.

Por material de fabricação

As máscaras são feitas de uma ampla variedade de materiais.

  • Policarbonato. Um dos tipos de máscaras mais populares, ajuda a proteger os usuários de ferimentos graves que podem receber como resultado de choque mecânico. Este polímero protege a pele e os olhos do usuário de partículas sólidas de forma confiável. Além disso, o policarbonato é frequentemente usado ao trabalhar com produtos químicos perigosos, bem como escamas de metal.
  • Poliestireno. O poliestireno é considerado um material de maior resistência, porém, durante a operação, a composição plástica muitas vezes torna-se turva - é o que explica o custo relativamente baixo das máscaras. Apesar disso, esse modelo é amplamente utilizado hoje em fábricas de produtos químicos e canteiros de obras. A grande demanda se deve ao fato desse material ser capaz de suportar até os maiores fragmentos de metal, além de escamas e aparas de madeira. Usado ao trabalhar com uma trituradora e para um aparador.
  • Malha metálica reforçada. Essas máscaras são feitas de um grande número de células minúsculas, que protegem a pele e os olhos de uma pessoa de escamas e grandes detritos. Esse equipamento de proteção é onipresente em serrarias e minas de mineração.
  • A proteção respiratória é comumente usada máscaras de pano, geralmente feito de neoprene, tecidos de malha são usados ​​para itens descartáveis.

Modelos populares

Hoje um dos líderes no mercado de máscaras de proteção é CJSC "MONA", este fabricante oferece modelos de máscaras de proteção em três séries principais: meias máscaras das séries 6000 e 7500, bem como máscaras faciais 6000. Cada série contém vários modelos de tamanhos diferentes, todas com conectores padrão para fixação de unidades de filtro.

Os produtos mais comuns são mostrados abaixo.

  • 6200 3M - meia máscara não separável.Este modelo é feito em preto. Possui filtro duplo, que proporciona resistência respiratória reduzida, mas mantém um amplo campo de visão para o usuário. O ajuste ao rosto é simples e muito confiável. O peso da parte facial da máscara é de 82 g.
  • 7502 3M - meia máscara desmontável. Este modelo está equipado com um forro de silicone, graças ao qual a pele do rosto fica protegida das irritações. A meia máscara possui altos parâmetros de resistência ao desgaste, o período médio de operação do modelo é de 4 a 5 anos. O modelo é recolhível, portanto, todos os componentes com falha podem ser substituídos, se necessário. Existe uma opção para massas de ar forçadas, a válvula de escape permite reduzir o acúmulo de água e calor. O peso total da estrutura é de 136 g.
  • 6800 3M - máscara completa. Uma das máscaras mais leves e balanceadas, que é uma tigela com forro de silicone. Este projeto oferece o máximo de comodidade e conforto durante o trabalho prolongado. O peso da parte frontal é de 400 G. As vantagens do modelo incluem um design que prevê dois filtros - o que provoca uma redução da resistência respiratória, resistência a danos mecânicos e exposição a produtos químicos. Quando usado, o campo de visão do usuário permanece amplo.

A única desvantagem que pode ser identificada é o alto custo do modelo.

Dicas de Seleção

Antes de comprar uma máscara de proteção para trabalhadores, especialidades de fabricação e construção, você precisa prestar atenção especial a certas características de sua operação.

  • Se você pretende usar máscaras de isolamento para proteger seu sistema respiratório de produtos químicos, é melhor dar preferência a respiradores com filtros embutidos.
  • Ao trabalhar com soldagem, estruturas de proteção são necessárias para cobrir os olhos e o rosto, feitas de materiais transparentes, resistentes ao impacto e ao fogo.
  • Se você tiver que trabalhar com soluções químicas agressivas, deve-se dar preferência às opções de policarbonato mais duráveis ​​e práticas.
  • Freqüentemente, os compradores compram máscaras transparentes de empresas comerciais. Preste atenção ao fato de que em tais produtos um mecanismo especial de remoção de vapor deve ser fornecido sem falta - ele permitirá que o funcionário desempenhe suas funções por um longo tempo. Se não houver tal elemento na estrutura, o vidro embaciará rapidamente e a pessoa simplesmente não poderá fazer negócios.
  • Certifique-se de que o sistema de escurecimento esteja funcionando. Não se esqueça que o filtro de luz, de acordo com as normas de segurança, deve ser acionado em caso de flashes elétricos em uma fração de segundo. Se o sistema demorar mais para funcionar, ele causará sérios danos à retina.
  • Ao escolher uma máscara que protege contra baixas temperaturas, dê preferência aos produtos confeccionados com tecidos à base de lã e tecidos mistos, os sintéticos não protegerão a pele dos efeitos do frio.

Para informações sobre como escolher um respirador, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário