Tipos e variedades de araruta

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades populares de interior
  3. Variedade varietal
  4. Regras de atendimento domiciliar

Araruta é considerada uma planta tropical vibrante e incomum que se originou nas florestas da América do Sul e Central. Tem folhas de cores incrivelmente bonitas, nas quais manchas e nervuras são claramente visíveis. Além de sua cor incomum, eles podem crescer de forma interessante, mudar de forma e direção. A forma e a direção dependem da iluminação e de outras condições.

Peculiaridades

Esta espécie ainda pode crescer na Índia Ocidental. Vários tipos de araruta podem ser encontrados lá, mas não são muito diferentes uns dos outros.

Esta planta possui vários recursos.

  • A altura pode atingir de 10 centímetros a um metro e meio. Porém, com mais frequência, eles não crescem mais do que 20-60 centímetros.
  • A raiz tem uma aparência ramificada e os tubérculos com forma oblonga podem aparecer em processos finos.
  • Os rebentos são rasteiros ou eretos.
  • As folhas são grandes: têm 6–10 centímetros de largura e 10–16 centímetros de comprimento. Sua forma é larga, oval, oblonga ou lanceolada. A cor é muito diferente - do bege ao verde escuro e vermelho, pode ser coberto com pontos ou linhas.
  • As flores são raras e aparecem no final de maio ou no verão. Geralmente são esbranquiçados e de cor lilás.
  • A araruta possui uma parte superior das folhas diferente da inferior. Por exemplo, se um deles for verde brilhante, o outro será rosa ou amarelo.
  • A direção pode ser alterada. Se houver um bom clima e os devidos cuidados, as placas ficam na posição horizontal. Se pelo menos algum desconforto acontecer, eles se dobrarão e subirão verticalmente.

Variedades populares de interior

Existem várias espécies desta flor no interior.

  • De cauda branca (Maranta leuconeur). Este tipo de flor tem o nome devido aos veios esbranquiçados brilhantes e nítidos da folha. A parte obscura da folha tem uma cor roxa bordô. Os caules são curtos - cerca de 16 centímetros, e as folhas, ao contrário, são largas e longas - cerca de 6 a 8 centímetros de largura e 11 a 16 centímetros de comprimento. As folhas são ovais com tonalidade verde escura. Existem padrões verdes claros nas folhas e veios brancos prateados são visíveis no topo.

Este tipo de araruta pode acomodar vários tipos que diferem no tom das folhas.

  • Bicolor (Maranta bicolor). É diferente porque não há tubérculos nas raízes e 2 tons básicos estão presentes. A flor pode formar um arbusto com altura de 21 centímetros. As folhas são dispostas em longos pecíolos vermelhos, podem ter formato oval e bordas onduladas. O fundo principal da folha é verde acinzentado, e algumas delas apresentam tonalidade verde escura. Em todo o comprimento da folha, ao longo da nervura principal, existem manchas ovais castanho-escuras. No verso, as folhas são de cor roxa.
  • Reed (M. arundinacea). É muito alto - esta araruta pode atingir 1,5 metros de altura. Possui raízes tuberosas com componentes amiláceos. Tem uma peculiaridade - os caules secam no inverno. As folhas são longas, oval-lanceoladas, e seu comprimento é de 11 a 13 centímetros com largura de 8 centímetros. Na base, a folha tem formato arredondado e a ponta é pontiaguda. As folhas são verdes escuras em cima, embaixo - um tom cinza-esverdeado, e as flores desta espécie são solitárias e têm uma cor branca.
  • Gibba (Maranta gibba). Esta espécie é rara, mas pode ser encontrada em jardins botânicos. As folhas são ovóides ou ovais e atingem um comprimento de 11 a 16 centímetros. Acima da folha é aveludada e abaixo é lisa. O fundo principal é verde claro.Listras largas verde-escuras estão localizadas ao longo da nervura principal da folha. As flores são incomuns - brilhantes, têm uma cor lilás.

Variedade varietal

Variedades de plantas com veias brancas: "Fascinator" (M. leuconeura Fascinator) ou "Tricolor" (M. tricolor). Tricolor é uma variedade popular. Em publicações científicas bem conhecidas sobre plantas de interior, é encontrada como uma araruta de ponta vermelha. Nas folhas, são claramente visíveis 3 tonalidades: verde escuro no meio da folha, verde claro nas bordas, os nervos apresentam uma cor contrastante com a framboesa. Existem 10 manchas escuras na folha que formam o fundo. Para tal desenho, a flor recebeu o nome de "10 mandamentos".

Esta flor também tem essa característica - a araruta pode virar as folhas atrás do sol, levantá-las ou baixá-las - depende da luz. Por esse recurso, a variedade foi denominada "grama de oração". A flor pode crescer em largura e comprimento até 31 centímetros, as hastes não podem ficar eretas - elas estão penduradas. As flores desta variedade de araruta são pequenas e apresentam uma cor lilás clara.

"Massange" (Maranta leuconeura Massangeana). Esta variedade pode ser classificada como araruta preta por apresentar uma coloração escura no meio da folha. O padrão das folhas tem tonalidade contrastante, as bordas das folhas são verdes, nas laterais há faixas verde-claras de nervuras laterais. A flor em si é miniatura, tem 16 centímetros de altura.

Você precisa cuidar dessa variedade com cuidado, pois a variedade é bastante caprichosa.

"Marisella" (M. leuconeura Marisela). O fundo principal é verde escuro. Onde a veia central está localizada, um padrão denteado é visível e as veias laterais são praticamente invisíveis.

"Kerhovena" (M. leuconeura Kerchoveana). É uma variedade alta e extensa. As folhas da planta são alongadas e seu comprimento é de 13 a 16 centímetros. A lâmina foliar tem cores muito vivas. O fundo é verde brilhante com pinceladas e olhos castanhos escuros. As folhas têm manchas que não se fundem em uma massa sólida. Na parte inferior, a folha é pintada em tons de azul e vermelho. Essa variedade tem 26 centímetros de altura. As flores são de tamanho pequeno, esbatidas e agrupadas em 2-3 peças, têm uma tonalidade lilás. As nervuras das folhas têm formato irregular e não se destacam em nada.

"Beauty Kim" (leuconeura Beauty Kim). As folhas são lisas, em forma de coração ou oval, com arestas vivas. O fundo principal é verde claro com padrões de manchas esverdeadas escuras. Na superfície da folha existem traços, faixas que apresentam tonalidades verdes claras, amarelas claras ou brancas. Algumas folhas podem ser apenas meio brancas. Os padrões estão localizados ao longo das nervuras principal e lateral da folha, mas as próprias nervuras são escuras.

"Beleza Esmeralda" (leuconeura Beleza Esmeralda). Esta variedade é semelhante em cor à anterior. Possui tons variados, mas o padrão é desfocado, o fundo em si não é contrastado, não há manchas verdes escuras. As folhas são brilhantes.

Além dessas variedades, existem mais de 21 variedades. As variedades indicadas no artigo distinguem-se pela cor viva das folhas. O resto das variedades não podem criar raízes em condições artificiais.

Regras de atendimento domiciliar

Antes de comprar a araruta, certifique-se de que a planta é saudável. As veias devem ser sentidas nas folhas de uma planta saudável. É melhor escolher a araruta à noite, porque à noite a planta levanta suas folhas.

Em seguida, é necessário escolher cuidadosamente um local para a planta e imediatamente transplantá-la para um recipiente previamente preparado com solo.

Além disso, você deve se familiarizar com algumas regras para saber como cuidar adequadamente da araruta em casa. E é melhor saber disso antes mesmo de comprar uma flor.

  • A primeira coisa a observar é a iluminação. A planta adora sombra, então se a planta está em casa então é melhor transplantá-la no parapeito da janela, mas longe do lado ensolarado. É recomendado para proteger a flor da luz solar direta, protegendo-a de queimaduras, torção das folhas e ressecamento. Já no inverno, a flor precisa de iluminação (16 horas por dia).Uma lâmpada fluorescente é usada para plantas nesta época do ano. Com a falta de luz, as folhas ficarão finas e os caules ficarão muito alongados.
  • A araruta cresce naturalmente em pântanos ou florestas úmidas. Como deve ser fornecido com ar úmido, é preferível adquirir um umidificador atmosférico especial ou borrifá-lo com água 2 vezes ao dia. Mas há uma desvantagem: o líquido contém alvejante e várias impurezas, então a araruta pode ficar manchada e mofada. Para evitar isso, é necessário colocar um vaso de flores sobre um estrado com argila expandida úmida e colocar esfagno úmido em cima do solo.
  • Regar a flor: despeje o líquido em um recipiente e espere um pouco. Assim que o líquido aparecer na frigideira, deve-se despejá-lo. Quando a água é derramada na planta, deve-se tomar cuidado para garantir que nenhum líquido entre nas folhas. Se a água acidentalmente entrar em contato com eles, um fungo pode se desenvolver e as folhas começarão a apodrecer. Para evitar isso, limpe suavemente as estacas e as folhas com um pano ou guardanapo seco.

Transferir

E você também precisa saber as regras para o transplante de uma flor. Em casa, o araruta deve ser transplantado 2 vezes ao ano. O vaso deve ser largo, porque as raízes da planta são rasas, um recipiente fundo não vai funcionar. Não se pode plantar araruta em vaso de cerâmica, pois as raízes da planta podem ser resfriadas no peitoril da janela no inverno.

O solo deve incluir turfa, húmus, solo decíduo e conífero. Você pode adicionar carvão ao solo. Para que a araruta não morra de apodrecimento, a drenagem de argila expandida deve ser colocada no fundo do vaso.

Para que a planta cresça adequadamente, ela deve ser podada. Para que folhas novas e saudáveis ​​cresçam, é necessário cortar as folhas com estacas e nós.

    O transplante de araruta deve incluir as seguintes etapas.

    1. É necessário remover a planta do vaso antigo, limpe-o com cuidado de caroços de solo, prepare um novo recipiente, despeje a drenagem primeiro e depois por cima - uma parte do solo preparado.
    2. Remova as folhas velhas e amareladas da flor. Limpe as folhas saudáveis ​​da poeira e dos detritos. Se o arbusto for grande, pode ser cortado pela raiz.
    3. Mova a planta para um novo vaso, cubra bem com o resto da mistura de envasamento e tampe levemente. É importante examinar bem a composição do solo antes do transplante. Se houver cal no solo, esse solo não poderá ser comprado. A cal afetará negativamente o desenvolvimento da flor.
    4. Agora você precisa pegar o fertilizante e o curativo para a araruta. O fertilizante deve ser adicionado uma vez a cada 14 dias. No inverno, você só precisa adicionar uma vez por mês. Os nutrientes devem ser adicionados junto com o líquido na proporção de 1: 1. Se a planta estiver em repouso, não é necessário fertilizá-la e regá-la 3 vezes menos.

    Outras nuances de cuidado

    Você precisa descobrir como podar a planta. A poda higiênica baseia-se na poda de folhas secas, murchas e quebradas. A formação da coroa é uma tarefa difícil. É necessário cortar as hastes alongadas, mas deixar pelo menos três entrenós no recipiente e a mesma quantidade na alça. A formação da coroa deve ser feita uma vez por ano.

    Quanto ao regime de temperatura, a araruta sempre precisa de aquecimento. No verão, uma boa temperatura é de 23-25 ​​graus, mas ao mesmo tempo, o superaquecimento da flor não deve ser permitido. A temperatura do solo deve ser de pelo menos 19 graus. No clima frio, você precisa se certificar de que a temperatura do ar na sala não desça abaixo de 11 graus Celsius.

    A planta reage negativamente a várias correntes de ar, por isso devem ser evitadas.

    Para plantar e cuidar da araruta, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário